Novas Regras TCG: Sun & Moon


Saudações, Mestres e Mestras desse Brasil Varonil!

Nessa postagem vamos descobrir certas alterações nas regras com base no lançamento da coleção Sun&Moon e também sanar algumas dúvidas sobre habilidades e ataques que num primeiro momento podem gerar discussão ou confusão por conta do texto. 

Lembre-se de comentar para qualquer dúvida que você tenha.

Vamos iniciar com a já anunciada e mais evidente das mudanças:

 Condição Especial (Burn / Queimado)


As condições especiais, são resultantes de alguns ataques, ou até mesmo do efeito de cartas Suportes ou Treinadores, que causam algum(ns) dos efeitos a seguir: Confuso, Dormindo, Envenenado, Queimado, e Paralisado.    

Com exceção da condição Burn/Queimado, nenhuma das outras sofreu alterações. Não lembra o que Burn/Queimado ocasionava no seu Pokémon Ativo? Sem problemas, vamos recapitular:

Efeito Antigo: Refere-se a carta (Pokémon Ativo) que possui um marcador de queimado sobre ela. Durante a passagem de turnos, joga-se uma moeda, em caso de resultado cara nada acontece, em caso de resultado coroa, o Pokémon queimado recebe 20 de dano (2 contadores de dano) a menos que alguma carta diga o contrário (geralmente aumentando a quantidade de dano durante as passagens de turno).

Pois bem, acontece que essa condição mudará à partir do lançamento oficial da Sun&Moon em 03/02/2017.

Efeito Novo: Refere-se a carta (Pokémon Ativo) que possui um marcador de queimado sobre ela. Durante as passagens de turnos, seu Pokémon Ativo recebe primeiramente 20 de dano (2 contadores de dano). Após isso o dono do Pokémon Queimado deve jogar uma moeda. Em caso de resultado cara, a condição especial é retirada. Em caso de Coroa, a condição permanece. 

Basicamente, a condição Queimado se tornou uma fusão de Envenenado (contador de dano entre turnos) e Dormindo (joga de moeda entre turnos para eliminar condição). Essa medida é útil para possibilitar novas estratégias e a utilização de uma condição que anteriormente era pouco efetiva na maioria dos decks. 



Dúvida: “Xoxim, se meu Pokémon estiver Envenenando e Queimado ao mesmo tempo, quer dizer que na primeira passagem de turno meu Pokémon receberá 30 de danos adicionais (20 pelo Burn e 10 pelo Poison)?”

R: Exatamente. Os danos são acumulativos. Após esses 30 de dano você deve jogar uma moeda. Em caso de cara, quando você encerrar o seu turno e a condição for somente envenenado, ele receberá 10 de dano. Se o resultado for coroa, ele ainda receberá mais 30 de dano antes que você jogue a moeda para saber se a condição de Queimado foi curada. 


Outra mudança implementada foi:

Pokémon GX



Esse novo tipo de Pokémon são basicamente a mesma coisa que os antigos e ainda atuantes, Pokémon EX. A regra é igual para quando nocauteados (eles valem dois prizes/prêmios). A diferença entre eles e os EX são basicamente duas:

1ª Até então, a maioria dos Pokémon GX são evoluções (Apesar de haver básicos como Snorlax GX e Tauros GX), o que rende um HP/PS mais altos do que o normal. Isso também impede que a carta Cinto de Luta Furiosa seja ligado neles (o que renderia um HP ainda maior).

2ª Todos eles possuem um Ataque GX (uma espécie de paralelo aos Z-Moves do jogos para 3DS), e o que nos leva para outra mudança. 

Ataques GX

Ataques GX são golpes próprios e exclusivos de Pokémon GX (Óbvio, não?). Esses golpes geralmente são muito mais poderosos ou “broken” do que os golpes normais. Por isso eles podem ser usados somente e tão somente UMA ÚNICA VEZ por partida.





















Dúvida: “Então, Xoxim, eu posso usar o ataque GX do meu Espeon GX e do meu Snorlax GX uma única vez por partida?”

R: NÃO! Você não entendeu. A questão é que golpes GX só podem ser usados uma única vez na partida e isso conta para todos os Pokémon. Ou seja, se você usar o Ataque GX do seu Espeon GX, você não poderá usar mais nenhum outro Ataque GX, mesmo que seja de um Pokémon diferente. 


Habilidades que podem causar confusão

Tsareena



A carta Tsareena possui a seguinte habilidade: “Ability: Queenly Majesty: Once during your turn (before your attack), when you play this card from your hand to evolve 1 of your Pokemon, you may look at your opponent’s hand and discard 1 card.” Ou numa tradução livre: “Uma vez durante o seu turno (antes de atacar), quando você jogar essa carta da sua mão para evoluir 1 do seus Pokémon, você pode olhar a mão do seu oponente e descartar uma carta”.

Dúvida: Isso quer dizer que eu posso escolher a carta que vou descartar?

R: Exatamente. A dúvida se dá porque a maioria das cartas com esse efeito tendem a descartar uma carta aleatória da mão do oponente. Todavia, a Tsareena, em específico, permite que você escolha a carta a ser descartada. 


Gumshoos GX

A carta Gumshoos GX possui a seguinte habilidade: “Ability: Search the Premises. Once during your turn (before you attack), you may have your oponente reveal their hand.” Ou numa tradução livre: “Uma vez durante o seu turno (antes de atacar) você pode fazer o seu oponente revelar a mão”. 

Dúvida: Eu posso utilizar essa habilidade uma outra vez se eu tiver outro Gumshoos GX no banco?

R: Sim. Você pode utilizar essa habilidade conforme a quantidade de Gumshoos GX em seu banco (uma vez para cada). Ou seja, você pode utilizar a habilidade e ver a mão do oponente. Depois disso, usar uma carta como N ou Juiz, e em sequência usar a habilidade de outro Gumshoos GX para ver a mão do oponente novamente. 


Ataques que podem causar confusão

Clefairy – Evolutions



Ataque Metronome: “Choose 1 of your opponent's Active Pokémon's attacks and use it as this attack.”. Ou numa tradução livre: “Escolha 1 dos ataques do Pokémon Ativo do oponente e use como esse ataque”. 

Dúvida: Posso utilizar esse ataque para copiar o Ataque GX do meu oponente? E se eu já tiver utilizado o meu Ataque GX da partida, eu posso copia-lo mesmo assim?

R: Em ordem respectiva, sim e não. Você pode copiar e usar o ataque GX do oponente desde que você não tenha utilizado nenhum Ataque GX na partida. Caso utilize o Metronome para isso, você não poderá, posteriormente, utilizar outro Ataque GX e não poderá copiar mais nenhum Ataque GX. 


Dragonair – Sun&Moon



Ataque: Dragon Prayer: “During your next turn, you may attach as many Energy as you like from your hand to your Pokemon.”, Ou numa tradução livre: Durante o seu próximo turno, você pode ligar quantas energias quiser da sua mão em seus Pokémon.

Essa dúvida reside principalmente por, em inglês, a palavra “your” se referir tanto a “seu” como “seus”. E já que Pokémon é tanto plural como singular, há essa pequena dúvida, que possivelmente será sanada com a tradução em português. Entretanto, há uma dúvida que persiste:

Dúvida: Após usar o ataque, no próximo turno, eu posso ligar as energias no momento que eu quiser e na quantidade que eu quiser? Ou devo liga-las somente de uma vez? 

R: Você pode ligar quando quiser e quantas vezes quiser no seu turno. Ou seja, se você ligar duas energias em algum Pokémon, depois usar o Professor Sycamore e comprar mais 7 outras cartas e quiser ligar mais energias à vontade, você ainda poderá. 

Outra dúvida: E se eu evoluir o Dragonair para Dragonite, eu ainda posso ligar energias à vontade, apesar de meu Dragonair “não estar mais em campo"?

R: Sim. O efeito é em relação ao jogador e não ao Pokémon. 


Bom, por hoje é só isso, queridos mestres e mestras. Lembrem-se que qualquer dúvida pode ser publicada aqui embaixo nos comentários para que possamos saná-las da melhor forma possível

Não se esqueça de me seguir nas minhas redes sociais aqui embaixo, assim como nas redes sociais da Pokémon Blast News. 

Uma boa jogatina para todos e até mais!

Fonte: http://www.pokebeach.com/2017/01/sun-moon-card-rulings


0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!