Pokémon TCG - Início de Turno


Quando dois treinadores se encontram, é certo de que haverá uma batalha. Esteja preparado: cheque bem o Estádio, leve seus Itens, escolha um bom Apoiador, e o mais importante: não esqueça o seu Pokémon!

Começando uma partida

Para jogar uma partida de Pokémon TCG, é necessário que tanto você quanto o seu adversário possuam um deck. As partidas são iniciadas com um aperto de mão, evidenciando os valores do espírito esportivo e do respeito dentro e fora do jogo.

Após cumprimentar o oponente, joga-se uma moeda, e quem venceu no cara ou coroa escolhe se quer jogar primeiro. A vantagem em ser o primeiro é poder se organizar antes de seu adversário, mas em compensação, não é possível atacar nem usar uma carta de Apoiador no primeiro turno.

Decidido quem irá primeiro, ambos os jogadores embaralham seus decks e compram sete cartas. Feito isso, é hora de checar se há ao menos uma carta de Pokémon básico dentre essas sete.

Sem Pokémon básico?

Sem Pokémon em campo, você não pode batalhar. Caso não haja nenhum Pokémon básico dentre as sete primeiras cartas da sua mão, ocorre o chamado mulligan. Você deve anunciar que precisará de uma segunda chance, e o oponente se organizará normalmente, colocando o Pokémon ativo, eventuais Pokémon no banco e os prêmios, todos virados para baixo.

Feito isso, você deve mostrar as cartas da sua mão (de forma a deixar clara a ausência de básico), embaralhar as cartas de volta no deck e comprar sete cartas, até que saia um Pokémon básico. Toda vez que fizer isso, seu oponente pode optar por comprar uma carta adicional.

Se nenhum dos jogadores tiver Pokémon básicos nas sete primeiras cartas da mão, os dois revelam suas mãos, embaralham as cartas de volta no deck e recomeçam normalmente, comprando sete cartas. Nesse caso, ninguém tem o direito de comprar mais uma carta.

Organizando o campo

Após embaralhar o deck, comprar as sete primeiras cartas e constatar que há uma carta de Pokémon básico entre elas, é hora de organizar o campo. Escolha um Pokémon básico para ser seu Pokémon ativo e coloque a carta virada para baixo na respectiva área do campo. Se você tiver mais Pokémon básicos, você pode optar por colocá-los no banco (virados para baixo) ou mantê-los em sua mão.

Organizando a área do jogo Pokémon TCG

Com todos os Pokémon de sua escolha em campo, os prêmios são estipulados. Você compra seis cartas do seu deck e os coloca na zona dos prêmios, virados para baixo. Quando todos os jogadores tiverem colocado seus Pokémon e prêmios em jogo, a partida se inicia! Ambos os jogadores devem desvirar seus Pokémon ativos e os do banco, e quem ganhou no lançamento da moeda inicia o primeiro turno.

Início de turno

Logo no início do turno, o jogador compra uma carta do deck. Em seguida, ele poderá tomar determinadas ações antes de atacar. Não há uma ordem fixa para realizar essas ações, já que elas podem variar conforme as circunstâncias. Por exemplo, posso evoluir meu Pokémon, usar uma carta para buscar energia, ligar esta energia a um dos meus Pokémon, equipar uma Ferramenta Pokémon nele, e só depois usar um Apoiador como Pesquisa de Professores, visto que já tenho poucas cartas de valor na mão. Ou então, vendo que há poucas cartas de interesse em minha mão, usar logo um Apoiador como Marine para trocar as cartas da minha mão e pensar em uma estratégia com outras cartas.


As ações que podem ser tomadas antes do jogador atacar são:

  • Colocar cartas de Pokémon básicos da sua mão no banco, tantas vezes quanto desejar. Mas cabe lembrar que, em condições normais, o banco comporta apenas cinco cartas de Pokémon, e se ele estiver cheio, não é possível colocar novos Pokémon em campo.
  • Evoluir seus Pokémon tantas vezes quanto desejar. Para evoluir um Pokémon, você precisará que o estágio anterior esteja no banco ou como Pokémon ativo. Para maiores informações sobre evolução e seus estágios, consulte nossa matéria sobre as categorias de Pokémon.
  • Usar habilidades, tantas vezes quanto desejar e no limite do possível. Algumas habilidades podem ser ativadas antes de atacar, conforme o descrito em seu texto. Certifique-se de anunciar quais habilidades você está usando para que seu oponente saiba o que você está fazendo.
  • Ligar uma carta de Energia da sua mão a um de seus Pokémon, uma por turno. A maioria dos ataques dos Pokémon precisa de Energia para serem usados.
  • Jogar cartas de Treinador disponíveis em sua mão, tantos quanto desejar. Ao jogar uma carta de treinador, você deve cumprir as condições estabelecidas em seu texto e realizar as ações descritas. Feito isso, a carta de Treinador é colocada na pilha de descarte. Não há limite quanto à quantidade de cartas de Item que podem ser usadas, mas somente um Estádio e um Apoiador podem ser usados antes do Pokémon atacar.
  • Recuar seu Pokémon ativo, apenas uma vez. Para recuar, você deverá descartar 1 Energia do seu Pokémon ativo para cada Energia Incolor listada no custo para recuar. Em seguida, troque o Pokémon recuado por um Pokémon do seu banco.
  • Se seu Pokémon ativo possuir muitos contadores de danos, talvez seja melhor recuá-lo e trazer outro Pokémon do banco para lutar em seu lugar, ou trocá-lo por um Pokémon forte pronto para a batalha.
  • Pokémon adormecidos ou paralisados não podem recuar. Todos os contadores de danos e cartas ligadas a cada Pokémon são mantidos quando eles são trocados, e condições especiais e qualquer efeito de ataque do oponente desaparecem.
  • Ao recuar, ainda é possível atacar no mesmo turno, com o novo Pokémon ativo.

Restrições do Primeiro Turno

Como dito antes, quem começa a partida não ataca no primeiro turno. Em circunstâncias normais, também não é possível evoluir um Pokémon no primeiro turno, nem no turno que ele entrou em campo. Contudo, algumas (poucas) cartas podem driblar essas regras.

Além disso, algumas cartas possuem efeitos que só são disparados caso o jogador seja o segundo a começar, tornando mais vantajoso ser o segundo.


Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o Pokémon TCG, visite as outras páginas que estão em nosso menu.

Thalys Caires

Estudante do Curso Técnico em Administração, gosta muito de escrever histórias e está sempre em busca de inspiração. É um fã de Pokémon desde os 12 anos e vê a PBN como uma forma de aprender ainda mais e compartilhar informações sobre o Pokémon TCG.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال