Diferenças entre "in game" e "pós game"


Sendo uma das franquias de games mais consolidadas no mercado, Pokémon está mundo além de jogos Story (história), mas sim um real game de estratégias complexas e competitividade acirrada. 

Versões dos Jogos Principais


 








Ao longo dos lançamentos da franquia, percebe-se a evolução dos jogos, antes menos complicados e competitivos, como nas versões Red, Blue, Green e Yellow, onde o número de Pokémon e movimentos são limitados, o competitivo não é muito popular, e há vários bugs (uns bons e outros nem tanto). Com lançamentos de novas versões, foi somando novos itens e desafios que foram aperfeiçoando os jogos e deixando cada vez mais complexos. Nas versões de segunda geração, em Gold e Silver o Stat Special foi dividido em Special Attack (Ataque Especial) e Special Defense (Defesa Especial), surgiu os Types (tipos) Dark (Noturno) e Steel (Aço ou Metal), o Breeding (cruzamento), a habilidade de segurar itens e os Eggs Moves (movimentos de ovo). Nas versões da 3° geração (Ruby, Sapphire, Emerald, FireRed e LeafGreen), inovaram trazendo EVs e IVs, as Natures (Natureza), as Abilities (habilidades), e novos itens e movimentos; houve avanço do modo competitivo, principalmente com a criação da Battle Frontier e Contest, que faziam o jogador ter mais conhecimentos para entrarem nesses modos, além das batalhas em dupla. Nas versões de quarta geração, Diamond, Pearl, Platinum e os remakes SoulSilver e HeartGold, trouxeram a separação dos moves Special (Especial) e Physical (Físico), e novos itens; e o modo competitivo ficou mais complexo. Nas versões Black e White e Black 2 e White 2 que entram na 5° geração, trouxeram a reformulação dos moveset de cada Pokémon, surgiu as batalhas em trio e rotação, e vários eventos e torneios pós-game, como Battle Subway, Pokémon World Tournment e outros.

Podemos dividir todas as versões do Pokémon RPG principal em duas fases: a primeira, que podemos chamar de “Story Game” (história do Jogo), “in game”( em jogo), ou pré-game. É a sequência clássica dos jogos principais e é caracterizada pelas lutas em 8 ginásios da região, na qual você coleta 8 Badges (insígnias), para sim desafiar a elite dos quatro e posteriormente o Champion (Campeão); e geralmente é atrapalhado por uma equipe vilã que quer conquistar o mundo. Nesta jornada são capturados Pokémon de quaisquer tipos, sem muita preocupação com estratégias que irá formar uma equipe imbatível. É o modo mais fácil do jogo, visto que as batalhas em game não se comparam às competitivas.

A segunda é o pós game, que é caracterizado pelas batalhas competitivas (wi-fi, torneios e outros), e é a parte mais complexa do jogo, pois não importa que seus pokémon sejam level 100 e tenham um moveset avassalador, como por exemplo Charizard com Fire Blast, Flamethrower, Fly e Hyper Beam, visto que existem uma série de fatores e estratégias que definem o rumo da batalha e sua vitória, como natures, abilities, itens que o Pokémon segura, time e etc. Essa parte exige do jogador um certo tempo, experiência e conhecimentos, para que forme uma equipe com no mínimo desvantagens, já que é inexistente um time 100% perfeito, e alcance a vitória.

Para alcançar os conhecimentos e experiências necessárias, os jogadores podem optar pelo games de console (nds e gba) ou simuladores onlines. Os simuladores tem suas facilidades, podem formar um time com menor tempo e testa sua eficácia antes de entrar no Nds, visto que no Nds existe uma série de procedimentos para criar um Pokémon perfeito (nature, ability, Evs, IVs...) e que tomará um pouco mais de seu tempo.

Interfaces de um Simulador



Contudo, a diversão tanto nas fases Story Game ou Pós-Game dos jogos dependerão unicamente de você jogador, para alcançar o objetivo desejado dentro de seu jogo. Uma dica: antes de iniciar qualquer uma das versões principais de Pokémon, é bom fazer uma pesquisa sobre os Pokémon em jogo, líderes e mudança nos metagames para formular quais Pokémon irá capturar e treinar, quais movimentos irão aprender, para quando chegar no pós-game, não exija muito tempo para formar seu time desejado. 

Fonte de Dados: Bulbapédia e Smogon

4 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. desculpa mais na parte em que são mostradas as capas dos jogos parte correspondentes aos jogos de gba "esmeralda, pinball e safira" não deveria esta o jogo "Ruby" ao invés de "pinball" ?

    ResponderExcluir
  2. VERÍDICO, VOU CONSERTAR =D

    ResponderExcluir
  3. Qual o site para simuladores achei interessante

    ResponderExcluir
  4. http://www.pokemon-online.eu/

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال