Manifestações de energia


No mundo Pokémon, como podemos evidenciar em diversos momentos, há incidência de forças paranormais. Estas forças, são nada mais nada menos que manifestações de energias invisíveis, entretanto, com complexas capacidades que vão desde desferir raios até ler mentes. Na matéria de hoje, veremos três das principais energias que podem nos ajudar a entender como funcionam as outras. Lembrando que, estas energias são somente as influenciadas pelo homem, não pelo poder do Pokémon (com exceção de um dos três casos):

Energia Psíquica 

Esse tipo de energia é dominante nos Pokémon do mesmo atributo. Entretanto, pessoas com grandes níveis de atividade cerebral conseguem ativar a capacidade de entre outras coisas entortar colheres, teletransporte, telepatia (inclusive a distância), encolhimento de pessoas etc. Uma grande concentração de psíquicos pode ser encontrada em Saffron. As pessoas que conseguem desenvolver atividades psíquicas deste tipo geralmente não conseguem ir tão longe no aperfeiçoamento da técnica, porém, Sabrina foi a um nível excepcionalmente alto, mostrando ter poderes ridiculamente grandes comparados a de Pokémon.

A aura pode ser definida como uma forma mais abstrata dos poderes psíquicos, ambas são energias diferentes, entretanto com capacidades semelhantes. A relação de psíquicos com a aura nunca foi confirmada oficialmente, entretanto alguns diálogos mostram a forte relação entre ambas energias.


Força do Dragão

Esta energia era usada pelo rei das pessoas do vale para manter suas terras boas para cultivo e trazer paz a seu vilarejo. Entretanto, a força do dragão é uma energia invisível muito instável e dependendo do seu uso, ela pode ser corromper (passando de verde para roxo), causando um cataclismo e destruindo todas as coisas. Os heróis gêmeos, filhos do rei começaram uma discussão entre verdade e ideais que ocasionou num feroz embate entre seus dragões, corrompendo a força e trazendo destruição ao vilarejo. A força da energia é tanta que poderia destruir o planeta inteiro, bem como toda a vida nele. Para conter a força da energia o rei moveu seu castelo, a espada do vale, para o topo de uma montanha utilizando a força de seu amiguinho Victini, e lá selou a energia. Entretanto, a movimentação da estrutura causaria a liberação da força em seu estado maligno, trazendo altos riscos ao mundo novamente. O rei morreu de exaustão após o processo.

O fato ocasionalmente vem a acontecer quando Damon tenta restaurar o castelo ao seu lugar original. Mais tarde, Ash junto de Damon e Victini dimensionam a energia para o espaço (levando o castelo ao espaço), sumindo assim com a força do dragão.

* É provável que a força tenha relação com o dragão original que dividiu-se em Reshiram ou Zekrom.


Aura


A aura é descrita como uma energia espiritual invisível, essência de toda criatura viva. No passado, o mundo era repleto de pessoas capazes de utilizar os poderes da aura, os guardiões da aura. Eles passavam suas técnicas para outros humanos com potencial alto desta energia e em alguns casos para seus Pokémon, e seu principal propósito era espalhar o bem comum. Porém, em um período desconhecido estes guardiões foram tornando-se raridades, até o nível de apenas 2 conhecidos: Riley e Ash, este último ainda decidiu seguir jornada como treinador em vez de aperfeiçoar suas habilidades.

Uma outra interpretação sobre a aura é que ela é um conjunto de ondas que se propaga pelo ar bem como as sonoras. Intervenções neste espaço aéreo como alguns ataques de Pokémon (Air Slash, por exemplo) podem causar bloqueios na captação de aura dos usuários.

Em Pokémon Coloseum, certos Pokémon quando envolvidos em uma aura negra tornam-se Pokémon sombrios. A leitura das auras destes Pokémon é feita a partir de aparelhos, ou por capacidades sensoriais raras de certas pessoas. Nos jogos Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time and Explorers of Darkness, assim que responde um quiz no início do jogo, a sua aura é lida bem como é estipulada uma cor representativa a ela.

Os usuários de aura mais notáveis, além dos dois atuais já mencionados são Sir. Aaron, que era um mestre completo das habilidades de aura, ensinando inclusive seu Lucario. Sua aura é muito semelhante àquela de Ash. O outro é um guardião desconhecido, que aprisionou Spiritomb na Odd Keystone dentro do túmulo de pedras. De Pokémon, Lucario e em raríssimos casos Riolu são os usuários da aura, que também está presente nos ataques Dark Pulse, Dragon Pulse, Aura Sphere e Force Palm (todos focalizam a aura em um único ponto e a liberam rapidamente), o ataque Detect utiliza a aura para prever os movimentos do adversário.

  
As habilidades conhecidas da aura são:

Ler mentes;
Habilidade de enxergar a aura dos outros, ver através de objetos, enxergar mesmo vendado e aumento de percepção do usuário;
Ativação das flores do tempo;
Transferência de Aura para aqueles que tem um mínimo de energia ativa;
Projeção da aura criando barreiras, campos de força e desferindo ataques.


Nota-se também que a aura exerce força sobre os cristais da árvore do início, flores do tempo e as Odd Keystones.

No mundo real, é dito que a aura é um campo imaterial que nos rodeia, bem comos os objetos ao nosso redor. A aura presente no anime poderia ter sido baseada também nos conceitos chineses de qi e Chakra, ambos são energias que se assemelham muito a do mundo Pokémon. Por fim, temos a força de Star Wars, que é um campo invisível que dá poderes aos Jedi e aos Sith. Este fato é reforçado pela frase do oitavo filme '' A aura está comigo '', semelhante àquela dita pelos Jedi: '' Que a força esteja com você ''.

Bom essas são as que podemos considerar as três energias bases presentes no mundo Pokémon. Claro, existem muitas outras forças, mas estas explanam bem os mecanismos de cada uma delas.

Espero que tenham gostado!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال