TOP 10: Defesa especial

Moçxs, como estão? Hoje é sábado e é dia de rock, bebê! Mentira, não é dia de rock. É dia de ficarem em casa, quietinhos. No máximo, saiam pra comer uma pizza com os namorados ou namoradas de vocês. Só tenham juízo, por favor. Quanto a mim, vou ver se faço alguma coisa. Até lá, que tal relaxarmos com um pouco de Top 10!? Como sabem, semana passada não tivemos o quadro por motivos de: estava na praia (mais ou menos verdade, porque fui participar de um evento num lugar com praia). Então, decidi não abrir votação no último quadro. Por conta disso, o Top 10! de hoje consiste em fecharmos os stats. O único que ainda faltava era a defesa especial, portanto é dia dela! E o que é defesa especial? Esse é um stat que representa a resistência de um Pokémon a golpes baseados em atributos especiais. Em outras palavras, é o quanto o Pokémon é resistente a ataques especiais.

10 - Dusknoir

Pokémon Prensa
Tipo: Fantasma

Habilidades:
Normal
- Pressure: o Pokémon faz o adversário gastar o dobro de PPs que normalmente.

Oculta
- Frisk: o Pokémon consegue "ver" qual item o adversário está segurando.

Descrições da Pokédex:
X - Dizem que ele carrega espíritos perdidos em seu corpo flexível e os guia para casa.
Y - A antena em sua cabeça capta ondas de rádio do mundo dos espíritos que comandam-no para levar pessoas para lá.

Base de stats:
HP - 45
Ataque - 100
Defesa - 135
Ataque especial - 65
Defesa especial - 135
Velocidade - 45
Total: 525

 > LV 37 >  > TROCA (REAPER CLOTH) > 

Dusknoir, o Pokémon Prensa, tem sua origem ligada a algumas lendas de espíritos japoneses. Ele também possui traços de ciclopes e de antena de rádio. Muito se questiona sobre a real utilização de Dusknoir em batalha. Isso se deve ao fato de Dusclops ter um uso mais interessante com o acréscimo de Eviolite. O item faz com que as bases defensivas dele atinjam 195, bem mais que os 135 de Dusknoir. Apesar desse boost defensivo, Dusclops ainda perde para Dusknoir em outros stats: HP, ataque e velocidade, por mais que o HP e velocidade ainda sejam baixos. O Pokémon Prensa é uma pedra no sapato de quem o enfrenta. Primeiramente, ele possui uma defensiva sólida e que compensa seu baixo HP. Dusknoir dificilmente é retirado de batalha. Ele pode, por exemplo, suportar duas Shadow Ball vindas de um Mega Gengar. Apesar dessa defesa, Dusknoir é um forte tank e consegue tanto resistir bem quanto atacar com força (graças à base 100 de ataque). Seus movimentos de mais destaque são Destiny Bond, Skill Swap, Pain Split, Shadow Punch, Fire Punch, Ice Punch, Thunder Punch, Shadow Sneak.

9 - Blissey

Pokémon Felicidade
Tipo: Normal

Habilidades:
Normais
- Natural Cure: todas as condições de status são curadas quando o Pokémon é chamado de volta.
- Serene Grace: dobra as chances de um movimento ter seu efeito secundário ativado.

Oculta
- Healer: pode curar um aliado de problemas de status em uma batalha dupla ou tripla.

Descrições da Pokédex:
X - Os ovos que ela bota são recheados de felicidade. Comer apenas uma mordida trará um sorriso a qualquer um.
Y - Esse Pokémon bondoso cuida para que Pokémon doentes voltem à saúde. Ela percebe sentimentos de tristeza.

Base de stats:
HP - 255
Ataque - 10
Defesa - 10
Ataque especial - 75
Defesa especial - 135
Velocidade - 55
Total: 540


 > SUBINDO DE NÍVEL COM OVAL STONE (DIA) >  > FELICIDADE > 

Blissey já apareceu no Top 10! de HP (ela é dona da maior base de Hit Points do mundo Pokémon). Como já mencionei no quadro, Blissey é um Pokémon constituído apenas de felicidade. Ela é capaz de sentir a tristeza dos outros apenas com o toque da pele. Seu espírito caridoso faz com que exerça o papel de enfermeira quando encontra Pokémon doentes. Blissey é constantemente vista em Centros Pokémon auxiliando a enfermeira Joy. Sua origem é ligada à própria enfermeira Joy, mas também a galinhas, marsupiais (como cangurus) e monotremados (como ornitorrincos). Por ser dona do maior HP e de uma base de defesa especial bem alta, é quase impossível derrotar Blissey com ataque especiais. Em compensação, sua base de defesa física é uma das mais baixas (apenas 10). Ela não consegue lidar bem com golpes físicos (sua única desvantagem é ao tipo lutador, que é, em sua maior parte, físico). Blissey e Chansey passam pela mesma situação de Dusknoir e Dusclops: a forma pré-evoluída munida de Eviolite é mais eficiente. Entretanto, Blissey é capaz de gerar uma ofensiva com o dobro do poder. Ela tem acesso a movimentos eficientes, como Minimize, Healing Wish, Aromatherapy, Heal Bell, Softboiled, Refresh, além de uma série de ataques especiais de diferentes tipos.

8 - Bastiodon


Pokémon Escudo
Tipos: Rocha / Metal

Habilidades:
Normal
- Sturdy: impede que o Pokémon receba OHKO se o HP estiver cheio.

Oculta
- Soundproof: o Pokémon se torna imune a movimentos de som.

Descrições da Pokédex:
X - Quando eles se alinham lado a lado, nenhum oponente pode atravessar. Eles protegem seus filhotes assim.
Y - Qualquer ataque frontal é repelido. Ele é um Pokémon dócil e que se alimenta de grama e berries.

Base de stats:
HP - 60
Ataque - 52
Defesa - 168
Ataque especial - 47
Defesa especial - 138
Velocidade - 30
Total: 495

 > LV 30 > 

Bastiodon é mais um Pokémon que já apareceu no Top 10! (defesa). Como mencionado na ocasião, ele é baseado em alguns dinossauros, mas também possui características de objetos da cultura medieval, como escudos, castelos, torres, portões e muralhas. Sua característica defensiva é sua grande marca. Bastiodon é dono de defesas sólidas (168 e 138). Seus outros stats são todos baixos. Apesar de seu HP de 60, ele pode resistir em batalha, seja pelas defesas, seja pela habilidade Sturdy. Sua função em batalha, por conta da base de stats e movimentos aprendidos, é de wall. Bastiodon não consegue lidar muito bem com a ofensiva e é obrigado a ficar na posição defensiva. Isso não é um problema para ele, já que faz muita gente ficar com medo de enfrentá-lo numa batalha. Sua defesa especial pode atingir 412 pontos no nível 100. Um outro de seus contratempos é relacionado às habilidades: Sturdy é boa, mas um Pokémon com defesas tão altas dificilmente sofrerá OHKO; Soundproof previne que seja afetado por movimentos de som, que são todos pouco efetivos em Bastiodon. Seu set é variado em relação à defesa, mas pouco em se tratando de ofensiva. Ele conta com Curse, Iron Defense, Metal Sound, Taunt, Stealth Rock, Metal Burst, Iron Head, Heavy Slam.

 7 - Mantine

Pokémon Pipa
Tipos: Água / Voador

Habilidades:
Normais
- Swift Swim: dobra a velocidade do Pokémon se estiver chovendo.
- Water Absorb: restaura o HP se o Pokémon for atingido por um movimento aquático.

Oculta
- Water Veil: previne o Pokémon de ser queimado.

Descrições da Pokédex:
X - Se ele acumular velocidade de nado suficiente, poderá voar mais de 91 metros para fora da água a partir da superfície do oceano.
Y - Enquanto nada elegantemente no mar, ele ignora o Remoraid que se agarra à sua barbatana procurando sobras de comida.

Base de stats:
HP - 65
Ataque - 40
Defesa - 70
Ataque especial - 80
Defesa especial - 140
Velocidade - 70
Total: 465

 > SUBINDO DE NÍVEL COM REMORAID NA EQUIPE > 

Mantine, o Pokémon Pipa, está ligado, claramente, às arraias. Ele é baseado, principalmente, na arraia-manta (jamanta), mas também possui características da arraia-águia e de pipas, como sua espécie sugere. O Remoraid em sua base representa a relação de comensalismo entre as rêmoras e arraias ou tubarões. As rêmoras se prendem no corpo e viajam longas distâncias enquanto comem restos de comida. Algum dia vocês já imaginaram que Mantine seria destaque no mundo Pokémon em alguma coisa? Ele é um Pokémon esquecido pela maioria, mas possui tem alguns destaques em batalha. Primeiramente, sua defesa especial (140) pode atingir 416 pontos no nível 100. Isso faz com que ele seja resistente a uma grande quantidade de golpes especiais. Mas também não podemos descartar o fato de possuir um ataque especial médio e de sua velocidade poder ser bem trabalhada. Graças à habilidade Swift Swim, sua velocidade salta de 70 pontos para 140, ou seja, tão alta quanto a de Electrode e se aproximando de Accelgor. Uma alta base de velocidade melhora o desempenho de seu único golpe voador especial: Air Slash. Mantine é dono de um learnset que conta com Signal Beam, Confuse Ray, Hydro Pump, Aqua Ring, Amnesia, Mud Sport, Mirror Coat, Tailwind.

6 - Carbink

Pokémon Joia
Tipos: Rocha / Fada

Habilidades:
Normal
- Clear Body: previne que seus stats sejam abaixados por outros Pokémon.

Oculta
- Sturdy: impede que o Pokémon receba OHKO se o HP estiver cheio.

Descrições da Pokédex:
X - Nascido da temperatura e pressão do subsolo profundo, ele lança raios da pedra em sua cabeça.
Y - Ele tem dormido no subsolo por centenas de milhões de anos desde seu surgimento. Ele é ocasionalmente encontrado em escavações de cavernas.

Base de stats:
HP - 50
Ataque - 50
Defesa - 150
Ataque especial - 50
Defesa especial - 150
Velocidade - 50
Total: 500


Carbink é um dos novos representantes do tipo fada. Sua origem é, claramente, ligada às joias e extração delas. Mas ele também possui comunicação com algumas lendas. Apesar de ter o corpo completamente cristalizado e petrificado, Carbink possui orelhas parecidas com as de coelhos e que se movimentam muito bem. Ele é diretamente ligado a Diancie. Diancie é formado a partir de um Carbink que sofre uma grande mutação por conta da pressão e calor no subsolo. Carbink já apareceu no Top 10! de defesa e eu o chamei parcialmente de Shuckle 2.0. Isso acontece porque a distribuição de stats de ambos é parecida: altas bases de defesa e defesa especial, mas todo o resto baixo. A diferença entre ambos é que Carbink não consegue se aproveitar de seu baixo ataque, já que não conta com movimentos como Power Trick e Power Split. Em batalha, ele exerce a função de lead (líder), já que seus principais movimentos são Stealth Rock, Light Screen, Reflect, Trick Room, Sandstorm, Safeguard. Por possuir bases baixas de ataque, é muito difícil de conseguir uma ofensiva interessante em batalha. Isso só pode ser feito através de movimentos com STAB (Moonblast, Stone Edge) ou Explosion. Também é importante ressaltar que seu Gyro Ball pode ser poderoso, devido à falta de velocidade.

5 - Aegislash (Shield Forme)

Pokémon Espada Real
Tipos: Metal / Fantasma

Habilidades:
Normal
- Stance Change: muda a forma do Pokémon de acordo com os movimentos usados.

Oculta
- Não possui.

Descrições da Pokédex:
X - Gerações de reis foram cuidadas por esse Pokémon, que usa seu poder espectral para manipular e controlar pessoas e Pokémon.
Y - Aparentemente, ele pode perceber as qualidades naturais de liderança. De acordo com a lenda, qualquer pessoa que ele reconhecer é destinada a se tornar rei. 

Base de stats (Shield Forme):
HP - 60
Ataque - 50
Defesa - 150
Ataque especial - 50
Defesa especial - 150
Velocidade - 60
Total: 520

 > LV 35 >  > DUSK STONE > 

Estavam com saudades do Aegislash? Eu não. Na verdade, um pouco, já que Top 10! não é Top 10! sem a presença dele. Como já falei 4 vezes dele, vou ser breve dessa vez: Aegislash consegue se alternar entre duas formas completamente diferentes através de sua habilidade Stance Change. A primeira (Blade) possui altas bases de ataque; a segunda (Shield) tem muita defesa. É possível alternar entre ambas por meio de movimentos de ataque e de proteção, como King's Shield. Antes de encerrar a parte de Aegislash, vocês sabiam que ele tem sexo? Não é fácil pensar que uma espada seja macho ou fêmea.

4 - Probopass

Pokémon Bússola
Tipos: Rocha / Metal

Habilidades:
Normais
- Sturdy: impede que o Pokémon receba OHKO se o HP estiver cheio.
- Magnet Pull: impede Pokémon metálicos de escaparem.

Oculta
- Sand Force: aumenta em 30% o poder de golpes rocha, metal e terra durante uma tempestade de areia.

Descrições da Pokédex:
X - Ele exala um forte magnetismo de todas as partes. Ele controla três unidades menores chamadas Mini-Noses.
Y - Ele controla livremente três unidades menores chamadas Mini-Noses usando força magnética.

Base de stats:
HP - 60
Ataque - 55
Defesa - 145
Ataque especial - 75
Defesa especial - 150
Velocidade - 40
Total: 525

 > SUBINDO DE NÍVEL EM UMA ÁREA MAGNÉTICA > 

Probopass é um dos maiores alvos de piadas dentro do mundo Pokémon. Isso acontece graças ao seu "bigode". Mas o que muitos não sabem é que esse bigode é uma homenagem ao personagem Mario. Ele também se refere ao acúmulo de pó metálico ao redor de Probopass. Como esse Pokémon exerce um campo magnético muito forte, costuma atrair restos de metal para junto de seu nariz. Sua origem é ligada a bússolas e moais. Probopass é um Pokémon dono de uma defesa muito grande. Em batalha, ele chega próximo à função de Bastiodon, porém com mais ataque especial. Devido à habilidade Sand Force, seus STABs se tornam muito poderosos, ou seja, ele é ideal para um time baseado em Sandstorm. Por ser um tipo rocha, sua defesa especial é aumentada em 50% (passa a ser 225) em uma tempestade de areia. É muito difícil romper a barreira provocada por ele, mesmo com o HP baixo. Probopass tem problemas grandes relacionados aos tipos terra e lutador, devido à combinação de tipos. Contra terra, escapa facilmente com o uso de Magnet Rise. Além de Magnet Rise, ele pode usar Flash Cannon, Power Gem, Volt Switch, Lock-on, Discharge, Zap Cannon, Stealth Rock.

3 - Goodra

Pokémon Dragão
Tipo: Dragão

Habilidades:
Normais
- Sap Sipper: aumenta o ataque quando o Pokémon é atingido por um movimento de grama.
- Hydration: cura problemas de status se estiver chovendo.

Oculta
- Gooey: movimentos de contato com Goodra farão a velocidade do adversário diminuir.

Descrições da Pokédex:
X - Esse Pokémon dragão muito amigável vai abraçar seu treinador amado, deixando o treinador coberto com uma gosma pegajosa.
Y - Ele ataca com chifres retráteis. Ele arremessa um soco que é equivalente à força de cem lutadores profissionais de boxe.

Base de stats:
HP - 90
Ataque - 100
Defesa - 70
Ataque especial - 110
Defesa especial - 150
Velocidade - 80
Total: 600

 > LV 40 >  > LV 50 (CHUVA) > 

Antes de falar qualquer coisa sobre Goodra, gostaria de dizer que tenho muita vontade de abraçar Goomy, Sliggoo e Goodra. Agora, voltamos à programação normal! Goodra é o dragão mais diferente já criado. Ele tem uma aparência muito dócil e, as vezes, boba. A descrição da Pokédex de Goomy diz que ele é o dragão mais fraco existente. Entretanto, evolui e se torna um pseudolendário. Goodra parece ter sido baseado na lenda de Lou Carcolh, um monstro meio serpente, meio lesma. Também se assemelha às lesmas-do-mar. Em batalha, Goodra é uma boa carta. Sua defesa especial pode atingir 438 pontos no nível 100, além de se aliar a um HP médio/alto. Além disso, ele é um Pokémon com boas opções para ataque especial, ataque ou ataque misto. Seu set possibilita variedade e seus stats ofensivos ultrapassam a base 100. Entretanto, Goodra conta com uma base de defesa baixa, tornando-se alvo fácil para atacantes físicos. Sua velocidade também é um problema, mas pode ser compensada através da habilidade Gooey. Com Gooey, qualquer Pokémon que realizar um ataque físico contra Goodra terá sua velocidade diminuída. Alguns de seus movimentos mais importantes são Curse, Acid Armor, Draco Meteor, Outrage, Power Whip, Sludge Wave, Dragon Pulse, Muddy Water, Aqua Tail.

2 - Florges

Pokémon Jardim
Tipo: Fada

Habilidades:
Normal
- Flower Veil: previne que os stats de aliados do tipo grama sejam abaixados.

Oculta
- Symbiosis: o Pokémon pode passar um item para um aliado.

Descrições da Pokédex:
X - Ela toma jardins requintados como seu território e obtém poder se aquecendo na energia emitida pelas plantas com flores.
Y - Há muito tempo atrás, governantes de castelos convidavam Florges para criar jardins de flores para embelezar os domínios do castelo.

Base de stats:
HP - 78
Ataque - 65
Defesa - 68
Ataque especial - 112
Defesa especial - 154
Velocidade - 75
Total: 552

 > LV 19 >  > SHINY STONE > 

Florges parece ser um Pokémon sem muito a oferecer, principalmente na forma de Flabébé. Mas ele surpreende exercendo muito bem sua função em batalha, bem melhor do que se imaginava para ele. Florges é baseado em ninfas e sereias. Sua principal inspiração é Anthousai, ninfa da mitologia grega que vivia junto às flores. Elas eram muito bonitas e possuíam uma coroa de flores envolvendo a cabeça (similar aos penteados da Corte Francesa do século XVIII). Em batalha, Florges é um Pokémon com função de cleric. Ela é capaz de usar movimentos para cuidar de todos os aliados, como Wish e Aromatherapy. Suas habilidades também só são utilizadas em parceria com outros Pokémon. Sua defesa é constituída somente de defesa especial, já que possui HP médio/baixo e defesa baixa. De forma ofensiva, ela consegue atacar fortemente o adversário com sua base 112 de ataque especial, o que permite que seus golpes tenham um poder muito grande. Seus movimentos de destaque, além de Wish e Aromatherapy, são Lucky Chant, Flower Shield, Grassy Terrain, Misty Terrain, Petal Dance, Moonblast, Calm Mind.

1 - Shuckle

Pokémon Fungo
Tipos: Inseto / Rocha

Habilidades:
Normal
- Gluttony: o Pokémon comerá berries mais rapidamente.
- Sturdy: impede que o Pokémon receba OHKO se o HP estiver cheio.

Oculta
- Contrary: faz as mudanças de stats terem efeito contrário.

Descrições da Pokédex:
X - As berries estocadas em sua concha no formato de jarro eventualmente se tornam espessas, formando um suco de polpa.
Y - Ele estoca berries dentro de sua concha. Para evitar ataques, ele se esconde sob rochas e permanece completamente quieto.

Base de stats:
HP - 20
Ataque - 10
Defesa - 230
Ataque especial - 10
Defesa especial - 230
Velocidade - 5
Total: 505


No momento da criação dos Pokémon, Arceus e Mew não estavam satisfeitos em deixar Shuckle com a maior base de defesa existente. Então, decidiram presenteá-lo com uma defesa especial igualmente grande. Ele é um Pokémon com uma das aparências mais bobas e inofensivas, mas esconde um grande poder. Shuckle é originário de fungos e insetos que se escondem dentro de conchas ou sob rochas. Em batalha, ele possui duas habilidades muito interessantes: Sturdy cobre seus stats e impede que sofra OHKO; Contrary reverte todas as mudanças de stats. Apesar de ter a base defensiva mais destruidora possível, Shuckle não possui nada mais nos demais stats. Nenhum deles é, sequer, médio/baixo. Seu terceiro maior stat é o HP, com apenas 20 pontos. Por conta disso, Shuckle pode resistir menos em combate. Para compensar suas baixas, ele é capaz de usar movimentos psíquicos para inversão de seus stats e equilíbrio em relação aos do adversário, como Power Trick e Power Split. Alguns de seus movimentos são destaque: Sandstorm (aumento de 50% na defesa especial por ser tipo rocha, fazendo com que aumente para 345 pontos), Encore, Rollout, Safeguard, Sticky Web, Gyro Ball (é o Gyro Ball mais poderoso no mundo Pokémon sob o efeito de Power Split ou Power Trick).


Top 20 maiores defesas especiais (com megaevoluções e lendários)
1 - Shuckle: 230
2 - Regice: 200
3 - Deoxys (Defense): 160
4 - Ho-Oh: 154
4 - Lugia: 154
6 - Florges: 154
7 - Mega Latias: 150
8 - Goodra: 150
8 - Diancie: 150
10 - Registeel: 150
11 - Probopass: 150
12 - Aegislash: 150
13 - Carbink: 150
14 - Kyogre: 140
15 - Mantine: 140
16 - Bastiodon: 138
17 - Mega Gardevoir: 135
18 - Blissey: 135
19 - Dusknoir: 135
20 - Cryogonal: 135

Top 5 maiores defesas especiais (inciais)
1 - Blastoise: 105
2 - Empoleon: 101
3 - Delphox: 100
4 - Venusaur: 100
4 - Meganium: 100

Bom, gente, o Top 10! de hoje fica por aqui. 

13 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Will no top 5 staters so tem 4 :P

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre gostei de usa Dusknoir ele e Chandelure são meus tipo Ghost favoritos .

    ResponderExcluir
  3. Goodra <3 Muitos daí tem uma defesa horrível mas a def. especial compensa, e é esses que eu curto usar. Shuckle e Carbink são pokémons apelões, não curto batalhar com eles :s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí você pode combinar um com muita defesa especial e outro com boa defesa. Assim, o time tem melhor cobertura contra diferentes movimentos. Shuckle pode ser a maior arma no mundo Pokémon, mas é muito difícil de ser usado em times com estratégias variadas.

      Excluir
    2. É vdd. Vlw pela dica ;)

      Excluir
  4. Mega Latias????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diancie, Mega Latios e Mega Latias já tiveram seus stats revelados.

      Excluir
    2. Corrigindo a informação: Diancie, Volcanion, Hoopa, Mega Latios e Mega Latias tiveram seus stats revelados.

      Excluir
  5. Umbreon, Dusknoir, Shuckle e Aegislash > Resto

    ResponderExcluir
  6. Will os 3 ultimos estao empatados mas so diz q tem 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A base de stats do Delphox é maior. Meganium e Venusaur têm a mesma.

      Excluir
  7. Shuckle com a HA + Shell Smash <3

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال