Mega Kangaskhan nerfado: o que isso representa?



Boa tarde, treinadores? Tudo bom? Vocês devem ter reparado que essa semana está sendo bastante agitada para os fãs da franquia. Depois dos vazamentos da Coro Coro, a Pokémon Company nos mostrou dois trailers através de seus canais no YouTube (um americano e outro japonês) recheados de informações e você pode acompanhar tudo através das matérias da PBN. Mas uma coisa chamou a atenção dos jogadores: a aparição de Mega Kangaskhan em batalha contra Wishiwashi no trailer japonês e é sobre isso que falaremos aqui.


Quem participou ativamente das competições em XY ou ORAS, seja em estilo Smogon, seja no VGC, já deve ter apanhado bastante para algum Kangaskhan. O Pokémon Familiar se manteve esquecido durante 5 gerações e pouco se ouvia falar sobre sua função competitiva. Com a introdução da megaevolução em Kalos, Kangaskhan foi presenteada com um boost significativo em seu poder. A base de stats se equilibrou entre ofensiva e defensiva com valores expressivos (105 / 125 / 100 / 60 / 100 / 100). 


Porém, seu grande diferencial se focou na nova e exclusiva habilidade Parental Bond. Com a saída do filhote da bolsa, ele poderia lutar e causar um dano extra. Em outras palavras, a mãe Kangaskhan causa um dano X ao adversário e o filhote golpeia uma segunda vez com metade da força, X/2 ou 50%. Dessa forma, é possível romper Sturdy ou Focus Sash, existe uma chance dupla de causar um efeito secundário de movimento, além de ampliar o dano. Combine isso com um set baseado em Power-Up Punch, Sucker Punch, Return ou Drain Punch e terá um monstro quase imbatível. Graças a esses fatores, Kangaskhan foi banida rapidamente de OU para Uber nas batalhas da Smogon e aparece na grande maioria dos times do VGC ainda hoje.

Durante o trailer japonês de hoje, vimos uma sequência de cenas com megaevoluções. Uma delas mostrava um confronto entre Mega Kangaskhan e Wishiwashi. O que muitos treinadores perceberam é que o golpe do filhote causou um dano muito menor do que o que estamos acostumados, cerca de 25% (X/4) ou metade do dano provocado durante a sexta geração. O trailer completo pode ser visto abaixo:



Você pode estar se perguntando: então o reinado de Mega Kangaskhan acabou? Não necessariamente. Algumas pessoas me disseram exatamente isso e imaginaram uma grande queda de usage no Pokémon. O nerf de Kangaskhan (diminuição da força) não modifica seu papel em batalha: ela continuará com golpes duplos podendo romper Sturdy e Focus Sash, continuará com efeitos secundários acontecendo duas vezes e continuará com alta base de dano, sobretudo se a única alteração for na habilidade e não nos 125 pontos de ataque. O que podemos prever no momento é que muitos jogadores podem se desanimar com o uso fácil deste Pokémon, mas os mais experientes certamente se adequarão às novas condições.

Outros Pokémon podem ser nerfados?
É totalmente possível que algo assim aconteça. Diversos jogadores questionam o excesso de força estratégica de alguns Pokémon e a Game Freak provou que pode ouvir os pedidos, como no caso de Mega Kangaskhan. Em outra situação, durante a passagem de Unova para Kalos, Chandelure teve sua habilidade oculta modificada (Shadow Tag foi substituída por Infiltrator) e algumas pessoas especulam que a razão tenha sido diminuir o poder do Pokémon, que possuía a maior base de ataque especial na ocasião.


Alguns comentários sugerem que o mesmo seja feito com Mega Gengar e Mega Salamence, amplamente utilizados em batalha singles e doubles, responsáveis pelo desbalanceamento competitivo.



E o que vocês acham? Me digam nos comentários se acreditam que Mega Kangaskhan manterá um bom papel na franquia ou se pode declinar. Digam também se desejam o nerf de algum Pokémon existente. Por hoje é só, até mais!

Acompanhe a PBN nas Redes Sociais! Clique:

 Pokémon Blast News Face   Pokémon Blast News Canal   Pokémon Blast News Twitter   Pokémon Blast News Insta


8 comentários:

  1. Só digo uma coisa ...a caça as Megas começou !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So espero que nao nerfem nenhum dos Charizards.

      Excluir
    2. Isso pode acontecer de fato. Pode ser que diminuam muito a utilidade de megas no competitivo :/

      Excluir
  2. putz, bem que podiam nerfar o blaziken tbm, Pokémon lutador com bons stats e acesso a speed boots, pra mim, foi uma das maiores besteiras que a game freak fez, ainda por cima não é afetado por burn, podiam eliminar os golpes de boost de ataque dele, olhe o mega medicham, é rápido, bate forte e não é tão apelao, blaziken já devia ser nerfrafo a muito tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirou as palavras da minha boca foi exatamente isso que pensei em dizer quando vi o titulo da postagem blaziken deveria ter um nerf pq ele e muito apelao para estar no OU e no UBER ele e facilmente predado por ameacas como mega mence ele deveria ser nerfado e voltar pro OU.
      Sem falar na mega dele no ORAS que praticamente massacrou a do Sceptile e Swampert gracas a maldita Speed Boost.Mas nao se preucupe sceptile vc sempre sera meu favorito um Grass/Dragon que atira sua propria calda em forma de pinheiro como se fosse um missil! Blaziken e uma aberracao terrivel em design nunca chegara a tamanho nivel de grandiosidade ;)

      Excluir
    2. Sem dúvidas, Blaziken é o inicial mais ameaçador e um Pokémon bem potente. Mas a atual composição de Uber diminuiu bastante a sua utilização. Lá, ele precisa encarar Primal Kyogre e Primal Groudon, Xerneas, Yveltal, Mega Salamence. E a mega se assemelha as de Slowbro, Latias, Latios, quase não possui usage perto da forma normal (não é viável). É difícil pensar no nerf, ele foi ofuscado com o tempo :(

      Excluir
    3. ele em uber virou praticamente ninjask ( usado a maioria das vezes como baton pass) isso é uma pena pois se não tivesse essa habilidade apelão ele poderia brilhar em OU, olhe outros lutadores rápidos que estão ai tocando terror como mega medichan, mega gallade e mega loppuny, uma speed 100 já é excelente pra lutadores,se não tivesse speedboost ele teria bons counters como rotton wash, hippodown, talonflame, mega pinsir, jellicent e azulmarill, o mesmo vale para o mega lukario que mal vejo em uber e tbm seria excelente em OU

      Excluir
  3. O indernape e a prova disso mesmo com base stats ,menor e com uma velocidade maior,ele brilha no UU com sua HA.Talvez se o blaziken tivesse ganhado uma habilidade como a do talonflame que priorize seus movimentos de luta,assim suprindo sua speed baixa,talvez ele estivesse hoje no OU como uma ameaca e nao no uber como uma presa para os lendarios famintos.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!