Team Builder #13



Olá, meus caros trainers! <3
Como estamos?

Primeiramente, feliz ano novo! AEAEAEAEAEAEAE primeiro Team Builder de 2015! lol

Mas eaí, me digam: todo mundo na expectativa pelo novo projeto da Game Freak?!
Aposto que sim, HAHAHA porque eu estou e MUITO!
Espero que seja uma nova geração, por mais difícil que seja essa possibilidade, rs. Bom, não custa nada sonhar né?

Por ora, vamos de Team Builder!
A sugestão de hoje veio do leitor Orlando :)



Togekiss



Base Stats:
HP: 85
Attack: 50
Defense: 95
Sp. Attack: 120
Sp. Defense: 115
Speed: 80

Nature: Calm
IVs: todos, exceto Attack
EVs: 252 HP / 4 Sp. Atk / 252 Sp. Def
Item: Leftovers
Moveset: Nasty Plot, Air Slash, Dazzling Gleam / Thunder Wave, Roost
Habilidade: Serene Grace

Togekiss é um dos Pokémon do tipo Fada que mais me agrada (se bem que eu gosto de quase todos lol).
Esse cara conta com bases defensivas bem consistentes além de ser um Special Attacker competente. O acesso a Nasty Plot é o que torna o último estágio de Togepi mais ameaçador.
A estratégia padrão é paralisar seu oponente e em seguida setar o Special Attack. Após isso, mine o coitado com Air Slash, causando vários flinchs no processo devido a maravilhosa Serene Grace, até finalizar. Simples.
Roost traz nosso amigo de volta pro jogo caso ocorra algo chato e inesperado como Critical Hits e afins.
Este Pokémon ainda consegue ser capaz de aguentar determinados moves físicos non-STAB e até mesmo alguns Super Effective-moves com base física. Um exemplo disso é o Bullet Punch de um Scizor. Outro exemplo é Poison Jab de Garchomp: se Togekiss estiver full-life, treinado exatamente da forma aqui descrita, ele fica com 20~30 HP restando após levar essa paulada. (vale lembrar que, em ambos os exemplos, não estou considerando itens como Life Orb, Choice Band, Expert Belt e etc).
Há a possibilidade de utilizar Dazzling Gleam no lugar de Thunder Wave. Entraria como uma outra alternativa ofensiva. Particularmente, acho válido devido a já contarmos com Slowbro portando o move paralisante em sua set.



Breloom


Base Stats:
HP: 60
Attack: 130
Defense: 80
Sp. Attack: 60
Sp. Defense: 60
Speed: 70

Nature: Adamant
IVs: todos, exceto Sp. Attack
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spd
Item: Toxic Orb
Moveset: Focus Punch, Spore, Substitute, Mach Punch / Seed Bomb
Habilidade: Poison Heal

Eis a marotagem do time, HAHAHA.
Agora com ORAS, o acesso a Focus Punch com Breloom ficou mais simples. Esse move, combinado com Substitute e Spore é extremamente poderoso. Primeiro, Spore para fazer nosso adversário dormir. Substitute vem na sequência. Agora é só bater em todo mundo com Focus Punch que conta com, nada mais nada menos, 150 de poder base. Isso é muita força! O cogumelo ambulante aqui atinge 200 pontos em Attack o que significa chão pra grande maioria dos adversários. Mach Punch é o priority move que garante o nocaute caso sobre alguma merreca no HP do oponente, HAHAHA.
Toxic Orb tem função dupla, na verdade: ele já ativa o Poison Heal no turno um; depois, devido ao status POISON nada maléfico, evita que Breloom receba qualquer tipo de status negativo :). Afinal, você não gostaria de receber BURN.
Caso não se sinta a vontade com ele montado dessa forma, efforte alguma defesa e mantenha os 252 EV em Attack. Isso pode fazer com ele aguente uma pancada de um adversário mais rápido (o que não é nada incomum de se encontrar) e, mesmo assim, encaixe a estratégia já mencionada.

DICA: é uma boa pedida utilizá-lo como Lead mas jamais mantenha-o em campo contra Pokémon Prankster ou aqueles que o superem no Speed e batam muito forte, principalmente Talonflame.



Garchomp


Base Stats:
HP: 108
Attack: 130
Defense: 95
Sp. Attack: 80
Sp. Defense: 85
Speed: 102

Nature: Jolly
IVs: todos, exceto Sp. Attack
EVs: 252 Atk / 4 HP / 252 Spd
Item: Choice Band
Moveset: Dragon Claw, Earthquake, Iron Head, Rock Slide / Stone Edge
Habilidade: Rough Skin

Porque todo time tem que ter ignorância, HAHAHAHA!
Utilizá-lo não é NADA difícil, muito pelo contrário. Sem segredo: Dragon Claw e Earthquake são seus STAB; Iron Head para os tipo Fada; Rock Slide / Stone Edge para os tipo Gelo, Talonflame dentre outros tipo Voador, Pokés com Flame Body e etc.
SÓ ISSO!
Simplicidade impera nesse Poké, rs.
Choice Band garante que, seja lá qual move você use, seu adversário beije a lona num tapa só! A nature deve ser Jolly para que Garchomp atinja seus 169 pontos em Speed.

DICA: não enfrente Sableye e muito cuidado com Multiscale Dragonite. Somente o mantenha em campo contra Pokés que possuam moves tipo Gelo se você atacar primeiro e tiver certeza de que o mesmo vai pro chão. Caso contrário, change.


Mega Sableye


Base Stats:
HP: 80
Attack: 75 (85)
Defense: 75 (125)
Sp. Attack: 65 (85)
Sp. Defense: 65 (115)
Speed: 50 (20)

Nature: Impish ou Bold
IVs: todos, exceto Sp. Attack
EVs: 252 HP / 4 Def / 252 Sp.Def
Item: Sablenite
Moveset: Foul Play / Dark Pulse, Will-o-Wisp, Recover, Taunt / Calm Mind
Habilidade: Prankster (Magic Bounce)

Não existe Pokémon mais polivalente que este, rs.
A chave para ter sucesso jogando com Mega Sableye é saber quando devemos megaevoluí-lo e não deixar evidente que ele é seu mega. Sempre use Pokés no time que também já tenham megaevolução. Confunda o oponente pois será interessante usar os hazzards e status negativos de seu oponente contra ele mesmo!
Explore ao máximo as possibilidades de utilizar o Prankster e só o megaevolua quando não tiver mais saída ou quando a situação pedir pois após isso ocorrer, ele perderá muito Speed e sua prioridade. Preserve-o para que o Magic Bounce seja devidamente aproveitado.
Um bom exemplo é um Ferrothorn Lead. Você abre de Sableye. Megaevolua sem pensar pois provavelmente o primeiro move dele será Stealth Rock ou Thunder Wave. Em casos raros, abrirá de Leech Seed. A mesma situação serve para Tyranitar, Skarmory e afins.
Uma vez transformado, ele será muito mais útil como trunfo para switch in. Portanto, muita atenção.
Effort em Defense não será necessário pois o Will-o-Wisp já faz grande parte do trabalho sem contar os 125 de base e nature Impish. Dessa forma, podemos focar em Special Defense e HP.

Uma outra forma e utilizá-lo é com Calm Mind+Dark Pulse. Trocaríamos a nature para Bold (-Attack, + Defense) e Foul Play por Dark Pulse. A diferença é que a megaevolução teria de acontecer o mais rápido possível pois só com defesas altas seria possível setar.



Slowbro


Base Stats:
HP: 95
Attack: 75
Defense: 110
Sp. Attack: 100
Sp. Defense: 80
Speed: 30

Nature: Bold
IVs: todos, exceto Attack
EVs: 252 HP / 4 Sp. Atk / 252 Sp. Def
Item: Rocky Helmet
Moveset: Scald, Calm Mind, Slack Off, Thunder Wave
Habilidade: Regenerator

Devido a popularidade de sua forma Mega, esse Pokémon faz a maioria dos adversários acreditar que ele é o Mega do time, coisa que pode lhe dar uma vantagenzinha ao usar Sableye. Aqui, Slowbro tem o papel de ser seu Physical Wall.
Scald aparece como a ofensiva deste Poké. Calm Mind é o setup para torná-lo Dual Wall e dar mais eficiência ao dano que ele pode causar. Thunder Wave para poder atrasar os planos do oponente e Slack Off é a obrigatoriedade: todo Wall conta com HP recovery. A diferença é que Slowbro também conta com Regenrator lol. Sensacional!
Rocky Helmet para dar um belo prejuízo aos Physical-based.
Enjoy!

DICA: não enfrente adversários Special-based sem, no mínimo, dois setups de Calm Mind.



Scizor


Base Stats:
HP: 70
Attack: 130
Defense: 100
Sp. Attack: 55
Sp. Defense: 80
Speed: 65

Nature: Adamant
IVs: todos, exceto Sp. Attack
EVs: 252 Atk / 252 Def / 4 HP
Item: Life Orb
Moveset: Bullet Punch, Bug Bite / U-Turn, Swords Dance, Roost
Habilidade: Technician

Tá aí mais um ignorante no time, HAHAHAHA! É, derrubar esse cara é complicado pelo fato de ele ter somente uma fraqueza. Sendo assim, o ideal é explorar dessa resistência. Switch ins oportunos são mais que válidos pois você obrigará o oponente a trocar e isso, obviamente, dará margem para um Swords Dance. Cabe a você realizar a leitura correta do jogo de seu oponente.
Após isso, Scizor se torna um monstro com sua combinação Bullet Punch+Technician+Life Orb!
Bug Bite é o move tipo Inseto que se encaixa em sua habilidade mas você pode utilizar de U-Turn que é mais clássico. Particularmente, prefiro Bug Bite devido ao bônus.
Roost te salva de situações complicadas.

DICA: Jamais enfrente Pokés do tipo Fogo ou que tenham moves desse mesmo tipo.



Considerações Finais.

Como já se pode notar, o time é composto por maiores atacantes e defensores físicos mas isso nem de longe é uma desvantagem. Togekiss e Slowbro fazem muito bem o papel no quesito Special-based devido a terem a possibilidade de aumentar o dano que podem causar.
O setup é muito importante pois proporciona melhor melhor performance e, consequentemente, maior possibilidade de vitória. Atente-se aos gaps na estratégia de seu oponente para poder encaixar seus setups devidamente.
Garchomp é o único que não necessita de uma estratégia específica porém deve-se escolher seus adversários. Nada de enfrentar Pokémon com moves tipo Gelo.
Mega Sableye deve ser usado com MUITA cautela. Uma vez megaevoluído, ele perderá o Prankster então aconselho que preste bastante atenção no time de seu oponente e certifique-se de que tal habilidade não será mais necessária. isso, é claro, dependendo do decorrer da batalha.



É isso, parceiros!
Espero que tenham gostado deste Team Builder.
Temos muitos por vir neste novo ano de 2015! Desejo a todos vocês muita saúde, paz, felicidade e, é claro, muitas batalhas pra vencer!


Abraço e GOTTA CATCH 'EM ALL!!!

3 comentários:

  1. Muito legal esse analise!
    Se achar legal o meu time analise ele, apesar de ter um Uber ;-;
    Mawilie(m),Garchomp(eu uso jolly com lum berry e swords dance),Gliscor,Cloyster,Clefable e o Darmanitan de Scarf ...
    Vlw Kinho o/

    ResponderExcluir
  2. Kinho faz um team builder da minha team pf é Tornadus-Therian,Mega-Loppuny,Clefable,Rotom-Wash,Latias e Sceptile utilizado essa equipe a pouco tempo e queria saber uns bons sets pra ela

    ResponderExcluir
  3. E ae Kinho blz? Cara queria que fizesse uma analise da minha nova equipe. Landorus(Modest-SheerForce-HP ice), Haxorus, Greninja, Snorlax, Mega Scizor, Serperior com contrary. Vlwwww

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!