As Plantas do Mundo Real que Deram Origem aos Pokémon


O mundo Pokémon é um amplo universo que tem a sua inspiração voltada ao nosso mundo real. Muitos de seus monstrinhos são levados da Biologia até o universo que conhecemos, que vai desde pequenos contos, até grandes seres existentes em nosso mundo. A Biologia é um campo extenso que possui diversas áreas onde muitos se especializam e procuram o melhor caminho para se aprimorar. Desta vez, apresento uma matéria que vai evidenciar a Botânica como tema.

Botânica é uma área da Biologia voltada ao estudo científico da vida das plantas. A Botânica estuda, de modo geral, as plantas sob diferentes pontos de vista que vai desde as algas marinhas até árvores que compõem grandes florestas. Toda a humanidade desfruta dos diversos benefícios que são gerados pelas plantas, mas poucos conhecem a importância delas e os estudos botânicos.

O que a Botânica inspira nos Pokémon? Bom, obviamente um dos principais tipos do mundo Pokémon: os Pokémon de tipo Planta. Vale lembrar também que esse tipo faz parte dos Pokémon Iniciais e essa matéria vai abordar quais as plantas do nosso mundo real inspirou alguns Pokémon, citando assim as suas características que estão completamente relacionadas. Os Pokémon citados na matéria foram diretamente inspirados em uma certa espécie de planta presente em nosso mundo.

Venusaur


Abrindo os trabalhos temos Venusaur, Pokémon da primeira região de Pokémon e primeira linha evolutiva de toda a Pokédex. Venusaur é a forma final de Bulbasaur e possui os tipo Planta/Venenoso. Uma das teorias dize que os Pokémon iniciais de tipo Planta foram inspirados em seres pré-históricos, ou seja, seres que foram extintos antes da povoação do homem moderno. Uma das inspiração para Venusaur veio de uma planta chamada de Padma-gigante ou simplesmente Flor-cadáver (Rafflesia arnoldii). Essa planta é considerada uma das que possui a maior flor do mundo. Ela floresce, dizem, a cada 10 anos e está localizada na Indonésia. Essa flor possui um odor forte de carne em decomposição e em Venusaur se torna mais visível quando o Pokémon está em seu estado Mega e Gigantamax. Bulbasaur e Ivysaur não entraram nessa lista, pois não possuem a característica tão clara quanto sua forma final.


Bellsprout


Bellsprout foi inspirado em plantas carnívoras, espécies de plantas capazes de obter os nutrientes necessários para seu crescimento através de pequenos insetos. Sua aparência e suas características foram claramente inspiradas na Xícara-de-macaco (Nephentes spp.), plantas com sua estrutura que se assemelha com um vaso e que é capaz de capturar todo tipo de inseto. As evoluções de Bellsprout, Weepinbell e Victreebel, também seguem essa inspiração, só que com características de outras espécies de plantas carnívoras.

Jumpluff


Jumpluff e toda a sua linha evolutiva foi inspirado no ciclo de vida do Dente-de-leão (Taraxacum officinale), espécie de planta muito comum e que possui uma característica única em sua forma final. Hoppip simboliza as folhas, Skiploom as flores e Jumpluff as sementes, a mais notória. As sementes de dente-de-leão, quando prontas, são transportadas pelo vento e viajam até áreas abertas prosperando a espécie, o que explica o tipo voador deste Pokémon. O fato de Hoppip e Skiploom não estarem aqui é que tudo se torna mais claro em sua forma final, o Jumpluff.

Sunkern


Sunkern, o Pokémon semente, foi inspirado nas sementes de Girassol (Helianthus annus L.), planta muito comum em todo o mundo que possui a incrível característica de acompanhar a direção em que o sol se move. As sementes de girassol são comestíveis e delas são extraídas um poderoso óleo, considerado um dos mais saudáveis óleos existentes.

Sunflora


Sunflora evolui de Sunkern quando exposto a uma Pedra do Sol (Sun Stone). Sunflora foi inspirado, assim como sua pré-evolução, no Girassol (Helianthus annus L.), planta que cresce mais comumente quando exposta a forte luz do sol. São conhecidas pelas suas belas cores amarelas e que costumam acompanhar a direção em que o sol se move. Apesar de se parecer uma flor, o girassol na verdade é um conjunto de flores, que na biologia é conhecida como inflorescência. Esse conjunto de flores estão agrupadas no centro da estrutura do girassol.

Seedot


Seedot foi inspirado no fruto do Carvalho (Quercus robur) chamado de Bolota. As bolotas são frutos muito comuns na Europa e na América do Norte. Elas servem como alimento para todo tipo de animal, principalmente para os pequenos roedores, como os esquilos, que fazem estoques desse fruto nos arredores dos Carvalhos. As evoluções de Seedot seguiram outras fontes de inspiração, embora Shiftry pareça ser inspirado em um velho carvalho.

Roselia


Um dos meus Pokémon favoritos, Roselia foi inspirada na Roseira (Rosa spp.). As Roseiras são cultivadas em todas as partes do mundo devido a grande variedade de suas flores que são chamadas de Rosas. As rosas possuem muitas cores, além de serem muito perfumadas e cobiçadas pela sua beleza. As roseiras possuem espinhos que usam para se defender. Os espinhos, na verdade, são estruturas chamadas Acúleos, que são extensões que a roseira produz na intenção de se proteger da predação. O design de Roselia apresenta espinhos em sua cabeça que também é usado para se defender, por isso que este Pokémon possui o tipo Venenoso como tipo secundário, já que os espinhos são comumente associados ao veneno. A pré-evolução de Roselia, Budew, e sua evolução final, Roserade, também foram inspiradas nas roseiras. Budew simboliza os botões florais e Roserade foi baseado em buquês de rosas, muito utilizados para simbolizar o amor.


Cacnea


Cacnea foi inspirado no Cacto-barril (Echinocactus grusonii), espécie de cacto muito comum e muito interessante pelo seu formato. Os cactos são plantas muito interessantes por serem capazes de armazenar água em seu interior e sobreviver por meses sem a presença dela. Os cactos são uma das plantas mais comuns do mundo e são muito cultivadas para fins ornamentais. O cacto-barril é muito comum ao redor do México e são utilizados também na culinária local. A evolução de Cacnea, Cacturne, foi inspirada em cactos também, mas tem mais a ver com os espantalhos e contos de Halloween.

Cherubi


Cherubi foi inspirado no fruto da Cerejeira (Prunus avium), a cereja. Sua aparência e tudo que envolve este Pokémon foi inspirado nas cerejas. As cerejas são frutos pequenos de cor avermelhada e que são muito utilizados em confeitarias. Possui um sabor adocicado e ao mesmo tempo ácido. É muito encontrada em supermercados como cereja em calda, usada como decorações de bolos e doces. Sua evolução, Cherrim, parece ser baseada nas flores de cerejeira, mas contém outros elementos em sua inspiração.

Carnivine


Carnivine foi inspirado em uma planta carnívora chamada de Armadilha-de-vênus (Dionaea muscipula). Esta planta carnívora, assim como as outras espécies, retiram seus nutrientes de pequenos insetos que capturam. Sua estrutura se desenvolveu para se parecer como uma armadilha que se fecha ao perceber que existe uma presa ali. Essa parte da planta foi o que inspirou o design de Carnivine, que possui uma cabeça com uma grande boca prendendo qualquer coisa que se mova por perto.

Lilligant


O Pokémon Floração, Lilligant, foi inspirado nos Lírios, sobretudo a espécie Hemerocallis fulva. Os lírios são plantas pertecentes à família botânica Liliaceae, com flores delicadas, elegantes e que possuem uma infinidade de cores, formas e tamanhos. São muito comuns ao redor do mundo e são muito usadas como plantas caseiras como forma de decorar as residências. O design de Lilligant de Hisui foi inspirado no Alho-poró-alpino (Allium victorialis), uma planta muito utilizada e que possuía uma importância muito grande para povos antigos. Como Hisui simboliza a Sinnoh em épocas da colonização, eles quiseram trazer uma planta muito antiga como plano de fundo para essa forma de Lilligant. O ataque assinatura de Lilligant de Hisui (Victory Dance) foi claramente inspirado no nome científico dessa planta. A pré-evolução de Lilligant, Petilil, foi inspirada nos Bulbos de algumas espécies de Lírios e plantas semelhantes. Bulbos são estruturas de algumas plantas que ficam enterradas e possuem função de armazenar nutrientes garantindo a renovação das plantas.


Bounsweet


Após sair de Unova, nós vamos adentrar em Alola, já que Kalos não tem nenhuma inspiração ligada diretamente a alguma espécie de planta. Começamos falando sobre Bounsweet. Bounsweet e toda a sua linha evolutiva é claramente inspirado no Mangostão-roxo (Garcinia mangostana), uma planta com pequenos frutos que é considerada a rainha de todas as frutas. O mangostão é uma fruta pequena com aroma doce e um sabor que muitos dizem não comparar com nenhuma outra coisa no mundo, deixando no ar que o fruto de fato é uma coisa única, coisa dos deuses. Isso nos leva às suas evoluções: Steenee e Tsareena. Quando Bounsweet chega em seu estágio final, a maravilhosa Tsareena, entendemos ao pé da letra o termo "rainha". Uma das habilidade de Tsareena se chama Majestade Real (Queenly Majesty), que faz com que os oponentes se tornem incapazes de usar movimentos prioritários conta ela e contra os seus aliados. Todo o seu design também liga o Pokémon a de fato uma rainha, fazendo com que a gente entenda como ela é a Rainha das Frutas. Confesso que esta é uma das minhas favoritas e eu simplesmente amo essa linha evolutiva.


Gossifleur


Chegando em Galar temos Gossifleur, que foi inspirada nas flores do Algodoeiro (Gossypium herbaceum). As cores de Gossifleur e toda sua forma de vida lembra as flores da planta que é muito comum ao redor do mundo. Em muitos lugares, ela é cultivada com fins econômicos. Uma curiosidade sobre essa planta é que o algodão, embora muitos acreditem ser uma flor, na verdade se trata de uma membrana que protege a semente da planta. Sua evolução, Eldegoss, embora tenha semelhanças com um algodão, possui diversas inspirações em seu design e características.

Smoliv


Chegando em Paldea, temos Smoliv e toda a sua linha evolutiva inspirada na Oliveira (Olea europaea). As Oliveiras são uma das plantas mais conhecidas do mundo devido a um óleo que é extraído de seus frutos (as olivas, ou simplesmente azeitonas). Desse óleo é produzido o azeite de oliva, muito usado na culinária. Smoliv foi claramente inspirado nas azeitonas, que são frutos pequenos, muito nutritivos e muito utilizados na culinária mundial, principalmente na Europa. Smoliv evolui para Doliv que foi inspirada nas mudas de Oliveira, mas também possui outras inspirações por trás. Já Doliv evolui para Arboliva que foi inspirada nas grandes Oliveiras. As formas Brilhantes (Shiny) desses Pokémon foram inspiradas nas famosas Azeitonas pretas. Azeitonas pretas são frutos maduros, ou seja, as azeitonas verdes são frutos colhidos antes de amadurecerem e as azeitonas pretas são esses mesmos frutos já maduros.

Capsakid


Capsakid foi inspirado nas pimentas. Em especial na Habanero (Capsicum chinense) com seus frutos ainda verdes. Pimentas são pequenos frutos muito conhecidos por causar picância quando ingeridas. Muitas pimentas são utilizadas na culinária e muitas delas são encontradas em diversas cores. Assim como a maioria das plantas em épocas de frutificação, as pimentas geralmente mudam de cor ao amadurecer, mas em algumas espécies, a coloração verde prevalece. As pimentas habanero são extremamente picantes e são muito usadas como tempero para ensopados e cozidos. O design de Capsakid foi completamente ligado aos frutos desta espécie de pimenta, inclusive o chapéu que cobre sua cabeça que lembra as flores da habanero. Capsakid evolui para Scovillain que possui uma infinidade de inspirações, incluindo muitas espécies de pimentas picantes, já que o Pokémon ganha o tipo Fogo ao evoluir. O tipo Fogo vem do fato de que a picância encontrada nas pimentas são muitas vezes relacionadas à queimação.

Com Capsakid, concluímos esta matéria. As plantas estão presentes ao nosso redor e possuem uma importância muito grande para todos nós. Espero que tenham gostado, pois pudemos ver mais detalhadamente como as características de algumas plantas foram ligadas aos Pokémon, refletindo em seus tipos, ataques e habilidades. Mais uma vez, não se esqueçam que a Biologia é um campo amplo cheio de coisas interessantes que eu tenho certeza que vocês irão gostar de se aprofundar!

Leandro Lemos

Graduado em Ciências Biológicas, Pós-graduando em Zoologia e especializado em Entomologia. Poke-fã desde que se entende por gente. Viciado nível hard e apaixonado por toda a franquia. Hoje, como bom fã, busco levar informação e aguçar a curiosidade daqueles que buscam informações sobre Pokémon, fazendo com que todos, assim como eu e toda equipe da PBN, tenham Pokémon em sua vida.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال