Dual Pokémon - Atualizado






Boa noite pessoal! :D
Finalmente atualizei a lista sobre duplas e trios de Pokémon. Porém, ainda não está 100% completa, adicionei mais alguns tópicos. Para quem não sabe, Dual Pokémon são aqueles que estão relacionados de alguma forma, seja no anime ou nos games. Vale lembrar que em alguns casos são três pokémon. Muitos podem ser classificados como rivais, outros como homólogos, outros apenas fazem parte de uma versão de um par de jogos. Como a lista de pokémon ficou bem grandinha, vou dividir em 2 ou 3 posts. O primeiro será sobre Kanto e Johto.


Charizard e Dragonite



A relação existente entre Charizard e Dragonite é de rivalidade. Apesar de Charizard não ser um tipo dragão ele aprende vários ataques como Dragon Claw, Dragon Breath e Dragon Pulse, e devido a sua forma de dragão ele e Dragonite possuem uma forte richa. No anime, quando o Charizard de Ash deu de cara com o Dragonite de Íris, logo já despertaram o espírito de rivalidade. Esses pokémon podem ser considerados os maiores rivais de Kanto, porém, quando juntos, mostram uma aliança e força extremamente arrepiante.


Nidoking e Nidoqueen



Nidoking e Nidoqueen são o primeiro casal de pokémon diferentes da National Dex. "Nido" significa "gêmeos" em japonês. Os estágios do macho tem coloração roxa e da fêmea, azul. 
O primeiro estágio de ambas espécies tem o mesmo nome, Nidoran, se diferenciam apenas pelo físico. O sufixo "ran" significa "corredor" em inglês. 
No segundo estágio, que vem no level 16, o nome diferencia-se apenas pela última letra, ficando: Nidorino e Nidorina. O sufixo "rino/rina" vem de Rhino, que significa rinoceronte, o que explica sua aparência.
Os últimos estágios são obtidos quando se usa uma Moon Stone em Nidorino(a). Os nomes Nidoking e Nidoqueen, como já está claro, são rei e rainha. Agora, além de tipo veneno, são também tipo terra.
No acasalamento, os ovos podem gerar tanto Nidoran macho quanto fêmea. As cores das formas shinys são trocadas, exceto por Shiny Nidoqueen que é verde.


Butterfree e Beedrill






Butterfree é paralelo à Beedrill. O primeiro estágio de ambos são larvas, Caterpie e Weedle. Após suas evoluções, no level 7, se tornam pupas: Metapod e Kakuna, e, por último viram Butterfree e Beedrill no level 10, seguindo assim uma metamorfose. Enquanto Beedrill é exclusivo das verões Black e Black 2, Butterfree é exclusivo de White e White 2. 


Electabuzz e Magmar



Magmar e Electabuzz são homólogos, ambos evoluem de uma maneira bastante similar: primeiramente quando são Elekid/Magby evoluem no level 30, e depois evoluem para Electivire/Magmortar quando são trocados segurando itens que terminam com o sufixo "-izer". Cada um deles é exclusivo a uma versão de um par de jogos: Magby só é encontrado na versão Black 2 e Elekid em White 2. Eles também aprendem golpes nos mesmos levels, como Thunder Punch e Fire Punch no 28. Suas pré-evoluções e evoluções foram lançadas nas mesmas gerações (II e IV). Seus nomes japoneses tem uma relação de fonética (Electabuzz: Eleboo, Magmar: Boober).


Vaporeon,  Jolteon e Flareon




Eu sei que muitos vão pensar "Porque você não colocou logo todas as eeveelutions juntas?". Respondendo à essas pessoas, fiz isso porque nem todas elas evoluem da mesma forma, então resolvi fazer separado. 
Vaporeon, Jolteon e Flareon foram as primeiras evoluções de Eevee lançados, na geração I. Dentre todas as evoluções de Eevee até agora eles são os únicos que evoluem por meio de pedras evolucionárias: Water Stone, Thuderstone e Fire Stone.


Slowpoke e Shellder




A única relação existente entre Slowpoke e Shellder é uma fusão. Quando Shellder se prende na cauda de Slowpoke, ele evolui em Slowbro, mas continua em sua cauda apenas mudando sua forma para uma concha cinzenta espiralar. Quando Slowpoke evolui para Slowking, o Shellder vai parar em sua cabeça, como um chapéu. Porém esse método evolutivo só funciona nos animes, nos games Slowpoke evoluirá normalmente no level 37, e para Slowking por meio de troca segurando King's Rock.


Kabuto e Omanyte




Kabuto e Omanyte são os primeiros fósseis da história de Pokémon, juntos com Aerodactyl. No anime, esses dois Pokémon são obtidos quando se revivem Dome Fóssil e Helix Fóssil, seus respectivos fósseis. Nos games é do mesmo jeito, na caverna do Mt. Moon em R/B/Y/FR/LG o jogador tem a opção de escolher um dos fósseis para futuramente revivê-lo. O fóssil que não foi escolhido só poderá ser obtido no jogo através de trocas. Kabuto e Omanyte evoluem para Kabutops e Omastar no level 40.


Tauros e Miltank




Tauros e Miltank tem uma relação homóloga. Tauros, lançado na geração I, tem seu gênero 100% macho, enquanto Miltank, lançado na geração II, tem seu gênero 100% fêmea. Isso faz deles o boi e a vaca Pokémon. Porém Tauros, quando colocado junto à Miltank para se relacionar, não poderá gerar um ovo de Miltank, assim como Miltank não poderá gerar um ovo de Tauros. Nos jogos, esses Pokémon só poderão ser reproduzidos com a ajuda de Ditto. Esse fato é bem estranho no anime quando se vê uma manada de Tauros ou Miltank, não faria sentido uma manada inteira ser reproduzida por meio de um Ditto, o que faria desses Ditto uma mega mãe (para Tauros) ou mega pai (para Miltank).


Phanpy e Teddiursa

 


Phanpy e Teddiursa são homólogos. Ambos surgiram na geração II. Phanpy é exclusivo de Pokémon Silver e HeartGold, enquanto Teddiursa é exclusivo de Gold e SoulSilver. Ambos são baseados em animais (assim como suas evoluções): um elefante e um urso.


Spinarak e Ledyba




Esses dois pokémon insetos também são tidos como paralelos. Ambos surgiram na geração II, Spinarak exclusivo para Pokémon Gold e HeartGold, e Ledyba para Silver e SoulSilver. Na geração III, suas raridades são invertidas nas remasterizações da primeira geração, sendo Spinarak mais comum em FireRed e Ledyba mais comum em LeafGreen. Ambos também foram incluídos no Safari Zone de Emerald. Além disso, nas gerações IV e V podem ser obtidos através de reprodução de Ariados e Ledian.
Sobre as atividades desses Pokémon, Spinarak é um pokémon noturno, se alimenta durante a noite; Ledyba é matitudinal, se alimenta de polén pela manhã.

Pinsir e Heracross



Pinsir e Heracross são Pokémon insetos inseridos nas gerações I e II, respectivamente. Esses Pokémon gostam de seivas de árvores, muitas vezes competem entre si pelas melhores seivas. Ambos não possuem evolução. Uma diferença é que Heracross é tipo lutador e inseto, Pinsir é apenas inseto, mas aprende vários ataques tipo lutador. Também são pokémon que alternam suas raridades no par de versões Black 2 e White 2.


Espeon e Umbreon




Espeon e Umbreon foram as próximas eeveelutions lançadas, ambas na geração II. Espeon representa o dia e Umbreon a noite. Sobre os modos de evoluir, não mais se usam pedras: agora precisam ter bastante confiança em seus treinadores e precisam passar de level: durante o dia, para Espeon, ou durante a noite, para Umbreon. Esses Pokémon são os únicos que podem ser obtidos como pokémon iniciais já em suas formas evoluídas, em Pokémon Colosseum.


Pansage x Pansear x Panpour




Conhecidos como os macacos elementais, esses três pokémon possuem praticamente os mesmos movimentos, nomes de mesma derivação e stats idênticos. Evoluem a partir de pedras evolutivas: Leaf Stone, Fire Stone e Water Stone. Os macacos elementares são os pokémon dos líderes do ginásio de Striaton: Cilan, Chilli e Cress. São os únicos pokémon não-iniciais que possuem as habilidades Overgrow, Blaze e Torrent. Nos games, os sons emitidos pelos três são exatamente os mesmos, o que muda é apenas o efeito aplicado à eles; o mesmo se repete em suas evoluções. E você, qual desses três macacos você prefere?


Audino x Chansey




Esses dois pokémon representam as enfermeiras assistentes das enfermeiras Joy no anime. Chansey aparece como assistente de Joy em Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh. Já na quinta, em Unova, é substituído por Audino. Entre esses pokémon existem algumas semelhanças, como aprender ataques como Heal Pulse, que cura outros pokémon. E diferenças, como o fato de Chansey aprender mais ataques e possui evolução e pré-evolução, já Audino não. Chansey tem um altíssimo HP enquanto Audino fornece bastante experiência ao ser derrotado.


Growlithe x Herdier




Assim como Chansey e Audino, Growlithe e Herdir representam os pokémon cachorros da oficial Jane, também do anime. Da mesma forma que Chansey, Growlithe é o cão policial desde Kanto à Sinnoh, mas em Unova quem toma conta é Herdier. Growlithe possui uma evolução, enquanto Herdier duas, porém apenas a evolução de Growlithe, Arcanine, foi visto com Jenny, já Lillipup e Soutland não. Juntos aos cães lendários de Johto, Poochyena, Eevee, Houndour e evoluções, são os pokémon caninos.


Throh x Sawk, Hitmonlee x Hitmonchan x Hitmontop




Esses cinco pokémon lutadores representam as personificações de algumas lutas das artes marciais.
Da geração I, Hitmonchan é o pokémon do box e Hitmonlee é o do taekwondo. Para quem não sabe, os nomes desses dois vem de hit, "acertar", mon, "monster", Chan de Jackie Chan e Lee de Bruce Lee. Interessante, não? Da geração II, Hitmonop representa a capoeira, seu sufixo top vem de "peão", pelo fato do pokémon girar de cabeça para baixo. Esses três pokémon evoluem de Tyrogue, um outro pokémon da geração II. Tyrogue evoluirá no level 20 em um dos três pokémon com base nos seguintes aspectos: Se o ataque for maior que a defesa, Hitmonchan. Se defesa for maior que ataque, Hitmonlee. Se forem iguais, Hitmontop.
Já da geração V, Throh luta judô e Sawk karatê. Seus nomes vem da deformação de Sock ("Soco") e Throw. São paralelos aos lutadores da geração I.

15 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Muito boa a publicação :)
    Porém uma pequena observação, apenas Nidorans, Nidorino e Nidoking podem cruzar, Nidorina e Nidoqueen não :)

    ResponderExcluir
  2. Valeu mano, muito boa

    ResponderExcluir
  3. So um erro (Slowbro evolui para Slowking) na verdade Slowpoke ou evoluir para Slowbro ou para Slowking.

    ResponderExcluir
  4. Uma excelente matéria mano, me surpreendeu... continue com esse talento excepcional ;)

    ResponderExcluir
  5. eu acho que o ditto é meio que uma camisinha dos dois

    ResponderExcluir
  6. Arthur Dalton, seu comentário ficou meio confuso, poderia explicar melhor? Nidorans cruzam? Nidoqueen não? S:

    ResponderExcluir
  7. Ótima matéria, só ficou faltando alguns pares opostos como Vileplume e Victreebel, Arcanine e Ninetales, Vileplume e Bellossom, Arbok e Sandslash, Sudowoodo e Mr. Mime, Murkrow e Misdreavus, Persian e Raticate, Piloswine e Yanma.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade nidorans nao cruzam pois sao pokemon bebes como bonsly .... mime jr.... e lendarios.... só. eu achei o resto da publicaçao topp demais amo o Blast

    ResponderExcluir
  9. ta faltando skarmory e mantine,zangooze e seviper sawk e throh ixi tem um monte e nem falemos dos lendarios brigões kk

    ResponderExcluir
  10. Cable_Nathan25/06/2013, 09:24

    na verdade nidoran macho, nidorino, nidoking, e nidoran fêmea, podem cruzar, mas nidorina e nidoqueen não podem

    ResponderExcluir
  11. João Henrique essa matéria foi apenas dos pokemons de Kanto e Johto, zangooze e seviper sawk e throh e etc, provavelmente virão em outra matéria.

    ResponderExcluir
  12. Joao Henrique, preste atenção no início da postagem. Eu disse que primeiro ia mostrar os de Kanto e Johto. Já inclui esses que você falou para a próxima postagem, blz? Ah, e lendários não contam aí, se quiser saber sobre eles procure na sessão "Pokémon Lendário".

    ResponderExcluir
  13. Pessoal leia direito começou com kanto e johto , logico que ainda tem mais, Ótima mateira parabéns a ao site cada vez melhor e sempre trazendo muita coisa boa e na frente de outros abraços.

    ResponderExcluir
  14. Acredito que faltou os pássaros lendários que tem relação entre si e também a dupla Mew-mewtwo.

    ResponderExcluir
  15. Se vc só iria postar os de Kanto e Johto, por que Throh, Sawk, Audino e Herdier, que são de Unova, estão aí?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال