Review: Pokémon XY079

Fala, galera!
Estavam com saudades das análises dos episódios de Pokémon XY? Pois bem, aqui estão elas estão de volta! Então aproveitem bastante e boa leitura!

XY079/ Episódio 883 - Uma Luta Feroz na Fábrica de Pokébolas! Pikachu VS Meowth!!

Pikachu e Meowth são, desde o princípio, a versão Pokémon da dinâmica de gato e rato imortalizada por Tom e Jerry. Assim como na criação de Willian Hanna e Joseph Barbera, sempre acompanhamos o felino tentando pegar o rato desesperadamente e falhado, porém se a ironia da relação entre Tom e Jerry vem do fato de o mais forte ser quase sempre superado pela inteligência do mais fraco, no caso de Pikachu e Meowth, o roedor amarelo sempre veio com um pacote completo de força e inteligência maiores que o seu rival felino. Para compensar isso, Meowth sempre teve acesso a um maior arsenal de ferramentas (a grande maioria provando-se inúteis, vamos ser sinceros) para capturar Pikachu. Porém, foram precisos 18 anos para o Gato Que Arranha perceber que sua maior munição contra seu rival estava ali o tempo todo com o Treinador do rato amarelo.
A ideia de dar a Meowth a Pokébola de Pikachu é genial porque faz desta a primeira vez em que vemos o gato numa posição de vantagem sobre o rato - e é uma solução tão simples que faz pensar "por que demoraram TANTO pra fazerem um episódio assim???". É claro que cabe questionar "por que Pikachu tem tanto medo de ir pra Pokébola? Não é como se ele fosse ter que ficar lá pra sempre!". Afinal de contas, já vimos diversos Pokémon saindo por vontade próprias de suas bolas sem o menor problema, então ainda que Meowth conseguisse fazer o raio vermelho acertar seu alvo, Pikachu ainda poderia escapar. Por outro lado, o rato amarelo tem um ponto fraco que os demais não parecem ter: ele possui uma verdadeira fobia do objeto arredondado - afinal nem seu querido Treinador pôde guardá-lo nela nem mesmo em situações de emergência.
Outro elemento deste episódio que aproxima Meowth e Pikachu de Tom e Jerry é a natureza extremamente pessoal de seu jogo de caça. Geralmente, trata-se de Meowth tentando pegar Pikachu ao lado da Equipe Rocket pelo chefe, enquanto o rato luta por e ao lado de Ash. A presença de humanos sempre acabou, de certa forma, terceirizando os sentimentos hostis entre eles. Porém, neste episódio, ambos ficam sozinhos, correndo um atrás do outro - e em busca da maleta contendo todas as outras Pokébolas de Ash, Clemont e Serena -, sem receber o auxílio dos seus aliados humanos por um bom tempo. Mesmo quando Jessie e James apressam Meowth para que ele deixe Pikachu de lado, o gato o faz com grande relutância e ainda lhe propõe um duelo final depois.
A perseguição entre gato e rato torna-se bastante divertida à medida em que o roteirista Shoji Yonemura e os animadores - sob a direção do sempre incrível Masaaki Iwane - fazem a caça de gato e rato ainda mais interessante ao estendê-la também a uma busca pela maleta contendo os demais Pokémon e ao mesmo tempo uma luta para não ser pego pelas engrenagens, prensadoras, esteiras, garras mecânicas entre outras das diversas máquinas ainda ativas da fábrica.
Como resultado, há um bocado de momentos cômicos bem cartunescos envolvendo a interação dos Pokémon com os robôs - como Meowth sendo achatado por uma prensadora(?) e ele e Pikachu recebendo as tinturas das bolas no corpo nas tentativas da Equipe Rocket de facilitar a captura do rato elétrico. Há também algumas tiradas bem espertas de Yonemura, como Meowth entrando numa Bola Luxo (Luxury Ball) e saindo todo feliz dela - uma alusão ao seu efeito especial dos jogos -, para em seguida ficar puto por quase ter sido pego por Pikachu.
Com os Pokémon no centro, não sobra muito para os humanos fazerem, embora não fiquem completamente inúteis - a Jessie e James ainda são nocauteados por uma Pokébola gigante decorativa antes mesmo de poderem sacar seus Pokémon: enquanto Pikachu foge de Meowth, Clemont consegue salvar a todos com sua invenção. Aliás, é ótima a cena, ainda que brevíssima, de Ash se desesperando ao perceber o quão impotente está sem seus Pokémon, e incapaz de soltar seus amigos e a si mesmo na base da investida humana. Também é bom ver no final os empregados da fábrica ainda aparecem para mostrar que existem!
Chega a ser estranho ver tantas variedades de Pokébolas num lugar só quando o anime consistentemente ignorou todas elas em prol das bolas comuns todos esses anos - chega a ser bizarro que esta seja a primeira vez que o anime mostre as Bolas Super (Great) e Ultra, por exemplo, que existem desde os jogos originais da série, mas nunca haviam sido mostradas. O roteiro arruma, pelo menos, um tempinho para mencionar os nomes de algumas delas - inclusive a da Bola Veloz (Quick Ball), que não aparece no episódio. Então, se você tem uma Pokébola favorita aonde gosta de deixar seus monstrinhos, melhor dar uma boa olhada porque dificilmente veremos qualquer uma delas nos próximos anos.

Considerações finais:




  • Em Pokémon X & Y, a Fábrica de Pokébolas fica na Cidade de Laverre. No anime, ela é movida para bem longe da cidade, em algum ponto na Rota 15: uma decisão que acomoda bem a trama do episódio, considerando que certamente seria menos crível ver a Equipe Rocket tomando uma fábrica sem chamar atenção dentro de uma área urbana. Porém, isso também diminui o efeito do local como um ponto turístico: afinal, quem vai querer visitar uma fábrica de Pokébolas no meio do nada?
  • Pikachu usou o Pikachute!



  • Ok, parei. Eu só queria uma desculpa pra usar o gif, confesso.
  • O Quiz Pokémon não teve a carta curinga da Equipe Rocket. Segunda a bulbapedia, essa foi a segunda vez em que isso aconteceu, mas não me recordo da primeira!
  • A animação deste episódio estava excelente! Apesar de achar que inserções tridimensionais no anime nem sempre ficam boas - nem nos filmes ficam até hoje! -, as máquinas aqui ficaram impressionantes, especialmente a forma como elas permanecem em constantemente movimento, mesmo diante das tão comuns cenas estáticas do anime! Em contrapartida, eu achei que a trilha sonora meio que deixou a desejar;



  • Clemont sempre sonhou em visitar a fábrica. É a primeira vez que ele menciona o local em tipo quase 80 episódios, mas tudo bem, faz sentido ele gostar de visitar fábricas e locais onde robôs operam;
  • A fantasia de Meowth e Wobbuffet como secretária ficou DIVINAL. AMO quando os dois se juntam para fazer esses cosplays bizarros, me lembra dos bons tempos de Hoenn com os dois;
  • O reencontro de Bonnie com Dedenne ♥



  • A Equipe Rocket, disfarçada, promete levar nossos heróis a uma sala que mostra o interior de uma Pokébola. Fiquei decepcionado ao ver que tal sala não existia :/ e a carinha de Bonnie, preocupada que ele fosse realmente daquele jeito, é muito fofa;



  • Quando Meowth zoa Pikachu, depois de ele ser pintado com as cores da Super Bola, falando que ele tinha virado um blue Pika, terá sido uma referência à famosa teoria do Pikablu? Se parar pra pensar, o Marill até tem as cores azul e vermelha!
  • Já ficaram sabendo da novidade que o Netflix vai trazer as duas primeiras temporadas de Pokémon???? Para os nostálgicos de carteirinha, é um presentão hein!
  • E vejam só isso: Pokémon pela terceira semana consecutiva no TOP 10! Fazia tempo que não víamos isso acontecer! "Uma Luta Feroz na Fábrica de Pokébolas! Pikachu VS Meowth!!" ocupou o 10º lugar no ranking semanal, obtendo 4,1 pontos de audiência. Apesar de ter caído uma posição em relação à semana anterior, o anime subiu 0,2 pontos! Pikachu não é o mascote do anime à toa né!
 

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

9 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Meowth ficou puto? Sério mesmo que voce escreveu isso no review de um episódio de Pokemon? :x

    ResponderExcluir
  2. A rivalidade de Pikachu remete a Tom e Jerry, afinal é a eterna luta do gato contra o rato. Pelo menos pra mim ela também remete um pouco a Papa-Léguas e Coiote, guardadas as devidas proporções, pelo fato de tanto Meowth como Willie Coyote constantemente lançarem mão de todo tipo de parafernálias para alcançar seus objetivos, quando não por mau funcionamento (chega até a parecer que o Clemont é o dono da Acme. rs) acaba sendo por azar ou incompetência mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Esse episódio foi melhor que todos os episódios desde a saída do Goodra. Pikachu reina demais. Tá na hora dele aprender uma técnica nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra falar a vdd acho que é hora de tirarem o Ataque Rápido. Achei palha ele perder a Investida Trovão e manter o Ataque Rápido, mas provavelmente não queriam dxar ele com três ataques elétricos

      Excluir
    2. Mas nada será tão bom quanto o Cauda de Ferro.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال