Os Episódios Banidos de Pokémon

Episódio Banido Equipe Rocket vs Equipe Plasma

Ao longo dos anos, alguns episódios do anime Pokémon foram considerados impróprios para serem exibidos e tiveram que ser banidos. Quando apenas uma cena é classificada como imprópria, ela é cortada ou modificada. Porém, quando há vários momentos identificadas como problemáticos em um determinado episódio, ele é banido. 

Entre esses episódios, houve censuras devido a estereótipos que pudessem ofender uma determinada etnia, religião ou cultura. Já outros não foram ao ar por conta de serem irrelevantes (fillers) ou por respeito a desastres naturais ou catástrofes acontecidos no Japão ou nos EUA. Confira quais são os episódios e por que foram banidos:

Episódio 18 - Férias em Acapulco!

Episódio Banido 18 - Férias em Acapulco!

No famoso episódio em que James aparece com seios, Ash, Brock e Misty curtem um descanso da jornada Pokémon em uma cidade litorânea. Misty decide participar de um concurso de beleza usando biquínis e se surpreende quando encontra Jessie e James participando do concurso também. Em meio a surpresa, Misty pergunta: "James! Você não é um menino?!" e ele responde: "Que importa? Já que estou linda!". Em outro momento, os seios falsos são inflados até dobrarem de tamanho. O episódio foi banido nos EUA por apresentar cenas exibicionistas e "supostamente estar associado a homossexualidade".

Episódio 35 - A Lenda de Dratini!

Episódio Banido 35 - A Lenda de Dratini!

Neste episódio, Ash, Misty e Brock chegam na Zona do Safari Pokémon e, ao se aventurarem pelo local, encontram um senhor que os manda calar a boca. Não bastasse a falta de educação o homem ainda aponta uma arma para os três e pergunta: "Vocês querem levar um tiro?". Além disso, eles descobrem que o velho é o responsável pelo local e chega a ameaçá-los mais uma vez com a arma. Como se não fosse o bastante, a Equipe Rocket também surge ameaçando o vovô com revólveres e o fazendo de refém. A cereja do bolo é quando Meowth surge em determinada cena com um bigode parecido com o de Hitler, fazendo clara alusão ao ditador alemão.

Episódio Banido A Lenda de Dratini Meowth Hitler

O episódio foi banido por ser considerado totalmente irresponsável no tratamento de armas e da violência, por isso nem chegou a ser dublado para o inglês. Ele não foi exibido em nenhum lugar fora da Ásia, já que a maioria das dublagens são baseadas na versão americana. Foi nesse episódio que Ash capturou uma manada de Tauros, sendo este o único episódio banido a contar com um evento principal. Ou seja, o público ocidental nunca descobriu como Ash conquistou seus companheiros Tauros.

Episódio 38 - O Soldado Elétrico, Porygon!

Episódio Banido 38 - Porygon, o Guerreiro Virtual!

Este episódio é o mais famoso dos banidos pela repercussão após a sua primeira exibição no Japão. Quando Ash e Porygon viajam no Cyber Espaço, vários mísseis são atirados contra eles pela Equipe Rocket e Pikachu usa um Choque do Trovão que faz com que vários flashs azuis e vermelhos ficassem piscando freneticamente por alguns segundos. Esse efeito fez com que várias crianças japonesas reclamassem de visão borrada, dores de cabeça, tonturas e enjoos. Algumas até sofreram ataques epilépticos e convulsões. De acordo com as autoridades, em torno de 685 crianças acabaram encaminhadas para hospitais.

No Japão, o episódio foi banido logo após sua 1ª exibição e também virou notícia internacional, inclusive com William Bonner contando sobre o ocorrido no Jornal Nacional, e muitos pais ficaram receosos quando o anime estreou no Brasil. Por conta deste episódio envolvendo o Pokémon Porygon e o que ele causou, suas evoluções Porygon 2 e Porygon Z nunca apareceram no Anime. No Japão, o anime entrou em hiato após os acontecimentos causados por este episódio e foi questionado até mesmo se ele continuaria a ser exibido.

1ª Temporada - It's New Year's Eve! Pocket Monsters

Este episódio estava programado para ser exibido no dia 31 de Dezembro de 1997, entre os episódios 39 e 40, para comemorar o ano novo. Depois do incidente com o episódio 38, este foi cancelado, por isso há apenas seu título original. Não há nenhuma informação sobre a história deste episódio.

Episódio 252 - A Caverna de Gelo!

Episódio Banido 252 - A Caverna de Gelo!

Este episódio foi banido com a "justificativa" de que uma cena de um beijo entre um humano e um Pokémon seria inapropriada. Durante a travessia da Caverna de Gelo, Brock fica com febre e, então, um Jynx aparece para cuidar dele. Durante a febre, Brock tem alucinações e pensa que Jynx é uma das Enfermeiras Joy, seu eterno crush (assim como todas as Oficiais Jenny). Iludido, Brock não perde tempo e beija o Pokémon.

Episódio 377 - Combate na Ilha Misteriosa! Barboach vs Whiscash!

Episódio Banido 377 - Combate na Ilha Misteriosa! Barboach vs Whiscash!

O que seria o episódio número 377 é o primeiro que não chegou a ser exibido nem mesmo no Japão. Neste episódio, acontece um terremoto causado pelo Pokémon Whiscash na ilha onde estão Ash e seus amigos. O episódio iria ao ar no Japão no dia 4 de novembro de 2004, mas foi banido porque o terremoto do episódio se assemelha com o Terremoto de Chuetsu de 2004, que ocorreu no Japão no dia 23 de outubro de 2004. Deste modo, não exibir o episódio foi uma demonstração de respeito às vítimas.

Episódio 396 - Ash e May! Batalhas Quentes em Hoenn!

Episódio Banido Episódio 397 - Ash e May! Batalhas Quentes em Hoenn!

Este episódio foi considerado irrelevante para o enredo, pois fazia apenas um compilado dos principais acontecimentos do anime até aquele momento, durante a jornada em Hoenn. Como o episódio era constituído de um conjunto de cenas anteriores, acabou não sendo exibido nos Estados Unidos e, consequentemente, nos outros países do ocidente.

Episódio 516 - Ash e Dawn! Seguindo Uma Nova Jornada!

Episódio Banido 517 - Ash e Dawn! Encarando uma Nova Aventura!

Outro episódio considerado irrelevante pelos EUA, por apenas reviver a história de Ash, Dawn e Brock até aquele momento em suas jornadas por Sinnoh. Por isso, o episódio não apresentava uma história original e foi removido na cronologia ocidental.

Episódio 588 - Criaturas Misteriosas: Pokémon!

Episódio Banido Episódio 589 - Criaturas Misteriosas: Pokémon!

Assim como o episódio 516, este também não foi ao ar no ocidente por ser considerado irrelevante, tendo apenas cenas de acontecimentos já ocorridos até o determinado momento no anime.

Episódio 685 / 686 - Equipe Rocket vs Equipe Plasma!

Pokémon Episódio BW23 Banido

Este foi mais um episódio que não chegou a ser exibido sequer no Japão. Este especial seria o primeiro da saga Preto & Branco. Giovanni chega em Unova para concluir seu plano que estava ocorrendo já há vários episódios. Para atrapalhar a Equipe Rocket, a Equipe Plasma chega para travar uma luta épica entre as duas equipes pelo Meteoro especial, que envolve a parcial destruição da cidade de Castelia. O especial também marcaria a aparição de Looker, membro da Polícia Internacional.

Com todo esse enredo prestes a acontecer no anime, uma semana antes da exibição do episódio aconteceu um grande desastre no Japão. No dia 11 de março de 2011, o país oriental enfrentou terremoto, tsunami e o desastre nuclear da usina de Fukushima. Frente às catástrofes, a exibição do episódio foi cancelada em respeito às vítimas. Durante um bom tempo acreditava-se que este episódio seria exibido tempos mais tardes, mas a hipótese já foi descartada. Tudo o que se sabe sobre este episódio pode ser visto na prévia exibida na semana anterior àquela data.

Episódio 1015 - Ash e Passimian! Um Toque de Amizade!

Episódio Banido Ash e Passimian! Um Toque de Amizade!

Este episódio foi censurado apenas na versão ocidental do anime, em virtude de um momento em que Ash faz uma pintura facial escura para imitar a aparência de Passimian. No entanto, essa pintura foi associada ao Blackface, um esterótipo racial pejorativo dos afro-americanos nos Estados Unidos. Para evitar qualquer tipo de associação indesejada para a Pokémon Company, o episódio foi banido. Consequentemente, o episódio também não foi exibido no Brasil.

Matéria atualizada por: Prof. BrUNO e Danilo Andretta

Wesley

Um carinha mal-encarado, que curte um bom e velho Rock, animes de qualidade prima e Mulheres ( hehe )

38 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. eu acho que esse episodio não foi exibido também porque tem algumas cenas fortes porque tem a liepard usando hiper raio nas pessoas a jessie e o james usamos armas com raios e acontecendo uma explosão em pikachu

    EU ACHO , Ñ TENHO CERTEZA

    ResponderExcluir
  2. EU QUERIA QUE AS EVOLUÇÕES DO PORYGON APARECESSEM NO ANIME PORQUE ELAS SÃO MUITO LEGAIS

    ResponderExcluir
  3. Acho muita bobeira eles cancelarem os episódios.Terremoto ninguém podia saber mas pelo menos por aqui deveria passar néh.Os considerados inuteis eles nem feitos seriam.Aquele da Jinx,o brock teve uma alucinação como alguém teria no deserto.Depois do acontecimento em Fukuchima eles deveriam ter passado pelo menos dois meses depois.Muitos aqui do ocidente querem muito ver esses episódio,e como os criadores disseram,eles são essenciais.O do porygon,somente com o primeiro,deveriam refazer o espisódio sem ser dentro da CPU,eu assisti e não aconteceu nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao acontece nada com quem assisti o epi do porygon dps de uma certa idade

      Excluir
    2. Não tem a ver com idade, ataques epilépticos acontecem com pessoas mais suscetíveis ou seja que já são propensas a isso, pessoas "normais" não terão esses ataques simplesmente vendo flash's rápidos e coloridos

      Excluir
  4. Quais desses episódios tem pra download?

    ResponderExcluir
  5. puxa tem vários!!!!

    ResponderExcluir
  6. eu tenho os episodio banidos ate o episodio 252 o resto nao consegui é legal e nao vejo nada de mais enfim se conseguisee postar postava mais nunca fiz isso... abraços o site é muito show tenho os episodios novos do preto e branco ate o episodio 709 baixei no torrent

    ResponderExcluir
  7. ja assisti o episodeo do porygon o do dratini e o do jinx e nao vi motivo para serem banidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todos esses epis estão disponiveis em algum site para assistir online

      Excluir
    2. aonde da pra assisti online os epis proibidos

      Excluir
  8. tudo bem deixar de passar um epsodio em respeito as vitimas de um disastre mas por causa de armas ou homen se vstindo de mulher isso é besteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha sei que comentou a muito tempo!mas mesmo assism vou, os ep das vitimas não devem ser exibidos (como você disse), mas os de armas estilmulava os alunos de escolas a levarem armas para a escola,e o homem vestido de mulher também não tem problema

      Excluir
    2. o ash se veste com vestido para batalhar com a erika, e além disso disse que chamava "ashley"

      Excluir
  9. eu já vi o episódio do dratini, e pensei: não devia ser banido por causa das armas, pois existem programas em que os personagens usam armas toda hora, e ninguém baniu.Outro detalhe, muitas criancinhas jogam jogos bem mais violentos e quase nenhum foi banido! Isso é sacanagem!

    ResponderExcluir
  10. Tem algumas pessoas dizendo que o episódio podia ser exibido no ocidente, porém isso ia bagunçar a história e o arco BW2 N ia deixar de fazer sentido, pois eles já devia saber quem é a equipe plasma e cilan e íris já teriam conhecido o Handsome-san, sem falar que o episódio que ele luta com o "Burg" é como se fosse a 1ª vez que ele chegasse na cidade, como se nada tivesse acontecido.

    ResponderExcluir
  11. tenho alguns desses episodeos, nao dublados mas pelo menos os pude ver.se voces da pbn estiverem interessados de ixem um comentario.

    ResponderExcluir
  12. ja vi do porygon..e muiito legal,e dakele das armas(eps.35) eu vi so 20 minutos.

    ResponderExcluir
  13. vi o episodio do porigon e não aconteceu nada comigo,as crianças japonesas que ficam grudadas na tela da televisão pois assisti e não acontece nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e que os olhos dos japoneses são frageis a luzes fortes

      Excluir
  14. Eu vi os episódios: Férias em Acapulco, A Lenda de Dratini e Porygon o Guerreiro Virtual e também Criaturas Misteriosas: Pokémon.
    Não achei nada demais nesses episódios. As explosoes em vermelho e azul não me causaram problema algum e os seios do James, só são um pouco estranhos, né...
    Bom, gostei da postagem

    ResponderExcluir
  15. Alguns desses episódios poderiam ser re-feitos e passar no Pokémon Smash.
    Assim não bagunçaria muito a história do anime, mas os episódios não deixariam de ser exibidos.

    Anônimo de 22 de agosto de 2012 13:52

    As evoluções de Porygon (e inclusive ele) apareceram na introdução "mundo dos pokémon" do 15º filme. Só as arts, mas apareceram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e também, o porygon aparece n introdução do 4º e do 5º fime

      Excluir
  16. o porygon e as evoluções não apareçem só na introdução de filmes porque no google está a imagem do professor que criou o sistema de transporte de pokebolas e o de humanos e o porygon ao lado do porygon2

    ResponderExcluir
  17. Acho ridículo isso que fizeram com o Porygon, o coitado não tem nada a ver com o que aconteceu, a culpa foi da própria produção do anime, por isso q ele nunca apareceu em mais nenhum ep...

    Outra coisa foi o Episódio da Equipe Plasma, nada a ver esse negócio de banir em respeito as vitimas, que que tem a ver com o desenho? Nada, é só pra causar e desfalcar o anime mais um pouco.

    ResponderExcluir
  18. n te pq esses episodis terem sidos banidos e pra idiotice,,alguns foram banidos pq n acharam legal idai tem muitas crianças que poderiam ter gostado dos episodios

    ResponderExcluir
  19. Cara o episodio 18 eu vi na tv brasileira deu acho que na redetv e nada a ver com terem banido eu so tem o james agarrando e balançando aqueles peitoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Episódio 18 chegou a ser dublado para o inglês, mas devido ao tanto de cortes que o episódio teve, ele ficou com uma duração de 15 minutos, e ficou inviável para os outros países, já que a maioria das dublagens são baseadas na versão Americana.
      então é bem difícil que esse episódio tenha passado aqui no Brasil, eu não me lembro de ter visto ele em algum canal de TV.

      Excluir
  20. Humberto Sousa09/03/2014, 03:35

    o episodio "Aí Vem o Esquadrão Squirtle! " também mostra armas de fogo apontadas para o Ash e nem assim ele foi banido !!!

    ResponderExcluir
  21. é certo eles banirem o episodio do ataque piletico,pq serio,nem presiso dizer,aquele da equipe rocket em que james usa...kkkkkk,desculpe eer,em que ele usa aqueles kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,ok parei,vou parar,kkkk,ok,pq realmente ele continua almentando mais ainda os "seios" dele,se bem que...nao presisamos deste episodio para saber que o james eeer,bom,gay

    ResponderExcluir
  22. mas que bosta baniram epsodeos sem motivos tipo os tre slá que foram inúties não faz sentido e cade o do tentacruel gigante ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nos estados unidos o do tentacruel foi banido, pq parecia o ataque as torres gemeas, mas muito nada a ver

      Excluir
  23. se eu fosse um treinador no anime usaria o porygon-z, agora o flash atrapalhou.
    queria muito ser um treinador(ou companheiro do ash!)

    ResponderExcluir
  24. que bobeira era so eles colocarem a esplosao so em vermelho e pronto porigon e um pokemon numca visto no anime e isso e muito chato para curiosos como eu e fas dos pokemons aposto que eles gostariao de ver porigon >:(

    ResponderExcluir
  25. num ep perto do q o james fika com os peitões, um tentacruel fica boladão e sai destruindo os prédios e esse ep foi banido por causa de 11/09 mas msm assim dá pra imagina como q era pq na op 1 tem uma cena de 2 segundos do episódio (no intervalo do "isso eu sei" pra "pegá-los eu tentarei" do refrão https://www.youtube.com/watch?v=rpDCLkqWjLw) mas quanto ao pokechock, eu vi o ep todo e ainda repeti 5 veses a cena dos misseis explodindo e só me deu um pouco de dor nos olhos. PS. vi isso tem 2 meses + ou - e eu tenho 13 anos. japonês e americano é osso heim!!!

    ResponderExcluir
  26. No episódio que foi banido de o james se vestindo de mulher os seis eram baloes, Eu assisti no youtube e da pra ver o james puxando uma corda pra aumentar os seios (que eram balões)

    ResponderExcluir
  27. Entendo perfeitamente que episodios com um manga anime provocando terremotos depois de perder um parente num de verdade soaria mal agora inutil é a intromissão americana afinal a roupa atual de algumas heroinas é incensuravel e inclassificavel ja o ash lembrando dos amigos de jornada atrapalha hellow !!!!!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال