Review: Pokémon XY 007

Ei ei ei, pessoal!
Sem atrasos desta vez, mais uma review de Pokémon XY pra vocês!
Aliás, muito obrigado pelos comentários de vocês! *-* Vocês tem sido uns lindos neles. Tem me dado muita alegria e motivação a continuar.
E se você ainda não leu a review de Pokémon XY 006, é só clicar aqui. E tem mais!
Também gostaria de informar que ganhei meu cantinho próprio aqui na PBN e clicando em VALE CHARICÍFICO na parte Nossas Atrações no menu à sua direita, vocês tem acesso a todos reviews publicados anteriormente e também às muitas milhares de matérias que virão nesse meu contrato de 10 anos com o site.
Só lembrando que esta matéria foi originalmente postada em 26 de novembro de 2013.



#XY007/#811 – Deixe Tudo com a Serena?! A Selvagem Corrida Rhyhorn!!



É muito comum depois de um (ou dois) episódio TOP de uma determinada série você ter um menos caprichado (especialmente em séries longas). E esta é basicamente a forma como eu posso caracterizar este sétimo episódio de Pocket Monsters XY: menos caprichado. Isso não é dizer, porém, que o episódio é ruim, de forma alguma, mas enquanto ele tem muitos pontos positivos que valem o elogio, ele também tem alguns defeitos que não me passam despercebidos.




Depois de sua estreia na série como uma espécie de minijornada paralela às aventuras de Ash, Serena finalmente tem sua chance de ganhar os holofotes e se já era fácil gostar dela em suas pequenas aparições, é impossível não se encantar depois deste episódio. Serena é amável, simpática, fofa, amigável, vaidosa, atenciosa, bonita, estilosa e amada pelos Pokémon! Além disso, os roteiristas parecem estar mesmo decididos a investir pesado na tensão romântica entre ela e Ash e a provar que ela é uma boa candidata para futura esposa do Palletiano, já sabendo até assar biscoitos! O episódio já começa com Serena mostrando não saber o que fazer da vida agora que finalmente encontrou Ash, até que o garoto de Pallet lhe faz o convite irrecusável de se juntar a ele e cia em sua jornada por Kalos, fazendo desta a primeira vez que Ash convida alguém para viajar com ele! Uma rápida retrospectiva:

 
Misty decidiu seguir Ash para cobrar a bicicleta;
Brock, Tracey e May pediram para viajar com Ash;
Norman e Caroline sugeriram que Max viajasse com Ash e May;
Dawn sugere se juntar a Ash e Brock em sua jornada;
Iris e Cilan blábláblá;



A bela garota fica primeiro sem palavras, mas depois aceita, encorajada de forma especial por Bonnie, e Clemont, e já vai se empolgando pegando seu apetrecho das Três Espiãs Demais que parece um estojão de maquiagem, mas, na realidade, é o mapa da região de Kalos! Aliás, eu adoro como Bonnie parece gostar muito de Serena. As duas parecem dar supercerto como amigas desde que se conheceram dois episódios atrás e é legal ver isso sendo mantido na série, porque eu adoro essas interações. Entretanto, aqui começa meu primeiro problema com o episódio: particularmente, acho no mínimo frustrante ver que Serena saiu de casa para encontrar Ash e lhe agradecer =P Tipo, ela fez toda essa viagem para conhecê-lo e ele nem se lembrou dela! E se ele decidisse ir embora com seus amigos e nem desse muita atenção pra ela? É triste se pensar nisso. O objetivo dela girou completamente em torno do Treinador. Isso meio que a enfraquece porque a esvazia de uma motivação pessoal. Em comparação, Misty, May, Dawn e Iris, partiram em suas jornadas com objetivos próprios em mente. (No caso de você questione May, o objetivo dela era viajar. Ela começou sua jornada Pokémon para viajar. Depois decidiu ser Coordenadora).



O episódio foi escrito por Akemi Omode. Omode começou a roteirizar episódios de Pokémon durante a fase Pocket Monsters – Best Wishes! Season 2: Episode N e como eu não acompanhei essa série, não sei muito do que ela é capaz ainda. Felizmente aqui, ela conseguiu meio que compensar a falta de motivação inicial de Serena mostrando não apenas talentos da Treinadora – que nem ela mesmo parecia perceber, o que abre possibilidades para um apoderamento (necessário) da personagem – como também mostrando possibilidades para o seu futuro. Serena entende de Corrida de Rhyhorn, como lidar com esse Pokémon, também sabe como fazer biscoitos para agradar aos amiguinhos e tem um Fennekin disposto a batalhar, algo que ela própria acaba descobrindo gostar no final (e aqui já abro a campanha "Para de pensar no Ash e dê atenção pr'esse Fennekin lindo que te ama, Serena!").



Honestamente, não gosto de Amourshipping, o lance romântico entre Ash & Serena, e a forma como isso é feita pelos roteiristas até me incomoda um pouco em alguns momentos (por que Serena deu os biscoitos do Ash e demorou tanto para entregar os de Clemont e Bonnie, por exemplo?), mas o flashback dos dois merece elogio. Primeiro foi uma surpresa pra mim eles já terem revelado do que se tratava tudo neste episódio. Eu sinceramente achei que eles iam enrolar isso por anos – tipo o segredo do apelido da Dawn, sabe. A cena é muito linda, sem dúvida a minha favorita de todo o episódio! A animação, a música, a forma como os personagens são escritos (o Ash criancinha fazendo o feitiço pro dodói desaparecer *--*) tudo contribui para uma sequência perfeita. É então que Ash se lembra.



Aliás, tem um detalhe recorrente neste episódio que eu gosto muito: Serena se decepcionando com Ash. A primeira é logo depois que ela tá contando o que aconteceu e aí ela recorda como ele não lembrou, e faz um beicinho, decepcionada. Ela torna a fazer o beicinho de decepção quando ela aparece com a roupa da Corrida Rhyhorn e é elogiada por Bonnie e Clemont, mas Ash não lhe dá atenção, fascinado com a própria roupa. E depois no finalzinho quando Ash come rápido demais os biscoitinhos que ela fez.



Um grande erro do episódio é a Corrida Rhyhorn, que de selvagem mesmo não tem nada. Teria sido mais honesto chamar de “A Regular Corrida Rhyhorn!!”. Como o episódio estava muito focado em trabalhar Serena e Ash, a competiçãozinha serviu mais como dispositivo de roteiro. Não há nada realmente empolgante nem diferente sobre elas e embora Serena tenha explicado que aquela pista da Cidade de Smillville – a primeira cidade original da região de Kalos do anime, que parece fazer alusão à cidadezinha onde o Superman cresceu =P – era uma pista padrão, dando a entender que podem existir algumas mais interessantes, o conceito aqui é bem decepcionante se você comparar com outras corridas de Pokémon que o anime fez no passado. Chega até mesmo a ser um alívio quando Serena diz que esse não é o seu sonho na jornada.



Os Rhyhorn nesse episódio são retratados de forma até coerente. É legal você ver detalhes sobre eles sendo levados em conta – como o fato de que você não deve se aproximar deles por trás – ou que uma vez que eles começam a correr, tem dificuldade para fazer curvas, mas aí mostram o Rhyhorn bebendo água, o que é uma coisa que particularmente me incomoda. Além do mais, aparentemente mais difícil que montar um Rhyhorn é desenhar o chifre de um porque os tamanhos e até os formatos dos chifres deles mudavam constantemente durante o episódio. Isso graças à animação inconstante, supercaprichada em alguns momentos (como o citado flashback e a cena final, por exemplo), mas em outros deixa o cabelo do Clemont parecendo uma peruca. E o que dizer daquelas grades que eram grandes o bastante para Pikachu passar por elas hein?



Depois de sua ausência em dois episódios, a Equipe Rocket retorna aqui numa participação bem menos inspirada que as anteriores e que parece ter sido usada mais para preencher tempo que tava sobrando no episódio – eles nem mesmo tentam revidar o ataque dos pirralhos. Entretanto, eu fiquei muito feliz com a forma como Ash não faz absolutamente NADA no fim para pará-los. É o Bunnelby de Clemont quem para os vilões, é Serena quem tira a bugiganga tecnológica deles com Fennekin – ela bota fogo em Jessie e James e acha que isso é lutar, coitada =P – e é o próprio Clemont quem quebra a máquina libertando os Rhyhorn, que mandam os vilões decolando de novo. É ótimo não ter Ash finalizando os vilões como de costume.



Em seguida, temos minha segunda cena favorita do episódio: os novos amigos de Serena se apresentando para a mãe dela. Eu sempre gosto de ver Ash e cia agindo como as crianças que são, então é divertido vê-los brigando pela atenção no videofone. Eu também gosto como o episódio não apenas se preocupa em trabalhar Serena e seu relacionamento com Ash, mas também valoriza aquilo que ela aprendeu com sua mãe e a cumplicidade das duas. A cena final com o quarteto começando sua jornada ficou bem bonito e o gesto de Serena de ter assado biscoitos para todos em segredo também é muito lindinho.


Agora ficam mais umas perguntas no ar: aquela cena bocó de Serena sendo jogado no chão para ser lambida por uma horda de Rhyhorn serve para algum propósito ou foi só uma cena idiota mesmo? Será que Serena exerce algum tipo de empatia sobre os Pokémon – afinal foi o grito dela que mobilizou Pikachu no Ginásio – ou eu estou superelaborando coisas sem qualquer relação? Será que essa ligação se estende só aos Rhyhorn e no fim das contas ela vai ser uma Corredora de Rhyhorn mesmo em competições (Arceus queira!) mais interessantes? Ou será que estamos prestes a ver algo completamente novo que envolve batalhas também? Eu sinceramente estou muito curioso para ver o que Serena fará nesta jornada.



Considerações finais:

E Pokémon XY voltou ao TOP 10 da audiência japonesa! A excelente luta de Ginásio entre Ash e Viola alcançou 5,3% da audiência, apenas 0,2% abaixo da estreia da série; 
Foi só mais eu ou mais alguém ficou aliviado quando um Poliwag saiu da moitinha no flashback? Juro que fiquei com medo de sair um Volbeat de lá a la “A Dobra no Tempo Cura Todas as Feridas!”* #TraumasdeBF;
Acho que Dedenne é o Pokémon mascote que menos participa dos episódios. Sério, acho que durante o episódio todo, ele só chegou a emitir som mesmo no final. Mas também difícil ser um mascote Pokémon quando se tem Bonnie por perto;
Tem algumas coisas que amigos meus (Luke e Gustavo) repararam e comentaram comigo e vou partilhar com vocês:
→     Vocês notaram que a carinha de Serena apareceu em destaque no lado direito no lugar da de Ash na sequência que antecede o título do episódio? 
Vocês notaram que ninguém usou a Pokédex neste episódio? A descrição de Rhyhorn vem naturalmente sem ser escaneada por nenhum dos protagonistas. Isto é realmente um avanço porque vai evitar aquelas incoerências do tipo “Ahhh! Um grupo de Rhyhorn está vindo nos matar! Deixa eu ver o que a Pokédex diz!”;
Vocês notaram que o Clemont chegou muito ANTES de Bonnie e Serena para impedir o plano da Equipe Rocket e justamente quando estava SEM a mochila?
Eu mesmo não tinha notado nada disso, mas graças a Arceus tenho amigos que poderiam ser Observadores Pokémon;   
A Dobra no Tempo Cura Todas as Feridas”, mencionado há sete pontos atrás é o infame episódio da saga da Batalha da Fronteira em que May viaja no tempo com a ajuda de um colar ou algo assim na Cidade de Fuchsia e vê um enxame de Volbeat e Illumise dançando. Vamos esquecer toda a parada da viagem no tempo por um momento porque: Volbeat e Illumise em Fuchsia. Em Kanto. WTF!!!!; 
Quando Ash disse que Serena era “a menina do chapéu de palha”, foi esta a menina que me veio à mente:
Eu posso não ter notado as coisas citadas acima, MAS eu notei que Bonnie dorme usando um lindo gorro de Tyrantrum. EU QUERO *---*
 

Imagens e gif: filb.de e tumblr

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

9 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. SUGOOOOOOOOOII
    aee até que enfim meu ep favorito
    muito obrigado cara, quem não tinha certeza se a Serena era uma boa protagonista esse ep mata essa duvida. kkkk é verdade ela derrota a equipe rocket e acha que foi grande coisa, crianças mais novas que ela ja fez isso antes, eu sinceramente não vi nenhum problema no ep, ele foi o melhor até agora e magnifico em todos so pontos, cara pq vc achou a cena dos rhyhorn lambendo a Serena bocó?, quer algo mais kawaii que isso? kkkk
    vlw pela otima materia mas ta faltando um GIF ai:

    http://imageshack.com/a/img585/9407/lus.gif

    ^^

    ResponderExcluir
  2. Sir.charizard de onde vc tirou cidade Smillville? eu procurei no bulbapedia e google e nao achei nada sobre essa cidade o_o pelo que sei eles ainda estão nos arredores de Santalune indo pra Lumiose

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha ótimos comentários como sempre!!!

    ResponderExcluir
  5. Eieiei olha eu aqui =D
    Bom, veja bem. Segundo a Bulbapedia, o nome do local é Sumiru Village (http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Sumiru_Village), não Smillville. Ocorre que eu confio mais no site pocketmonsters.net, onde eles afirmam ser Smillville (http://pocketmonsters.net/characters/view/2799)

    Eu sei que esse episódio é um favorito de mtos, Anônimo 1, mas eu infelizmente não consegui gostar dele tanto assim. E olha que eu tentei, viu. Assisti duas vezes com um intervalo grande de tempo para ver se não tinha sido culpa das circunstâncias sob as quais eu o tinha visto pela primeira vez. Mas esse foi meu primeiro post em relação à Serena. Confie, outros virão.

    ResponderExcluir
  6. Ah! E eu não gosto como os Rhyhorn jogam a Serena violentamente no chão para uma lambida coletiva >.<"

    ResponderExcluir
  7. Acho que a Serena deve ter algum mistério por traz, pois ñ acho muito válido ela fazer uma viagem toda só pra agradeder o Ash, ainda acho que ela pode descobrir o que realmente quer ao decorrer dos episódios.

    ResponderExcluir
  8. Esse episódio foi legal, mas não foi lá grande coisa, primeiro porque eu achava que a Serena, e não o Ash, que ia competir na corrida de Rhyhorn, e segundo, a não ser que algo nos surpreenda no futuro, como diz a review, então foi só um episódio pra encher linguiça, com nada de importante.
    Não sou contra fillers, de vez em quando é bom ter alguns, em vez de ter só pancadaria, captura e batalha de ginásio em todos os episódios, melhor ainda quando os fillers mesmo não tendo nada relevante pra história principal, ainda assim tem uma história divertida.


    Pra mim, o ponto alto do episódio é quando o Ash se lembra da Serena, o momento das lembranças de quando ambos eram crianças, aquela floresta que eles tavam era tão bonita e tinha aquela atmosfera tão mística que parecia uma floresta encantada, típica de conto de fadas, e ainda tocam a música da cidade das fadas no fundo, aí que ficou parecendo conto de fadas mesmo.

    Eu não me importaria se, mesmo sendo em Kanto, o Ash e a Serena tivessem visto um vulto do Xerneas, ser ia bom os dois querendo descobrir sobre o misterioso pokémon encantado que eles viram na infância.

    O beicinho da Serena brava quando diz que o Ash não se lembrava dela também foi muito engraçado, enfim, esse foi o grande momento do episódio pra mim.

    Só tem uma coisa que eu penso diferente do Sir Charizard, eu gosto do AmourShipping, a única coisa que incomoda nele é que o Ash simplesmente não repara que a Serena é apaixonada nele.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال