Os Spin-Offs de Pokémon Parte 1



Desde as versões Red e Green, os jogos de Pokémon seguem a mesma fórmula: Ganhe 8 insígnias; Vença a Elite 4; Torne-se o Campeão da Liga; Capture todos os Pokémon. Essa fórmula continua fazendo sucesso mesmo depois de 17 anos. Mesmo assim, chegará uma hora que ela se tornará enjoativa. Para evitar que isso aconteça, ou adiá-la o máximo possível, Pokémon recebe jogos que não pertencem a série principal, e apresentam uma jogabilidade nova. São os chamados Spin-Offs.
Os Spin-Offs de Pokémon abordam os mais diferentes temas relacionados a Pokémon. E é sobre eles que vamos falar hoje nessa primeira parte. Resolvi dividir em duas partes porque ficaria grande demais falar de todos em uma só matéria. Você pode saber mais sobre cada jogo clicando no nome dele.

É Hora do Duelo


Pokémon Trading Card Game apresentava o famoso jogo de cartas de Pokémon numa versão GameBoy Color. As regras eram as mesmas do jogo de mesa. O jogo se passava numa ilha com vários clubes onde era possível batalhar cm outras pessoas e desafiar o líder dele. Não havia mas nada a se fazer além de desafiar os líderes, o que fez dele o jogo mais curto de Pokémon. A sequência Pokémon Trading Card Game 2 trouxe a Equipe Rocket para a ilha e o jogador devia derrotá-la e impedi-la de roubar as cartas raras. O jogo em si era bem fácil, mas sempre achei que a moeda ficava favorecendo os oponentes o tempo todo.

Go, Go, Pokémon Rangers

Se você pensava que o único meio de capturar Pokémon era usando Pokébolas, você precisa jogar Pokémon Ranger. Usando a caneta style do Nintendo DS você desenhava círculos ao redor do Pokémon para capturá-lo temporariamente. Você era membro de uma equipe de Guardas Pokémon e tinha o objetivo de derrotar uma equipe criminosa. O jogo rendeu duas sequências Pokémon Ranger: Shadows of Almia e Pokémon Ranger: Guardian Signs. Ambas para Nintendo DS. Pode parecer fácil no começo, mas a medida que o jogo avança, o nível de dificuldade aumenta.
PS: você vai perder muito a paciência quando for capturar o Charizard.


Pinball Pra Pokémon

Quem aí nunca jogou pinbal? Pokémon Pinbal e Pokémon Pinball: Ruby & Sapphire traziam o popular jogo de fliperama para as telas do GameBoy Color e GameBoy Advance, respectivamente. O primeiro da série Pinball foi lançado na época da primeira geração e trazia todos os Pokémon existentes. O segundo, da época da terceira geração, tinha apenas 200 monstrinhos para serem pegos. Além de pegar os Pokémon era preciso evoluí-los e chocar ovos. E você só completava a Pokédex se tivesse sorte de aparecer o Pokémon que você precisava.

No Maior Estilo Tretis

Tretis é o nome daquele jogo onde as peças vão caindo uma por uma e você tem que alinhá-las para que não cheguem no topo da tela. Pokémon Puzzle League (Nintendo 64), Pokémon Puzzle Chalenge (GameBoy Color) e Pokémon Trozei (Nintendo DS) trazem um jogo de tretis um pouco diferente. Você deve juntar quatro quadrados da mesma cor (ou quatro cabeças de Pokémon, em Trozei) na mesma linha/coluna. Com ajuda de seus Pokémon, você enfrenta líderes de ginásio, a Elite 4, o campeão e muito mais. No caso de Pokémon Trozei, só há uma organização criminosa. O jogo do Nintendo 64 é da primeira geração, o do GameBoy Color é da segunda e o do DS é da terceira então há personagens diferentes neles. Jogue Pokémon Puzzle Chalenge e enfrente o famoso e querido Mewtwo, o Pokémon mais forte de todos.


Olha o Pidgey

Se você gosta de tirar foto, esse jogo é perfeito pra você. Pokémon Snap, para Nintendo 64, colocava você na pele de Todd Snap, o amigo fotógrafo de Ash. Aqui você tinha que sair pelo mundo para tirar fotos dos Pokémon a mando do Professor Carvalho. Você ganha pontos dependendo de como ela ficou. Se a foto ficou ruim, você ganha poucos pontos. Se ficou boa, ganha muitos pontos. Ah, e se demorar demais pra tirar foto, o Pokémon foge. Você não acha que o jogo merece uma sequência/remake para Nintendo Wii U?



Pikachu, Eu Escolho Você

Imagine como seria se você pudesse conversa com seu Pokémon e entender o que ele diz. Em Hey You, Pikachu você usa um dispositivo criado pelo Professor Cavalho para conversar com um Pikachu selvagem. O jogo vem com um microfone para você se comunicar com o Pikachu, e mandar ele fazer coisas. Há três áreas para serem exploradas, além de uma loja para comprar itens. O ruim do jogo é que depois de um ano no jogo, você precisa se despedir do Pikachu por ele ser selvagem, ele vai embora mas volta depois de um tempo para rever o jogador. Ah, antes que eu me esqueça: não tem como jogar ele em emulador por causa do microfone.



Que Venham os Estádios

Escolha seu time de seis Pokémon e batalha contra outros treinadores. Não, não estamos falando do cenário competitivo mas sim de Pokémon Stadium. Você pode ontar times com os Pokémon do jogo ou transferir os de Red, Green, Blue e Yellow. O jogo não tem enredo, apenas batalhas contra líderes de ginásio e a Elite 4. Há uma sequência chamada Pokémon Stadium 2, que era conectável com Gold, Silver, Crystal e os anteriores. Os dois jogos traziam mini-games bastante divertidos. Uma coisa interessante  é que o primeiro Pokémon Stadium não foi lançado nos EUA. Lá eles lançaram Pokémon Stadium 2 com o título de Pokémon Stadium, e Pokémon Stadium 3 com o título de Pokémon Stadium 2.


Hora de Assistir TV


Você controla um Pikachu que entrou numa casa com uma televisão feita para Pokémon e treinador e resolve assisti-la todos os dias. Esse é o enredo de Pokémon Channel do GameCube. Há vários canais para assistir e cada um tem uma atração diferente. O objetivo do jogo é criar uma rede de TV de sucesso.

Purificando Sombras


Pokémon Colosseum e Pokémon XD: Gale of Darkness do GameCube, traziam um jogo um pouquinho mais parecido com os da série principal. Você era um ladrão que trabalhava para um organização criminosa que infectou os Pokémon, transformando-os em Shadows, e decidiu se rebelar contra ela. Agora você deve enfrentá-los capturando Pokémon de outas pessoas para purificá-los das sombras e derrotar sua antiga equipe. em Gale of Darkness o desafio aumentou com a criação de um Shadow impurificável.

Pokémon Tipo Humano

Você é um humano que depois de dormir, acordou em um lugar completamente estranho e percebeu que havia sido transformado em Pokémon. É assim que começa Pokémon Mystery Dungeon. O mais famoso Spin-Off da série Pokémon e que é quase uma franquia nova. Aqui, você não pode escolher com quem você quer jogar. É preciso responder um questionário e o Pokémon do personagem e seu amigo são resultados das respostas. Os jogos dessa série são: Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team (GBA), Pokémon Mystery Dungeon: Blue Rescue Team (NDS), Pokémon Mystery Dungeon Explorers of Darkness/Time (NDS), Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Sky (NDS), Pokémon Mystery Dungeon: Blazing/Stormy/Light Adventures Squad (NDS) e Pokémon Mystery Dungeon: Gates os Infinity (N3DS).

Na próxima parte vamos ver o restantes dos Spin-Offs.

EvertonCable

Gosto de ler, escrever, desenhar, cantar, jogar videogame e tenho uma imaginação muito fértil. Costumo imaginar histórias próprias ou fazer releituras de outras já existentes. Atualmente criando meu próprio livro.

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Porque você vai perder muito a paciência quando for capturar o Charizard ?

    ResponderExcluir
  2. Que sinistro! Imagina acordar e perceber que você foi transformado em um Pokémon!!

    ResponderExcluir
  3. charizard é um dos mais difíceis de se capturar no jogo, tem que fazer uns 10 círculos ou redor sem nenhum pokémon pra ajudar, ele ataca o tempo todo, e o ataque dele tira muita energia do capturador

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال