Equipamentos do Treinador

Equipamentos do Treinador


Durante sua jornada, um treinador Pokémon deve passar por diversos lugares que não conhece e enfrentar situações inusitadas — desde perigosas travessias por montanhas em meio à tempestades, como também batalhas em grupo contra caçadores Pokémon. É por conta destas e outras que existem certos equipamentos que auxiliam os treinadores durante sua jornada, que serão listados abaixo.

Pokédex


A Pokédex é a enciclopédia digital de espécies Pokémon, existindo várias versões desta ao longo de todo o universo. Nelas estão listadas as diversidades de Pokémon catalogadas, podendo variar entre as versões regionais e as nacionais. A Pokédex é entregue aos treinadores iniciantes pelo professor da região, e também serve para a identificação do treinador — quando este se inscreve para algum evento competitivo ou quando é necessário comprovar seu registro legal como treinador.

Pokégear

O Pokégear é um dispositivo eletrônico originário de Johto, produzido pela Silph Co., e foi o precursor de todos os dispositivos de comunicação conhecidos. Nos jogos G/S/C/HG/SS, o jogador recebe o equipamento de sua mãe, ressaltando que este é um aparelho fundamental durante a jornada. Podendo ser acessado através do menu, o Pokégear possui quatro funções, sendo o telefone a principal delas. As outras funções existentes podem ser desbloqueadas ao longo da jornada, como relógio, mapa e rádio. É também possível, nas versões de Nintendo DS, personalizar o Pokégear, mudando suas cores e temas. Em Pokémon HeartGold e SoulSilver, o dispositivo teve sua interface redesenhada para preencher as duas telas do Nintendo DS — na tela de Touch Screen você escolhe uma de suas quatro funções, enquanto na tela de jogo você pode visualizá-la. Veremos abaixo cada uma das funções.

Relógio
O relógio foi introduzido nas versões Gold, Silver e Crystal e é a mais básica das funções do Pokégear. Nestes jogos, o formato era de 12 horas, sendo dividido nos períodos AM/PM. No inicio do jogo, você tinha de configurar o horário. Em HeartGold e SoulSilver, o relógio passou a ocupar a tela superior do console. Outra mudança foi a introdução do sistema de 24 horas ao invés de 12, que já vem configurada de acordo com a hora do relógio do console. Existe também um sistema de medição de sinais sem-fio, embora não altere nada na jogabilidade geral.
Mapa
O mapa é ganho pelo jogador ao chegar em Cherrygrove City, pelo guia de lá. O mapa dos primeiros jogos era simples, mostrava somente as cidades de Kanto e Johto e alguns outros pontos de interesse. Era o mais básico sistema de navegação de toda a segunda geração. Nos remakes o conceito de mapa foi mantido, mas com novas funções, como a possibilidade de dar zoom nos locais, além da descrição deste.
Existe também uma nova função de marcação, permitindo ao jogador marcar no mapa lugares onde existem árvores de Berries e apricorns, certos Pokémon da área, prédios especiais e lugares onde existam TMs. Ele também mostra onde encontrar Raikou e Entei no mapa. Quando um treinador te liga parar marcar uma partida, um ponto de exclamação aparecerá no mapa, dizendo que ele está ali.

Rádio
O rádio é adquirido na torre de Goldenrod City ou na torre de Lavender Town. Ele permite sintonizar nas rádios locais de Kanto ou Johto. Quando o jogador viaja à Kanto, ele deve conseguir um novo cartão EXPN para poder se sintonizar às rádios da torre de Lavender. Em Pokémon Crystal era possível tocar todas as rádios e nos outros jogos somente a rádio Poké Flute pode ser ouvida ao chegar em Kanto. Na rádio existem programas específicos, como os do Professor Oak e da DJ Mary e o programa da Buena Password onde é possível ganhar através dos sons de Hoenn e Sinnoh tocados em certos dias da semana.
O rádio é capaz também de tocar sons específicos, como os barulhos estranhos provenientes das ruínas Alfa, ou dos ruídos dos raios de evolução de Pokémon da equipe Rocket. Também existe o GB Channel, um programa que exibe faixas dos jogos de Gambe Boy na rádio.

Telefone
O telefone é a principal função da Pokégear. Ele foi incluído nos primeiros jogos e permite que o jogador se comunique com os NPCs. Algumas vezes você receberá ligações de treinadores querendo uma partida ou de sua mãe dizendo que gastou seu dinheiro em itens que lhe ajudarão em sua jornada. Algumas vezes, o Prof. Elm dá ao jogador missões especiais através do telefone. Na maioria das vezes, após uma batalha, o treinador derrotado irá pedir para você ficar com o telefone dele. Nos remakes uma vez que você tenha aceitado não há como deletar, já que os números de telefones agora não têm limite. Os treinadores só chamam ou só podem ser chamados para uma revanche após salvar a torre de Golderod City da equipe Rocket, e mesmo assim, em apenas um período específico da semana. Os jogadores terão os mesmos Pokémon, só que em níveis mais altos — principalmente após derrotar a Elite 4 e conseguir 16 insígnias. É possível também pegar o número de líderes de ginásio em um período do dia determinado.

Pokénav


Pokénav ou PokéNavigator, é um dispositivo eletrônico originário de Hoenn. Ele foi produzido pela Devon Corp. sob as ordens de Mr. Stone, e tem como objetivo acompanhar os sentimentos dos Pokémon. Mr. Stone dá o Pokénav ao jogador após você devolver a ele a mala com as partes de uma máquina de equipe Aqua ou Magma. Seu design é oval e compacto. Possui algumas funções semelhantes ao Pokégear, como o mapa, além de poder registrar o número de outros treinadores. É possível também verificar nele quando algum treinador está disponível para revanche. É muito útil aos coordenadores Pokémon, pois mostra o status dos Pokémon para participar dos torneios e também suas fitas.

Pokénav Plus


É uma versão melhorada do Pokénav, apresentada nas versões Omega Ruby e Alpha Sapphire. Tem um design refeito, sendo esteticamente mais prático e também trazendo algumas nova funções, como mostrar no mapa onde existem Berries plantadas, Pokémon encontrados nos matinhos e locais para fazer bases secretas.

Pokétch


O Pokémon Watch ou Pokétch, para encurtar, é uma ferramenta pessoal produzida pela Pokétch Company para os treinadores de Sinnoh. Ele tem a forma de um relógio com um sistema Touch Screen. Em Pokémon Diamond, Pearl e Platinum ele é o sucessor do Pokégear e do Pokénav e o antecessor do X-Transceiver. Ele aparece no display inferior do seu Nintendo DS quando o jogador está andando. O Pokétch tem um total de 25 aplicativos de diferentes utilidades. Em geral, estes aplicativos são usados a partir da tela Touch Screen do vídeo-game. Em Diamond e Pearl, das 25 funções do Pokétch, você só começa com 4. Confira abaixo cada aplicativo e suas funções:

Relógio Digital
O relógio digital do Pokétch mostra as horas em um formato de 24 horas, ao invés do formato AM/PM. Existe também um outro relógio analógico, que não é obtido como um dos aplicativos iniciais do Pokétch.





Calculadora
A calculadora do Pokétch é simples; apresenta as quatro operações básicas. Ela é usada para achar o caminho para o líder de ginásio em Hearthome. Quando a calculadora tenta resolver um cálculo cujo resultado é maior que 10 dígitos ou uma divisão por zero é mostrado um ponto de interrogação. Quando uma conta é feita e o resultado é o numero de um Pokémon que o jogador já tenha registrado na Pokédex seu grito será tocado.


Memo Pad

O Memo Pad é uma tela onde o jogador pode praticar seus dotes artísticos. Ele é conseguido após obter a Coal Badge. Apresenta apenas um lápis e uma borracha.






Pedômetro

O pedômetro é um sistema que conta os passos do jogador automaticamente. Ele é útil para saber quando o seu ovo vai chocar, até quando os efeitos do envenenamento se prolongarão, próximas batalhas com o Vs. Seeker e nas excursões do Pastoria Great Marsh. Ao chegar à 99.999 ou tocar na tela, ele zera seus passos.


Pokémon Party

Essa lista mostra todos os Pokémon que o jogador tem em mãos, indicando seu HP, nível e item, se estiver segurando um. Caso o Pokémon esteja com algum estado alimentar, ele será descoberto por uma silhueta cinza e seu grito será diferente.




Medidor de Felicidade

O medidor de felicidade é recebido no centro Pokémon de Eterna City, uma vez que o jogador derrotou a equipe galática na cidade. Ele mostra os Pokémon do jogador, seu grito, e 0, 1 ou 2 corações dependendo da amizade entre o Pokémon e seu treinador. Quanto maior o coração, mais feliz o Pokémon. Se o Pokémon tiver 2 corações grandes ele estará na felicidade máxima. Tocando duas vezes no Pokémon ele irá pulsar. Se o Pokémon não tiver relações amistosas com o treinador ele irá à um ponto da tela onde o Touch Screen não funciona.

Dowsing Machine

O Pokétch também dispõe de uma Dowsing Machine, que indica onde há itens escondidos. Ela é dividida em 4 quadrados indicando as direções. Ao tocar nela perto de um item, um círculo ficará piscando apontando a presença de algo no local. Ela é dada por Lucas ou Dawn na entrada do Mt. Coronet em Platinum e na rota 206 em Diamond e Pearl.



Pesquisador de Berries

Esta função mostra um mapa de Sinnoh simples. Ela mostra as árvores de Berries presentes na região e se a área onde ela está já foi visitada. É ganha do Mestre de Berries após responder "Sim" para sua questão.





Medidor de Day Care

Este aplicativo mostra os Pokémon do Day Care de Solaceon, seu gênero, seus níveis e sua espécie. Ele também indica se os Pokémon já produziram algum ovo.





Histórico de Pokémon

Neste aplicativo vemos um histórico dos últimos 12 Pokémon capturados, chocados, evoluídos ou negociados pelo jogador. Ele é ganho de um morador na cidade de Solaceon. Também mostra o grito de seu Pokémon.




Contador

Este aplicativo é essencialmente um contador. Ele começa a contar ao ser clicado, e só para quando o jogador muda de aplicativo ou desliga o console. Ele é obtido no Departament Store de Veilstone.





Relógio Analógico

Este relógio é apenas uma variação do relógio digital. Ele é obtido por um morador da cidade Celestic.






Mapa Marcador

Este é um mapa simples de Sinnoh, assim como o do Berry Searcher. Diferentemente do Town Map, ele dispõe as opções de marcação e também mostra a localização de Cresselia e Mesprit. Em Platinum, ele também mostra a localização do trio dos pássaros. Ele é obtido pelo presidente da corporação Pokétch ao ganhar a terceira insígnia.


Investigador Wireless

Este dispositivo mostra todas as pessoas que estão usando recursos online no jogo perto do jogador. Ele só pode ser usado quando o jogador está parado. É ganho do presidente da corporação Pokétch quando o jogador ganha a quinta insígnia.




Lançador de Moeda

Este dispositivo faz um sorteio entre cara ou coroa. Um lado é representado por um Magikarp e o outro lado, por uma Pokébola. Esta função é muito usada por Dawn no anime. É obtida por um morador do Resort Gand Lake.




Testador de Ataque

Este dispositivo testa a efetividade dos ataques. Ele mostra se o ataque será super efetivo, regular, nem tanto efetivo ou se não afetará o oponente. Ele indica a efetividade através de pontos de exclamação — cada ponto a menos indica menor efetividade. É obtido pelo presidente da corporação Pokétch ao conseguir a sétima insígnia.


Calendário

Este simples calendário indica o dia e o mês de acordo com o relógio do vídeo-game. Ele é obtido ao mostrar um Pokémon com a nature "Serious" à um morador de Sunyshore.





Quadro de Desenhos

Este quadro dá ao jogador a oportunidade de desenhar em estilo de mosaicos. Ele é conseguido através do desenvolvedor do Pokétch em Sunyshore ao mostrar a ele um Pokémon com a nature "Naive". Ele também tem a opção de você desembaralhar imagens em pixels.




Roleta

Este aplicativo é uma simples roleta com um botão de ligar, parar e reiniciar. Ele é ganho em Sunyshore ao mostrar à um morador um Pokémon com a nature "Quirky".





Medidor de PokéRadar

Este medidor indica a performance do PokéRadar. Ele mostra os Pokémon que já foram achados através deste dispositivo. É dado pelo professor Carvalho ao entrar no Pal Park.




Temporizador Culinário
Este medidor faz uma contagem regressiva de aproximadamente 99 minutos e serve para você não se perder no tempo. Ao chegar à zero o Snorlax irá bater em sua barriga indicando que o tempo acabou. É obtido ao mostrar um Snorlax para a garota do Pal Park. No anime isto é usado por Dawn para controlar o tempo de preparo de seus Poffins.


Alternador de Cores

Esta ferramenta permite alterar a cor de seu Pokétch. A cor irá permanecer a mesma até a próxima alteração. Existem oito tipos diferentes de cores. Os outros aplicativos também ficam com a cor alternada. Ele é obtido ao mostrar um Kecleon a garota do Pal Park.




Medidor de Compatibilidade 

Este aplicativo checa se é possível breedar os Pkémon de sua mão. Ele só é obtido por um evento da Nintendo em Diamond e Pearl. Em Platinum pode ser pego na recepção de Pastoria Great Marsh ao capturar 5 Pokémon em um Safari Game.





Relógio de Parada

Este relógio age de forma contrária ao relógio culinário. Ele conta em ordem crescente ao invés de decrescente. Só é obtido através de um evento da Nintendo.





Alarme

Este aplicativo é um alarme que dispara em certo momento. Só é obtido através de eventos da Nintendo.






X-Transceiver



O X-Transceiver (Cross Transceiver), é uma ferramenta que permite ao jogador se comunicar com outros jogadores NPCs. Ele é uma poderosa ferramenta de comunicação, através dele o jogador recebe informações de sua mãe, da Bianca, de Cheren e da professora Juniper, onde estes realizam conferências através de uma câmera no equipamento, que permite realizar uma conversa envolvendo até 4 pessoas. No Nintendo DSi, Nintendo DSi XL ou no Nintendo 3DS é possível se comunicar com os outros através da câmera interna do console.
O X-Transceiver é parte do C-Gear, uma ferramenta que permite ao jogador ir para o Entralink, se comunicar com os outros ou mandar os Pokémon para o Dream World. Em Black 2 e White 2 é possível jogar dois jogos através do C-Gear. Um deles, o Baloon Catch, consiste em estourar os balões com a sua cara — ao errar, seus pontos diminuem. O outro jogo, Baloon Smash, consiste em encher balões e seu oponente estourá-los. É possível customizar o C-Gear através de skins especiais distribuídas pela Nintendo.

C-Gear


Desenvolvido pela Dra. Fennel e típico de Unova, ele serve como um conector via wireless usado para comunicar-se com outras pessoas.

Holo Caster


Típico da região de Kalos, ele foi desenvolvido pela companhia Lysandre Labs, e é muito similar ao X-Transceiver, pois possui a mesma função, porém funcionando através de hologramas — avanço digital.

Vs. Seeker


É um aparelho há muito tempo existente na franquia Pokémon. Serve para verificar se há treinadores nas proximidades que queiram uma revanche com você.

Vs. Recorder


Um aparelho que registra e reproduz suas batalhas de um local específico.

Fame Checker


Este dispositivo registra informações de pessoas famosas, como membros da Elite 4 ou líderes de ginásio.

Teachy TV


Um aparelho muito útil para quem nunca jogou um game da franquia Pokémon. Ele existe somente nas versões Fire Red e Leaf Green, e é dado a você por um velho senhor, depois que você o ajuda, na cidade de Viridian. Este item contém informações básicas para um treinador, que são apresentadas numa espécie de vídeo. A Teachy TV contém os seguintes tutoriais:

  • Me ensine como batalhar
  • O que são problemas de status?
  • O que são diferenças de tipo?
  • Eu quero capturar Pokémon
  • Ensine-me sobre TMs.
  • Como eu registro um item?

Town Map


É o mapa da região local, um item básico presente em todos os games que serve para o jogador se instruir sobre as cidades e localizações das rotas.

Badge Case


Uma espécie de estojo ou "mini-maleta" que os treinadores usam para guardar e manter segura suas insígnias.

Poké-Flauta


Poké-Flauta ou Poké-Flute, é um item utilizado para acordar Pokémon adormecidos. Presente nos games em que há Snorlax dormindo e obstruindo algum caminho do mapa.

Itemfinder


Aparelho feito para encontrar itens escondidos (hidden items). Existem várias versões deste aparelho.

Mochila

Talvez o item mais essencial de todo treinador, pois sem ele, não haveria espaço para guardar tantas coisas. A mochila serve para guardar todos os itens obtidos pelo treinador durante sua jornada. Com o passar das gerações, as mochilas foram ganhando novas versões e estilos, mas a principal característica mudada entre as antigas e as atuais é o espaço limite, em que antigamente estas eram restritas à poucos "slots", e as mais modernas são ilimitadas e organizada em subdivisões!
As mochilas também possuem espaços específicos para certos tipos de itens, como por exemplo a Berry Case, utilizada para armazenar as Berries, e o TM & HM Case, que serve para guardar os HMs e TMs encontrados pela jornada.

Bicicleta


Provavelmente o item mais caro de todo o universo Pokémon, tendo em vista que é possível comprar até mesmo Mega Stones, mas não se pode comprar uma simples bicicleta. A bicicleta esta presente em todos os jogos, desde Pokémon Red e Pokémon Green, e é obtido através de um presente ou como recompensa, e serve para que o jogador se locomova com maior agilidade pelo mapa. Nos jogos da 3° Geração, existem dois tipos de bicicleta, que são:

Acro Bike

Sendo mais robusta, ela é usada em determinadas áreas, onde é necessário fazer manobras e pular plataformas (além claro, de ser super estiloso ficar por ai empinando a magrela!).








Mach Bike

Essa é a mais leve, também usada em determinadas áreas, onde é necessário uma grande velocidade para subir morros ou atravessar pisos quebrados.








Vara de Pescar


Outro item que está presente em todos os jogos, dividida em três classes, que servem como melhoramento uma da outra, as "rods", muitas vezes, são o único jeito de pegar certos Pokémon nos games. São elas:

Old Rod

É a primeira obtida pelo jogador, além de ser a pior e só servir para pegar Magikarps (best Pokémon).









Good Rod

É a vara mediana dos jogos, considerada boa para pescar uma variedade de Pokémon, dependendo da área em que você estiver.










Super Rod

A melhorar de todas as varas. Com ela é possível pescar os melhores Pokémon de água possíveis, e dependendo da área, é possível adquirir Pokémon muito raros com ela.








Pokébola


Finalmente, o item mais famoso de toda a franquia. As Pokébolas são itens essenciais na jornada de um treinador, pois com elas é possível capturar os Pokémon, incluindo lendários. Existem vários tipos diferentes de Pokéolas, cada uma com sua singularidade ou qualidade única, além de seus modelos e designs também serem distintos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fontes:
- Bulbapedia
- Serebii


Espero que tenham gostado e não deixem de comentar!

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. o mais legal é o Pokétch

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que essas bicicletas são leves e pequena para caber na mochila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito eu que as bicicletas e varas de pescar ficam em pokebolas especificas igual acontece com as capsulas em Dragon Ball. E tenho uma outra teoria sobre as varas de pescar, de que elas ficam armazenadas em um recipiente no exterior da mochila, ao lado do corpo do jogador.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال