Review: Pokémon XY009

 

Meu-Arceus-do-Céu! Eu tô atrasado demais!
(parece haver um padrão aqui pq eu tbm estava SUPER atrasado qdo postei essa review no blog em 13 de dezembro de 2013. O lance é que, como eu disse semana passada, eu ando bem ocupado com o trabalho. Além disso, no meu tempo livre eu acabei usando pra assistir a Hunter X Hunter e Sakura Card Captor - sim, eu assisto a outros animes, mas só esses dois e todos dublados em português - e também tem o fato de que comecei a ver Death Note pelo Crackle. Então, eu acabei esquecendo também =O
Mas estou postando esta review agora tarde da noite e sábado à tarde eu postarei a seguinte - pra dar tempo de vocês lerem esta primeiro.

Agradeço mais uma vez pelos comentários, mas tenho duas observações pra fazer: 
→ Não sou a melhor pessoa para procurar se os seus Pokémon XY deram defeitos, mas eu posso garantir que já usei o Pokémon Bank diversas vezes e nada de ruim aconteceu.
→  O episódio "Quando Mais Brigas Melhor" não foi banido em alguns países por falar de romance. O anime tem váááááários outros episódios falando de romance que nunca geraram problemas nenhum com psicólogos. Ele foi banido porque os personagens falam em "guerra dos S E X O S". A palavra "sexo" é que foi o problema, não o romance em si;

 #XY009/#813Recupere o Ginásio de Lumiose! O Segredo de Clemont!! 

Alguns episódios de Pokémon são feitos com tanto capricho, cuidado e amor que é impossível, mesmo a um Pokéfã velho como eu, não se sentir envolvido de forma especial. É feliz ver que Pokémon XY tem sido uma série extremamente bem-sucedida nesse quesito. Já existem várias razões para elogios com apenas nove episódios. É incrível porque eu sinceramente não esperava que fosse começar tão bem e tampouco esperava ter um episódio deste nível tão cedo de novo na série. Como eu já falei antes, Best Wishes! deixou um trauma incrível nos Pokéfãs espalhados pelo mundo. Há um medo abertamente expresso de que alguma hora a qualidade vai cair e todos vamos nos decepcionar de novo.


Entretanto, semana após semana, toda a equipe responsável por construir o episódio semanal de Pokémon XY – roteiristas, animadores, compositores da série, dubladores – parece estar realmente disposta a recuperar a confiança dos fãs perdida nos últimos três anos. Há um esforço genuíno em nos lembrar que eles nos conquistaram com a série original, renovaram nosso entusiasmo em Advanced Generation e mostraram a capacidade de contar histórias em Diamond & Pearl. Afinal, mesmo com as falhas que todas as séries anteriores tiveram, são esses os mesmos caras que em algum momento nos atraíram para essa jornada Pokémon que já dura mais de 15 anos!

“Recupere o Ginásio de Lumiose! O Segredo de Clemont!!” é o segundo episódio totalmente dedicado a um dos acompanhantes de viagem de Ash, e se no de Serena havia faltado capricho, no de Clemont há esmero em cada detalhe... e não apenas neste episódio de forma isolada, mas também em tudo o que nos trouxe até aqui. Este dá significado a vários pequenos momentos dos oito episódios anteriores que serviam como pista para os eventos deste episódio. Um exemplo é que logo após Ash desafiar Clemont no primeiro episódio de Pocket Monsters XY, Bonnie insiste que o irmão aceite o desafio, pois seria um bom “teste”, provavelmente se referindo à batalha com o robô para o qual o jovem devia estar se preparando, assim como o fato de Bunnelby ter ataques do tipo Solo ser fundamental no processo para derrotar os Pokémon Elétricos de Clemont em posse do Cledroide (Citoroid). Outro ponto ótimo é que o roteirista deste episódio não fica explicando essas coisas com tantos detalhes, deixando para os fãs fazerem as conexões necessárias (aliás, a galera sagaz já espalhava esses rumores desde o dia #1 e eu nem dava moral =P).

Falando em roteirista, “Recupere o Ginásio de Lumiose! O Segredo de Clemont!!” foi escrito por Shoji Yonemura que começou a trabalhar em Pokémon na Liga de Índigo com o belo e choroso “Perdidos na Neve!”, mas se destacou mesmo na Liga Johto. Se sobram fillers nessa saga, Yonemura sem dúvida não pode ser culpado, tendo escrito episódios excelentes como “Ash Ganha a Insígnia Zefir”, “A Temporada de Caça”, “Batalhas Quentes!”, “Nas Ondas do Rádio!”, “O Jogo do Poder!”, “A Força de Steelix!”, “Amor ao Estilo Pokémon” entre outros. E se foi em Johto que as batalhas de Ginásio começaram a ter sua devida importância, Yonemura também é o responsável. São creditadas a ele as batalhas contra Falkner, Bugsy, Jasmine e Clair em Johto (e aparentemente ele é fã de Charizard e Cyndaquil também, o que lhe dá créditos extras comigo). Sendo assim, nada mais apropriado que ele ser responsável pelo episódio em que Clemont tem que recuperar a autonomia sobre seu Ginásio.

Aliás, o fato de Yonemura ter roteirizado um episódio desta importância e com tanta conexão com o primeiro, que fora roteirizado por Atsuhiro Tomioka, também demonstra uma maior ligação entre os roteiristas da série. Em Diamond & Pearl, por exemplo, Tomioka – que já era o planejador da série na época – se encarregava pessoalmente de todos os episódios mais importantes para a história que estava sendo construída na Saga Sinnoh, deixando os demais para os seus colegas, então ver ele compartilhando esse trabalho com os demais roteiristas e eles sendo capazes de manter essa consistência de forma e contar essas histórias tão bem é algo que merece reconhecimento, sem dúvida!

O episódio traz Ash e cia de volta à Cidade de Lumiose, a maior cidade já criada para um jogo Pokémon e provavelmente a mais difícil de se explorar também. Então dá pra entender Serena perfeitamente quando ela diz que não teve muito tempo de explorá-la na primeira vez que esteve lá – especialmente naquela fase que ela estava apressada para encontrar Ash. Mas a empolgação da menina com a cidade grande é logo interrompida com a chegada de Limone, o papai-mecânico-galã-herói-nas-horas-vagas de Clemont e Bonnie! Eu havia estranhado a ausência de um pai ou uma mãe para Bonnie e Clemont logo que eles haviam começado sua jornada – nem tanto pelo Clemont, mas sim pela Bonnie, por ela ser muito novinha –, então é ótimo ver Limone chorando de saudade e abraçando seus filhos sumidos com tanta intensidade. A interação entre pai e filhos é muito boa e só mais uma adição aos ótimos relacionamentos entre personagens que esta saga tem desenvolvido de forma tão agradável.

Outro aspecto muito positivo é a confiança que Limone deposita em seu filho. Aliás, não é exagero dizer que Clemont é um dos personagens mais bem trabalhados em todos esses anos de Pokémon. Assim como nos jogos, ele é um jovem Líder de Ginásio prodígio, que além de possuir ótimas habilidades de batalha, também entende muito de tecnologia, mas os roteiristas do anime não pararam por aí. Ao longo desses nove episódios, ele tem demonstrado possuir um conjunto de características que fazem dele um dos personagens mais redondos já apresentados. Ele é todo nerdão, corre com dificuldade e é meio desengonçado, e às vezes hesita demais antes de tomar uma decisão e um pouco medroso, mas é capaz de reunir coragem quando realmente necessário. E enquanto ele batalha com paixão (bem o bastante para ser um Líder de Ginásio, o que também justifica por que seu pai não se preocupa de Bonnie estar com seu responsável irmão mais velho ~ao menos dentro do universo de Pokémon), também adora construir suas engenhocas tecnológicas que ora funcionam muito bem, ora falham miseravelmente.

O episódio trabalha muito bem esses aspectos bons e ruins do personagem (sua engenhosidade em ter criado um robô com inteligência artificial muito avançada capaz de assumir a função de um Líder de Ginásio, seu medo de enfrentá-lo, sua vergonha de tê-lo feito...), enriquecendo-o como personagem e facilitando sua identificação com o público. O episódio também tem vários momentos lindos de interação entre os personagens, como todas as com Limone e seus filhos, a forma como Bonnie sempre acoberta Clemont, Ash e Serena lhe dando suporte e encorajando-o. Isso sem mencionar o reencontro de Clemont com seus Pokémon: é lindo vê-los comemorando seu retorno – Heliolisk *---*.

Tudo isso acompanhado de uma animação de encher os olhos. O episódio teve a mesma qualidade dos melhores episódios desta saga, com ótimos movimentos de câmera, cenas rápidas e dinâmicas nos momentos de ação, zooms certeiros nas expressões dos personagens e iluminação ideal para deixar cada cena o mais bonita o possível. Vale destacar também o momento que os Treinadores invadem o Ginásio de Lumiose, que é uma pequena sequência de ação, e se deparam com Cledroide. A forma como o androide é apresentada é digna de elogio e já dá todo o tom de importância e urgência que a cena precisa. O confronto no Ginásio de Lumiose também consegue combinar uma excelente batalha, repleta de excelentes estratégias animadas com muita inspiração e momentos sensíveis, em que Clemont tem que vencer a si mesmo.

À batalha segue uma bela sequência de Clemont reparando seu robô e aqui eu gostaria de apontar o excelente trabalho realizado pelos dubladores japoneses. Yuki Kaji, que faz a voz de Clemont, consegue dar uma força incrível a cada momento de seu personagem, transmitindo suas inseguranças, sua determinação, seus momentos de embaraço, todos com uma atuação impecável. Também merece elogio o dublador do Cledroide – na bulbapedia não diz quem é –, que também consegue transformar seu robô de androide assustador que vai comer seu fígado para aquele amiguinho legal em instantes! Isso sem contar a trilha sonora de Shinji Miyazaki, impecável a cada instante e eu torço para que a TPCi (The Pokémon Company Internacional) não arruíne tudo trocando-as por músicas genéricas de seu acervo.

O episódio ainda tem uma bela conclusão com Clemont e Bonnie anunciando que vão viajar com Ash e Serena e falando o que aprenderam com eles. É incrível porque eles fazem um flashback aqui, apenas no nono episódio, mas é tão poderoso que vence fácil muitos outros momentos como este já feitos na série em despedidas, por exemplo. Enfim, este é fácil um dos meus episódios favoritos. Eles conseguiram reunir num episódio só desenvolvimento de personagem, batalha excelente, belas interações entre os personagens, além de uma parte técnica impecável! E o melhor é que: não é a primeira vez nesta saga que eles fazem isso. É de encher os olhos ver um episódio de Pokémon ser realizado com tanto carinho e eu espero que este cuidado com a série dure muito tempo, porque eu quero aproveitar cada minuto!


Considerações finais: 

Isso já deu três páginas e eu deixei muita coisa que eu queria comentar de fora. COMOFAZ???;
A Cidade de Lumiose é um local extremamente grande nos jogos Pokémon X & Y com muita coisa pra se fazer, lugares para visitar e explorar, pessoas com quem conversar, e Treinadores para batalhar. Chega a ser massante ter tanta coisa pra fazer num lugar só e especialmente em um em que é tão fácil se perder. E se no jogo essas áreas vão sendo liberadas aos poucos, – devido a um blecaute que afetou mais da metade da cidade e vai sendo consertado aos poucos – no anime, a cidade toda está aberta a exploração. Eu estou achando interessante como os roteiristas tem conseguido manter o foco em alguns locais da cidade para evitar um exagero; 
E esse Magneton se separando hein??? É uma coisa que já estava presente em alguns jogos da série, inclusive em Pokémon X & Y, mas eu ainda fiquei surpreso de ver isso sendo mantido no anime;
Nossa, eu citei muitos episódios antigos neste charithought! Socorro:
“Perdidos na Neve!” é aquele episódio inesquecível com aquela cena inesquecível de Ash na caverna de gelo protegendo Pikachu de uma tempestade de neve com seu próprio corpo e então sendo acompanhado por seus Pokémon :'(. Lindimais!;
Em “Ash Ganha a Insígnia Zefir”, Ash derrota Falkner e ganha a Insígnia Zefir =P;
Em “A Temporada de Caça”, Ash pegou Cyndaquil;
“Batalhas Quentes!” é o episódio em que Ash ensina seu Cyndaquil a concentrar sua chama;
“Nas Ondas do Rádio!” é aquele episódio louco em que Ash, Misty e Brock conhecem a DJ Mary da rádio de Quinhão Dourado (que Goldenrod o que!) e ainda participam de uma rádio-novela louca!;
Em “O Jogo do Poder!”, Gary nos apresenta seu Umbreon;
Em “A Força de Steelix!”, Ash derrota o Steelix de Jasmine com Cyndaquil;
“Amor ao Estilo Pokémon” é o episódio da Conferência de Prata em que Ash enfrenta Macey, uma menina caída de amores por ele;

Gente, sério QUE LINDO SERENA DIZENDO QUE VAI CUIDAR DA BONNIE E QUE LINDO AS DUAS DORMINDO JUNTAS E QUE LINDO O PIJAMINHA DE TYRANTRUM DA BONNIE! *-----*;
Hm e o mascarado do Blaziken aparece de novo. Quem será ele? OMG OMG OMG Mistério demais, gente. Será que é o Cledroide??? Mistério, mistério.

Falando em Cledroide, eu adoro com o androide tem dificuldade para computar a gentileza de Clemont com ele logo após ser derrotado na batalha e então, após o reparo, é capaz de simpatizar com a situação de Clemont e Bonnie e promete ser bonzinho e cuidar da casa e do Ginásio. Sério, eu quero um Cledroide pra mim!;
Eu também adoro a cena em que Serena pergunta a Clemont por que ele se tornou um Líder de Ginásio. Droga, eu adoro TUDO nesse episódio. Não dá pra comentar tudo T_T;
Nos jogos, Clemont também tem um Emolga. Estou chutando que esse Pokémon foi trocado por Magnemite no anime já que tivemos Íris com Emolga na saga passada. Aliás, palmas para como os roteiristas conseguiram contornar o lance de Ash não enfrentar esse Ginásio agora. A ideia de que ele quer atingir a meta estabelecida por Clemont como a ideal é ótima e também promete incitar uma rivalidade temporária entre os dois. Clemont tem que treinar para esse desafio e, mesmo viajando com ele, Ash terá que se preparar. Aliás, com seu time atual, Ash não tem nenhum Pokémon ideal para enfrentar o time Elétrico de Clemont! Eu só fico curioso pra saber se Ash enfrentará o time de jornada de Clemont ou seu time do Ginásio... ou uma mistura de ambos. Mal posso esperar; 
→ Furfrou é campeão! O oitavo episódio de Pocket Monsters XY, o primeiro “filler” da saga, teve a maior audiência desta série até aqui: 6,2%. Além de superar a estreia da série, também ficou em quarto lugar no ranking semanal! Já este episódio de Clemont conseguiu atrair 5,5% do público, mantendo a alta observada nas últimas semanas e mostrando que o anime está recuperando estabilidade de audiência no Japão;
Também estou já imaginando possibilidades futuras para o Cledroide voltar a ser importante para a história. Bom, quer os roteiristas usem-no no futuro ou não, ele é um ótimo dispositivo de roteiro para se ter em mãos e criar possíveis novos problemas;
A cena do beijo entre Ash e Serena foi cortada da versão final do episódio porque os roteiristas decidiram ir com algo mais inovador e estão apostando num novo ship:

Brinks, gente. A imagem do beijo era um fanart. A imagem acima também. Este abraço aqui não =P;

Te cuida, Ash. Serena está de olho. 








  • Imagens e gifs: tumblr, filb e Gustavo Henrique


Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

6 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Estou acompanhado a saga Best Wishes! Admito que a temporada Black & White teve uma queda drástica de qualidade em comparação às anteriores, mas agora estou na temporada Destinos Rivais e os episódios deram uma melhorada. Já não acho Iris e Cilan tão chatos, apesar dos discursos sem fim dele serem chatos mesmo. Vou esperar a temporada XY ser dublada aqui no Brasil para poder assisti-la.

    ResponderExcluir
  2. so vi esse review agora to morto de sono kk
    mas vale a pena eu amo suas review faz os eps terem um ar diferente, nunca teria percebido a cena de pikachu e fletchling dando privacidade a ash e Serena se vc n tivesse falado
    , pela octogesima vez o ep da Serena foi bom sim ›‹ é que o ep dela focou no lado sentimental dos personagem, da relação dela com ash, e dela com os rhyhorn *_*
    ja esse focou mais na coragem e determinação de um gym leader que o clemmont é, e na cooperação do time,
    aniway essa review foi otima ,meio complicada de entender mas otima vlw

    ps-achei a cena da Bonnie de pijama de Tyruntrum muito bocó (vingança do review 007)

    kkkk brinks as duas tão fofas vlw ^^

    ResponderExcluir
  3. hahaha esse episódio da Serena me perseguirá pra sempre XDD mas eu disse que esse do Clemont foi mais caprichado. A animação, por exemplo, está muuuuito superior. Os chifres dos Rhyhorn vão me traumatizar pra sempre
    Obrigado por ler minhas matérias mesmo assim <3

    ResponderExcluir
  4. Nossa suas Review são perfeitas *u* nau vou perder nenhuma! :) Faça mais desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  5. Sir!!
    Passei aqui pra te deixar um dica pros seus reviews que aparentemente passou batida quando vc tratou do episódio do Silveon.
    Depois confira a semelhança de Froakie/Naruto... nas cenas e nos seus movimentos...
    Acho que tá rolando uma referência ao outro programa da TV Tokyo (ou simplesmente aos ninjas mesmo).
    Dê uma olhada no preview de semana que vem.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Esse também é um dos meus episódios favoritos por tudo que foi falado na review, e pelo modo tão perfeito que explicaram o motivo do Ash não ter sido permitido desafiar o ginásio quando chegou em Kalos.

    Eu tinha achado bem estranho esse negócio de só desafiar um ginásio quando tivesse uma certa quantidade de insígnias, mas ficou muito bem explicado o real motivo disso.

    Uma das parte que eu mais achei engraçada foi o Clemont e a Bonnie sangrarem a alma nos episódios passados pra esconder o segredo, e ai chega o pai dele e joga tudo por água abaixo dizendo "líder do ginásio de Lumiose que todos se orgulham" kkkkk


    "Mas a empolgação da menina com a cidade grande é logo interrompida com a chegada de Limone, o papai-mecânico-galã-herói-nas-horas-vagas de Clemont e Bonnie! "

    Esse trecho da review é bem revelador kkk


    ps. eu jurava que o motivo do episódio das brigas e romance em Hoenn ter sido banido fosse pelo romance, é verdade, tinha guerra dos sexos lá também.
    Mas não me importa mais tanto, a May que fique lá com seus Contests porque o Ash encontrou seu amor de infância, a garota de Yggdrasil, Serena.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال