Review: Pokémon XY 026 (ou 027)

Boa noite, pessoal!
Um pouco mais tarde que o habitual, trago mais uma review de Pokémon XY!
Para ler os demais textos por Sir Charizard, basta ir ao Vale Charicífico em Atrações e se você ainda não viu esse episódio, que tal ficar em dia assistindo aos episódios legendados pela PBN sem precisar baixar? Basta clicar aqui.

XY026/ Episódio 830 – Flabébé e a Flor de Fada!


Não é pequeno o número de pessoas que chegam pra mim e dizem que Bonnie é a melhor personagem de Pokémon XY, ou que simplesmente se encantam com praticamente tudo o que a pequenina faz. Seu jeitinho de criança, seus olhões azuis, suas bochechas coradinhas e a vozinha fofa de sua dubladora (Mariya Ise) são extremamente cativantes e não é raro ela roubar a cena em vários episódios - Ninja Bonnie ♥. Justiça seja feita, é bem mais fácil pra ela, afinal de contas existem mais e maiores expectativas sobre Serena e Clemont do que sobre a pirralhinha – não se espera dela habilidades em batalha e capturas de Pokémon, por exemplo, tampouco uma utilidade propriamente dita para a jornada. Bonnie não tem que cumprir nenhuma expectativa… a não ser a de que continue sendo fofa para sempre. Além do mais, não importa se você tem um Fennekin, um Chespin ou um Froakie. NADA compete com um pijaminha de Tyrantrum. Simplesmente. “Flabébé e a Flor de Fada!” é um episódio que ressalta todas essas características de Bonnie e faz um excelente trabalho desenvolvendo a personagem de forma delicada e sensível.



O roteiro de Junki Takegami (o mesmo dos dois episódios focados em Chespin) é muito bem amarrado e embora simples, é bastante eficiente. Logo no começo, vemos Bonnie tendo um bad hair day – dia ruim pro cabelo –, até que Serena vem ao resgate num momento adorável e lhe faz um penteado novo, onde logo pousa um Flabébé. A garotinha logo se encanta pelo fofinho Pokémon, que aparece tristonho, mas acaba se animando um pouquinho após tomar um pouco do néctar de fazer Poké Puff que Serena carregava (um toque bacana e boa referência ao episódio anterior). Encantada com o fadinho, Bonnie pede que seu irmão mais velho capture-o, mas Takegami não perde tempo em acabar com nossas expectativas ao nos revelar que Flabébé já tem um Treinador, um detalhe que não agrada à limãozinha nem um pouco. Como bons samaritanos que são, as crianças mais velhas decidem ir ao Centro Pokémon da cidade mais próxima procurar pelo Treinador misterioso do fadinho e rapidamente são avistados pelo Sr. Gray, o dito-cujo, para a infelicidade evidente de Bonnie.

Eu gosto muito de como Takegami e os animadores do episódio se certificam de mostrar o quão contrariada Bonnie está por ter encontrado o verdadeiro Treinador de Flabébé através de sua expressão e da forma como ela se apresenta só dizendo o seu nome – diferente de Ash e os demais que usam o “Eu sou”. E aqui eu aproveito também para elogiar a montagem da prévia feita para este episódio, que mostrava a cena de Clemont tocando a Pokébola no Pokémon, gerando a expectativa da captura nos telespectadores. Eu imagino que um bocado de crianças tenham realmente acreditado que tal evento ocorreria – eu sei que marmanjos aqui no Brasil esperaram por isso – e devem ter se sentido tão contrariados quanto Bonnie ao descobrir que o Pokémonzito já pertencia a alguém. Desta forma, eles acabaram unificando os sentimentos de telespectadores e personagens de certo modo, fazendo com que o Sr. Gray surgisse como um estraga prazeres a princípio, e não somente na perspectiva de Bonnie.

E é então que Takegami solta a bomba e nos surpreende com a história de Flabébé: o fadinho pertencia ao Sr. Gray e à sua mulher, Sra. Hannah. Os três viviam muito felizes cuidando de seu belo jardim e sua bela casa, até que um dia Hannah adoeceu e… foi pro hospital – quem achou que ela tinha morrido igual à vovó do Espurr levanta a mão o/////. Flabébé ficou arrasado e, sentindo falta de sua dona, decidiu visitá-la num dia chuvoso. Porém, antes que pudesse sequer vê-la um forte vento soprou, separando-o de Sr. Gray e de sua flor, que acabou esmagada por um carro. Esta sequência, em especial, é extremamente bem animada e tem um cuidado especial com a trilha sonora, ambos funcionando perfeitamente para dar a dramaticidade ideal ao momento. Pra piorar, nossos heróis descobrem que sem sua Flor de Fada, Flabébé perde suas forças gradualmente, e que, apesar de ter terminado seu tratamento, Hannah não demonstrou melhora alguma porque estava muito preocupada com o sumiço do Pokémon de Uma Flor Só.

O episódio trata o drama sem focar demais na gravidade da situação, mas é uma história bem triste se você parar pra pensar. Flabébé tinha uma vida feliz com o casal e, de repente, viu toda essa felicidade ameaçada pela assustadora possibilidade da morte de um deles. Sua angústia era tanto que ele decide ir visitá-la, mas vê a situação se tornar ainda mais depressiva, sendo violentamente separado de seus donos e da flor que o nutria, levado para fora da cidade por uma ventania – e ele é tão pequenininho e frágil! Seu instinto primeiro é o de procurar uma nova Flor de Fada antes de voltar, mas ele não consegue porque a estação delas acabou e agora elas estão extremamente escassas. Além disso, ele sente seu corpo enfraquece cada vez mais, mas ele não pode simplesmente desistir! E agora ele próprio é assombrado pela possibilidade de morrer – o episódio nunca diz explicitamente que ele pode morrer, mas sabemos que sim. Então ele vê algo semelhante à sua flor, tem um ímpeto de esperança, e junta sua força restante para chegar até ela… mas era só o coque na cabeça de uma menina, que felizmente era a Bonnie. Não é à toa que ele parece constantemente triste até acharem a flor. Ele tem muito a perder! Agora pensa no Sr. Gray: além da doença da esposa, ele tem que lidar com o sumiço do Flabébé e a consequência negativa que isso trará para sua amada também. É muita pressão para uma pessoa só. Enfim, Bonnie entende a situação e acaba se comovendo com a história – e, espero, os fãs também. Não falo tanto por mim porque eu nunca esperei que Clemont pegasse Flabébé e nunca fiz muita questão, então

Nossos heróis decidem ajudar e partem em busca da Flor de Fada perfeita para Flabébé – tem que ser da mesma espécie que a flor que ele escolheu no momento de seu nascimento. Quem decide se aproveitar da oportunidade é a Equipe Rocket, claro, que aparece novamente visualmente hilária e, milagrosamente, engraçada de verdade e eficiente ao mesmo tempo – eu gostaria que Takegami desse umas aulinhas pra Sonoda sobre como fazer uma história coerente com os vilões porque ele parece ter se esquecido  nos anos que os Rockets ficaram sem participação nos filmes de Best Wishes!. O trio criminoso não tem interesse no Flabébé moribundo, mas em aproveitar que os pirralhos estão ocupados em arranjar-lhe a flor para surrupiar o Pikachu. Eu também acho engraçado que tudo o que eles fazem como guias é andar com Ash e cia em linha reta e como depois, diante da cobrança de Bonnie por um serviço melhor, começam a procurar também =P

Flabébé localiza a flor, enfim, no topo de uma rocha, mas aqui está o problema: só o fadinho pode pegar a flor, ou ela não vai servir e ele não sai do topo da cabeça de Bonnie. Só há uma solução: ela precisa escalar. Se dois episódios atrás, no Ginásio de Cyllage, Bonnie é rapidamente puxada por Clemont, aqui a prioridade de salvar o fadinho fala mais alto e a garota não é impedida, mostrando o quão determinada ela é para ajudar um Pokémon em perigo. No processo, a Equipe Rocket dá o bote e eu gosto muito da forma como eles atacam usando seus três Pokémon de forma esperta contra o trio de Iniciais dos protagonistas, sendo capazes de afugentá-los. E eu também fiquei surpreso que o episódio acaba sem os Rockets decolando! Flabébé pega sua Flor de Fada, recupera suas forças e espalha seu pó de pirlimpimpim sobre os vilões, deixando-os tão em paz, que eles soltam Pikachu de bom grado e nossos heróis correm para o hospital.

A cena final é simplesmente perfeita em todos os seus pequeninos detalhes e totalmente agridoce. Eu gosto como tanto Bonnie quanto Flabébé demoram a reagir ao verem o casal. A garota está feliz por poder ter ajudado, mas triste porque não poderá ficar com o Pokémon que queria – e eu imagino que até um pouco constrangida, por ter esses sentimentos meio egoístas quando Gray e Hannah são tão amáveis. Flabébé, por outro lado, está receoso de como a situação está, por isso precisa ouvir o chamado animado de Hannah para ir até ela. É ao ver ali, os dois juntos felizes, e o quanto Flabébé é amado que Bonnie finalmente tem a certeza de que ali é onde ele deve ficar. Eu amo como o constrangimento e desconforto de Bonnie retornam quando Hannah lhes agradece e todos começam a falar como foi ela quem escalou e ajudou Flabébé a subir até a flor. A cena do fadinho voando até ela para um adeus mais íntimo é linda e ver Bonnie forçando o sorriso para deixá-lo feliz é de partir o coração. Mas ela ainda tem Dedenne que, mostrando todo o ápice do vínculo que vem formando com a menina nos últimos episódios, é quem consegue animá-la de novo. Afinal, a jornada tem que continuar.
  
Considerações finais: 
Eu gostei muito do espelho de Poliwag também hehe eu me pergunto se existe no Japão uma linha de produtos baseados nesse tipo de objeto do anime, tipo pijaminha de Tyrantrum e espelhinho e Poliwah hehe  
Apesar de ter curtido a forma como a Equipe Rocket afugenta os Iniciais, é um pouco frustrante ver Froakie recuando de tal maneira. Afinal de contas, esse é o Pokémon que sabe fazer o Multiplicar cabuloso lá e tem a “fruspuma” (Froakie + espuma) superaderente lá que não pode ser rebatido por nenhum ataque, mas acho que o fato de que os Treinadores estavam preocupados com Bonnie e lutar com seus companheiros de jornada ao seu lado meio que tiraram seu foco;  
Eu AMO a cena de Wobbuffet, Pumpkaboo e Inkay flutuando juntos de mãos dadas hehehe  
O jornal que a Equipe Rocket lê no Centro Pokémon tem uns detalhes interessantes. Primeiro porque ele tem reportagens referentes aos episódios anteriores. Fala da descoberta de Amaura e Aurorus, do concurso de Poké Puffs e até do submarino (que seria no episódio do Skrelp). Além disso, a data no jornal é 15 de maio de 2014, o dia em que o episódio foi exibido. Como estava originalmente programado para ir ao ar na semana seguinte, é provável que isto foi feito para dar a ideia de que os Rockets estavam lendo um jornal velho;  
Falando em Rockets, o plano deles foi tão simples aqui! Será que é consequência da gastança exacerbada do episódio anterior?  
Falando em Amaura e Aurorus, será que com a notícia se espalhando, tem uma chance de, caso a promessa de revanche entre Ash e Grant se concretizar mesmo no, que o Líder de Ginásio terá um pescoçudo desse também? 
Gente, eu adoro como o Dedenne prontamente concordo quando Bonnie diz que está linda :3 Eles estão virando minha parceira Pokémon & Treinador favorita; 
Falando em episódio do Skrelp, algo interessante ocorreu semana passada: no dia 20, o Cartoon Network revelou as datas de exibição dos episódios futuros e entre eles constava o episódio do Skrelp na ordem que teria sido exibido no Japão! No dia seguinte, o cronograma foi alterado e o episódio removido da lista, com o Ginásio entrando em seu lugar. De qualquer forma, foi a primeira vez que ficamos sabendo o título americano de um episódio banido no Japão. Agora, eu fico curioso pra saber quem mandou fazer a mudança. Será que foi os próprios japoneses que lembraram do banimento ao Cartoon? Ou será que eles deram a ordem pra não exibir porque este episódio está sendo reformulado para encaixar num momento posterior da aventura? O jeito mesmo é esperar; 
Existe algo muito perigoso nos jardins de Kalos matando idosos. Primeiro a velhinha do Espurr, agora quase a velhinha do Flabébé! Quantas mais terão suas vidas ameaçadas antes que as Policiais Jenny percebam alguma coisa??? 
Este episódio teve 5,2% da audiência japonesa, um aumento de 0,6% em comparação com o capítulo estrelado por Serena. Entretanto, ele ficou no 10º lugar no ranking, enquanto Serena havia alcançado a 8ª posição; 
Alguém avisa pro Prof. Carvalho que ele tá caducando, coitado. Que papo é esse de se vestir de Fletchinder pra atacar Scatterbug??? XDD 

→ Pra quem não sabe, desde o começo da fase Preto e Branco no Brasil, o site oficial de Pokémon aqui disponibiliza episódios online pra você assistir lá mesmo. Mas enquanto antes você só podia ver um episódio por vez, mas na última reformulação eles colocaram episódios três temporadas lá, de "DP: Vencedores da Liga Sinnoh" até "Preto e Branco: Destinos Rivais". Uma parada que vale ressaltar, porém, é que os episódios dessa última ganharam logotipo e cartões de títulos de episódios em português(!!) - no CN os tradicionais em inglês eram exibidos. A única vez que os cartões de títulos foram traduzidos aqui foram os dos episódios de Master Quest exibidos pela Globo, que a própria emissora fazia, mas eram porquíssimos. É no mínimo interessante que isso tenha sido feito - e muito bem, diga-se de passagem - mas eu acho bacana ver o trabalho que a The Pokémon Company International tem feito para aprimorar o site oficial de Pokémon não só nos EUA, mas também no restante do mundo - ainda que a passos bem lentos no Brasil, é ótimo ter essa opção oficial para se assistir aos episódios aqui;

Quanto aos comentários... 

Anônimo #1, não houve pressa em fazer a review passada, só desgosto mesmo; 
Alexia, concordo plenamente sobre o quanto o trabalho feito com Serena pode melhorar;
→ Anônimo #2, concordo que ficou meio furado, mas eu sempre gosto de pensar que cada Pokémon tem um certo de limite de quanto poder Psíquico eles podem usar para mover objetos. Alguns são fortes como o Espurr, outros nem tanto, então acho que seria pesado demais para Slurpuff levitar a galera e por isso usaram o Chicote de Vinha do Chespin, mas isso é só um palpite meu;
→ Junior, repetir "respeito" não quer dizer que você foi respeitoso. Primeiro que você faz parecer que quem não gostou do episódio passado só não gostou pq ele era um episódio supostamente focado num romance, oq não é o caso. Eu não gostei dele porque ele tem um roteiro ruim, não pq ele é supostamente focado em romance. Entretanto, a forma como você descreveu que ele foi focado "'claramente' ao fato da Serena gostar do Ash" me faz realmente pensar que provavelmente não estamos falando do mesmo episódio;
Obrigado a todos pela participação e um grande abraço o//

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

9 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Sir Charizard, algumas coisas não me agradam muito nos episódios do anime de XY que fogem da realidade dos games... O ataque do Chespin (Chespin >>>>>> all starters) do Clemont é uma das coisas que me preocupo muito, antigamente o Pin Missile não tinha essa "energia verde" envolvendo os espinhos e agora, com isso, até parece que o ataque realmente não é mais de caráter físico e sim especial, o que pode ser claramente evidenciado com o fato de ele ter sido refletido pelo Mirror Coat do Wobbuffet da Jessie. Outra coisa que acho um tanto que sem lógica é o fato de que, apenas por serem atingidos por um "pó" mágico de um Pokémon como Flabébe do nada desistirem de ficar com o Pikachu, coisa que eles se dedicam durante todo o tempo de suas vidas. Não é muito sensato pensar dessa forma, sejamos francos.
    E pelo que vi, parece que existe uma barreira entre você e a Serena... Não sei se sou só eu, mas tenho vários motivos pra gostar tanto da Serena como gosto da Dawn, e, de certa forma, percebo muitas semelhanças entre elas... Queria que a menina do Piplup voltasse a dar as caras em Kalos, o que acho mais a cara dela do que ir pra uma região como Unova só por causa de um torneio ridículo e toda aquela baboseira (só valeu a Dawn ter ido pra Unova pois fez segmento com a ordem normal das "revisitas" das ex-companheiras e por causa da Elesa top model desfilando lá e tals).
    Enfim, queria que a Serena desenvolvesse mais seu lado artístico, desse ponto de vista, é um dos grandes fortes dela trabalhar com essas coisas e acho que ela daria uma ótima Criadora Pokémon como o Brock queria ser (se bem que seria muito massa ver a Serena num Contest, o que tem certo sentido já que estão vindo remakes aí...).
    Só um último detalhe: ONDE DIABOS FOI PARAR A PRESILHA AMARELA DO CABELO DA EUREKA?

    ResponderExcluir
  2. Esse episódio foi realmente demais. Eu queria muito que ela ficasse com o Flabébé, imagina ele sempre ficar agarrado no coque da Bonnie? ( Já tinha até imaginado um episódio onde Dedenne ficaria com ciumes ). Ótimo review, tudo que escreveu se encaixou no que eu senti assistindo o episódio. Parabens :D

    ResponderExcluir
  3. "quem achou que ela tinha morrido igual à vovó do Espurr levanta a mão"

    \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\o//////////////////////////////////////////////////////////////////////////


    a parte que a ER foi atingida pelo pó disneylandico da Flabebe foi muito hilário, principalmente a voz do James, que voz foi aquela

    Os episódios de XY estão legais, até hoje não teve nenhum episódio que eu "odiei com todas as minhas forças", mas ultimamente tá tendo menos ação, tá ficando infantil demais, ta certo, um dos públicos alvo, ou o principal, são as crianças obviamente, mas é um tanto decepcionante pensar como mostravam as previews dos primeiros episódios de XY quando ainda tava na temporada de Decolora Adventures dando aquela sensação que XY ia ser cheio de ação, um negócio mais Shounen, até teve uns episódios assim, os primeiros e o do Malamar por exemplo, mas de um tempo pra cá tá ficando um tanto infantil demais

    Eu não acho que tem que ter pancadaria em todo episódio, é bom equilibrar as coisas com alguns episódios mais "lights", nem só de ação e tensão vive uma boa história, mas também de momentos relaxantes e divertidos (apesar desse episódio ter sido um tanto melancólico) mas eu confesso que já sinto falta de um pouco mais de ação no anime, e claro, não posso negar, super ansioso pra Equipe Flare aparecer logo de uma vez, ai sim o negócio vai esquentar.

    ResponderExcluir
  4. Ninguém jamais fará um review tããão completo e bem escrito!
    *_*

    ResponderExcluir
  5. E esse 3º gif hein (͡° ͜ʖ ͡ °)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu também vi isso cara

      Excluir
  6. Caraca, essa semana você tem que correr um pouco com os Reviews, você está 3 episódios atrás do Japão. Você vai fazer os Reviews dos epis 29 e 30 juntos ou separados???

    ResponderExcluir
  7. Qual é o nome do episódio do Skrelp na versão americana?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال