Turismo em Kanto: Celadon City, Rota 16, Rota 17 e Rota 18

Boa noite treinadores? Tudo bem com vocês? Espero que sim!

No último turismo, falamos sobre as Rotas 13, 14, 15 e a cidade de Fuchsia (você pode lê-lo aqui). Hoje falaremos de Celadon City e das Rotas 16, 17 e 18.

Vamos lá!

Celadon City

Superior Esquerda: Celadon na Geração I; Superior Direita: Celadon na Geração II;
Inferior Esquerda: Celadon na Geração III e Inferior Direita: Celadon na Geração IV.

Celadon City é uma cidade na região central de Kanto. É a cidade mais populosa de Kanto, além de ser um importante centro financeiro, onde os treinadores podem gastar suas moedas na Loja de Departamentos ou no Casino. É o lar do 4º Ginásio da região, que é comandado pela líder Erika.

A cidade possui a maior população de Kanto e a 8ª Maior População do Mundo Pokémon. Na Geração I, possui 81 habitantes; na Geração II, possui 63 habitantes; na Geração III , possui 82 habitantes e na Geração IV, 68 habitantes.

A cidade pode ser acessada pela Rota 16 (ao oeste) e Rota 7 (ao leste).

Localização de Celadon no Town Map

A cidade possui como slogans:

"A Cidade dos Sonhos do Arco-Íris!"
Gerações I a III

"A Cidade das Cores do Arco-Íris!"
Geração IV

O nome da cidade é baseado num conjunto de cerâmicas feitas de Jade verde, chamado de Celadon. São peças valiosas e de uso mundial, porém, com maior destaque, na cultura asiática, onde surgiu (especificamente na China).

Grès Guimet.jpg chinois
Conjunto de Vasos Celadon

O nome também refere-se à cor Celadon, que é um tom de verde pálido, derivado da cor dos vasos.

Cor Celadon

A cidade possui como Locais de Interesse: a Loja de Departamentos, os Condomínio Celadon, o Casino, o Esconderijo Rocket, o Hotel Celadon, o Move Tutor e o Ginásio:

  • Loja de Departamentos: É o maior prédio da cidade, localizado no noroeste da cidade. É a maior loja de Kanto, possuindo duas portas automáticas na entrada e 6 andares (contando com a cobertura). Na frente do edifício há uma fonte, onde encontra-se uma recepcionista para atender os clientes e levá-los à loja, dando informações sobre o local. O 2º andar contém itens de alto valor para Treinadores, tais como TM's, Poké Bolas, Poções, Curadores e etc. No 3º andar, há um senhor que dá ao jogador o TM18 (Counter) para o jogador (na Geração I) ou ensina o movimento como Move Tutor (na Geração III). No 4º andar, é a loja de presentes, onde treinadores que querem presentear outros, vêm aqui para comprar seus presentes. No 5º andar, há a Farmácia, onde vendem-se vitaminas e itens X. Já na cobertura, há máquinas de vendas de bebidas; há também, neste andar, um homem sedento, que dará uma TM em troca por uma bebida do jogador: na Geração I ele dá o TM13 (Ice Beam) em troca de uma Fresh Water, TM48 (Rock Slide) em troca de um Soda Pop e um TM49 (Tri Attack) por uma Lemonade; já na Geração III, ele dá um TM16 (Light Screen) em troca de um Fresh Water, um TM20 (Safeguard) por um Soda Pop e TM33 (Reflect) por uma Lemonade.



  • Condomínios Celadon: Na região norte da cidade, próximo ao Centro Pokémon, há os Condomínios Celadon (conhecido como Mansão Celadon antes da Geração IV). É aqui que membros da Game Freak moram, num quarto alugado de uma senhora idosa, sendo a sede do Estúdio de Desenvolvimento da Game Freak nos jogos. Se o jogador tiver completado a Pokédex (modo National Pokédex), o líder de desenvolvimento dará-lhe um certificado, congratulando seu feito (isso nos jogos das Gerações I e III; em HG/SS (Geração IV), é dado ao jogador o item GB Sounds (item que permite ouvir as músicas do jogo nas versões de G/S/C), mas somente se ele tiver obtido todas as 16 insígnias. É aqui neste prédio que jogadores devem pegar o Chá (Tea) com uma senhora, pra levar para os guardas de Saffron, permitindo o acesso à cidade. Neste prédio, também, é possível obter um Eevee (nas Gerações I e III), sendo o único do jogo. Já nas Gerações II e IV, no lugar do Eevee é dado um item ao jogador: TM03 (Curse) em G/S/C e Spell Tag em HG/SS.

  • Casino (Game Corner): Localiza-se na parte sul da cidade, atraindo muitos visitantes e turistas, sendo importante fonte de renda para a cidade, embora os moradores da cidade não gostem do Casino, pois dizem que ele é ruim para a imagem da cidade. Foi administrado pela Equipe Rocket por um período de tempo (Geraçõs I e III), onde se vendiam 50 fichas por 1000 Poké Dólares e 500 fichas por 10000 Poké Dólares (opção disponível somente em FR/LG). O único jogo disponível aqui são os Caça-Níquéis (Slots): são 30 máquinas, onde 8 estão ocupados, 1 está com defeitos e 1 com chaves perdidas de uma pessoa. O jogo consiste em inserir a moeda e apertar o A e esperar o resultado. Os moradores da cidade dizem que estas máquinas são adulteradas. Nas Gerações I e III, o Casino é somente uma fachada para o Esconderijo da Equipe Rocket, que localiza-se em seu subsolo e só fica disponível após derrotar o Capanga que guarda a sua fechadura (atrás de um quadro na parede). Já nas Gerações II e IV, o Casino não é mais administrado pela Equipe Rocket e foi adicionado um novo jogo ao Casino: é um Vira Cartas (Card Flip ), onde há cartas de 1 a 6 com o rosto de um Pokémon (Pikachu, Jigglypuff, Oddish e Poliwag), o jogador deve tentar adivinhar qual é o rosto e número que aparecerá na carta à ser virada. Na Geração IV, o jogo é chamado de Voltorb Card Flip e é baseado no Voltorb, sendo o único jogo do Casino (não há mais Slots na Geração IV). No prédio ao lado do Casino, funciona a Loja de Recompensas do Casino, onde podem-se trocar fichas por prêmios, como TM's, Pokémon (Dratini e Porygon são exemplos) e outros itens raros. Na Geração IV, há neste local um senhor que dirá de qual tipo é o Hidden Move de seu Pokémon.

  • Esconderijo Rocket: Localiza-se baixo do Casino, sendo uma complexa estrutura que estende-se por 4 andares no subterrâneo. É uma base secreta construída pela Equipe Rocket, tendo como finalidade administrar e facilitar suas operações por toda a região. O esconderijo é acessado ao pressionar-se um interruptor na parede, que está atrás de um quadro guardado por um Capanga dos Rockets (como dito anteriormente). Nas Gerações I e III, o jogador deve prosseguir dentro da base, até derrotar Giovanni e obter o Silph Scope (importante passo para o progresso da jornada). Há pisos rotativos por todo esconderijo: estes pisos, quando pisados, levam o jogador para a direção que a seta que está neles aponta, o jogador continuará nesta direção até encontrar a parede, outro piso giratório ou um piso de Parada, usado somente para este motivo. Nas Gerações II e IV, o Esconderijo não está mais presente, porém os moradores da cidade ainda envergonham-se do ocorrido 3 anos antes.

  • Hotel Celadon: É um hotel luxuoso, localizado no sudeste da cidade, porém, o jogador não conseguirá alugar um quarto, pois todos já estão ocupados. Em Red e Blue, devido à uma falha de programação, há um PC invisível no Hotel. Isso ocorre porque foi usado o mesmo layout de um Centro Pokémon no Hotel, só que o PC não foi desativado, embora tenha sido removido e o jogador possa andar no local onde ele (supostamente) estaria.

  • Move Tutor: Só pode ser acessado por Surf. Ele dá ao jogador o TM41 (Softboiled), isso na Geração I; já na Geração III, ele ensina esse golpe de maneira livre.

  • Ginásio: Localiza-se no sudeste da cidade. É comandado pela líder Erika, especialista em Pokémon do tipo Grama. O Ginásio é um jardim cheio de Treinadoras, onde o treinador não conseguirá desafiar a Líder se não tiver, ao mínimo, derrotado 2 treinadores e cortado uma árvore com Cut. Em todas as 4 gerações, o Ginásio parece-se com uma estufa. Os treinadores que derrotarem a líder, receberão a Insígnia do Arco-Íris (Rainbow Badge).
Rainbow Badge

Vistas Internas do Ginásio





Equipes da Líder Erika nos Jogos.


Rota 16

Superior Esquerda: Rota 16 na Geração I; Superior Direita: Rota 16 na Geração II;

Inferior Esquerda: Rota 16 na Geração III e Inferior Direita: Rota 16 na Geração IV.


A Rota 16 é uma rota localizada na região central de Kanto, que conecta Celadon (ao leste) com a Rota 17 (ao sul).

Localização da Rota 16 no Town Map.

A rota é curta, indo de leste-oeste (o inverso também vale) sem muitos obstáculos. A rota possui dois caminhos: o Caminho Principal e o Caminho Norte:

  • Caminho Principal: Começa diretamente na saída de Celadon e vai, de forma retilínea, à Rota 17 (Cycling Road). Nesta rota há um portão, onde somente treinadores que possuirem uma Bicicleta poderão continuar. Há, neste portão, um assistente do Professor Carvalho, que dá ao jogador que tiver registrado dados de 40 Pokémon na Dex, um Amulet Coin (somente na Geração III. Após o portão, há vários Motociclistas, que usam Pokémon do tipo veneno contra o jogador. Nos jogos das Gerações I e III. há neste local um Snorlax dormindo, que só poderá ser acordado com a Poké Flute.
Snorlax dorminhoco bloqueando a Rota 16.

  • Caminho Norte: Pode ser acessada cortando algumas árvores no início da Rota. É um caminho reto, que liga a Rota à uma casa, onde há um treinador que dá ao jogador o HM02 (Fly), em troca de manter seu segredo de seu paradeiro (ele se tornou recluso nesta rota, pois não queria mais contato com a sociedade). No início do caminho há um bloco de gramas (único lugar para achar Pokémon Selvagens e um par de treinadores (este último somente na Geração III). O caminho não possui saída ao oeste.
Os Pokémon Disponíveis na Rota 16 são:

  • 1ª Geração

Em R/G/B:

Na grama:

Rattata (Lv. 18, 20 e 22) - 30%
Raticate (Lv. 23 e 25) - 5%
Spearow (Lv. 20 e 22) - 40%
Doduo (Lv. 18, 20 e 22) - 25%

Em Yellow:


Na grama:

Rattata (Lv. 23 e 24) - 25%
Raticate (Lv. 25 e 26) - 5%
Spearow (Lv. 22 e 23) - 30%
Fearow (Lv. 24) - 5%
Doduo (Lv. 22, 24 e 26) - 35%

  • 2ª Geração

Em G/S/C:

Na grama (durante a manhã e a tarde):

Muk (Lv. 30 e 33) - 5%
Slugma (Lv. 27) - 5%
Grimer (Lv. 26 a 28) - 50%
Fearow (Lv. 27 a 29) - 40%

Na grama (durante a noite):

Muk (Lv. 30 e 33) - 5%
Slugma (Lv. 27) - 5%
Grimer (Lv. 26 a 28) - 80%
Murkrow (Lv. 28) - 10%

Em Crystal

Na grama (durante a manhã e a tarde):

Muk (Lv. 30 e 33) - 5%
Slugma (Lv. 27 a 32) - 5% (Somente pela tarde)
Grimer (Lv. 26 a 28) - 50%
Fearow (Lv. 27 a 30) - 45% (Pela manhã) e 40% (Pela tarde)

Na grama (durante a noite):

Muk (Lv. 30 e 33) - 5%
Grimer (Lv. 26 a 28) - 80%
Murkrow (Lv. 29) - 15%

  • 3ª Geração

Em FR/LG:


Na grama:

Rattata (Lv. 18, 20 e 22) - 30%
Raticate (Lv. 23 e 25) - 5%
Spearow (Lv. 20 e 22) - 30%
Doduo (Lv. 18, 20 e 22) - 35%

  • 4ª Geração

Em HG/SS:

Na grama (durante a manhã e a tarde):

Muk (Lv. 29 e 30) - 5%
Slugma (Lv. 27 e 29) - 5%
Grimer (Lv. 26 a 28) - 50%
Fearow (Lv. 27 a 29) - 40%

Na grama (durante a noite):

Muk (Lv. 29 e 30) - 5%
Slugma (Lv. 27 e 29) - 5%
Grimer (Lv. 26 a 28) - 80%
Murkrow (Lv. 29) - 10%

Rota 17

Rota 17 nas Gerações I, II, III e IV, respectivamente.

A Rota 17 é uma rota na região central de Kanto, que conecta a Rota 16 (ao norte) e a Rota 18 (ao sul). Ela também é conhecida como Cycling Road (Estrada de Ciclismo), que é a ciclovia da região, que só pode ser acessada, obviamente, por treinadores que possuam uma Bicicleta.

Localização da Rota 17 no Town Map.

Ela começa diretamente no fim da Rota 16 e possui uma ciclovia que vai de norte-sul (ou o contrário). A ciclovia se divide em três: a parte da esquerda se divide em duas, devido a um poço que há entre as duas, e, mais a direita, há uma outra via, separado das outras duas por um grande poço. Na terceira via há gramas com Pokémon selvagens. Em HG/SS, só existem duas vias, pois as duas primeiras foram fundidas em uma. A rota está repleta de Ciclistas, que batalham ardentemente com os treinadores que passam por aqui. Também, pode-se achar muitos itens escondidos por aqui.Ao sul, temos a saída para a Rota 18.

Os Pokémon Disponíveis na Rota 17 são:

  • 1ª Geração

Em R/G/B:

Na grama:

Raticate (Lv. 25, 27 e 29) - 30%
Spearow (Lv. 20 e 22) - 40%
Fearow (Lv. 25 e 27) - 5%
Doduo (Lv. 24, 26 e 28) - 25%

Em Yellow:

Na grama:

Fearow (Lv. 27 e 29) - 20%
Ponyta (Lv. 28, 30 e 32) - 24%
Doduo (Lv. 26 a 28) - 55%
Dodrio (Lv. 29) - 1%

  • 2ª Geração

Em G/S/C:

Na grama (durante a manhã e a tarde):

Muk (Lv. 32) - 5%
Slugma (Lv. 25 a 29) - 5% (pela manhã) e 35% (Somente pela tarde)
Grimer (Lv. 27 a 29) - 50% (pela manhã) e 20% (pela tarde)
Fearow (Lv. 28 a 30) - 40%

Na grama (durante a noite):

Muk (Lv. 30 a 32) - 15%
Slugma (Lv. 29) - 5%
Grimer (Lv. 27 a 29) - 80%

Em Crystal:

Na grama (durante a manhã e a tarde):

Muk (Lv. 33) - 5%
Slugma (Lv. 29 a 32) - 35% (Somente pela tarde)
Grimer (Lv. 29 a 31) - 55% (Pela manhã) e 20% (Pela tarde)
Fearow (Lv. 30 a 32) - 40%

Na grama (durante a noite):

Muk (Lv. 33) - 5%
Grimer (Lv. 29 a 33) - 95%

  • 3ª Geração

Em FR/LG:

Na grama:

Rattata (Lv. 22) - 5%
Raticate (Lv. 25, 27 e 29) - 25%
Spearow (Lv. 20 e 22) - 30%
Fearow (Lv. 25 e 27) - 5%
Doduo (Lv. 24, 26 e 28) - 35%

  • 4ª Geração

Em HG/SS:

Na grama (durante a manhã e a tarde):

Muk (Lv. 30 a 32) - 5%
Slugma (Lv. 27 e 29) - 5% 
Grimer (Lv. 27 a 29) - 50% 
Fearow (Lv. 28 a 30) - 40%

Na grama (durante a noite):

Muk (Lv. 30 a 32) - 15%
Slugma (Lv. 27 a 29) - 5%
Grimer (Lv. 27 a 29) - 80%

Com Hoenn Sound:

Plusle (Lv. 27 a 28) - 20%
Minun (Lv. 29) - 20%

Com Sinnoh Sound:

Shinx (Lv. 27 a 29) - 40%


Rota 18

Rota 18 nas Gerações I, II, III e IV, respectivamente.

A Rota 18 é uma rota na região central de Kanto, que liga a Rota 17 (ao norte) com Fuchsia (ao leste).

Localização da Rota 18 no Town Map.

Ela é uma rota pequena, que vai de oeste-leste (ou o inverso). Do lado oeste (antes do portão), encontra-se o final da Cycling Road, é um caminho reto que leva ao portão. Após o portão, chegamos ao lado leste da Rota, onde há um bloco de gramíneas, onde há Pokémon selvagens, principalmente do tipo voador, além de treinadores especialistas em tipo voador, que estão prontos para a batalha.

Os Pokémon Disponíveis são:

  • 1ª Geração

Em R/G/B:

Na grama:

Raticate (Lv. 25 e 29) - 20%
Spearow (Lv. 20 e 22) - 40%
Fearow (Lv. 25, 27 e 29) - 15%
Doduo (Lv. 24, 26 e 28) - 25%

Em Yellow:

Na grama:

Rattata (Lv. 23 e 24) - 25%
Raticate (Lv. 25 e 26) - 5%
Spearow (Lv. 22 e 23) - 30%
Fearow (Lv. 24) - 5%
Doduo (Lv. 22, 24 e 26) - 35%

  • 2ª Geração

Em G/S/C:

Na grama (durante a manhã e a tarde):

Muk (Lv. 30) - 5%
Slugma (Lv. 27) - 5% 
Grimer (Lv. 26 a 29) - 50%
Fearow (Lv. 27 a 29) - 40%

Na grama (durante a noite):

Muk (Lv. 30) - 5%
Slugma (Lv. 27) - 5% 
Grimer (Lv. 26 a 29) - 80%
Murkrow (Lv. 28) - 10%

Em Crystal:

Na grama (durante a manhã e a tarde):

Muk (Lv. 30) - 5%
Slugma (Lv. 27) - 5% (Somente pela tarde)
Grimer (Lv. 26 a 29) - 50%
Fearow (Lv. 27 a 29) - 45% (Pela manhã) e 40% (Pela tarde)

Na grama (durante a noite):

Muk (Lv. 30) - 5%
Grimer (Lv. 26 a 29) - 80%
Murkrow (Lv. 29) - 15%

  • 3ª Geração

Em FR/LG:

Na grama:

Rattata (Lv. 22) - 5%
Raticate (Lv. 25, 27 e 29) - 15%
Spearow (Lv. 20 e 22) - 30%
Fearow (Lv. 25, 27 e 29) - 15%
Doduo (Lv. 24, 26 e 28) - 35%

  • 4ª Geração

Em HG/SS:

Na grama (durante a manhã e a tarde):

Muk (Lv. 30) - 5%
Slugma (Lv. 27) - 5% 
Grimer (Lv. 26 a 28) - 50%
Fearow (Lv. 27 a 29) - 40%

Na grama (durante a noite):

Muk (Lv. 29 e 30) - 15%
Slugma (Lv. 27) - 5% 
Grimer (Lv. 26 a 28) - 80%

Com Headbutt:


Tangela (Lv. 29 e 30) - 8%
Hoothoot (Lv. 26 a 30) - 64%
Wurmple (Lv. 26 a 30) - 11%
Spinarak (Lv. 26 e 27) - 17% (somente em HeartGold)
Ledyba (Lv. 26 e 27) - 17% (somente em SoulSilver)

Com Hoenn Sound:

Plusle (Lv. 26 a 27) - 20%
Minun (Lv. 28) - 20%

Com Sinnoh Sound:

Shinx (Lv. 26 a 28) - 40%



Muito bem pessoal, chegamos ao fim de mais um Turismo! Obrigado por lerem até aqui! Não deixem de comentar!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال