Energia

Energia é fundamental. Os cards de Energia proporcionam aos seus Pokémon a energia de que eles precisam para usar seus ataques, sendo que alguns deles requerem o uso de tipos específicos de Energia.


Sem Energia você não ataca nem recua (salvo raras exceções), e em alguns casos, cards de Treinador exigem o descarte de Energia. Caso você não possa fazer isso, obviamente você não poderá usar esses cards. Como parte vital do jogo, as Energias básicas são o único tipo de card do qual é permitido ter mais de 4 cópias no mesmo deck.

Na imagem abaixo temos todas as Energias básicas presentes no TCG. Notem que os tipos dragão e incolor não possuem Energia básica correspondente. O tipo dragão normalmente emprega dois ou mais tipos de Energia básicas distintas em seus ataques. Quanto ao tipo incolor, qualquer Energia equivale a ela. Por exemplo, você pode usar o "Song of Echoes" da Altaria [Roaring Skies] ou recuá-la usando uma Energia de fogo ou de água, por exemplo.



Como usar as Energias?

Se não for usá-las para pagar o custo de determinado card, você pode usar as Energias para que seus Pokémons possam agir. Uma vez a cada turno seu, você pode ligar uma Energia (básica ou especial, mas apenas uma) a um dos seus Pokémons, seja ao ativo ou a um do banco. É possível ligar uma Energia assim que terminar a compra de um card, logo no início da rodada, ou usar um card de Treinador antes para ver ser consegue pegar uma. Ao ligar uma Energia a um Pokémon, coloque-a abaixo do card, com uma parte para fora de forma a deixá-la evidente. A menos que um card ou ação diga especificamente para descartar o card de Energia, não descarte nenhuma Energia dos seus Pokémon!


Algo em especial?

Também temos as chamadas Energias especiais, das quais só é possível ter quatro cópias no deck. Essa limitação se deve a seus efeitos, que variam desde valer por outras Energias até modificar atributos de cards Pokémon, como custo de recuo, danos causados e recebidos. A título de curiosidade, veja só o que algumas Energias especiais podem fazer:
  • Rainbow Energy: fornece qualquer tipo de energia básica, mas apenas uma por vez. Ao ligá-la ao Pokémon, ele recebe 10 de dano [HeartGold & SoulSilver, XY, BREAKthrough].
  • Prism Energy: fornece ; mas para Pokémos básicos fornece qualquer tipo de energia básica, mas apenas uma por vez [Next Destinies]. A Scramble EnergyMulti Energy e δ Rainbow Energy [série EX] e SP Energy [série Platinum]  tinham efeitos parecidos, fornecendo qualquer tipo de energia mediante condições especificadas.
  • Blend Energy GFPD: fornece ,,,, ou ; mas apenas uma por vez [Dragons Exalted]. 
  • Blend Energy WLFM: fornece ,,,, ou ; mas apenas uma por vez [Dragons Exalted]. 
  • Plasma Energy: fornece . Muitos Pokémons da Equipe Plasma só atacam com essa energia [Plasma Storm, Plasma Freeze, Plasma Blast]. 
  • Double Colorless Energy: fornece . [HeartGold & SoulSilver, Next Destinies, Legendary Treasures, XY, Phantom Forces].
  • Double Aqua Energy: fornece . Só pode ser ligada a Pokémons da Equipe Aqua [Double Crisis]. Na série EX ela podia prover também .
  • Double Magma Energy: fornece . Só pode ser ligada a Pokémons da Equipe Magma [Double Crisis]. Na série EX ela podia prover também .
  • Double Dragon Energy: funciona como duas Rainbow Energy, mas sem causar dano. Só pode ser ligada a Pokémons do tipo dragão [Roaring Skies]. Tem efeito similar a Miracle Energy [Neo Destiny] e a Double Rainbow Energy [série EX]. 
  • Herbal Energy: fornece  e remove três marcadores de dano do Pokémon ao ser ligada a ele. Só pode ser ligada a Pokémons do tipo planta [Furious Fists]. Tem efeito similar a Potion Energy [série original] e a Health Energy [série Diamond & Pearl]. 
  • Strong Energy: fornece  e quando ligada ao Pokémon faz com que seus ataques causem mais 20 de dano (antes de se aplicarem fraquezas e resistências). Só pode ser ligada a Pokémons do tipo lutador [Furious Fists]. A Darkness Energy [séries Neo e EX, Undaunted] tinha efeito similar.  
  • Mystery Energy: fornece  e quando ligada ao Pokémon reduz seu custo de recuo em . Só pode ser ligada a Pokémons do tipo psíquico [Phantom Forces]. A Holon Energy WP [série EX] tinha efeito similar.  
  • Shield Energy: fornece  e quando ligada ao Pokémon reduz em 10 os danos causados a ele por Pokémons do adversário (antes de se aplicarem fraquezas e resistências). Só pode ser ligada a Pokémons do tipo metálico [Primal Clash]. A Metal Energy [séries Neo e EX, Undaunted] e a Holon Energy GL [série EX] tinham efeitos similares.
  • Wonder Energy: fornece  e quando ligada ao Pokémon previne todos os efeitos dos ataques dos Pokémons adversários, exceto dano (mas não remove efeitos já existentes). Só pode ser ligada a Pokémons do tipo fada [Primal Clash]. A Holon Energy WP [série EX] tinha efeito similar, e a Full Heal Energy [série original] e a Recover Energy [série Diamond & Pearl] possuíam efeito análogo, removendo condições especiais existentes, mas não as prevenindo. 
  • Flash Energy: fornece  e quando ligada ao Pokémon faz com que este não tenha fraquezas. Só pode ser ligada a Pokémons do tipo elétrico [Ancient Origins]. A Holon Energy FF [série EX] tinha efeito similar  
  • Dangerous Energy: fornece  e quando ligada ao Pokémon ativo, faz com que os Pokémons-EX do oponente ganhem dois marcadores de dano caso ataquem e causem dano ao Pokémon. Mesmo se o Pokémon for nocauteado o do adversário sofrerá dano. Só pode ser ligada a Pokémons do tipo noturno [Ancient Origins]. 
  • Burning Energy: fornece  e quando o ataque do Pokémon ao qual está ligada a descartar, esta energia vai da pilha de descarte para o mesmo Pokémon após ele terminar o ataque. Só pode ser ligada a Pokémons do tipo fogo [BREAKthrough]. A Recycle Energy [série Neo] tinha efeito similar.
  • Splash Energy: fornece  e quando o Pokémon ao qual está ligada é nocauteado, o Pokémon volta para a mão do jogador (os demais cards são descartados). Só pode ser ligada a Pokémons do tipo água [BREAKpoint]. Tem efeito similar a Rescue Energy [Triumphant].




Estou sem energia!

Você não é obrigado a ligar uma Energia a cada turno seu, embora a ausência de Energia possa vir a atrapalhar sua estratégia. É possível usar alguns cards de Treinador e ataques de Pokémon para obter Energia, e além disso, determinados decks operam sem energia nenhuma. Esses decks se concentram nos Treinadores e em Pokémons "tanks" de forma a ganhar por deckout.



E como os Pokémons influenciem o uso de Energia?

A maioria dos Pokémons precisa de Energia para agir. Muitos ataques possuem quantidade ou tipo de energia como fator multiplicativo ou adicional dos danos. Determinados ataques podem pegar energias do seu deck, da sua mão ou da pilha de descarte, enquanto outros exigem o descarte de Energia (seu ou/e do seu adversário), e alguns (poucos) Pokémons conseguem atacar ou recuar sem usar Energia.
   

Já alguns Pokémons possuem habilidades que afetam o uso de Energias. Por exemplo, permitem ligar uma Energia a mais no seu turno, movê-las de um Pokémon para outro, convertê-las em determinado tipo, ou ainda, recuperá-las da pilha de descarte. Observe bem a dinâmica das Energias para poder atacar firme e forte!

4 comentários:

  1. Energia: a capacidade de realizar trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, anônimo das 15:41. E não se preocupe, anônimo das 14:09, pois vem mais TCG por aqui;!

    ResponderExcluir
  3. Energia: a capacidade de produzir uma ação ou um trabalho. É comumente medida em Joules, Calorias e Kilowatts-Hora...

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!