XnálYse: Blaziken


Olá, pessoal. Como estão? Depois de umas semanas distante das análises, aproveitei essa quinta-feira de aniversário (quero presentes de todos) pra me dedicar a uma matéria que fechasse com chave de ouro nossa viagem por Hoenn. Da última vez, o Drago mostrou Sceptile a vocês e fiquei devendo Blaziken. Vamos começar?

Blaziken


Tipos: Fogo / Lutador

Base de stats:
HP - 80
Ataque (ATK) - 120
Defesa (DEF) - 70
Ataque especial (SP ATK) - 110
Defesa especial (SP DEF) - 70
Velocidade (SPD) - 80
Total: 530

Overview:
Blaziken, o Pokémon Chama, é a forma evoluída de Combusken. Ele se especializou em artes marciais durante seu treinamento. Blaziken é reconhecido pela força de seus braços e pernas. Alguns relatos apontam que é capaz de saltar mais alto que um prédio de 30 andares. Em seus punhos, encontram-se chamas que queimam intensamente, principalmente em batalhas contra oponentes poderosos. Quem for atingido por socos flamejantes costuma ficar queimado. Constantemente, Blaziken desgasta suas penas devido ao alto calor vindo de seu corpo. Por isso, ele faz trocas sazonais e novas penas nascem no lugar. Esse Pokémon sempre é lembrado por integrar, desde a quinta geração, a lista de Ubers. O uso explosivo de Blaziken se deve, sobretudo, à excelente habilidade Speed Boost. Por meio dela, seus stats passam a ser melhor delineados, compensando a fraca velocidade.


Habilidades:
- Blaze (normal): aumenta o poder de golpes do tipo fogo quando o HP estiver menor ou igual a 1/3.
- Speed Boost (oculta): aumenta a velocidade do Pokémon em um estágio ao final de cada turno.

Todo o potencial de Blaziken se resume, basicamente, a Spees Boost. Essa habilidade corrige sua deficiência em velocidade e possibilita a ele que possa sweepar em campo. O amplo set ofensivo e a grande base de ataque e ataque especial sempre ficaram de lado com uma agilidade pouco conveniente. Enquanto isso, Blaze o transforma em um puro "primo fraco" de Infernape (que realizaria a mesma função com maior maestria).

Prós:
- Excelentes bases ofensivas, permitindo que sejam traçadas estratégias que variam do estável ao misto;
- Set amplamente poderoso, com golpes de diversos tipos;
- Movimentos de boost são sua marca;
- Speed Boost é uma habilidade excepcional;
- Apesar de não contar com uma boa base defensiva, Blaziken funciona bem como passer;
- Meu segundo Pokémom favorito *-*

Contras:
- Defesas 70 podem preocupar;
- Dependência direta de Speed Boost;
- Além de fogo / lutador ser uma combinação de tipos batida, apresenta desvantagens excessivamente comuns;
- Blaziken possui um set central previsível;
- Blaze se torna uma habilidade inútil na maioria dos casos.


I wanna be the very best
- Swords Dance / Bulk Up / Hone Claws
- Flare Blitz / Blaze Kick
- High Jump Kick / Sky Uppercut
- Knock Off / Thunder Punch
Item: Life Orb
Habilidade: Speed Boost
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Adamant
Lembram-se quando eu falei que Blaziken possuía um set central relativamente comum? Bem, aqui está ele. Mas isso não diminui sua eficiência e aplicação em batalha. A primeira estratégia de hoje, talvez a maior do quadro até hoje, apresenta 9 movimentos que podem se combinar de diferentes maneiras, porém buscando um único efeito: bater muito forte em qualquer oponente. No primeiro slot, estão o já famoso Swords Dance, Bulk Up e Hone Claws. Cada um pode ser atrelado a um posicionamento diferente em campo. Enquanto o primeiro trata exclusivamente de uma explosão de ataque, o segundo e o terceiro apoiam, também, a defesa e precisão, respectivamente. Swords Dance transforma Blaziken em um monstro (principalmente pensando no combo de Speed Boost); Bulk Up auxilia numa ampla resistência; já Hone Claws abre espaço para golpes poderosos, como High Jump Kick. A escolha do STAB de fogo fica por conta de Flare Blitz - muito poderoso, transformando Blaziken em glass cannon - ou Blaze Kick. Do lado lutador, o já citado High Jump Kick pode ser perigoso. Se usado com aumento na precisão, é um ás. Em condições mais estáveis, Sky Uppercut funciona bem. Por fim, Thunder Punch e Knock Off trabalham na cobertura, paralisando ou derrubando itens adversários.

Like no one ever was
- Protect
- Swords Dance / Bulk Up / Hone Claws
- Baton Pass
- Sky Uppercut / Blaze Kick
Item: Leftovers
Habilidade: Speed Boost
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 SPD, 124 DEF, 124 SP DEF, 8 ATK
Nature: Jolly / Impish / Careful
Ao contrário do set anterior, aqui focaremos em um apoio para o time. Blaziken não mais precisa se preocupar em derrubar todo o time adversário. Pensamos no Pokémon com a função baton passer (aquele que acumula stats e envia de presente para outro executar o serviço). E como isso será trabalhado? Protect auxilia muito quando pensamos que Speed Boost aumenta a velocidade de Blaziken a cada turno. Se usado no começo, ele já sai na frente com um turno de estabilidade. A seguir, podemos pensar nos diversos movimentos de boost da primeira estratégia. Todos são excelentes opções para enviar a um aliado por meio de Baton Pass, presente no terceiro slot. É claro que não se faz um Pokémon apenas dw stats. Sky Uppercut  e Blaze Kick finalizam a segunda estratégia com maestria para atingir quaisquer oponentes.

To train them is my cause
- Heat Wave / Flamethrower / Fire Blast
- Focus Blast
- Hidden Power (grama)
- Knock Off
Item: Life Orb
Habilidade: Speed Boost
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 248 SPD, 8 ATK
Nature: Modest
Blaziken se firmou, obviamente, como um duro ofensor físico. Seus golpes de punho e chute tornaram-se populares e condizem com a capacidade que possui no corpo segundo a Pokédex. Pera aí... O ataque especial dele não é de excelentes 110 pontos? Por que não tentar uma estratégia fundamentada nisso? O último set de Blaziken normal foca em seus curtos e eficientes golpes especiais, beneficiando-se, da boa base. O grande ponto começa do lado do fogo, com os diferentes Flamethrower, Heat Wave e Fire Blast. Os 3 variam, do primeiro ao último, em aumento de poder e redução da precisão. A observação fica por conta de Heat Wave e seu papel em duplas e trios, atingindo todos os adversários. Um dos únicos golpes especiais do tipo lutador é o incerto Focus Blast. Trabalhar com ele é correr riscos constantes de falhas, ainda mais associado a Fire Blast. A terceira vaga pertence a HP (grama) e o forte auxílio contra Pokémon de terra e água. Fechamos tudo com Knock Off, importante para lidar com uma maior diversidade de Pokémon e ainda beneficiar-se dos 120 de ataque.



Outras opções e movimentos importantes:
- Brave Bird é um de seus golpes mais poderosos e que sempre será válido para um set muito ofensivo e cheio de recoil;
- Night Slash pode substituir Knock Off em diversas situações;
- Itens choice, sobretudo Choice Specs e Choice Band, tornam-se muito bons juntos a Speed Boost.

Checks, counters e considerações finais:
- Em sua tier, Blaziken se equilibra muito bem ao lado de Pokémon como Darkrai e Shaymin-S. Em demais competições, o apoio de Ferrothorn, Bronzong e Mandibuzz.

- Os cuidados sempre ficarão por conta de adversários mais rápidos, ao estilo Deoxys-A, Arceus-Ghost, Greninja, Talonflame, Keldeo ou mesmo Azumarill.

- Esse é, sem qualquer dúvida, um dos mais poderosos Pokémon existentes. Quando Blaziken recebe espaço, é capaz de varrer times inteiros sem dificuldades. A dica para enfrentá-lo é nunca deixar a chance para aumentar o próprio poder.

Mega Blaziken


Tipos: Fogo / Lutador

Base de stats:
HP - 80
Ataque (ATK) - 160
Defesa (DEF) - 80
Ataque especial (SP ATK) - 130
Defesa especial (SP DEF) - 80
Velocidade (SPD) - 100
Total: 630

Overview:
Blaziken, assim como os demais iniciais da região de Hoenn, atinge a megaevolução. Sua aparência é bem mais dinâmica que na primeira forma e o poder dos seus chutes e socos atinge um nível absurdamente elevado. Mega Blaziken é reconhecido por sua agilidade e intensidade nos movimentos. Sua capacidade de locomoção é tão grande que pode ser visto apenas como uma sombra por onde passa. Do ponto de vista técnico, sua performance se mantém igual à anterior. O maior destaque fica por conta das gigantescas bases ofensivas, com o ataque atingindo 160 pontos. Mas ainda são mantidas as defesas bem inferiores e uma velocidade dependente de Speed Boost.


Hoje, a análise da megaevolução acontece de uma forma diferente. Não indicarei sets específicos e logo entenderão o motivo.

Mega Blaziken é, talvez, a mega forma mais parecida com a comum. Suas características são preservadas em todos os aspectos. Isso pode ser percebido rapidamente pela velocidade pouco funcional diante de tantos sweepers bem mais rápidos e a necessidade de manter Speed Boost como habilidade, garantindo a ele tudo que poderia desejar em uma batalha.

Do ponto de vista dos stats, o ataque sobe ao mais alto padrão possível. O ataque especial acompanha o processo, mantendo-se maior que o de Greninja, por exemplo. Ao passo que suas defesas falham miseravelmente e o transformam num alvo fácil para golpes vindos de Pokémon mais rápidos ou com prioridade.

Toda e qualquer informação associada a Blaziken anteriormente pode ser empregada em Mega Blaziken na mesma medida. Os pontos comuns favorecem a maximizar o potencial de combate do galo de briga. Dessa mesma maneira, pensamos em checks e counters presentes em um time onde essa megaevolução seja o ponto central.


Pessoal, antes de encerrar, gostaria de pedir desculpas pelo tempo sem análises por essa um pouco menor que o padrão. Aproveitando, quero perguntar a vocês: querem atualização dela? Posso fazer mais uma etapa sobre Blaziken, principalmente a mega forma. Deixem comentários pedindo mais dele ou não. Além disso, comentem com sugestões para outras matérias. Logo mais, teremos XolosYon Cup 3 anunciada em um formato nunca realizado na PBN e parciais da atual XplosYon. Abaixo, tem um desenho que ganhei do meu amigo Diego Guilherme de aniversário e queria compartilhar com vocês. Fiquem ligados na PBN e até mais!



8 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Parabéns pela análise e pelo seu aniversário Will!
    O Blaziken é mesmo um pokémon incrível, embora eu prefira seu "primo" Infernape e ache, às vezes, um absurdo ele ser Uber. Por falar no macaquinho, aquele que você tinha me passado enfim se tornou uma arma poderosa em meu time! Muito obrigado!!!
    Voltando ao Blaziken... gosto de tentar algo um pouco diferente com ele e treinar a Sp. Def., usando Bulk Up durante as batalhas, assim todos os seus stats ficam mais altos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Dan! Poxa, olha pra essa carinha dele de "vou te destruir em campo". Impossível não apaixonar por ele. *-* Claro que a gente acha os nossos favoritos os melhores Pokémon de todos. HAHA

      Que bom que você curtiu usar o Infernape. Quero desafiar qualquer dia desses (por sinal, amanhã tem a Liga BH).

      Excluir
  2. Não sabia que era seu aniversário :o Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo seu aniversario cara
    Otima analise!!!

    ResponderExcluir
  4. Feliz aniversário will~
    Depois, algum de vocês dois (Você e o Drago) vão fazer o Swampert? *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Umbreon Neo! o/

      Então, nas próximas semanas, eu devo trabalhar com os de outras regiões. O Drago também anda um pouco ocupado, creio que ele pode ficar afastado alguns dias. Mas assim que der, Swampert aparece aqui na lista das análises. xD

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال