XnálYse: Slowbro


Oi, menixs. Como estão? Chegamos ao dia de mais uma XnálYse. Antes de falar do Pokémon escolhido, gostaria de agradecer ao Hick que sugeriu a temática geral: Pokémon com novas megaevoluções. A partir dessa ideia, abri uma votação na página da PBN no Facebook para escolher qual deveria ser o tema da análise dessa semana. Dentre as opções estavam Camerupt, Glalie e Slowbro. Esse método foi muito interessante e permitiu muita interação entre a página e o site. O vencedor foi Slowbro, com cerca de 51% dos votos (Glalie atingiu 27% e Camerupt ficou com 22%). Algumas vezes, repetirei as votações lá, mas levando em consideração as sugestões que vocês me dão aqui. Vamos começar?

Slowbro

Tipos: Água / Psíquico

Base de stats:
HP - 95
Ataque (ATK) - 75
Defesa (DEF) - 110
Ataque especial (SP ATK) - 100
Defesa especial (SP DEF) - 80
Velocidade (SPD) - 30
Total: 490

Overview:
Slowbro, o Pokémon Caranguejo Eremita, é uma das duas evoluções de Slowpoke. Os  Slowpoke costumam usar a cauda como vara de pescar. Esse Pokémon sempre é encontrado com ela mergulhada na água. Se um Shellder morder, ele evoluirá em Slowbro. A relação consiste em uma espécie de mutualismo. Como não pode mais pescar, ele passa a nadar com mais frequência para encontrar seu alimento. Se o Shellder soltar sua cauda, Slowbro retornará ao estado de Slowpoke (conceito conhecido como devolution).Sua sensibilidade à dor é perdidade devido ao veneno injetado em seu rabo. Dizem que o Shellder consome todos os restos deixados por Slowbro, mantendo-o limpo e equilibrado nas patas traseiras. Em batalha, o maior destaque fica por conta das grandes bases de defesa e ataque especial. A baixíssima velocidade condiz com sua capacidade de aguentar golpes diversos e retornar com um bom golpe especial. Outro ponto importante é a boa habilidade Regenerator, que possibilita maior tempo de "vida" dentro do time.


Habilidades:
- Oblivious (normal): o Pokémon não sofre com estados mentais (paixão, Taunt, Torment).
- Own Tempo (normal): protege o Pokémon de ficar confuso.
- Regenerator (oculta): restaura 1/3 do HP cada vez que o Pokémon retorna para a Pokébola.

Slowbro não é o dono das melhores habilidades existentes. Entretanto, todas as três são opções válidas para seus diversos sets. O principal pró de Oblivious é em relação a Taunt. É muito comum usar estratégias baseadas em Slack Off e Calm Mind, por exemplo, protegidos agora. Enquanto isso, Own Tempo ocupa o pior posto dentre as três, mas pode ser bem encaixada nas batalhas, sobretudo VGC. Regenerator é, normalmente, a mais aplicada. Como eu disse anteriormente, sua importância é associada à manutenção de Slowbro mais tempo no time.

Prós: 
- A alta defesa suporta suas fraquezas mais comuns;
- O ataque especial é bastante adequado;
- Regenerator é uma importante habilidade;
- Slowbro conta com 6 resistências;
- Amplo set, que ajuda a atuar como wall (comum ou clerical) e tank;
- Atua excepcionalmente bem dentro de Trick Room;
- Como não se apaixonar por essa carinha boba? :3

Contras:
- Fora de Trick Room, a velocidade pode ser prejudicial;
- A defesa especial peca muito;
- 5 desvantagens (fantasma, noturno, inseto, grama e elétrico) gera uma quantidade expressiva de counters;
- Pode ser previsível, já que possui movimentos centrais já reconhecidos.


Abra sua mente
- Calm Mind / Psychic / Psyshock
- Scald
- Flamethrower / Fire Blast / Ice Beam
- Slack Off
Item: Life Orb
Habilidade: Regenerator
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 DEF, 4 HP
Nature: Modest
Esse é, talvez, o set mais comum de Slowbro. Aproveitando a alta base de ataque especial, partimos para uma ofensiva lenta. É importante ressaltar que esse é um Pokémon que precisa se adequar a sua baixa velocidade, atacando quase sempre depois nas batalhas. Ou seja, a defesa precisa receber um investimento para que possa resistir aos golpes mais diversos. A estratégia começa com duas possibilidades: Calm Mind é um importante foco para compensar a defesa especial mediana e ainda torná-lo mais ofensivo; também é válido o uso de um STAB psíquico, seja Psychic (dano especial) ou Psyshock (dano físico). No segundo slot, a possibilidade está diante de Scald, golpe de água. Seu efeito secundário de queimadura pode ser um diferencial dentro da batalha. A partir disso, é preciso optar por um movimento de cobertura, com fogo e gelo sendo os melhores. Flamethrower e Fire Blast são muito semelhantes, variando quanto ao poder e precisão; Ice Beam, apesar de auxiliar melhor contra grama e voador, é bem encaixado dentro do set. Quando Slowbro chegar próximo de ser derrotado, Slack Off restaura seu HP e mantém sua estabilidade em campo.

Casa dos horrores
- Trick Room
- Heal Pulse / Yawn
- Surf / Scald
- Protect / Slack Off
Item: Leftovers
Habilidade: Oblivious
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 0
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Bold / Calm
Usando os diversos movimentos clericais de Slowbro, o segundo set é construído sobre a ideia de auxiliar um time lento. A base da estratégia é o famoso Trick Room. Dessa forma, os Pokémon mais lentos atacarão sempre primeiro (com exceção de movimentos de prioridade). Observem que esse set deve ser aplicado sobre um time com baixa velocidade, beneficiando os aliados e atrapalhando o oponente. Atentem-se também para o IV 0 de velocidade, importante para garantir que Slowbro atinja pontos muito baixos nesse stat. O segundo slot do set é ocupado por Heal Pulse. Sua cobertura clerical é o destaque. Um Pokémon cleric é aquele que beneficia o time, como agora, restaurando seu HP. Heal Pulsesó pode se encaixar em duplas ou trios. No caso de batalhas single, Yawn transforma a função em algo próximo de um phazer (Pokémon responsável por dissipar os adversários). Na sequência, Surf é o STAB aquático mais adequado em grupos, podendo ser substituído por Scald em formato simples. Por fim, Protect é crucial ao lado de um companheiro. Ter Protect ajuda a focar em um de seus membros em campo. Existe também a possibilidade do uso de Slack Off para restaurar seu próprio HP.

Shellmon
- Curse / Belly Drum
- Waterfall / Aqua Tail
- Zen Headbutt
- Drain Punch
Item: Life Orb / Sitrus Berry / Leftovers
Habilidade: Regenerator
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 DEF, 4 HP
Nature: Adamant
Qualquer pessoa que olhar para Slowbro pode pensar de imediato nos benefícios de Slack Off e Calm Mind construindo um tank especial. Entretanto, seu learnset é, também, baseado em uma série de poderosos golpes físicos. Obviamente, o terceiro set de hoje é focado no quesito surpresa; afinal, ninguém espera encontrar um Slowbro construído dessa forma. Como primeiro movimento, Curse e Belly Drum dividem as atenções. Enquanto o primeiro aumenta a defesa e o ataque cortando a velocidade (isso maximiza o potencial de Slowbro), o segundo eleva a base ofensiva ao máximo ao custo de metade do HP (e é aí onde entra Sitrus Berry ou Leftovers). O STAB de água varia entre o efeito secundário de flinch em Waterfall e o poder com precisão reduzida de Aqua Tail. Zen Headbutt funciona de forma muito semelhante a de Waterfall. A sequência de flinch só atua melhor na presença de Trick Room. No último slot, Drain Punch pode fazer a cobertura, além de substituir Slack Off.


Outros movimentos importantes:
- Disable, Psych Up, Amnesia, Iron Defense, Recycle, Skill Swap, Trick, Wonder Room.

Checks, counters e considerações finais:
- Slowbro é um Pokémon parcialmente deficiente em defesa especial, sobretudo sem o apoio de Calm Mind. Isso requer aliados com bastante resistência, como Chansey, Porygon2, Scizor.

- O cuidado deve ser redobrado diante de Pokémon noturnos e até mesmo fantasmas munidos de muita agilidade. Alguns dos melhores counters são Gengar, Mismagius, Zoroark e até mesmo M-Sableye.

- Particularmente, gosto muito de Slowbro e admiro bastante sua mecânica bem delineada nas batalhas. Esse Pokémon ocupa um posto fundamental em equipes e, mais que isso, supera com facilidade sua contraparte, Slowking.

Mega Slowbro


Tipos: Água / Psíquico

Base de stats:
HP - 95
Ataque (ATK) - 75
Defesa (DEF) - 180
Ataque especial (SP ATK) - 130
Defesa especial (SP DEF) - 80
Velocidade (SPD) - 30
Total: 590

Overview:
Slowbro atinge a megaevolução através do efeito de Slowbronite. O Shellder que agarrava sua cauda "engole" seu corpo inteiro, formando uma armadura impenetrável. Apesar da nova proteção, Mega Slowbro perde parte de sua movimentação, já que não consegue mais andar e precisa se equilibrar com seu rabo. Ele se locomove pulando na ponta da cauda, que ganha muita força. Essa é, sem sombra de dúvidas, a pior megaevolução criada até o momento. Apesar da falha visual, ele é um dos melhores Pokémon em batalha. Com a mudança de forma, Slowbro aumenta 70 pontos em sua defesa, tornando-se, literalmente, inquebrável. O ataque especial também é um bom benefício. Curiosamente, todos os demais stats não são modificados, mantendo a defesa especial frágil. A troca de habilidades foi motivo de estranheza para muitos, mas Shell Armor ainda consegue atuar de maneira eficiente na batalha.


Habilidade:
- Shell Armor: o Pokémon está protegido de golpes críticos.

Shell Armor é a melhor habilidade para Slowbro? Não. Em alguns casos, Regenerator é mais eficiente. Mas o maior pró de termos Shell Armor está relacionado a Calm Mind. Esse movimento é comum em suas estratégias e aumenta a defesa especial. Golpes críticos ignoram aumentos defensivos. Proteger-se disso implica em mais estabilidade na batalha.

Prós: 
- Seu aumento gigantesco de defesa é um excelente benefício;
- O ataque especial não fica para trás;
- O combo de Calm Mind + 180 de defesa o torna quase indestrutível;
- Ideal para singles, doubles ou triples;
- Seu comportamento competitivo é um dos mais bem definidos dentre todas as megaevoluções;
- Shell Armor previne que rompam seus aumentos defensivos;
- Manter a combinação de tipos preserva as diversas resistências.

Contras:
- Assim como em todas as megas, a necesidade da Slowbronite impede o uso de itens eficientes;
- Seus stats conservados são um problema;
- Regenerator pode fazer falta;
- Ainda mantém muitas fraquezas;
- Não consigo me acostumar visualmente com M-Slowbro.

Créditos na Imagem
Pião da Casa Própria
- Calm Mind / Amnesia
- Scald / Surf
- Flamethrower / Fire Blast / Ice Beam
- Slack Off
Item: Slowbronite
Habilidade: Oblivious - Shell Armor
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 DEF, 4 HP
Nature: Modest / Bold
Esse é o set que eu mais tenho usado para M-Slowbro (focado nas duplas, com Calm Mind, Surf e Flamethrower) e com um retorno positivo. Ele é semelhante a outro usado anteriormente. A ideia dele é bastante clara: aumentar a defesa especial, principal problema de Slowbro, a fim de preservá-lo em campo por muito tempo. Isso pode ser feito de forma mais lenta com Calm Mind, que ainda cria um boost de ataque especial; ou com mais agilidade por meio de Amnesia. O primeiro, aumenta um estágio (50% nos pontos originais) e o segundo, dois estágios (100%). Para o caso de batalhas simples, Scald é marcante pelo efeito secundário. Porém, Surf, além de mais poderoso, pode se adequar às duplas e aos trios. A cobertura de fogo ou gelo é importante, sobretudo diante dos oponentes de grama. Eu tenho preferência por um golpe de fogo, que lida com mais counters. Se o seu HP abaixar muito, Slack Off soluciona o problema e se alia a uma defesa rígida.

God knows I want to break free
- Yawn
- Amnesia
- Scald
- Slack Off
Item: Slowbronite
Habilidade: Oblivious - Shell Armor
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 DEF, 252 SP DEF, 4 HP
Nature: Bold / Calm
A postura phazer e totalmente staller de Slowbro é possível se unirmos sua altíssima defesa, o potencial especial aumentado e bons movimentos de status. Assim como mencionei antes, Yawn ajuda a retirar de campo alguns adversários. A sonolência provocada no primeiro turno faz com que qualquer um queira sair antes de dormir. Esse movimento é ideal diante de adversários que aumentaram muito seus stats e se tornaram grandes ameaças. Amnesia aumentando a defesa especial em dois estágios facilita que M-Slowbro se consolide na batalha como uma verdadeira parede. Scald e Slack Off fecham o último set de hoje. As explicações sobre eles já são bem conhecidas. :P


Checks, counters e considerações finais:
- Não existe muito a se reafirmar sobre M-Slowbro. Apesar dos bons aumentos de defesa e ataque especial, ele permanece muito parecido com a forma normal sobre aliados e oponentes. Mesmo reforçado, sofre muita ameaça dos mesmos sweepers especiais anteriores e, como mantém parte das estratégias, aloca-se bem nos mais diversos times. É difícil lidar com sua aparência, mas a força na batalha se sobrepõe a isso e nos oferece um ótimo Pokémon.

Obrigado por acompanharem mais uma XnálYse! Na semana que vem, o quadro volta com mais matérias. Não se esqueçam de ler o Top 10! no domingo e as análises do Drago na segunda. Até já, pessoal!

14 comentários:

  1. Sinceramente eu não entendo porque as pessoas não gostam do Mega Slowbro ele é tão fofinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Particularmente, não gosto dele visualmente por ser forçado. Mas admiro muito do lado competitivo e é algo que se sobrepõe, fazendo valer a pena. xD

      Excluir
  2. Não vejo nada demais na aparência dele/a, até porque isso nem se quer importa. Pokémon é Pokémon, eles não são feitos para posar na Fashon week (nem sei se é assim que se escreve,kkk). Mas cada um com as suas....

    De qualquer forma bela análise e apesar de não ter nada à ver com o assunto, estou com uma Altaria na qual treino o lado defensivo dela, esses combos do slowbro me encorajaram a continuar nosso treinamento all for the defense, rsrsrsrs! Não sei por que mas a mega evolução da Altaria me lembra muito o Kefka do Final Fantasy 6, tirando o fato de que Altaria é linda e o Kefka é um maluco, mas vai derrubar uma com um Roost pra encher o saco que você logo muda de idéia. Como eu disse cada um com as suas,kkk!!!

    Kefka: Life, Dreams, Hope, Where´d they come from? And where are they headed...? These things...I shall destroy !kkkkk!!!! Quem jogou jogou! Final Fantasy Forever!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Sabe que vale bastante a pena manter Altaria defensivo? Times "defense for all" (como disse você :P) são excepcionais em batalhas. Apesar de serem cansativos de enfrentar, o resultado na competição é quase sempre positivo numa fórmula staller.

      Excluir
  3. Para uma análise, acho ridículo dizer que é a pior Mega de todas. Se é sua opinião deixe claro isso. Eu amo essa mega. Não generalize!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se chateie, mas sabe que M-Slowbro caiu no desgosto popular pela informação visual. Só disse isso levando em conta a opinião de maior parte do público.

      Excluir
  4. Primeiramente: Ótima análise como sempre!
    Slowbro é uma das espécies que me cativam desde a infância, mas fiquei um pouco decepcionado com a forma mega. O conceito da concha envolvê-lo completamente e aumentar sua defesa é espetacular, mas também acho que o design poderia ser melhor.
    Adorei o set "Shellmon" e seu quesito surpresa, além da presença do Curse. Uso esse movimento em todos os meus pokémon que podem aprendê-lo e sempre tive uma resposta muito positiva, pelo menos quando usei no momento certo rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Dan! Acho que Slowbro está no imaginário de todos nós. Quem pegou o anime ainda no começo, tem boas e engraçadas lembranças dele. Ainda tento entender como o Shellder pode crescer tanto a ponto de cobri-lo por inteiro.

      Ah, quero enfrentar depois os seus Pokémon defensivos de Curse. :P

      Excluir
  5. Uma exelente Analise do Mega Beyblade Slowbro. Um mega que teve e tem muito preconceito apesar de seu trabalho de uber ( na minha opinião) podendo ser bem versátil é o M-Beedrill Poucos conhecem seu poder competitivo que pode avassalador com a Adaptability e o assustador 400 e tantos de speed gostaria mt de ver uma analise dele. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Também vejo Beedrill como um Pokémon extremamente poderoso. Apesar das defesas ridiculamente baixas, a explosão de velocidade e ataque compensam muito. É um Pokémon bem ameaçador se não tivermos cuidado. Dica anotada! xD

      Excluir
  6. OI,Assim como semana Passada,torno a pedir uma análise de Audino e sua Megaevolução,que não é tão util no formato Singles,por conta da habilidade (na minha opinião seria melhor Regenerator ou uma coisa nova como Fur Coat).Gostaria de ver seu Trabalho neles,sobre análise de hoje deve te deixar meus parabéns novamente,você é demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, eu fiquei pensando na possibilidade de M-Audino com Fur Coat e isso seria realmente impressionante. A capacidade dele das duplas é bem importante, mas existem boas formas de encaixar em singles também. Isso pode unir Calm Mind aos diversos movimentos que aprende ou no posto de wall. Obrigado pela dica e pelo elogio!

      Excluir
  7. faz do forretress, por favor

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!