Um formato inovador



Formas alternativas de Pokémon. Ao serem criadas, enriqueceram a qualidade da franquia. Mudando, de leve, a aparência de uma criatura, elas a tornam mais interessante, conferindo-lhe características especiais e, em certos casos, deixam ainda mais legal colecionar os Pokémon. O principal exemplo disso é Unown, um monstrinho extremamente simples (letras com olhos!), mas que se torna incrível não só pelo mistério que parece guardar, também pelo fato de que ele possui 28 formas diferentes. Os jogos Gold & Silver, seus remakes e Crystal até disponibilizavam uma Pokédex especial para ele, a Unown Dex. Nela era possível ver quais letras e sinais de pontuação (! e ?, igualmente representados por Unown) você já havia capturado.

Conheça seu Burmy:
Planta - Areia - Lixo - Hockey
Outros casos, como o de Burmy, são tão divertidos quanto o de Unown: sua forma muda dependendo do local em que batalha. Se foi em uma floresta, ele fica com uma capa de folha; se foi em uma praia ou caverna, ele ganha uma capa de areia; e se foi em algum prédio, ele se veste com uma capa de lixo. O mais legal é que isso influencia em sua evolução, se Burmy for fêmea e se tornar um Wormadam. Mas umas das minhas formas alternativas preferidas certamente são as de Rotom. Primeiro, em Diamond & Pearl, criaram o Pokémon, um fantasma bastante simples que se infiltrava em aparelhos elétricos, dando-lhes vida. Depois, baseando-se nessa peculiaridade, fizeram-lhe cinco formas alternativas, uma para cada eletroeletrônico, sendo eles um cortador de grama, um forno elétrico, um congelador, uma máquina de lavar roupa e um ventilador. Genial! Dá para perceber que, de inúmeras maneiras, as formas alternativas realmente podem deixar os jogos mais criativos. Aliás, da terceira geração em diante, os desenvolvedores da franquia fizeram com que algumas formas trouxessem novos tipos, stats, ou, pelo menos, novas técnicas aos Pokémon, influenciando na competitividade do jogo.

Na terceira geração tudo certo, já que nela foram criados apenas dois monstrinhos (Castform e Deoxys) que podem alterar sua forma. Mas, na quarta, muitos Pokémon novos (à época) ganharam essa possibilidade e, na quinta, ainda mais criaturas o fizeram. Lendários, então, nem se fala, já que há cada vez mais deles podendo mudar de forma. A pergunta é: não começa a ficar cansativo? Afinal, já virou "tradição" ter pelo menos dois lendários com formas alternativas, assim como já virou certeza quase absoluta que o Pokémon lendário que será mascote do terceiro jogo da sexta geração (assim como Giratina e Kyurem para suas respectivas gerações) terá, no mínimo, uma nova forma. E também já é praticamente certo que ela será revelada no segundo filme da temporada XY do anime, junto com uma forma alternativa de algum outro lendário novo que vai desempenhar papel importante nesse filme (tal como Shyamin, no filme 11, e Keldeo, no 15º). Além disso, quando ter outra(s) forma(s) fica comum, deixa de ser algo especial e exclusivo a alguns lendários poderosíssimos.

Sim, eu também gosto muito de mudanças de forma, mas agora já não são mais uma inovação, e já tem se tornado repetitivo tantos lendários poderem fazer isso. Ainda mais na quinta geração, em que além de Kyurem, Meloetta e Keldeo, Tornadus, Thundurus e Landorus também ganharam novas formas. E as dos quatro últimos foi bastante desnecessária, diga-se de passagem. A de Keldeo, admito, ao menos teve uma boa história por trás, que dizia que ela era o resultado dos ensinamentos que a criatura recebeu dos Espadachins Sagrados. Porém, o unicórnio, Pokémon absolutamente sem graça, manteve essa péssima condição ao "mudar" de forma, que pouco o modificou. Já com as do Kami Trio ocorre o contrário: são bastante aprováveis visualmente (melhoraram muito as originais), mas foram simplesmente atiradas na franquia, e só para promover o jogo "Pokémon: Dream Radar" e incentivar os fãs dos monstrinhos de bolso a adquirirem o Nintendo 3DS. Afinal, pouca história foi desenvolvida em torno do porquê de eles ganharem novos designs (nem mesmo suas informações da Pokédex explicam isso...). 

Por outro lado, as formas secundárias de Meloetta e Kyurem foram muito bem desenvolvidas. No primeiro, serviu para ilustrar as duas maneiras básicas pelas quais a música pode se manifestar: canto (Forma Melodia) e dança (Forma Pirueta). Já no segundo, mesmo que seja à base de fusão de Pokémon, algo certamente reprovável por fugir às essências da franquia, conseguiu deixar os jogos com ainda mais qualidade. Isso porque a história acerca de Kyurem, Zekrom e Reshiram terem sido, no passado, um só Pokémon que se dividiu em três devido a uma grande indecisão que sofria, explicou bem a fusão (voltar ao monstro original). Ou mais ou menos, já que o dragão de gelo, para voltar a ser o que era, deveria se fundir com Reshiram e Zekrom ao mesmo tempo. Enfim, desde que a "mistura" de criaturas se restrinja a Kyurem, será uma boa exceção criada pela Gamefreak.

Mas se há um problema desse excesso de novas formas, além dos explicitados anteriormente, é que elas fazem parecer que, para um lendário ser "bom de verdade", memorável, ele deve possuir, no mínimo, um design alternativo. O que os desenvolvedores dos jogos deveriam perceber é que é melhor investir em uma boa história para a criatura e torná-la única por isso, e não pelo abuso de um recurso que, um dia, foi inovador.
------------------------------------------------------------------------
Referências: Bulbapedia, pictopin.com
  Para referências específicas de uma imagem, clique sobre ela.

A coluna acabou, mas o debate está só começando: deixe seu comentário sobre o tema e vamos discutir! ^^

27 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. aff até que enfim news, não é o que eu queria mais serve isso ai,

    bom realmente formas alternativas são bons para o marketing, principalmente para criarem novos bonecos de pelucia ou de ação pra ampliar o arsenal de produtos, apesar de que algumas são desnecessarias como a do genesect douse, burn ,etc.
    uma coisa me interessou nessa news se no passado kyurem reshiram e zekrom era um só, qual sera a forma dos 3 juntos?, só o tempo dira quem sabe no futuro desenvolvam tecnologia pra fundir todos eles.
    boa materia rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do jeito que vocês mantem o site atualizado, sendo com matérias ou noticias. Aquela bosta do mythology chegar a passar dias sem nada novo para os fãs

    ResponderExcluir
  3. Burmy Hockey? Ele não existe né? É só uma art mesmo?

    Me respondam por favor!

    ResponderExcluir
  4. Dê créditos ao Nekko que foi quem escreveu. E não é uma news é uma coluna.

    Muito bom Nekko! Deixa eu já confessar que li antes de você publicar. ^^

    ResponderExcluir
  5. Torcendo pra Meloetta tem uma forma Normal/Fairy na sexta geração D:

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Ótimo

    Nekko, eu estava vendo sobre os Unowns e vi um Rey Unown. Ele existe?!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom Nekko. Muito boa escrita e forma de levar o post ao público. Parabéns...
    -Ryuh

    ResponderExcluir
  8. Então mudando de assunto já que a outra news foi basicamente a briga do joão e os outros (apoio vocês) achei o post bem legal. No ultimo jogo teve tantas formas para aumentar as vendas, pelo menos é o que eu acho. Porém está virando uma tática ariscada fazer tanto disso. Na minha opinião o pokémon x e y será o melhor jogo de pokémon já feito porém, eles estão criando muita coisa para um jogo só (MEGA FORMAS ¬¬, PSS, tipo fada, batalhas aéreas, pokémon-amie, super training, as fotos possíveis de tirar, alterar o personagens, etc.)a maioria é bem-vinda mas, a gamefreak corre um risco: é muita novidade em um jogo só, o próximo pode ser um desastre pois, provavelmente não terá tanta novidade e sem contar que é um jogo que está fazendo os fãs esperarem muitas coisas. E para quem nunca foi no site oficial de pokémon x e y não deve ter visto mas, ainda tem uma janela livre então, terá alguma novidade ainda. Essa é a minha opinião talvez esteja equivocado (tomará), porém o futuro dirá.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns PBN!! Muito boa postagem. Nekko, muito bom rapaz! Escreve muito bem. Ótimo de ler...

    Gosto de vir na PBN, ver os posts, os comentários, as opiniões... Tudo é interessante. Porém, creio que nem todos possuem esse senso de diversão, e terminam por prejudicar o blog, leitores e etc. (Claro, sei que a PBN não tem culpa e já faz muito bem moderando comentários desnecessários. Sempre deixo meus parabéns para eles pela rapidez e bom trabalho. É o que faço para agradecer por me manterem informado e fazerem algo que mesmo sem obrigação, fazem tão bem).



    João, sinceramente: Repense nisso que você está escrevendo, pois é ridículo. Eu não queria intervir com comentários e participar disso, mas faço pelo meu bem como leitor, de não ter que ler comentários sem nexo toda vez e acho que todos que gostam de ler as news e comments vão me entender também.

    Não sei se é o caro, mas você rapaz, parece necessitar de muita atenção. Pena que não sabe buscar a atenção de outras maneiras e acaba escrevendo esses comentários, sem graça, sem críticas (construtivas ou não
    ) e sem um pingo de fundamentos.

    Sinto dizer, mas eu e os outros leitores, temos o direito de vir aqui e ler "comentários sobre Pokémon" e não suas besteiras.

    Pessoal da PBN, tenho uma ideia: Porque não aprovam comentários a respeito de Pokemon, apenas? Ajudaria bastante os leitores a ter uma leitura e absorção mais sadia e também, ajudaria ao blog, pois sim, os comentários são legais de se ler, quando há opiniões legais, criativas, engraçadas e que interativas.

    Eu acho que são desnecessários comentários que não são a respeito de Pokémon ou que contenham QUALQUER tipo de ofensa. Afinal, não existe muita diferença entre palavrões, ofensas e discussões sem fundamentos, exitem? Quanto a liberdade de expressão que tanto se usa como desculpa: Somos livres para opinar, não para xingar, denegrir ou caluniar. São desnecessárias tais coisas.

    Espero que me entendam. Seria legal ler apenas comentários que contribuíssem né? Podem ser críticas construtivas, não construtivas, críticas para melhorias, boas ou ruins. Qualquer uma desde que tenha fundamentos! Menos conversações desnecessárias e sem fundamentos... Obrigado e continuem com o ótimo trabalho!! :)

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelos comentários a respeito da coluna!

    Anônimo (24/08 - 14:26) --> É só uma fanart mesmo xD

    Rodrigo --> Valeu, também sou desses que sempre leem as matérias antes de serem postadas!

    Anônimo (24/08 - 14:32) --> O Rey Unown não exite, não, foi apenas criado pelos fãs ^^

    Anônimo (24/08 - 14:36) --> Muito obrigado!

    Aos envolvidos na briga com o João -->
    Primeiro, ao João: Cara, entendo que você tenha ficado revoltado quando te criticaram por criticar Pokémon. Eu, em seu lugar, também teria ficado (aliás, trato um pouco desse tema nessa coluna http://www.poke-blast-news.net/2013/08/haters-gonna-hate.html). Porém, partir para os xingamentos não é o melhor caminho...
    Segundo, àqueles contra o João --> Ok, ninguém gosta de ler palavrões e xingamentos nos comentários, e o João errou quanto a isso. Mas ficar pegando no pé do cara por tanto tempo já é demais, não acham?
    Terceiro, aos dois lados da briga: Não seria melhor terminar isso aqui e agora? Não é melhor deixar de lado essas ofensas aos outros? Se acharem que não, talvez o local mais adequado para a discussão de vocês seja o Xat PBN ou então o Facebook, pois já tem se tornado cansativo abrir os comentários de tantos posts diferentes e ler sempre a respeito dessa briga. Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o Nekko na matéria e no comentário!

    ResponderExcluir
  12. Sabe do que me lembrei agora? Do Combee. Queria uma evo. As fêmeas evoluem para Vespiqueen, certo? Tipo uma abelha rainha. Poderia ter um zangão também, haha.

    ResponderExcluir
  13. Pessoal da PBN, aqui é o Kadu (Alguns devem me conhecer por causa das minhas fanfics) e a minha fanfic mais "famosa", digamos, acaba de ter seu blog excluído. Alguém hackeou eu acho. E eu gostaria de falar com alguém da administração do site para que eu possa postar aqui, já que agora eu to totalmente sem rumo. Por favor, eu tenho 20 capítulos prontos (dos 27 que estavam no blog) e eu gostaria de publicá-los por aqui. Caso estejam interessados, por favor, contatem-me. :(

    #ainda#muito#triste

    ResponderExcluir
  14. E se não quiserem eu posso entrar no site com qualquer outro cargo. Agora eu já não tenho mais rumo mesmo :/

    ResponderExcluir
  15. Kadu, você pode enviar essa proposta diretamente para o e-mail da PBN (pokemon-blast-news@hotmail.com). Nos envie uma prévia/sinopse da sua fanfic também.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo (24/08 - 15:21) --> Valeu pelo comentário ^^ E gostei da sugestão!

    Anônimo (24/08 - 15:34) --> Particularmente, prefiro Combee sem evolução para machos. Porque, na vida real, a abelha fêmea, para virar rainha, recebe alimento especial das outras desde que é larva, para se desenvolver e "evoluir". Por outro lado, para que nasça um zangão, é preciso apenas que um óvulo não fecundado da rainha se desenvolva, então talvez não faça sentido um Combee evoluir para zangão. Mas aí é questão de opinião xD Mas vou falar mais sobre evoluções em alguma coluna futura. Nessa preferia discutir sobre formas alternativas.

    Rodrigo --> É, receber xingamentos não é nem um pouco legal... Eu só queria que a briga acabasse =/

    ResponderExcluir
  17. Bom, os comentários de discussão onde o tema era o João foram todos excluídos. Neste e nos outros posts.

    Os comentários dele serão ignorados.

    ResponderExcluir
  18. materia mt boa, realmente a 5° geraçao exagerou nas formas alternativas dos lendarios, e as formas do kami trio nem ficaram boas, nao tem nada a ver com o que eles sao na forma normal, ate as do kyurem eu achei desnecessarias, pq fusao nao fica legal, msm com a historia que os dragoes se dividiram, que é mt boa.
    so arruma na parte de rotom, que tu colocou torradeira e congelador, mas na verdade é um forno/microondas e uma geladeira

    ResponderExcluir
  19. Só mais uma coisa.
    João, quando você estiver disposto a comentar civilizadamente, sem ofender e sem arrumar confusão com ninguém, seus comentários serão publicados.
    Em relação as ofensas que você esta fazendo disfarçado de anônimo e com seu perfil mesmo, você está desculpado. ^^ Nenhuma delas nos atinge.

    ResponderExcluir
  20. Concordo plenamente. Nunca gostei de formas alternativas para pokémon, alguns dá para relevar pelo contexto como foram inseridas, mas a maioria é descartável, aí agora eles invetam de introduzir as Mega Evoluções...

    ResponderExcluir
  21. ola PBN eu venho aqui para pedir um favor,mas antes do favor quero contar a historia:estava eu navegando na internet e li um fanfic muito mas muito boa denominada de ''Pokémon Master of Battles'' e esta se encontra no antigo orkut,em resumo ela estava na 3ª temporada sendo que a 1ª e 2ª fora perdidas,motivo?eu não sei,bom ela é um tipo de historia bastante envolvente o estilo de luta que o autor utiliza nela é superior as do anime so que ela não esta terminada e para a pessoa que esta fazendo a fanfic daqui eu aconselho a ler esta historia pois vai te ajudar e muito en relaçõa as lutar em sua fanfic,bom o favor que eu quero que por favor que v6 usuários,membros mestres pokemon,elite dos 4...bem que o pessoal me ajudasse a encontrar o autor para poder terminar a historia mas antes disso eu quero que v6 possam ler ela para que se situem em seu enredo :

    http://www.orkut.com/Main#CommTopics?cmm=111976885&na=2&npn=0&nid=

    encarecidamente pesso que me ajudem

    ResponderExcluir
  22. Será q teremos alguma novidade no Pokemon Smash de hoje?! TOMARA. Pelo menos mostrando uma Artwork Oficial da Mega Kangaskhan estaria bom, mas se eles confirmassem as próximas Mega Evoluções seria ótimo.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo (24/08 - 15:09) --> É, as megaevoluções também não me agradaram nem um pouquinho... E realmente acho que são um risco à Gamefreak.

    Cris --> Obrigado pela correção! Já alterei a informação da torradeira para forno elétrico, mas o congelador preferi deixar assim. Afinal, Rotom tem sua forma Frost, que significa "congelar", e geladeiras não fazem isso, só congeladores ^^

    Anônimo (24/08 - 18:36) --> Eu gosto de muitas formas alternativas, como as de Burmy, Castform, Deoxys... Mas algumas abusaram de verdade. As megaevoluções principalmente. Até, quando fui escrever a coluna, fiquei na dúvida se falava sobre elas ou não, mas como são "evoluções", preferi deixar para quando for tratar desse tema. Mesmo que, para mim, evoluções que até lendários têm (Mewtwo), que pouco mudam as arts dos Pokémon e que são reversíveis não são evoluções, mas formas alternativas =/

    ResponderExcluir
  24. O Kami trio pode não ter informações oficiais do por que de suas novas formas, mas tenho certesa que tem toda uma história por tras delas, e que para quem conhece essa historia, não será dificil perceber a relação.
    Eles se transformam ao se olhar num espelho, o Reveal Glass, eu ja ouvi falar de alguma história assim com certesa de uma besta ou sei la oq se ver refletido no espelho e acontecer sei la oq, só não me lembro de onde é isso.
    O resto eu concordo com tudo.

    ResponderExcluir
  25. Eles querem fazer de formas alternativas uma necessidade, antes somente atribuídas aos lendários, agora 'mega-evoluções'* para os Pokémon comuns.

    Eu, propriamente, não gosto dessa ideia de formas alternativas para lendários, visto que, faz parecer que os criadores já não tem mais criatividade, e logo toda vez adicionam novas formas como se já fosse uma necessidade, mesmo quando não tem uma história envolvente por trás.

    *Essa é uma estratégia muito arriscada, e vai desconsiderar muitos lendários, já que se assemelha tanto às formas alternativas, quanto ao objetivo da mudança de forma.

    ResponderExcluir
  26. Bubble --> Se houver uma história realmente boa por trás das formas alternativas do Kami Trio, aí elas serão aceitáveis, concordo. Procurei na internet essa de que você falou, mas não encontrei nada... Se você achar mais detalhes sobre ela, poste aqui, por favor ^^

    Skandar Keynes --> Concordo, absolutamente!

    ResponderExcluir
  27. Tô achando que só eu aceitei as mega-evos e o fairy-type de braços abertos...
    Concordo que todo fan que é fan tem q criticar, mas, sinceramente, eu gostei

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال