Dicionário Competitivo


Aqui, você encontra alguns dos termos mais comuns utilizados no competitivo de Pokémon. Todos estão organizados em ordem alfabética e alguns podem aparecer associados a outros.

A

Ability – Habilidade.
Accuracy – Precisão. Todos os movimentos possuem precisões distintas que podem ser alteradas com o auxílio de outros movimentos ou habilidades.
All-Out-Attacker – Também abreviado como AoA. Refere-se a um Pokémon totalmente ofensivo que possui ataques poderosos e, muitas vezes, usa Life Orb, Choice Specs ou Choice Band como item. Na maioria dos casos, usa os quatro ataques.
Annoyer – Pokémon focado em cansar e chatear o adversário com uma estratégia excessivamente recuada. Exemplo: Celesteela
Anti Lead – Pokémon usado para derrotar o primeiro Pokémon colocado pelo adversário (checar Lead). Os mais comuns são munidos de movimentos como Taunt ou habilidades como Magic Bounce. Exemplo: Espeon
Anti Stall – Veja Stallbreaker.
Ataque ou attack – Força física de um Pokémon para a ofensiva.
Ataque especial ou special attack – Força especial de um Pokémon para a ofensiva.
Attacker – Atacante físico.

B

Badly poison – Envenenamento que aumenta o dano turno após turno.
Baitar – Irritar o adversário por demorar a jogar. 
Balanced – Pode se referir ao estilo de jogo que tem um equilíbrio entre Pokémon ofensivos e defensivos ou a um Pokémon com equilíbrio de stats.
Baton Passer – Usuário de Baton Pass. Geralmente, é um Pokémon que pode aumentar seus stats e passar para um aliado. Exemplo: Ninjask.
Baton Pass Chain – Quando diversos Pokémon de um time podem usar movimentos para o aumento de stats e Baton Pass. Essa estratégia consiste em acumular diferentes stats com diferentes Pokémon até que um último receba tudo.
Battle – Batalha.
Berry – Fruta que um Pokémon pode segurar e comer no decorrer de uma batalha. Cada fruta possui um efeito diferente, sendo Sitrus Berry (restauração de HP) e Lum Berry (cura de status conditions) as mais comuns.
Bolt Beam – Combinação de Thunderbolt e Ice Beam.
Boost – Veja Buff.
Booster – Pokémon que utiliza movimentos que melhoram um ou mais stats.
Borderline – Listas de transição entre as tiers (veja tier). Pokémon em Borderline são muito centralizadores para a tier inferior e pouco usados para a superior.
Bouncer – Pokémon com a habilidade Magic Bounce.
Braz – Veja Hax.
Breed – Cruzamento entre Pokémon para obter filhotes que sejam melhores competitivamente, ou seja, com uma natureza e IVs mais adequados a uma estratégia.
Broken – Pokémon considerados muito fortes na categoria competitiva em que estão inseridos. O termo é mais usado quando se refere às tiers da Smogon.
Bufar – Usar movimentos que melhoram os stats de um Pokémon.
Buff – Melhoria nos stats de um determinado Pokémon. Os buffs são perdidos quando o Pokémon é trocado.
Build – Construção de uma estratégia para um Pokémon ou para um time.
Bulky – Pokémon com foco defensivo.
Burn – Queimadura.

C

Centralizar o Jogo – O termo se refere a um Pokémon ou estratégia que atrai todo o competitivo para si. Para algo ser considerado centralizador, diversos jogadores devem ocupar um espaço em seus times para que possam lidar exclusivamente com aquele Pokémon ou estratégia. Na Smogon, quando algo é considerado centralizador, poderá ser banido de uma tier.
Check - Aliado ideal para um Pokémon. Ele pode cobrir fraquezas ou afastar um adversário perigoso. Exemplo: a mair fraqueza de Hydreigon é o tipo fada; usar um Ferrothorn pode afastar um adversário desse tipo.
Chesto Rest – Combinação de Chesto Berry e Rest. Também chamado de Rest Chesto.
Choice Items – Itens usados em um Pokémon para aumentar um de seus stats prendendo-o a um único movimento. Os Choice items são: Choice Band (aumenta ataques físicos), Choice Scarf (aumenta velocidade) e Choice Specs (aumenta ataques especiais).
Choice Lock – Um Pokémon preso a um único movimento graças ao uso de um Choice Item.
Choice User – Usuário de Choice Item.
Clause – Uma cláusula ou regra de batalha em torneios. Diferentes competições estabelecem suas próprias cláusulas, sendo as mais comuns: Sleep Clause (não se pode colocar dois Pokémon para dormir), Item Clause (não é permitida a repetição de itens) e Species Clause (é proibido usar dois Pokémon da mesma espécie).
Cleric – Pokémon que tem a função de curar aliados ou dar suporte para o time através de movimentos como Heal Bell, Aromatherapy, Wish, Light Screen e Reflect. Exemplo: Chansey
Combar – Veja Combo.
Combo – Usar itens, movimentos ou habilidades que combinam entre si, como Rest e Chesto Berry, Outrage e Lum Berry ou Wish e Protect. Um combo em batalha pode se referir a dois ou mais Pokémon que cooperam numa única estratégia.
Contra predict – Ver Over Predict.
Counter - Pokémon que entra seguramente na frente de outro para vencer sua estratégia. Exemplo: por ser uma fada, Sylveon é considerado um counter de Hydreigon.
Counter Lead – Veja Anti Lead.
Coverage – Tentativa de cobrir fraquezas de um Pokémon dentro de seu set ou no time. Exemplo: Vikavolt possui fraqueza ao tipo rocha e seus golpes elétricos não afetam Pokémon de terra, logo Energy Ball oferece coverage em sua estratégia.
Critar – Ter um acerto crítico.

D

Damage – Dano causado por um movimento.
Damage Output – Quantidade de dano que um Pokémon pode causar a outro.
DD – Dragon Dance.
DDancer ou DDer – Usuário de Dragon Dance.
Debuff – Piora temporária nos stats de um Pokémon.
Decoy – Pokémon usado para sacrifício em uma batalha. Você pode chamar esse Pokémon para o campo somente para ser nocauteado e, assim, conseguir fazer uma troca segura.
Dedicated Lead – Veja Lead.
Defogger - Pokémon que tira hazards do campo usando Defog. 
Disquake - Combinação de Discharge e Earthquake. Muito usada em batalhas de dupla e trio, pois esses ataques afetam a todos os Pokémon em campo. Atualmente, o principal combo dessa estratégia é entre Rotom / Zapdos e Garchomp.
Double Dance – Ter entre seus quatro movimentos dois que melhoram temporariamente seu Pokémon (buff). Normalmente melhoram o ataque ou o ataque especial e a velocidade.
Double Switch – Prever que o adversário trocará para determinado Pokémon e, no mesmo turno, você também troca para permanecer em vantagem. 
Draw – Habilidades que são ativadas com um ataque do adversário. Exemplo: Anger Point se ativa quando o Pokémon é atingido por um crítico.
Dry Pass – Quando um Pokémon utiliza Baton Pass sem passar stats para um aliado.
Dual Screener - Pokémon que usa Light Screen e Reflect para ajudar toda a equipe.

E

EdgeQuake – Combinação dos movimentos Earthquake e Stone Edge. 
Eeveelutions – Evoluções do Eevee.
Encore’s – Usuário de Encore.
Endureversal – A combinação entre os movimentos Endure e Reversal ou Flail.
Entry Hazard – Pokémon que põe armadilhas em campo (hazards).
Estado mental – Condição de status de um Pokémon que pode alterar seu comportamento em batalha por meio de um jogo psicológico. Pode ser paixão, Taunt, Torment.
Evio – Abreviação de Eviolite, iem que aumenta as defesas de Pokémon que ainda não atingiram a forma final. Isso não se aplica a Pokémon de um único estágio ou que possuem megaevoluções.
EVs - Effort Value. Esses são valores a serem distribuídos nos stats de um Pokémon. Cada Pokémon pode receber no máximo 510 EVs, sendo 252 o limite para um stat. A cada 4 EVs aplicados em defesa, por exemplo, o Pokémon ganhará 1 ponto a mais nesse stat.
Evasiveness – Chance de um Pokémon se esquivar de um ataque.

F

Faint ou Fainted – Pokémon que perdeu todo o HP e não pode continuar batalhando.
F.E.A.R. – Estratégia de usar um Pokémon de nível baixíssimo contra um de nível 100 e derrotá-lo em dois turnos. Normalmente, essa estratégia usa itens ou habilidades que impedem o Pokémon de desmaiar e, em seguida, utiliza-se opções como Endeavor para derrubar o HP do adversário. Para finalizar a jogada, movimentos climáticos ou de prioridade (Quick Attack) derrubam o oponente.
Filler – Um movimento a escolha do jogador. Esse movimento costuma ser escolhido com base nas necessidades do time e não nas desvantagens do Pokémon usuário.
Flinch – Recuo ou vacilar. Alguns movimentos usados no começo do turno ou itens têm uma chance de deixarem o adversário com medo e fazê-lo não atacar, perdendo a vez.
Flinchar – Afetar o adversário com flinch.
Fodder – Veja Sack (Sacrifice).
Forfeit – Derrota por desistência da batalha.
Forfeitar – Desistir da batalha.
Frail – Frágil, defensivamente muito ruim.
Free Switch – Troca realizada de forma segura, ou seja, sem sofrer danos por ataques do adversário ou sofrendo dano insignificante.
Freeze – Congelar.
Full-Attacker – Pokémon que só tem movimentos de dano direto, os mais fortes possíveis. Seu objetivo é tirar o máximo de HP do adversário.
Full Offense – Veja HO (Hyper Offense).
Fully Paralyze – Termo utilizado quando um Pokémon não ataca por várias rodadas seguidas graças à paralisia.
FWG - (Fire Water Grass) – Time que possui um Pokémon de fogo, um de água e um de planta.

G

Genderless – Pokémon que não possuem gênero.
GeoXern – Xerneas com Geomancy e Power Herb como item.
GG – Good Game. Jogadores costumam usar GG ao final de uma batalha como uma forma de agradecimento e parabenização para o adversário pelo combate.
Glass Cannon - Pokémon que tem um alto poder ofensivo, mas uma péssima defesa. O termo canhão de vidro é usado para expressar sua força e o quanto se quebra rapidamente. Exemplo: Talonflame

H

Hard Counter – Ocorre quando um Pokémon vence outro específico com facilidade não importando quais movimentos ele tenha. Um hard counter também pode ser defensivo contra aquele adversário. Basicamente, o adversário será forçado a trocar de Pokémon ou a sacrificar o que está em campo.
Hardwall – Ocorre quando um Pokémon consegue aguentar sucessivos golpes de outro específico não importa quais movimentos o rival tenha e possui um golpe capaz de atrapalhar o adversário ou até mesmo derrotá-lo após alguns turnos.
Hax – O termo é usado para se referir à sorte no jogo, ou seja, a elementos aleatórios de uma batalha. Exemplo: não conseguir se mover durante uma paralisia ou se bater em uma confusão são fatores aleatórios que podem aparecer em momentos cruciais da disputa prejudicando o jogador afetado.
Hazard – Armadilhas postas em campo que afetam todos os Pokémon do adversário. Só podem ser retiradas com Rapid Spin ou Defog, além de tipos venenosos eliminarem Toxic Spikes. São elas: Stealth Rock, Spikes, Toxic Spikes e Sticky Web.
Hazard Control – Pokémon encarregado de impedir que armadilhas sejam postas ou retiradas do campo.
Hazer – Pokémon usado para tirar todas as melhorias temporárias do adversário (buffs) usando Haze. Da mesma forma pode ser usado para retirar as pioras temporárias de aliados (debuffs). Observação: o termo não deve ser confundido com phazer.
Held Items – Itens equipáveis, ou seja, itens que você pode dar para o seu Pokémon segurar. Esses itens costumam ativar efeitos em batalha.
Híbrido – Veja Mixed.
High Ladder – Alta classificação de um jogador em um torneio.
HKO (Hits K.O.) – Quantidade de vezes que um golpe precisa ser usado até vencer o adversário.
HMs – Abreviação de Hidden Machine. Movimentos usados fora de batalhas (apenas em jornadas) que são fundamentais para a continuação do jogo.
HM Slave – Pokémon usado apenas em jornadas com o objetivo de somente usar HMs. Normalmente, esse Pokémon aprende uma grande diversidade de Hidden Machines.
HO (Hyper Offense) - Estilo de jogo extremamente ofensivo. Conta com muitos Pokémon rápidos e bons atacantes.
HP – Barra de vida de um Pokémon.
HP <tipo> – Abreviatura de Hidden Power.

I

In-game – É usado quando alguém quer se referir ao modo aventura (jornada) do jogo de Pokémon.
IVs - Individual Value. Os IVs são valores que cada Pokémon possui e são gerados aleatoriamente. Eles influenciam diretamente nos stats (HP, ataque, defesa, ataque especial, defesa especial e velocidade). Os valores variam de 0 a 31, sendo 0 o pior e 31 o melhor. Exemplo: A velocidade de um Greninja no nível 100 sem aplicação de EVs pode ser 249 (IV 0), 264 (IV 15), 280 (IV 31).

K

KO – Nocaute.

L

Ladder – Classificação dada aos jogadores baseada em uma pontuação. Quanto mais partidas você vence, maior é a sua pontuação e classificação. 
Ladderar – Buscar adversários na classificação com o objetivo de subir na pontuação dada.
Lead - Primeiro Pokémon do time que é colocado em campo. Leads abrem uma estratégia, seja com hazards, dual screens, Trick Room, etc.
Learnset – Lista de movimentos de um Pokémon.
Lefties – Abreviação de Leftovers. Item que cura um pouco de vida do seu Pokémon a cada turno.
Little Cup – Formato de batalha para Pokémon na primeira forma evolutiva.
LO – Life Orb. Item que aumenta o poder dos golpes, mas reduz o HP do usuário.
Low Ladder – Baixa classificação.
Lurar – Ter um movimento super efetivo contra um Pokémon que normalmente venceria facilmente o seu e resistiria aos seus golpes normalmente usados. Também pode ser induzir o adversário a usar um golpe que você possa se beneficiar. 

M

Match – Partida, batalha.
Metagame – Modo competitivo, ou seja, fora do in-game.
Mighty Glacier – Pokémon com stats equilibrados, exceto velocidade.
Miss – Expressão usada quando um ataque erra o alvo.
Miss click – Clique errado, escolha errada de movimento por acidente.
Mixed – Pokémon que possui foco físico e especial.
Mixed sweeper – Pokémon com ofensiva física e especial.
Mixed tank – Pokémon ofensivo e defensivo com equilíbrio entre os lados físico e especial.
Mixed wall – Pokémon com defesa mista, física e especial.
Momentum – Tentativa de estar sempre em vantagem.
Mono, mono team ou mono type – Time focado em um único tipo.
Move – Movimento.
Movepool – Todos os movimentos que o Pokémon pode aprender.
Moveset – Os quatro movimentos que cada Pokémon pode usar durante uma batalha.

N

Nature – Personalidade ou natureza de um Pokémon. As natures aumentam em 10% um stat e abaixam outro em 10%. Há um total de 25 naturezas possíveis.
Nerf – Piora em determinado item, habilidade, Pokémon ou movimento realizada pela Game Freak para evitar que tal coisa seja frequentemente utilizada numa tentativa de tornar o jogo mais competitivo e justo. 
NFE – Sigla de Not Fully Evolved (Não Completamente Evoluído). Categoria criada para aqueles Pokémon que já evoluíram uma vez, porém ainda podem evoluir, ou seja, Pokémon de 2º estágio.
Niche – Categoria competitiva onde um Pokémon está mais adequado.
Noob – Iniciante.

O

OHKO (One Hit K.O.) – Nocaute usando apenas um movimento. 
OP (Overpower) – Termo usado para dizer que um Pokémon é muito forte e acima da média.
Outclassed – Um Pokémon que faz a função que outro também faz, porém de forma pior, dessa forma é inútil usá-lo com esse fim. Exemplo: Hariyama e Azumarill costumam usar Belly Drum e um golpe de prioridade, mas a composição de tipos, stats e habilidade de Azumarill dão a ele maior valor.
Outspeed – Por em campo um Pokémon com a função de ultrapassar a velocidade do adversário. 
Over predict – Prever que o adversário vai prever o seu golpe e mudá-lo para que a previsão do adversário seja errada.

P


Paraflinch – Tática de paralisar o adversário e usar movimentos que podem fazê-lo flinchar. Exemplo: Togekiss com Thunder Wave e Air Slash.
Parafusion – Tática de paralisar e deixar o adversário confuso.
Parahax – Ocorrência repetida de paralisia que influencia o resultado da partida. 
Paralysis – Paralisia.
Perish Trapper – Tática que consiste em impedir que o rival troque de Pokémon e, após isso, usar Perish Song. 
Phazer – Pokémon usado para retirar melhorias nos stats do adversário ou expulsá-lo do campo com movimentos como Roar, Dragon Tail, Yawn, Clear Smog.
Pinch Berry – Berry ativada quando o HP de um Pokémon está muito baixo.
Pivot - Pokémon que tem como objetivo entrar em campo para forçar a troca do adversário. Normalmente, ele é muito difícil de se derrubar e pode derrotar o adversário com facilidade. Exemplo: Rotom.
Powerhouse – Pokémon que pode funcionar bem em qualquer time, mesmo que em uma função solta.
PPs –  Quantidade de vezes que se pode usar um movimento.
PP Stall – Tentativa de vencer uma batalha por deixar o adversário sem movimentos. 
PP War – Ocorre quando ambos não têm condições de vencer a luta normalmente, então perde quem ficar sem movimentos primeiro. 
Predict – Prever o movimento do seu adversário e fazer outro para minimizar ou anular o dano que este possível movimento trará. 
Priority – Movimentos, itens ou habilidades que fazem o Pokémon atacar primeiro ou por último. Exemplos: Quick Attack costuma ser usado primeiro, enquanto Roar é usado por último num turno.
Pseudo lendário – Pokémon comuns com stats de lendário. Todos possuem base de stats 600 e uma linha evolutiva com 3 membros. Lista de pseudo lendários: Dragonite, Tyranitar, Metagross, Salamence, Garchomp, Hydreigon, Goodra e Kommo-o.

R

Rage quit – Quando um jogador abandona a batalha por algo que não tenha gostado.
Random – Aleatório.
Recoil – Dano causado ao atacante dependendo do item ou do movimento usado. Exemplo: Volt Tackle causa dano ao usuário do movimento.
Recovery – Pokémon usuário de movimentos que recuperam sua vida ou a de seus aliados.
Resttalk – Usuário dos movimentos Rest e Sleep Talk, tornando possível atacar mesmo dormindo.
Revenge Kill – Ato de derrotar o Pokémon que derrotou um aliado seu.
Revenge Killer - Pokémon que entra em campo após a queda de um aliado para derrotar o adversário. Revenge killers costumam ser rápidos.

S

Sack (Sacrifice) – Sacrificar um Pokémon que já não tem muita função no time para que outro possa entrar sem sofrer nenhum dano direto.
Scout – Pokémon usado para espionar a estratégia do adversário. Isso pode ser feito com Substitute, Protect, Frisk.
SD – Swords Dance.
Set - A composição estratégica de um Pokémon: movimentos, habilidade, nature, IVs, EVs.
Setar – Aplicar algo em batalha. O termo pode se referir a diversos elementos, como hazards, stats, movimentos.
Setup – Veja Buff.
Setupar – Veja Bufar.
Setup Bait – Pokémon incapaz de impedir ou atrapalhar o adversário a melhorar seus stats.
Shiny – Pokémon raro de cor diferente do habitual. Servem apenas como estética, não são mais fortes ou mais fracos que Pokémon da mesma espécie de cores normais.
Shuffler – Pokémon que tem como objetivo forçar o adversário a trocar de Pokémon. Usa para isso Roar, Whirlwind, Dragon Tail.
Sinergia – Capacidade de um Pokémon de trabalhar em conjunto com os outros da sua equipe para cobrir fraquezas e tentar vencer a partida.
Slot – Refere-se a um espaço vazio, seja para adicionar um movimento a um Pokémon ou um Pokémon a um time.
SmashPass – Combinação de Shell Smash e Baton Pass.
Smogon – Site criado por fãs e para fãs que regulamenta e ensina o competitivo para treinadores. A Smogon classifica todos os Pokémon e estratégias para competições e costuma ser usada como padrão em diversos torneios.
Soft Reset – Reiniciar o jogo várias vezes em um ponto para conseguir algo, como um lendário competitivo ou um shiny.
Spam ou spamar – Usar o mesmo movimento várias vezes seguidas.
Special – Atributos especiais de um Pokémon para ataque ou defesa.
Speed – Velocidade.
Speed Tie – Ocorre quando ambos os Pokémon têm a mesma velocidade. Nesse caso, quem ataca primeiro é escolhido de forma aleatória.
Spinblocker – Pokémon fantasma posto em campo para evitar que o adversário use Rapid Spin.
Spinner – Pokémon que tira os hazards do campo usando o ataque Rapid Spin.
Spread – Divisão dos EVs.
SR – Stealth Rock.
STAB (Same Type Attack Bonus) - Todo Pokémon que usar um golpe que é do mesmo tipo que o seu ganhará 50% de força no cálculo do dano.
STABeado – Uso de ataque do mesmo tipo que o tipo do Pokémon.
Stall - Estilo de jogo defensivo onde o objetivo é vencer por dano indireto contando com vários Pokémon com grande poder defensivo e capacidade de se recuperarem.
Stallbreaker – Um Pokémon usado para derrubar uma estratégia staller. Pode impedir que o adversário utilize movimentos de status ou se baseia na força bruta para romper defesas.
Staller – Pokémon especializado em se defender bem.
Standard – Modo padrão ou básico.
Starter – Pokémon obtido no início da jornada.
Stats – Atributos do Pokémon. São eles: HP, ataque, defesa, ataque especial, defesa especial, velocidade, precisão, evasiva e crítico.
Status ou status conditions – Estado a que um Pokémon pode ser levado durante a batalha. Podem ser divididos entre não voláteis, como envenenamento e queimadura, e voláteis, tais quais estados mentais e sementes. Há variações para diversos status, além de estados internos de batalha, como proteção e restauração.
Status Absorber – Pokémon posto em campo para evitar que outro fique afetado por algum status.
Statuser – Pokémon usado para deixar o adversário com um status durante a batalha.
Sturdy Juice – Estratégia usada em Little Cup baseada em Sturdy e Berry Juice.
Sub- – Estratégia baseada em Substitute e outro movimento. Exemplos: SubSwagger, SubSeed, SubPunch.
Suicide Lead - Primeiro Pokémon do time colocado em campo. Ele é usado para abrir uma estratégia podendo ser sacrificado sem comprometer o desenvolvimento do time.
Support - Pokémon que tem função de dar suporte a outros de sua equipe, seja por colocar ou retirar hazards, curar seu time, mudar o clima do campo, dentre outras opções.
Suspect Test – Teste realizado por um conselho da Smogon para definir o posicionamento de um Pokémon, habilidade, movimento, combinação ou item em suas tiers. Quando algo é considerado quebrado (broken) ou centralizador, passará por um teste para ser banido da tier em que está. O suspect test também pode funcionar de maneira inversa, rebaixando uma estratégia.
Sweep – Derrotar dois ou mais Pokémon do adversário.
Sweepar – Derrotar muitos Pokémon do adversário com um único seu.
Sweeper – Pokémon cuja estratégia é focada na ofensiva e velocidade para derrotar o máximo de adversários rapidamente.
Switch – Troca de um Pokémon durante a batalha.

T

Tank – Pokémon ofensivo e defensivo, mas lento. Exemplo: Conkeldurr
Tankar – Aguentar sucessivos ataques. 
Teambuilder – Construção do time.
Team Preview – Visão geral completa do time do adversário e do seu antes do início da batalha. 
Theorymon – Discussão teórica sobre Pokémon competitivo levantando hipóteses sobre possíveis movimentos e habilidades.
Tier – Listas de classificação dos Pokémon feitas pela Smogon com base nas suas utilizações. Atualmente, as tiers são AG, Uber, OU, UU, RU, NU e PU. Entre elas existem borderlines: BL (entre OU e UU), BL2 (entre UU e RU), BL3 (entre RU e NU), BL4 (entre NU e PU). Há uma discussão para a criação de uma nova borderline e uma nova tier, BL5 e FU, ambas abaixo de PU.
Tipagem – Tipo de um Pokémon.
Trait – Habilidade.
Trapper – Pokémon que prende o outro em campo, impossibilitando-o de fugir. Isso pode ser feito com movimentos ou habilidades, como Spirit Shackle e Shadow Tag.
Tricker – Usuário de Trick ou Switcheroo.
Type Coverage – Quando um Pokémon possui movimentos que cobrem suas fraquezas ou quando um time é construído pensando em um apoiar o outro em desvantagens.

V

VGC – Competição oficial organizada pela Pokémon Company.
VoltTurn – Pokémon munido de Volt Switch ou U-turn para fugir do adversário causando dano.

W

Wall – Pokémon focado nas defesas e que normalmente usa danos indiretos para derrotar o oponente. 
Wallbreaker - Pokémon usado para derrotar walls com ataques muito poderosos.
WCS – Reunião de eventos organizados pela Pokémon Company.
Weather – Clima.
Weather Inducer – Pokémon usado para iniciar um clima no campo, seja por sua habilidade ou por um movimento. 
Wisher – Usuário de Wish.
WW (Weather War) – Disputa para manter um clima por mais tempo em campo.

Este glossário foi uma contribuição do leitor Hugolaco, jogador do Showdown. Se você conhece algum termo que tenha ficado de fora, mande pelos comentários.

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Muito bem explicado, porém talvez pouco detalhado pra quem não conhece nenhum termo. Pode ser que alguém tenha que ficar procurando várias definições pra conseguir entender uma. Ex: "Status Absorber", a pessoa talvez tenha que buscar a definição de "Status" para entender corretamente. Outro exemplo: "Set Up Bait". São grandes as chances de terem que buscar pela definição de "Set Up" também.
    Gostaria de saber se é possível eu ajudar nesse post, acho que eu seria útil. Claro, não antes de passar pela avaliação de vocês.


    Aguardo Retorno,

    Hugo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Hugo! Sua ajuda seria muito bem-vinda! Se quiser nos ajudar, nos envie um e-mail para pblastnews@gmail.com. Ficarei no aguardo, até mais!

      Danilo Andretta

      Excluir
  2. Gabriel Vagner Pereira11/02/2020, 21:30

    kkkkk

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال