Review: Pokémon XY 021


Ei, galera! Chegou a hora da Serena!
Por conta dos dias corridos, decidi passar minhas postagens que seriam de quinta-feira de vez para a sexta - eu não estava conseguindo ficar dentro do cronograma mesmo - já que sexta eu não trabalho e posso postar mais tranquilamente =D Na próxima semana, eu farei a review do muito comentado especial "Pokémon XY Especial: A Mega Evolução Mais Forte ~ 1° Ato ~" =D
Só lembrando que esta semana eu postei a 3ª parte da Longa Trajetória da Liga Índigo, com muitas curiosidades interessantes. Não é só pq eu escrevi, mas vale dar ao pena ir ao Vale Charicífico clicando aqui. Bom, não deixe de deixar seus comentários tbm. Leio todos com mto carinho e adoro ver as diferentes opiniões de vcs!
Um grande abraço e até a próxima semana!


.#XY021/#825 – Hora da Estreia! PokéVisão com Serena e Fennekin!!

Se tem uma coisa que 21 episódios de Pocket Monsters XY tem nos provado é que Serena é uma personagem complicada. Não pela forma como ela é. Ela é beeem simplesinha até e totalmente gostável. O problema todo está em como ela tem sido visivelmente o calcanhar de Aquiles desta série, sendo a menos carismática e a menos interessante do quarteto de personagens aqui, algo que também já abordei no charithought de “Sylveon VS Froakie! Pânico no Jardim de Infância!!”. E o pior é que as expectativas estão todas sobre ela: qual será o objetivo da jornada dela? Que Pokémon vai pegar? Quando ela começará a ser uma personagem pró-ativa? Quando terá sua primeira batalha de verdade? E se tem uma coisa que Pokémon sempre nos ensinou é que muita expectativa não ajuda – eu fiquei surpreso com a quantidade de pessoas decepcionadas com o capítulo do Chateau da Batalha, por exemplo.

E o problema é que eu também tenho minhas expectativas e sofro por elas. Na época que começaram a falar em Serena ser uma Corredora de Rhyhorn, eu já estava imaginando o anime trabalhar com uma versão expandida com uma coisa mais focada em aventura com mais diversidade de Pokémon, Serena montada num Rhyhorn ou num Arcanine *--* – Pokémon que não combina com ela – e Fennekin ao seu lado ajudando a tirar os obstáculos. Ao até mesmo batalhas durante as corridas e tal. Estava superapegado à ideia, sonhando alto... e aí me dão aquela insossa selvagem corrida Rhyhorn!!”. Demoram 14 episódios para dar novo destaque à menina (ela foi a primeira a ganhar um episódio assim e a última a ganhar um segundo) e ainda colocam as malditas palavras “Hora da Estreia!” Estreia Estreia E S T R E I A... a mesma presente no título japonês do primeiro Torneio de Dawn: Dawn! A Estreia no Torneio!!. Eu não criei muita ideia dessa vez, mas empolguei. De fato, “Hora da Estreia! PokéVisão com Serena e Fennekin!!” não nos mostra o que Serena fará ao longo da jornada – por favor que NÃO SEJA ISSO. Definitivamente não. Entretanto, ele promove algum desenvolvimento de personagem e momentos entre Serena e Fennekin que se você me perguntar demoraram DEMAIS para ser feito, então antes tarde do que nunca!

Uma das minhas maiores reclamações em relação à Serena é como ela é focada demais no Ash. Felizmente, o roteirista Shoji Yonemura (o mesmo de “Recupere o Ginásio de Lumiose! O Segredo de Clemont!!”) meio que tenta balancear o lado da novata que precisa da aprovação do seu boy magia com as suas próprias vontades – ainda que ele não tenha sido necessariamente bem-sucedido nisso. Serena parece empolgada com toda a ideia do PokéVisão, mas é só depois que Ash faz um comentário sobre como o Fennekin da Ídola Pokémon Elle (alguém importante para o futuro? Será?) estava uma gracinha – para o alívio de Serena que por um momento quase teve um ataque cardíaco pensando que ele estava elogiando a menina =P – é que a Treinadora decide fazer um vídeo como ela “sempre quis desde que pegou Fennekin” (ainda que ela tenha esperado 17 episódios e muitos Centros Pokémon pra fazer algo a respeito – embora exista sim a possibilidade de que este tenha sido o primeiro Centro Pokémon com os equipamentos necessários, isso seria coincidência demais). Ainda assim, é ótimo ver a menina querendo fazer o seu próprio vídeo, mesmo que Ash não queira participar (porque treinará para enfrentar Grant).

Mesmo que você tenha curtido Pokémon X & Y a ponto de já ter somado mais de 500 horas de jogo, não me surpreenderia se você nunca fez um Trainer PR Video sequer. Esses clipes de 10 segundos podem ser feitos a partir de qualquer Centro Pokémon e montados usando diferentes cenários, músicas, poses para o seu Treinador... uma variedade muito boa de opções, mas é um elemento altamente ignorado pelos jogadores em geral. Fazer um vídeo legal leva tempo (escolher a roupa ideal, o cenário, os ângulos), porém é recompensador se você gosta de brincar de diretor de cinema – como eu. Obviamente, é nesse elemento que o PokéVisão é baseado e eu particularmente gostei de como ele foi adaptado para a série animada. É legal, por exemplo, a ideia de que esses vídeos são compartilhados entre Treinadores e que existe até um ranking para escolher o melhor. A única diferença é que ele serve para expor o Pokémon, enquanto nos jogos é mais pra mostrar o estilo do Treinador mesmo – como o título Trainer PR Video entrega.

Um ponto positivo do episódio são as cenas de criação dos vídeos, mas quando você tem Serena, Clemont e Bonnie juntos, não é surpreendente se os irmãos Limão roubam a cena. Bonnie não pode fazer um vídeo com Dedenne porque ele pertence ao Clemont afinal, mas ela tem a brilhante ideia de fazer um clipe com seu irmão mais velho para exibir seus talentos para todo o mundo ver e quiçá lhe conseguir uma esposa! Pra mim, as cenas da filmagem de Clemont são, facilmente, as melhores de todo o episódio. Eu adoro como o garoto fica completamente perdido diante das câmeras, e como Bunnelby é todo fofinho e tímido como seu Treinador enquanto Chespin é o exato oposto dos dois. Além disso, é muito engraçado ver Bonnie acabando com a autoestima do irmão em relação à sua postura e como ela o dubla de forma absolutamente nada convincente. Aliás, com momentos tão preciosos, a cena final com a filmagem final dos irmãos é simplesmente um momento de ouro!

Mas o foco do episódio é mesmo Serena e Fennekin, o que é particularmente ótimo para a raposinha de Fogo! Em comparação com seus dois colegas Iniciais, ela (Fennekin é mesmo fêmea afinal ~ou não!) foi  de longe a mais injustiçada: não foi o destaque do episódio em que foi pega e apesar de ter estar com Serena desde o quarto episódio da série, só agora ela tem um momento pra ela que dure mais de um minuto. Enquanto sua devoção à Serena – algo que já ficava bastante evidente antes, com ela adotando trejeitos da menina – é mantida sem problemas aqui, ela também revela ser bastante irritadiça. Primeiro ela tem ciúmes da paixonite de Chespin pela Fennekin de Elle e faz até careta pro bichinho, depois tenta acertar Pikachu diversas vezes quando este lhe suja. Eu achei todos esses momentos bastante divertidos e gosto da ideia de Fennekin ter um temperamento quente (hehe trocadilhos feras -sqn), mas parece um pouco fora da personagem já que ela nunca havia demonstrado nada disso antes – mas, ei, esse é a primeira vez que ela tem mais de um minuto de cena num episódio, então como daria pra saber?

Também garantindo o humor está a Equipe Rocket com mais um clássico esquema de montar um local falso para pegar Pokémon. O que eu gosto mesmo aqui, porém, é Jessie incorporando novamente a atriz que há dentro dela. Fez-me lembrar os bons tempos dos Torneios Pokémon em que ela assumia a identidade de Jessilina, Jessebella entre outras. O sotaque tipo italiano que James faz e o fato de Meowth adotar um nome e um visual claramente inspirado em Steven Spielberg também são algumas particularidades que eu gosto muito aqui. E o vídeo de apresentação de Jessie é bem bizarro, mas perfeito em seu próprio jeito – aliás, adoro como Clemont aprecia a parte técnica do vídeo (embora eu tenha entendido que ele gostou mesmo do que viu e falou das partes técnicas só porque nenhum dos seus amigos achou legal =P). E o que dizer de Meowth parodiando o leão da MGM? É simplesmente fantástico! Eu também adoro que o plano falha porque Jessie quer ser filmada enfrentando o vento e a chuva enquanto faz caretas bizarras =P

E, claro, temos Serena. O episódio mostra a menina se vestindo, interagindo com Fennekin e os demais heróis, mas é no final que temos seu maior desafio e real conquista. Dedenne, Pikachu e Fennekin conseguem escapar da Equipe Rocket, mas a pequena raposinha fica pra trás por causa de uma terrível poça suja! =OO O medo foi, naturalmente, herdado de sua Treinadora que também odeia se sujar. É bobo, eu sei, você sabe, Pikachu sabe, mas ao menos eles dão um tratamento decente pra isso. A cena de Serena indo salvar Fennekin apesar da sujeira, sob ataque dos Pokémon dos Rockets, tem uma animação que ajuda a dar importância devida ao drama, mas o mais bonito mesmo é ver Fennekin indo salvá-la *---* Tão linda! Além do mais, é Serena sendo o mais pró-ativa que já vimos nesta série desde que ela começou, então é praticamente o que faltava. Com o problema resolvido, o vídeo fica pronto e depois de Serena heroína, é hora de ver Serena lindinha no vídeo pronto.

No fim das contas, “Hora da Estreia! PokéVisão com Serena e Fennekin!!” trouxe um certo desenvolvimento para Serena e foi definitivamente melhor que o episódio dos Rhyhorn, especialmente por não colocar a menina fazendo tudo pelo Ash (é uma evolução ela decidir fazer o vídeo com Clemont e Bonnie), e foca mais na sua relação com a pequena e linda Fennekin. Mas ainda assim, ela quer saber o que Ash achou do vídeo no final e não dá pra ignorar a sensação de que ela só decidiu fazer o clipe porque o garoto elogiou o da tal Elle. Sinceramente, eu espero MUITO o dia em que vamos nos livrar desse shipping idiota. Veja bem, Serena é uma personagem mais fraca de personalidade (principalmente quando temos Ash, Clemont e Bonnie, todos muito interessantes) e o fato de que ela não tem nada de especial pra fazer, nenhum tipo de competição decente – até hoje ela nunca teve uma batalha de verdade – só pioram a situação. E, sejamos francos, Ash não dá a mínima pra ela. Eu ODIARIA se no fim das contas, Serena viajasse só pra ficar fazendo coisas para impressioná-lo e depois de 300 episódios percebesse que isso significa nada. Seria muito patético.

Além disso, o PokéVisão pode render sim algo no futuro. Tem a possibilidade de a tal Elle aparecer, e em seu vídeo Serena faz um convite de que quem assistir a seu vídeo, vá falar com ela. Talvez algo útil surja daí, um desafiante quem sabe, e ela tenha sua batalha afinal – e tomara que não seja lá no 50° episódio. Eu também acharia engraçado se no fim das contas Clemont arranjasse uma pretendente também. Entretanto, fazer vídeos não é algo muito interessante e não gera uma competição muito legal. Que a criatividade dos roteiristas aflore e eles nos deem algo tão empolgante quanto os Torneios! Potencial não falta.

Algumas considerações finais:

→ O episódio passado, que mostrou o confronto entre Viola e Grant, alcançou 5,4% da audiência dos japoneses. Já este episódio da Serena, que foi exibido no Japão junto de um especial da Íris (sobre o qual não farei charithought), conquistou 5,6%. Poder feminino!
→ Em certo momento, Serena fala que todas as meninas devem cuidar da aparência >.< Sério, eu JAMAIS deixaria Serena ser um exemplo para minha filha. Aliás, olha o estrago que as filosofias dela geraram na pobre Fennekin :o Moça, você é machista;
→ Durante o episódio, tanto a Equipe Rocket quanto Clemont falam muito nos Estúdios Pokéstar (Pokéwood no Japão) da região de Unova dos jogos Pokémon Black 2 & White 2;
→ Que ataque é aquele roxinho que Fennekin usou para escapar da Equipe Rocket hein? Alguma aposta?
→ Chespin, Dedenne e Bunnelby tbm estão tão fofinhos neste episódio e olha que Dedenne nem precisou fazer nada, só ser excluído por Clemont =P
→ A quem estou enganando, estou só enrolando aqui agora, então vou deixar essa postagem aqui pra vocês e tchau ^^

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

14 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. o ataque é fogo fatuo(labareda)
    ps:esse ataque é fire ou ghost?

    ResponderExcluir
  2. Como esperei pra essas suas palavras! Pensei que você ia se animar mais nesse episódio, já que esperou tanto por isso e-e E sobre o golpe, pode ser que era um Brasas mesmo, na Bulbapedia só diz que ela sabe "Ember" e "Flamethrower", talvez seja a iluminação que mudou a cor do golpe... Mas do mesmo jeito pode ser o Psyshock, pesquisei "Fennekin Psyshock" no Google e apareceu algumas cenas do episódio.. Então não sei ao certo

    ResponderExcluir
  3. Boa review, eu também quero que Serena arrume o que fazer da vida logo XD
    Falando no especial da Íris, lembra quando você disse que tinha medo que saísse um Volbeat do matinho de Kanto? No especial tinha Gible e Rayquaza em Johto .-.

    ResponderExcluir
  4. o ataque que Fennekin usou é o Psyshock.

    não vou comentar nada pq odiei essa review :(

    , bom sorte ai na próxima ....

    ResponderExcluir
  5. nossa Sir vc exculaxou a menina coitada u.u

    eu adoro suas reviews mas essa foi cruel, vc geralmente
    mostra os varios pontos positivos dos eps
    mas essa só teve criticas ruins.o episodio tem
    varios pontos positivos:

    -Serena aprende a se defender pra compensar o XY004
    -a afinidade da Serena com Fennekin aumenta
    -fennekin finalmente aprende 2 ataques
    -Serena e Clemont finalmente interagem um com o outro ja que ele resolve ajuda-la.
    -o robo do clemont detona a Serena deixando ela cheia de fuligem(kkk carma ou vingança do XY018?)

    ,mas vlw ai :(

    pesquisei muito na net e percebi que sou o unico que achou a Serena linda nesse episodio, i-nex-pli-ca-vel

    ResponderExcluir
  6. Sir Charizard... Creio que aquilo seja um Psyshock...

    ResponderExcluir
  7. Acho que o Foguinho Roxo deve ser o início de um Will-O-Wisp

    ResponderExcluir
  8. Cara não é assim não. No episódio é possível ver visivelmente que Ash tem um bloqueio quando Serena aparece fantasiada de Fennekin (provavelmente achou ela atraente, mas não falou nada).
    O que eu não gostei no episódio foi o problema que o Fennekin tem de ir pra lama -.- Ridículo isso véi. Se esse Fennekin dela não for macho, então ele é muito biba, porque sinceramente... o pokémon prefere ser capturado por outros ao invés de atravessar uma lama pra encontrar seu treinador...
    PS: Eu acho que quem deveria estar no Battle Chateau seria a Serena e não o Ash (Ash já ta na Liga, pra que fazer mais isso pra ele!?)

    ResponderExcluir
  9. Bem, eu achei o episódio mt bom, dando foco a Serena e talz, mas eu acho q sou o ÚNICO q ve um claro objetivo da garota. Ela quer ficar com o Ash (isso todo mundo ja sabe mesmo :P). Mas eu vejo ISSO como um objetivo, e um dos meus preferidos, graças a originalidade (me referindo as outras garotas portagonistas, não outra como aquela garota da liga Johto). Não vemos uma protagonista feminina original de Ash desde AG, pois Dawn tem o mesmo objetivo de May e Íris tinha um objetivo quase identico ao de Misty (uma mestre de dragões; outra de água), além de certas características muito semelhantes. E se você acha q isso não é o objetivo dela, só pense: Por qual motivo Serena saiu na jornada dela? Para encontrar Ash. Ela acaba por segui-los por causa de quem? Do Ash. Se você parar para pensar, A maioria dos companheiros do Ash tinham um objetivo pensando no futuro. Ash = Melhor mestre pokémon. Brock = Criador, Misty/Íris = Melhor treinadora de aquáticos/dragões, querendo conhecer tudo sobre eles. May e Dawn= Top coordenadoras (para se tornarem famosas, por exemplo). Max = Conhecer os lugares e Pokémon de Hoenn para futura experiência como treinador. Cilan = Entender os segredos de treinador do Ash para se tornar um Líder de ginásio melhor. Bonnie = Arranjar uma esposa para Clemont. Clemont vou dar como uma exceção, já que ele não tem um objetivo muito claro (o q me faz pensar porque ninguém reclamou disso por ai :D), apenas querendo viajar com Ash (talvez ele queria uma amigo? é o que eu imagino...). e finalmente Serena. Antes que reclamem, é possível ver que a maioria deles pensa em um futuro seguido desse objetivos; Serena não é diferente. Ela quer ficar para sempre com Ash (ou pelo menos até a série acabar...). Além de tudo, todas as garotas saíram com já saber o que fazer e seguiram até o fim (salvo May, que descobriu em poucos eps. o que ela faria). Isso me faz crer que o objetivo mais exato para Serena é esse. E antes que falem que, mesmo com esses argumentos, isso não é possível considerar como um objetivo, pensem nas seguinte situação: Você começou a gostar de uma garota/o e você quer muito ficar com ela/e. Isso claramente se torna um objetivo, onde você pode fracassar ou não, se pensarem bem. Aqui não é diferente. Ash salvou Serena da floresta, já que estava perdida, e se ele não aparecesse ela poderia ter mofado naquele lugar para sempre (sendo que, ninguém saberia onde ela estava) e quer agora ficar com ele como em qualquer história de o Herói salvar a mocinha, então começou a sentir algo por ele. Quando viu ele na TV, ela ganhou um objetivo; ver se ele lembra dela do acampamento, e quem sabe, ficar com ela. Eu acho que esta história dela da bem mais assunto, pois, diferente das outras garotas, agente nunca sabe se ela vai fracassar ou não (sinceramente, depois q May perdeu o Grand Festival, imaginei q a outra tentativa dela e de Dawn seriam em vão, no estilo Ash Ketchum, já Misty e Íris Não tem como os completar enquanto existirem novos pokés água/dragão a cada gen). Além do mais, Serena faz muita coisa tbm, como foi nos eps 14 (assustando os outros) e 20 (sendo irritada pelos hapers), além de ver os Pokémon que Ash já conhece em sua pokédex e dar sua opnião em diversos eps. Bem, é isso. Por favor n vem dar uma de hater pra cima de mim, essa é minha opnião, junto ao fato de Serena ser minha preferida até agora. E desculpe pelo texto GG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a ideia de o objetivo da Serena ser o Ash pode render uma evolução pra personagem muito grande.
      Talvez se tivermos mais ginásios ou a volta de algum tipo de concurso alguma garota possa participar de uma batalha de ginásio/um concurso e o Ash ficar impressionado com ela, o que vai fazer com que ela também queira impressiona-lo, trazendo um objetivo pra nossa tão incerta protagonista.
      Seria muito interessante se por algum motivo o Ash se encontrasse com todas as antigas parceiras de viagem(A Íris não é de suma importância nesse caso), talvez todas estivessem em Kanto e decidissem visitar o garoto. Serena poderia morrer de ciúmes e ao mesmo tempo descobrir os Contests, que por acaso seriam PERFEITOS pro estilo da personagem. Ela veria como as antigas parceiras impressionam o Ash pelas suas determinações e objetivos, e talvez ela acabasse buscando algo do tipo pra ela.

      Excluir
    2. Acho que já exploraram demais os contest com May e Dawn... Serena até poderia fazer algo além de tentar ficar com Ash, mas acho que dariam muito foco à ela (eu sinceramente acho ela um pouco mais desenvolvida que Clemont, que realmente só participa da história fazendo suas invenções e teve foco em uns 3 ou 4 eps. até aqui, Serena até pode ter tido menos episódios, mas participa bem mais no grupo (principalmente com Bonnie) do que Clemont, mas enfim...). Uma coisa q até vejo ela fazendo é ajudar a mãe dela em algumas coisas nas corridas, mas além disso, não. Se for para ela entrar em contests, espero que seja só para experimentar mesmo, e n como um objetivo. Prefiro que ela fassa várias coisas menores, se preocupando principalmente no seu objetivo principal (Ash); do que ela fassa uma outra coisa recorrente a seu amor pelo garoto de Pallet, mas, novamente, minha opnião

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال