Prioridade de velocidade

Durante uma batalha, o Pokémon mais rápido é o que ataca primeiro, certo? Sim, e não. Sim, porque realmente os Pokémon mais rápidos atacam primeiro, e não porque existem certos ataques que tem prioridade maior. A prioridade, é um valor oculto nos jogos, que cada move tem, sendo a maioria 0. Os valores variam entre +7 e -7, e quanto maior o valor, maior será a prioridade dos ataques. Quando dois moves tem a mesma prioridade, o Pokémon mais rápido ataca. Porém, em ataques como Metronome, mesmo que você tire um ataque de prioridade, como Quick attack, sua base se manterá 0.

Como tudo em Pokémon não pode ser tão simples, existem certas maneiras de ignorar a prioridade dos ataques. Primeiro, o ataque Trick Room (prioridade -7) faz com que seu usuário (se for mais lento que o oponente) ataque primeiro, exceto se ele estiver com habilidade Stall, ou equipado com um Full Incense e Lagging Tail, que ignoram a velocidade e fazem o usuário atacar de último.

Se dois Pokémon com Stall usam um ataque de mesma prioridade, o mais rápido entre eles ataca por último, se eles estiverem equipados com Full Incense ou Lagging Tail, o mais rápido também ataca depois e se um Pokémon com um dos itens estiver lutando com um que tenha Stall este irá por último.

O item Quick Claw, tem 20% de chances de fazer o usuário atacar primeiro. Porém, tanto a velocidade quanto o uso de Quick Claw não quebram a regra de que a prioridade maior sempre atacará primeiro.

A habilidade Prankster faz com que o usuário ataque primeiro se usar um ataque de status.

Geralmente, o Switch vem antes que ataques, porém, existe Pursuit, que não só ataca antes do Pokémon trocar, como também tem dano dobrado quando isso acontece. Usando Baton Pass o dano é normal, porém usando U-Turn ou Volt Switch, o dano é dobrado se o usuário de Pursuit for mais lento que o Pokémon que está trocando. Abaixo confiram os ataques com prioridade alterada:

- Prioridade +7: Pursuit (se o Pokémon alvo estiver sendo trocado, senão, é a prioridade é 0);
- Prioridade +6: Usando itens, Trocando de Pokémon, as trocas das Rotation Battles;
- Prioridade +5: Helping Hand;
- Prioridade +4: Detect, Magic Coat, Snatch, Protect;
- Prioridade +3: Endure, Fakeout, Follow me, Quick Guard, Rage Powder, Wide Guard;
- Prioridade +2: Extremespeed, Feint;
- Prioridade +1: Ally Switch,  Aqua Jet, Bide, Bullet Punch, Ice Shard, Mach Punch, Quick Attack, Shadow Sneak, Sucker Punch, Vacuum Wave;
- Prioridade 0: Todos os ataques não listados;
- Prioridade -1: Vital Throw;
- Prioridade -3: Focus Punch;
- Prioridade -4: Avalanche, Revenge;
- Prioridade -5: Counter, Mirror Coat;
- Prioridade -6: Circle Throw, Dragon Tail, Roar, Whirlwind;
- Prioridade -7: Magic Room, Trick Room, Wonder Room.

* Para maior variedade de ataques de prioridade, é recomendável usar Hitmontop, que aprende praticamente todos.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال