XnálYse: Abomasnow

Oi, pessoal! Como estamos? Não perguntarei se sentiram minha falta porque tenho medo da resposta. Como sabem, eu estava viajando durante o final de semana e não pude postar divulgações sobre a Liga e Top 10!. Mas agora estou de volta e reinicio tudo com uma XnálYse. Antes de começar, queria falar algumas coisas (muito longas, por sinal):
- Primeiramente, gostaria de agradecer ao Drago pelo comentário na XnálYse sobre Tyrantrum e Aurorus. Como eu respondi em um comentário, o trabalho dele é certeiro. Isso que me deixa mais satisfeito em dividir o quadro: sets práticos, muito bons e que atendem às necessidades básicas dos Pokémon. É ótimo trabalhar ao lado dele!
- O que estão achando do trabalho do Tiago no Turismo Pokémon? Foi uma boa escolha? Logo será a vez do Lucas, então continuem acompanhando.
- Acabei de viajar para o Ceará e queria entender como vocês, leitores cearenses, aguentam esse calor. Sério, é muito quente! Groudon mora aí. Mas é um lugar incrível e muito bonito. Sem contar que participei do Dragão Fashion Brasil ao lado de 3 colegas. Foi um prazer mostrar uma coleção num lugar tão maravilhoso.
- A análise de hoje é sobre Abomasnow. Como sempre, quero ressaltar que os sets devem ser bem aplicados dentro de estratégias. Não quer dizer que vão funcionar sempre, depende da maneira como vocês podem encaixá-los nos times. Também, queria falar para deixarem pedidos nos comentários e vamos atendo na medida do possível (não vale Rattata de novo, Zeh).

Com vocês: Abomasnow!

Abomasnow


Tipos: Grama / Gelo

Base de stats:
HP – 90
Ataque – 92
Defesa – 75
Ataque especial – 92
Defesa especial – 85
Velocidade – 60
Total: 494

Overview:
Abomasnow, o Pokémon Árvore Congelada, é baseado no Abominável Homem das Neves (Ieti). A lenda do Ieti diz que essa criatura é uma espécie de ser semelhante a um macaco e que habita as regiões nevadas da Ásia. Snover e Abomasnow também são árvores. Ambos não fazem contato com os humanos. Abomasnow costuma criar nevascas para se esconder e possui uma relação próxima com as flores. Eles aparecem quando as flores desabrocham e vão embora quando as pétalas caem. Sua aparência monstruosa é bem diferente de seu comportamento gentil. Em batalha, ele é conhecido por suas habilidades de neve. Apesar de possuir uma grande quantidade de desvantagens, é bastante equilibrado em seus stats.


Habilidades: 
- Snow Warning (normal): cada vez que entra em batalha, começa uma tempestade de granizo (hailstorm).
- Soundproof (oculta): o Pokémon não é afetado por movimentos de som.

Prós:
- Equilíbrio de stats (HP, ataque, ataque especial, defesa especial);
- Acesso à megaevolução;
- Combinação de Snow Warning e Blizzard;
- Ofensiva mista;
- Importantes movimentos: Ice Shard, Ingrain, Leech Seed;
- RAWRRRRR!

Contras:
- 7 desvantagens, com dupla a fogo;
- Habilidade oculta sem uso;
- Baixa defesa;
- Combinação óbvia de Snow Warning + Blizzard;
- Muito lento.

Abomas-nável Homem das Neves
- Blizzard
- Wood Hammer
- Leech Seed / Ingrain
- Earthquake
Item: Big Root / Leftovers / Icy Rock
Habilidade: Snow Warning
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 128 ATK, 128 SP ATK
Nature: Brave / Quiet / Relaxed
Esse set é o mais básico e óbvio para Abomasnow, mas é, também, extremamente útil e se encaixa perfeitamente em suas habilidades. Ele se aproveita da habilidade Snow Warning, do ataque misto e da defensiva razoável. Toda vez que Abomasnow entra em batalha, sua habilidade Snow Warning dá início a uma tempestade de granizo (hailstorm). Isso permite que a precisão de Blizzard seja melhorada. Na sexta geração, seu poder é de 110, que se adiciona a uma STAB e passa a ser 165, além das possibilidades de congelar e atingir todos os adversários. Apesar de provocar recoil, Wood Hammer é o mais poderoso STAB do tipo grama de Abomasnow. Ele vem combinado com o terceiro movimento do set: Leech Seed / Ingrain. A recuperação gradual do HP provocada por esses movimentos possibilita que Abomasnow consiga garantir um Wood Hammer quase que sem recoil. Por último, Earthquake. Ele é o tradicional “quebrar tudo sem prejuízo”. Earthquake poderia ser facilmente substituído por outro movimento, como um Hidden Power do tipo terra ou algum outro que ofereça cobertura. O que é válido lembrar é que ele tem um poder alto e cobre Abomasnow m uito bem. Reparem que o set é construído em torno de uma estratégia single/double/triple, ou seja, útil em todo tipo de batalha.

Mama, just killed a boy
- Ice Shard
- Seed Bomb / Wood Hammer
- Leech Seed
- Toxic / Substitute / Ice Punch
Item: Big Root / Leftovers
Habilidade: Snow Warning
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 HP, 252 ATK, 4 DEF
Nature: Adamant / Impish
Já que Abomasnow é um Pokémon de ataque misto, podemos fazer a opção pelo lado físico ou especial. Nesse caso, o set é físico e compensa  sua baixa velocidade. O primeiro movimento essencial nele é o Ice Shard. Esse golpe não apresenta grande poder, mas possui prioridade. Com ele, Abomasnow compensa sua base 60 de velocidade. Além disso, garante STAB, o que possibilita um dano um pouco maior. O segundo golpe é de acordo com a preferência dentro da estratégia. Seed Bomb é estável e não causa recoil, mas tem poder menor. Wood Hammer causa recoil, porém tem um poder muito maior. Novamente, caso opte por Wood Hammer, o treinador pode combiná-lo com Leech Seed + Big Root / Leftovers. Assim, o recoil fica de lado. O quarto movimento pode transformar Abomasnow completamente. Toxic é combinado a Leech Seed e mina o HP do adversário. Substitute garante que suas defesas sejam ativadas e se mantém mais tempo em batalha. Por fim, Ice Punch é mais um STAB de gelo. É estranho usar dois golpes físicos de gelo, mas ambos têm propriedades muito diferentes em batalha.

Uma aventura congelante
- Blizzard
- Energy Ball
- Hidden Power (terra)
- Leech Seed
Item: Big Root / Leftovers / Icy Rock
Habilidade: Snow Warning
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 252 SP ATK, 4 DEF
Nature: Adamant / Bold
Essa é a versão especial do set anterior. Ela gira em torno, basicamente, do uso de Blizzard + Snow Warning. Como já mencionado no primeiro set, Blizzard garante precisão com a hailstorm provocada pela habilidade Snow Warning. Além disso, possui um poder muito grande e que se combina à possibilidade de congelamento. O único movimento especial do tipo grama de poder garantido que Abomasnow aprende é Energy Ball. Com a chegada da 6ª geração, seu poder aumentou. O mais interessante dele é o efeito secundário de poder diminuir a defesa especial do adversário. Como todo esse set de Abomasnow é constituído de movimentos especiais, Energy Ball se encaixa perfeitamente. O terceiro movimento é para oferecer cobertura. Hidden Power do tipo terra garante que Abomasnow consiga vencer tipos contra os quais ele teria dificuldade com Blizzard e Energy Ball, como fogo e metálico. O últi mo é a tradicional Leech Seed. Mesmo sem Wood Hammer, Leech Seed é muito funcional.


Checks, counters e considerações finais:
- A habilidade de produzir granizo de Abomasnow é seu principal benefício. Muitos Pokémon conseguem se aproveitar disso, como Walrein e Froslass. Como é um Pokémon com uma grande quantidade de desvantagens, Abomasnow precisa de parceiros resistentes e que ofereçam cobertura a elas, como Bastiodon (exceto contra lutador).
- Abomasnow fica de mãos atadas diante de Pokémon como Talonflame. Nenhum de seus movimentos consegue lidar bem com Charizard (principalmente Mega Charizard Y), Skarmory ou Avalugg.
- Apesar de tantas desvantagens e possíveis counters, Abomasnow é um Pokémon com um perfeito equilíbrio e possibilidades. Seu acesso a movimentos como Leech Seed e garantia de Blizzard são pontos importantes.

Mega Abomasnow

Tipos: Grama / Gelo

Base de stats:
HP – 90
Ataque – 132
Defesa – 105
Ataque especial – 132
Defesa especial – 105
Velocidade – 30
Total: 594

Overview: 
O Abominável Homem das Neves cresceu e se tornou ainda mais assustador e monstruoso que antes. Agora, Abomasnow se tornou uma muralha de gelo. Sua aparência é semelhante a uma grande montanha de gelo, mas ainda mantendo sua característica de árvore congelada. E em batalha, é mais eficiente que nunca. Sua combinação de tipos continua a mesma, com suas desvantagens. Entretanto, Abomasnow recebe um enorme boost de defesas (principalmente física) e ataques (40 pontos a mais em cada um). Infelizmente, sua velocidade se torna ainda mais baixa, totalizando 30 pontos de base.


Habilidade:
- Snow Warning: cada vez que entra em batalha, começa uma tempestade de granizo (hailstorm).

Prós:
- Agora é um tank  perfeito, com altíssimas bases de ataque, defesa, ataque especial e defesa especial;
- Continua misto;
- Combinação de Snow Warning + Blizzard;
- Movimentos de STAB poderosos e Ice Shard cobrindo sua velocidade;
- Mais Abominável Homem das Neves que nunca :3

Contras:
- Baixíssima velocidade;
- 7 desvantagens, com dupla a fogo;
- Combinação óbvia de Snow Warning + Blizzard;
- Não pode ter outros itens além da mega stone;
- Sua hailstorm irá durar apenas 5 turnos sem a Icy Rock.

Abomas-nável Homem das Neves 2.0
- Blizzard
- Wood Hammer
- Ice Shard / Leech Seed
- Earthquake
Item: Abomasite 
Habilidade: Snow Warning
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 128 ATK, 128 SP ATK
Nature: Brave / Quiet
Abomasnow mudou sua forma e aumentou seus stats, mas seu princípio ainda é o mesmo: um forte atacante misto e com boa resistência. Esse set é o mais básico para ele e semelhante ao de sua forma normal. Mas é bom relembrar as propriedades dos movimentos. Blizzard se combina com a hailstorm provocada por Snow Warning, garantindo precisão para o seu alto poder. Entretanto, não é permitido o uso da Icy Rock novamente para aumentar o tempo do granizo em batalha. Wood Hammer e sua combinação com Leech Seed para prevenir o recoil. É importante pensarmos algo aqui: Leech Seed é facilmente combinável com Big Root para aumentar o ganho de HP, mas Abomasnow perde essa possibilidade na mega forma. Isso quer dizer que o recebimento de HP por Leech Seed se torna mais estável e menor.  Caso a estratégia seja outra, Ice Shard também é viável. Esse golpe vai compensar a baixíssima velocidade de Abomasnow com sua prioridade. Por último, a cobertura oferecida por Earthquake para lidar com um maior número de counters.

Metal Mario
- Avalanche
- Leech Seed
- Seed Bomb / Energy Ball
- Brick Break
Item: Abomasite
Habilidade: Snow Warning
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31 (Seed Bomb) OU 31 / 31 / 31 / 31 / 31 / 31 (Energy Ball)
EVs:  252 HP, 252 ATK, 4 DEF (Seed Bomb) OU 252 HP, 128 ATK, 128 SP ATK (Energy Ball)
Nature: Brave / Quiet
Aqueles que jogam Super Smash Bros conhecem bem o Metal Mario no combate. Ele é um personagem com uma resistência grande e um contra-ataque forte. Quando Abomasnow mega evolui, sua defesa chega a um valor muito alto, fazendo com que seja uma parede em batalha. Devido a sua baixa velocidade, seu contra-ataque é tardio, mas aproveita-se da base 132 de ataque e ataque especial. O primeiro movimento do set é Avalanche. Esse golpe é estranho à primeira vista, já que possui 60 de poder e prioridade -4. Seu diferencial é que pode dobrar de poder se Abomasnow já tiver sofrido dano no turno em que for usado. Leech Seed não pode ficar de lado nos meus sets favoritos para Abomasnow, seu dano é gradual e recupera o HP do Pokémon que usou. O terceiro movimento é uma opção entre Seed Bomb (físico) e Energy Ball (especial). Cada um deles implica em um Abomasnow com construção diferente. Por fim, que tal surpreender o adversário com Brick Break? Esse movimento repele telas de proteção (Reflect e Light Screen) e lida bem como opção de cobertura.


Checks, counters e considerações finais:
- Não há muito que se falar sobre Mega Abomasnow. Ele é, basicamente, igual Abomasnow. Seus princípios são os mesmos. Ele ainda não consegue lidar bem contra Pokémon com combinações de tipos com grande vantagem sobre ele, como Charizard e Talonflame. Isso requer uma parceria intensa com Pokémon de alta defesa e que resistam aos seus principais contratempos. Mas é importante pensarmos que ele pode trabalhar bem em times de Trick Room, já que possui uma das velocidades mais baixas encontradas.

E aí, meninxs, o que acharam? Vocês costumam usar Abomasnow? Qual a estratégia dele? Conta pra gente nos comentários. Ah, não se esqueçam de deixar acréscimos de sets também, novas possibilidades de estratégias. Também deixem pedidos aqui e atenderemos assim que der. Obrigado por lerem e até mais!

14 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Faz uma XnalYse do Hydreigon .

    ResponderExcluir
  2. faz do Dragalge

    ResponderExcluir
  3. Gabriel Santiago01/05/2014, 19:36

    Faz uma XnalYse do Mandibuzz?

    ResponderExcluir
  4. Se vc acha o Ceará quente, imagina se viesse aqui pra Manaus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que eu imagino. Mas Manaus é úmida pelo menos, isso é uma vantagem.

      Excluir
  5. Poderia fazer uma do Volcarona? Eu uso ele mas não sei se estou seguindo o caminho certo com ele no meu time xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, existem muitos sets diferentes pra Volcarona, mas pode pensar nesses:
      - Quiver Dance / Fiery Dance / Hurricane / Bug buzz - Item: Focus Sash / Life Orb / Leftovers - Habilidade: Swarm
      - Quiver Dance / Fiery Dance / Bug Buzz / Morning Sun - Item: Focus Sash / Life Orb / Leftovers - Habilidade: Swarm
      Tem possibilidade também de Giga Drain (trazendo de BW), Psychic, Solarbeam. Mas acho que Quiver Dance, Fiery Dance e Bug Buzz são essenciais nele.

      Excluir
  6. faça do Gyarados, interessante como usar a mega dele com a mudança de tipo.

    ResponderExcluir
  7. analise gyarados, com a mudança de tipo pela mega dele a estratégia e movimentos mudaram.
    se bemq eu achei que ele iria ser water/dragon, não water/dark meio sem noção mesmo ele sendo agressivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gyarados merece ser água/voador/dragão (os 3 ao mesmo tempo), não faço ideia de onde saiu esse noturno na mega dele.

      Excluir
  8. Eu estava pensando numa estratégia de Soundproof e Substitute, já que Sound-based moves atravessam o Substitute.
    Só que cada uma das suas sete fraquezas tbm tiram o substitute... :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o único problema de Sounproof é que movimentos baseados em sons são pouquíssimo usados. O único dos mais comuns que causaria problemas a Abomasnow seria Bug Buzz.

      Excluir
  9. Gabriel Santiago02/05/2014, 13:06

    Me ajuda com Set Madibuzz, não sei como montar um pra ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou atender seu pedido. Na próxima XnálYse, farei Mandibuzz.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال