O que é Pokémon VGC e Como Começar a Jogar - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

03/04/2021

O que é Pokémon VGC e Como Começar a Jogar


Por: Jefferson “lJeff” Camelo (@Jefferson_ec, twitch.tv/recantonoob)

O que é Pokémon VGC?

Ao longo da franquia principal de Pokémon, você deve ter reparado que tivemos alguns personagens e até Líderes de Ginásio que utilizaram o formato de batalha em duplas, como os gêmeos Tate e Liza em Pokémon Ruby/Sapphire/Emerald, em que você deve utilizar 2 Pokémon em campo, diferentemente do que acontece normalmente durante o jogo. Em Pokémon Sword e Shield, o Líder de Ginásio Raihan também utiliza esse formato, porém, diferente de Tate e Liza, Raihan demonstra melhor utilização do conceito de sinergia, considerado um pilar das batalhas em dupla, em que são utilizados Pokémon que combinam entre si suas habilidades e golpes para colaborar de forma sinérgica uns com os outros. Esta estratégia de Raihan não é à toa e tem um propósito muito claro: divulgar o formato oficial de competições Pokémon envolvendo batalhas pelo console, o VGC.

Raihan Pokémon Sword e Shield

Mas afinal, o que é VGC? A sigla VGC significa Video Game Championship e é a nomenclatura dos torneios oficiais realizados pela Pokémon Company International que envolvem o jogo de vídeo game. Essa nomenclatura, entretanto, já se popularizou com o nome das batalhas em dupla, também chamadas de Doubles.

Os torneios VGC são realizados, salvo algumas exceções, de forma presencial em várias partes do mundo e, assim como os torneios oficiais de TCG (cartas), também recompensam com Championship Points os jogadores que obtêm melhores colocações nos torneios. Tais pontos são contabilizados durante todo o ano e são utilizados para que o jogador possa se classificar para o Campeonato Mundial de Pokémon (Pokémon Worlds Championship). Apesar do teor competitivo do formato, muitos jogadores aproveitam também os torneios presenciais para conhecer novos jogadores, fazer amizades e, claro, se divertir.

Pokémon VGC

Conhecendo o Básico de Pokémon VGC

Como mencionado anteriormente, o formato oficial do VGC são as batalhas em que cada treinador possui dois Pokémon em campo simultaneamente e, como todo jogo, o VGC também tem suas regras. Mas não se aflija, a gente te ajuda a entender o básico!

Cada Pokémon da sua equipe deve ter um número da Pokédex diferente, ou seja, você não poderá usar dois Charizard em sua equipe, por exemplo, ou mesmo duas formas do mesmo Pokémon, como Rotom Wash e Rotom Heat. Você pode dar itens ao seu Pokémon para segurar, mas cada um dos seus Pokémon precisará segurar um item diferente (fique tranquilo: durante batalhas online, os itens dos seus Pokémon não são consumidos em definitivo como na campanha principal). Cada jogador deve utilizar um time com 6 Pokémon e terá que escolher 4 deles para a batalha durante a fase de Team Preview, que é a etapa em que os dois jogadores visualizam os Pokémon do time adversário e escolhem quais 4 do seu time irão batalhar.

Double Battle Pokémon VGC

As batalhas de VGC tendem a terminar mais rápido do que as Batalhas Individuais, o que faz com que os torneios possam ocorrer de forma mais fluida. Além disso, alguns golpes que podem não ser muito úteis em lutas de 1 contra 1, como Follow Me, Helping Hand e Wide Guard, são muito mais poderosos no VGC, pois podem possibilitar que outros Pokémon se beneficiem e façam a diferença na partida.

Portanto, é importante pensar numa equipe de Pokémon que funcione bem e de forma sinérgica, em vez de apenas reunir Pokémon individualmente poderosos. Com toda certeza é bem difícil criar por conta própria um time forte que atenda esses conceitos sendo um novato no formato, mas isso não precisa ser um empecilho: em Pokémon Sword e Shield, existe a possibilidade de alugar times que outros jogadores mais experientes criaram: os Rental Teams

Em breve, teremos um artigo para te ensinar tudo sobre eles, mas já adiantamos que essa opção é altamente recomendada para novatos, pois assim se torna possível aprender sobre como funciona o formato, observar os Pokémon mais utilizados e entender como lidar com eles sem que seja preciso passar horas ou até mesmo dias criando um time por conta própria.

Rental Teams Pokémon Sword e Shield

Como Jogar Pokémon VGC?

Atualmente, devido à pandemia de Covid-19, os torneios presenciais no Brasil (e em boa parte do mundo) estão suspensos temporariamente desde abril de 2020 e assim permanecerá até que a situação permita que sejam realizados novamente (há uma luz no fim do túnel, já voltaram os torneios na Austrália!). Com isso, os Championship Points da temporada que se iniciou no final de 2019 estão congelados até que seja realizado o próximo Campeonato Mundial, que está previsto para o ano de 2022, em Londres, na Inglaterra.

Mas isso não significa que as partidas de VGC não estejam acontecendo! Como mencionado anteriormente, é possível jogar partidas online pelo próprio sistema de ranking do console, chamado Battle Stadium (mostrado na foto abaixo), utilizando a opção “VS” no menu principal. Esse sistema de ranking é resetado a cada mês e respeita um conjunto de regras vigentes. Também é possível batalhar a qualquer momento com seus amigos, desde que os dois jogadores utilizem o mesmo código numérico de 8 dígitos na opção Link Battle, pelo menu Y-COMM. Se quiser batalhar com qualquer pessoa, basta procurar por uma batalha sem código.

Ranked Battles Pokémon Sword e Shield

E aí, ficou interessado? A boa notícia é que existe a VGC Brasil, uma comunidade brasileira de jogadores de VGC em que você pode encontrar uma liga ativa perto de você, aprender mais sobre o jogo, trocar ideias, participar de torneios online e ficar por dentro de tudo que acontece no cenário!

Quer conhecer mais sobre a VGC Brasil e as ligas que a compõem? É só clicar aqui para acessar todas as mídias sociais! Você também pode encontrar aqui os criadores de conteúdo de VGC que podem te passar bastante conhecimento sobre o formato, seja com transmissões ao vivo ou vídeos!

Post Top Ad