Comparações Tipo Fantasma!



E ai Pessoal, como estão? Sei que atrasei muito as comparações (quase uma semana), mas é que estive muito ocupado finalizando meu TCC e cuidando da liga ao mesmo tempo. Mas enfim, vamos ao que interessa, hoje trago para vocês um tipo muito legal e interessante. Um dos membros da elite é especializado neste tipo de Pokémon e ele está presente desde a primeira geração. Isso quer dizer que hoje é a vez do tipo Fantasma!



Gengar artwork by Ken Sugimori

Para começar ninguém melhor que Gengar. Este Pokémon apesar de possuir baixo HP e Defesa, ainda se destaca com muita velocidade, muito Sp. Atk e uma boa Sp. Def.
Dados Gengar:
HP: 60
Attack: 65
Defense: 60
Sp. Atk: 130
Sp. Def: 75
Speed: 110
Type: Ghost/ Poison

Habilidade: Levitate da imunidade a golpes do tipo solo.

Em Kalos Gengar recebe uma Mega Evolução que deixa sua Speed, Sp. Atk, Sp Def e Def ainda mais fortes!

Gengar (Mega Gengar) artwork by Ken Sugimori

Dados Mega Gengar:
HP: 60
Attack: 65
Defense: 80
Sp. Atk: 170
Sp. Def: 95
Speed: 130
Type: Ghost/ Poison

Habilidade: Shadow Tag impede que o oponente escape da batalha (seja trocado).

Ataques Principais: Shadow Ball, Dream Eater, Dark Pulse, Destiny Bond, Hex, Venoshock, Thunderbolt, Thunder, Psychic, Sludge Bomb, Focus Blast, Energy Ball, Dazzling Gleam, Giga Drain and Ominous Wind.

Em Batalha:

Gengar em sua forma normal funcionará melhor com as natures Timid e Modest. Seus Evs devem ser treinados em Speed e Sp. Atk. Ele será uma verdadeira máquina assasina com velocidade e poder de ataque para acabar com os oponentes ou ainda causar problema de status nos adversários. Em sua forma Megaevoluída servem as mesmas natures que para sua forma normal, porém a nature Calm pode ser utilizada caso queira se obter alguma resistência em batalha, mas para isso os Evs deverão ser treinados sem Sp. Def, caso contrário é melhor manter uma estratégia mais ofensiva. Apesar de muito rápido e muito poderoso, outros Pokémon ainda podem ser um problema para Gengar como aqueles que possuírem Sucker Punch, Psychock ou ainda Pokés mais rápidos como Mega Alakazam. Não se deve esquecer que Gengar em sua Mega Forma passa a sofrer danos com movimentos do tipo Ground devido a mudança de habilidade e em ambas suas formas a combinação com o tipo Poison traz danos de golpes Psychicos também. Nesses casos, destiny bound pode ser uma boa opção, se você sabe que Gengar não terá chances contra aquele ou aqueles Pokés do adversário, você pode sacrifica-lo e levar o oponente junto. Ele sempre será uma boa opção para uam ofensiva rápida, mas jamais baixe a guarda, suas defesas e seu HP não garantem muito tempo em batalha. Use muito a seu favor esse incrível moveset, pois ele permite a Gengar derrotar muitos tipos diferentes de Pokémon, então escolha com cuidado.


Mismagius artwork by Ken Sugimori

Como da segunda geração só teríamos Misdreavus para falar vou comparar ele em seu estágio final de evolução, Mismagius. Este Pokémon é uma combinação incrível de Sp. Atk, Sp. Def e Speed.
Dados Mismagius:
HP: 60
Attack: 60
Defense: 60
Sp. Atk: 105
Sp. Def: 105
Speed: 105
Type: Ghost

Habilidade: Levitate

Ataques Principais:

Power Gem, Thunderbolt, Thunder, Psychic, Shadow Ball, Energy Ball, Dream Eater, Dark Pulse, Dazzling Gleam and Ominous Wind.

Em Batalha:

As natures Timid, Modest e Calm trarão melhores resultados combinadas com Evs treinados em Sp. Atk, Sp. Def ou Speed. Mismagius trabalha com três de seus Status em um nível equilibrado que garantem uma boa ofensiva em batalha e também maior resistência contra Pokés de Sp. Atk. Mas ainda sim é muito importante manter a guarda sob alerta, Pois com um HP tão baixo, poucos movimentos podem levar Mismagius a derrota. Seu moveset acaba também por ser limitado, mas ainda sim é capaz de causar sérios problemas a muitos Pokémon. Usando-o cautelosamente um treinador será capaz  de obter muitas vitórias com este Pokémon, basta pensar estrategicamente.



Já que Banette possui status fracos em sua forma original, vamos ir direto comparando os dados de sua Mega Forma. Nela Banette é uma combinação de Status estáveis com exceção do HP e um Ataque simplesmente destruidor.
Dados Mega Banette:
HP: 64
Attack: 165
Defense: 75
Sp. Atk: 93
Sp. Def: 83
Speed: 75
Type: Ghost

Habilidade: Prankster

Ataques Principais:

Will-O-Wisp, Shadow Sneak, Sucker Punch, Embargo, Grudge, Toxic, Payback, Gunk Shot, Phantom Force, Confuse Ray, Foul Play and Shadow Claw.

Em Batalha:

As Natures Adamant, Calm ou ainda Jolly serão boas em Banette. Os Evs devem ser treinados em Atk, Speed ou Sp. Def. Sugiro utilizar Bannete para alteração de Status dos oponentes. Prankster vai garantir a prioridade deles, portanto use isso a seu favor, molde o campo ou os Pokémon para a vantagem de Banette. Depois combine o poder de Sucker Punch ou Shadow Claw com este imenso ataque para acabar com seus adversários.

Dusknoir artwork by Ken Sugimori

Em Sinnoh Dusknoir aparece como última evolução de Dusclops e se destaca em ambas a defesas e em seu ataque poderoso.
Dados Dusknoir:
HP: 45
Attack: 100
Defense: 135
Sp.  Atk: 65
Sp. Def: 135
Speed: 45
Type: Ghost

Habilidade: Pressure causa a perda de 2 PP do movimento que é utilizado contra o Pokémon.
Hidden Ability: Frisk permite ao Pokémon saber o item do Pokémo oponente.

Ataques Principais:

Fire Punch, Ice Punch, Thunder Punch, Shadow Sneak, Payback, Earthquake, Rock Slide, Focus Punch and Sucker Punch.

Em Batalha:

Nature Adamant com certeza é a ideal para Dusknoir. Evs devem ser treinados em Atque ou ambas as Defesas ou ainda uma delas e o Ataque. Com certeza este Pokémon pode ser chamado de Parede fantasmagórica, com defesas incríveis torna-se difícil causar fortes danos a este Pokémon. Além do mais, seu ataque poderoso pode causar grandes danos aos oponentes principalmente com um moveset variado como este. Mas fique atento, o HP de Dusknoir ainda é muito baixo o que pode leva-lo a derrota, sem mencionar que sua Speed somente pode garantir que ele vai atacar por último. Mas ainda Sucker Punch pode ser uma boa saída para esse problema. Use-o sabiamente.

Cofagrigus artwork by Ken Sugimori

Cofagrigus aparece em Unova com ambas defesas incríveis e um Sp. Atk considerável.
Dados Cofagrigus:
HP: 58
Attack: 50
Defense: 145
Sp. Atk: 95
Sp. Def: 105
Speed: 30
Type: Ghost

Habilidade: Mummy é uma habilidade que é espalhada quando é feito algum contato físico com o Pokémon, tornado a habilidade do adversário inútil.

Ataques Principais:

Hex, Ominous Wind, Shadow Ball, Psychic, Energy Ball, Dream Eater and Dark Pulse.

Em Batalha:

As natures Modest ou Calm serão boas aqui. Os Evs podem ser treinados em ambas as defesas ou Sp. Atk e Sp. Def. Cofagrigus parte da mesma estratégia que Dusknoir, porém ele possui mais defesa física e um pouco menos de defesa especial, mas se considerarmos sua habilidade ela é mais útil estrategicamente que a de Dusknoir. Álém disso ele possui um HP um puco melhor que pode ajuda-lo a manter-se mais tempo em batalha e um Sp. Atk que pode realmente causar danos aos adversários. Em compensação, Cofagrigus é muito lento e não possui moves de prioridade o que significa que ele sempre irá atacar por último. Porém ele ainda sim é um verdadeiro tank e pode aguentar muito tempo em batalha, eliminar habilidades dos adversários e ainda causar problemas de status ou contra ataques poderosos.


Em Kalos surge Gourgeist que combina o tipo Grama com o tipo Fantasma. Vale lembrar que Gourgeist sofre mudanças de seus stats de acordo com seu tamanho, contudo aqui falarei somente do seu tamanho normal.
Dados Gourgeist:
HP: 65
Attack: 90
Defense: 122
Sp. Atk: 58
Sp. Def: 75
Speed: 84
Type: Grass/ Ghost

Habilidades: Fisk, Pickup permite ao Pokémon utilizar novamente um single-use item que tenha sido utilizado por outro Pokémon em campo caso ele não esteja segurando nenhum item.
Hidden Ability: Insomnia previne que o Pokémon durma.

Ataques Principais:

Phantom Force, Leech Seed, Shadow Sneak, Seed Bomb, Trick-or-Treat, Flame Charge, Rock Slide and Destiny Bond.

Em Batalha:

As natures Adamant, Jolly ou Impish serão boas com Gourgeist. Seus Evs devem ser treinados em Atk, Speed ou Defense. Apesar de seu baixo HP, Gourgeist é capaz de resistir a alguns golpes físicos devido a sua forte defesa. Além disso, possui uma boa speed que pode ocasionar em ofensivas rápidas combinando com seu ataque em muitos momentos. Além disso Flame Charge pode ser utilizado para aumentar a Speed deste Pokémon, bem como golpes de Status e de outros tipos que poderão sim ajudar a derrotar diversos Pokés. Vale lembrar que a combinação com o tipo grama traz realmente boas vantagens em batalha, mas também o torna vulnerável a muitos tipos, por tanto tomem cuidado. Jamais coloque ele contra Pokémons de golpes especiais, isso com certeza irá acabar com seu Gourgeist. Além disso Pickup pode ser bem útil em batalhas em dupla e em trio e pode trazer diversas utilidades.

Bom galera, espero que tenham gostado das comparações de hoje, comentem e semana quarta feira trago as comparações desta semana. Até mais! \o

15 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. detalhe pequeno: é destiny BOND, não destiny bound :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por avisar, foi um erro de digitação. XD

      Excluir
  2. É Cofagrigus, não Cofragigus :3

    ResponderExcluir
  3. Faz uma comparação dos pokemons lendários de cada geração~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas lendários são em geral banidos das competições. Não faria muito sentido fazer um. :(

      Excluir
  4. Ainda sim?
    Mantér?

    ResponderExcluir
  5. Achei um Cofagrigus com 31 de IV em um stat :D pena que o stat é ATK D:

    ResponderExcluir
  6. Calm é horrível para Bannete

    ResponderExcluir
  7. Nos dados do Gourgeist está escrito "Ddos do Goureist"

    ResponderExcluir
  8. Aff...

    Um post incrível como este; bem escrito, bem elaborado, fundamentado, e CHEIO de gente pra ficar comentando e criticando errinho de digitação! Façam o favor, galera!

    ResponderExcluir
  9. cade o trevenant ?

    ResponderExcluir
  10. senti falta do trevenant tbm.....

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال