Pokémon Lendário



OS POKÉMON LENDÁRIOS


Kanto

 144Articuno
145Zapdos
146Moltres
150Mewtwo
151Mew


Johto
 243Raikou
244Entei
245Suicune
249Lugia
250Ho-Oh
251Celebi

 O Universo Pokémon passou por muitas etapas de colonização e povoamento. Ao percorrer destas etapas, certas civilizações começaram a reverenciar e cultuar certos Pokémon ‒ considerados raríssimos e extremamente poderosos. Muitas vezes, estas pessoas tentaram aproveitar-se do Pokémon e roubar seus poderes para motivos egoístas e, ao fazerem isso acabam tirando a confiança que o Pokémon tinha em relação aos humanos. Por causa disso, estes Pokémon únicos tendem por se afastar, tornando duvidosa sua existência, e assim se tornando apenas lendas, sem comprovação de sua real existência. Na maioria das vezes, estes Pokémon já são antigos, tendo participado ou protagonizado fatos históricos que se estendem desde as eras paleozoicas até as atuais. Para entender um pouco melhor sobre estes Pokémon, vejamos a história deles no mundo Pokémon e no Universo para entendermos um pouco melhor cada um deles:


- Antes de tudo ser criado, os planos de existência se resumiam a um vão de puro caos, sem vida, até que, no meio do nada, surge um ovo dele surge Arceus. Arceus então começa a modelar o Universo e cria-lo.  Em meio a todo este processo, ele criou o espaço, que começou a se expandir, e o tempo, que começou a passar. Ambos tempo e espaço, são representações de Dialga e Palkia, os Pokémon que ajudaram Arceus a formar o Universo. Para manter sua obra equilibrada, Arceus também criou outro plano de existência, o Mundo Reverso, e deu a responsabilidade de governá-lo a Giratina, Pokémon que além de tudo pode controlar a antimatéria. Com a criação do mundo Reverso, tudo aquilo que ocorria no Universo ocorria lá e vice-versa. Depois de um tempo, surgiu o Mundo Pokémon, e para auxiliar os seres que viriam a habita-lo, surgiram de um mesmo ovo Uxie, Mesprit e Azelf, para controlar e conceder aos seres sabedoria, emoções e força de vontade respectivamente, estes três mudaram-se para suas dimensões próprias, e de lá passaram a observar o mundo.


- Da terra, surge Groudon, o Pokémon responsável pela criação e expansão continental. Da pressão exercida pelos oceanos, surge Kyogre, que iria dominar os oceanos, e dos minerais contidos na camada de ozônio, surge Rayquaza, guardião do planeta contra corpos celestes e seres extraterrestres. Enquanto formavam o planeta, Groudon e Kyogre se encontram, e ambos que queriam expandir seus domínios tem um embate, Rayquaza, que descansava em um lugar conhecido como Pilar do Céus, desce e acalma os dois titãs, colocando-os para descansar em suas respectivas cavernas. Épocas mais tarde, civilizações humanas criaram os Orbs vermelho, azul e de jade, os três controlariam cada um dos titãs, e por segurança, foram postos no Mt.Pyre, lugar onde é dito que a vida termina.


- Neste período, havia no planeta, uma população abundante de Mew, seres que contém o DNA de todos os Pokémon, mesmo os que ainda não vieram e existir. Com o tempo, foram surgindo novas espécies, e os Mew, passaram a desaparecer, tornando sua existência duvidosa, já que os pouquíssimos remanescentes (provavelmente apenas um) vivem em densas florestas e cordilheiras, e devido a isso jamais foram vistos. 

- Ainda na época da formação do planeta, surge um outro ser, Regigigas, um Pokémon colossal, que com sua força, separa os continentes puxando-os por cordas, Regigigas também previne catástrofes junto de três seres, chamados de Golens, Regirock cujo corpo é inteiramente feito de rochas de diversas partes do globo, Registeel formado de um metal extremamente resistente e flexível não encontrado no planeta e Regice formado de um gelo ártico extremamente frio, cada um destes seres surgiu em uma respectiva época da história - A idade da pedra, gelo e metal. Mais tarde, Regigigas e os golens adormecem em estado de pilares no templo de Snowpoint.


- A região de Sinnoh começa a se formar ao redor do Mt.Coronet, e em meio à este violento processo surge a Stark Mountain, e Heatran começa a se formar a partir da lava contida em seu interior. Arceus entra em repouso no Hall da Origem, lugar onde criou o universo, mas antes, ele deixa os Orbs Adamant, Lustrous e Griseous, para controlar Dialga, Palkia e Giratina.



- Fora do planeta, começa a se originar vida, Jirachi forma-se a partir do cometa milênio, e passa a conviver junto dele, podendo absorver sua energia através de seu ''Olho da Verdade''. Surgem também, Darkrai e Cresselia, Darkrai tem a habilidade de criar pesadelos nas pessoas, e Cresselia, com suas asas lunares pode negar este poder. Deoxys cai na terra e é atingido por feixes de laser, sofrendo uma mutação passando a ser uma espécie de vírus mutante capaz de mudar sua forma dependendo da necessidade.

- Na terra, cai um meteoro em que estava alojado Kyurem, um dragão poderosíssimo, capaz de alterar sua forma. Kyurem sofre danos devido a queda e passa a morar em lugares gélidos. Kyurem altera sua forma quando quiser utilizando genes de Reshiram ou Zekrom, se tornando White Kyurem ou Black Kyurem, respectivamente. Surgiram então dois seres, os dragões Reshiram e Zekrom. Cada um destes ficou sob a posse de um dos filhos do rei de Eindoak, e ambos os irmãos dividiam opiniões, um deles defendia os ideais e o outro defendia a verdade, devido a esse desentendimento os irmãos tem uma brava luta, que devasta todo o vale. O rei, era amigo de um Pokémon pequeno mas muito poderoso, Victini. Victini tinha o poder de conceder a vitória a quem o tocasse, e com estas habilidades, ele consegue restaurar o vale e manter a ordem do reino, os dragões são aprisionados, cada um em sua respectiva pedra.


- Celebi, um Pokémon de uma época desconhecida, tem a habilidade especial de viajar através do tempo, e assim, impedir que aconteçam coisas ruins aos seres vivos e as florestas, das quais é considerado guardião, Celebi, assim como Mew, é muito raro, mas já foi visto por olhos humanos.


- Shaymin vem a existir, e ganha a habilidade de purificar os ambientes, e serve até os dias atuais como forma de demonstrar a gratidão.

- Uma antiga civilização chamada povo da água, cria um templo submerso gigante, chamado Samiya, que contém em seu interior a Coroa dos Mares, item que concede poderes e o título de Rei dos Mares para as pessoas. Para guardar tal templo, existem os Manaphy, que têm um sentido de orientação natural para acha-lo. De alguns ovos de Manaphy, podem vir a nascerem Phiones, Pokémon cujo aspecto lendário é discutido e que podem transmitir sorte aqueles que o vejam.





- 700 anos atrás na história recente, foram construídas a Tin e a Brass Tower. Estas duas torres de nove andares foram construídas de lados opostos da cidade de Ecruteak, com o intuito de promover a amizade e esperança entre humanos e Pokémon. A vista do topo destas torre era tida como magnífica. Era dito também que os Pokémon iam para a Brass Tower despertar e na Tin tower para descansar. Naquela época, um imenso Pokémon prateado fazia da Brass Tower seu alojamento, enquanto sua contraparte, o Pokémon arco-íris, Ho-oh descansava na Tin Tower. No entanto, cento e cinquenta anos antes dos eventos de Gold e Silver, um imenso raio, atingiu a Brass Tower. A chama se alastrou por três dias até que uma repentina chuva pôs fim ao incêndio. Ambos, Ho-oh e Lugia, saíram ilesos do incidente, mas três Pokémon desconhecidos morreram dentro da torre. Ho-oh, foi capaz de ressuscitá-los, como as feras lendárias, Entei, Raikou e Suicune. Lugia, habitante da torre incendiada, buscou um lar nos oceanos, salvando pessoas e Pokémon de redemoinhos e tempestades. Lugia cria três seres, Zapdos, o titã do trovão, Articuno, o titã do gelo e Moltres o titã do fogo, sendo que, Lugia irá despertar de seu sono para intervir na briga dos três.


- Há algum tempo, a ilha de Alto Mare sofreu uma ameaça e para protege-la surgiram os irmãos Latias e Latios, mesmo com muito esforço, os dois não conseguiram impedir tal fato e para conseguir o êxito em tal tarefa, Latios se sacrificou, virando o Orvalho da Alma, item que é usado para ativar o mecanismo de defesa da ilha, que hoje, uma nova geração dos Pokémon são guardiões.

- Cansado das atrocidades humanas, um Pokémon chamado Cobalion, formou um grupo de mosqueteiros ao lado de Virizion e Terrakion. Os três combateram os humanos, e criaram e ensinaram Keldeo, Pokémon que perdeu sua família em um incêndio. Os três detém do poder da espada sagrada, ou seja, eles podem projetar uma energia especial de seus chifres maior que seus próprios corpos e realizar assim um poderoso ataque. Keldeo, com a ajuda do trio é capaz de alternar para sua Forma resoluta, onde ele adquire muito mais poder.

- Landorus, Thundurus e Tornadus, sobrevoam os céus de Unova espalhando tempestades de raios (Thundurus) e tempestades de vento (Tornadus). Um dia estes dois começaram um confronto que devastou toda terra da região, e para acalma-los, alguns anciãos pediram ajuda a Landorus, e este não só acalmou os outros dois, mas também trouxe a fertilidade de volta a Unova. Em memória destes três, foram feitos santuários na ilha Milos. Os três também possuem outras formas, conhecidas como Therian, que parecem ser antigas incarnações destes mesmos.

- Em Unova, vive um outro Pokémon, Meloetta, capaz de cantar magníficas canções, e encantar qualquer um. Meloetta pode trocar sua forma ao tocar sua canção da relíquia, além de poder ficar invisível.


- Miyamoto, agente de elite da equipe Rocket, achou em uma expedição uma gravação que comprova a existência de Mew. Anos mais tarde, um grupo de cientistas a mando da equipe Rocket retornaram a Guiana, lugar de origem da gravação, e conseguiram achar em um santuário um vestígio de DNA de Mew. A partir deste fragmento, estes cientistas conseguiram criar Mewtwo, um Pokémon desenvolvido para ser o mais forte do mundo. Mewtwo, tinha um elo mental com outros clones, e após ter tomado 100 doses de sedativos perdeu a memória lembrando apenas da frase ''A vida é maravilhosa''. Ao acordar em busca de um propósito, ele destrói o laboratório onde foi criado e acredita em Giovanni, líder dos Rockets, que queria usa-lo como arma. Depois de descobrir o verdadeiro intuito de Giovanni, Mewtwo foge e monta uma tropa de clones querendo habitar o mundo Pokémon só com estes seres. Após ver o sacrifício de Ash, Mewtwo faz com que tudo volte ao normal e fica no Mt. Quena, até ter outro encontro com a equipe Rocket, e depois de uma grande luta, ele consegue apagar a memória de Giovanni e parte mundo afora me busca de seu propósito.
File:649Genesect.png

- 300 milhões de anos atrás, Genesect era um implacável caçador, era muito temido mas sofreu a extinção com o tempo. Há pouco tempo, cientista da equipe Plasma acharam um fóssil do Pokémon e o reconstruiram, equipando-o com um canhão chamado de Photon Blaster, que pode disparar feixes de energia, que alteram seus tipos dependendo dos drives nele equipados. N, líder da equipe, rejeitou o projeto alegando que a tecnologia tira a essência do Pokémon. O cientista desenvolvedor de Genesect mantém o projeto em sigilo, e conclui o Pokémon, até sua fuga.


Tudo na vida tem um propósito, no mundo existe a vida e a morte e no mundo Pokémon não é diferente. Xerneas é o Pokémon lendário que representa a vida, a força que existe em seus chifres é capaz de reviver grandes Pokémon. Em contraparte, existe Yveltal que é o Pokémon morte (ou destruição). Existe uma lenda, que fiz que Yveltal quase destruiu a região de Kalos uma vez, e por esse motivo Xerneas e Yveltal são inimigos mortais. Existe outro Pokémon chamado Zygarde, ele é o Pokémon Neutro, ou seja, tem poderes que vão além da vida e da morte. Zygarde é o único que consegue acalmar e neutralizar os poderes de Xerneas e Yveltal, por esse motivo fica no subsolo de Kalos de olho em todos os Pokémon da região.



Na verdade, o termo ''Pokémon Lendário'' tem algumas subdivisões: Pokémon Legendários, que são aqueles que têm lendas a seu respeito, são em geral aqueles que participaram de fatos históricos importantes, como os que vimos acima. Existe o termo Pokémon Mítico, este se refere aqueles Pokémon que participaram da criação, em geral referido aos responsáveis pela criação de Sinnoh. O terceiro e último termo é Pokémon Ilusório, que como podemos ver redige aos Pokémon o título de ilusões. Não é que os Pokémon sejam ilusões, o termo é empregado para designar aqueles Pokémon vistos pouquíssimas vezes. É incorreto dizer que os Pokémon lendários são únicos, já que foram vistos Pokémon como Heatran, Latias e Latios em mais de uma ocasião. Em outros casos, é seguro afirmar que o Pokémon é único, como Mewtwo ou Arceus. Lugia, mostrou que pode se reproduzir, e isto acontece quando os Pokémon sobem a superfície da água. Os Pokémon lendários, podem ser capturados com uma Pokébola comum, como no caso de Tobias, que em seu time tinha Latios e Darkrai, ambos capturados com as Pokébolas comuns. Os Pokémon lendários também mostraram não dispor da imortalidade, como fato temos Celebi, que morreu após conseguir se libertar do máscara de ferro, ou então Arceus, que após um ataque repentino de diversos Pokémon teve de se exilar no Hall da Origem durante mil anos para poder recuperar as energias.


Os Pokémon Lendários também são divididos em trios ou duplas. Vejamos abaixo cada dupla ou trio e seus componentes:

- Dupla das Torres: Ho-oh e Lugia
- Dupla Eon: Latios e Latias
- Dupla Lunar: Darkrai e Cresselia
- Dupla Mew: Mew e Mewtwo
- Dupla dos  Guardiões dos Mares: Manaphy e Phione
- Trio dos Pássaros Lendários: Articuno, Zapdos e Moltres
- Trio das Feras Lendárias: Entei, Raikou e Suicune
- Trio dos Golens Lendários: Regirock, Regice e Registeel
- Trio dos Guardiões dos Lagos: Uxie, Mesprit e Azelf
- Trio dos Kamis: Landorus, Thundurus e Tornadus
- Trio do Clima: Groudon, Kyogre e Rayquaza
- Trio da Criação: Dialga, Palkia e Giratina
- Tao Trio: Zekrom, Reshiram e Kyurem

É incorreto afirmar que todo aquele Pokémon que aparece em algum tipo de mito ou lenda é lendário. Estes Pokémon como no caso de Lucario de Sir.Aaron, podem vir a serem considerados Lendários, mas isto é uma característica única do Pokémon, não da espécie. Outros Pokémon, cultuados por povos antigos também não entram no quesito de lendários, como no caso de Baltoy. Uma característica marcante dos lendários é a ausência de evoluções. Mesmo sem evoluções, muitos lendários apresentam um forma secundária, ás vezes até mais de uma, e quando mudam de forma seus poderes tendem a mudar. Todos os lendários até hoje totalizam 7.24% de todos os Pokémon, ou seja, eles são no total 47 Pokémon. Se comparados com outros Pokémon, os Pokémon lendários, devido a força e a raridade, tem chances de captura muito menores, além do fato de alguns deles, como Entei e Latios, vagarem pela região. Mesmo difícil de se capturar, não é impossível ter um lendário, como veremos a seguir, alguns treinadores que conseguiram o incrível feito de capturar algum ou alguns Pokémon lendários.


Treinadores com Lendários (No Anime)

Brandon ( Líder da Pirâmide de Batalha)

Brandon é um arqueólogo que explora muito ruínas antigas e de povos extintos, nestas buscas, ele conseguiu capturar, os golens lendários, mas vale recordar que os golens não são únicos, assim como existem os de Brandon, também existem três golens que protegem a árvore da vida. Os três Pokémon de Brandon utilizam de estratégias balanceadas, sendo muito difícil derrota-lo. Além disso, Brandon provou, seu poder excepcional ao conseguir parar o Regigigas do templo de Snowpoint, mais tarde, Brandon foi petrificado por J no lugar de Regigigas, tornando-se assim um amigo do Pokémon, Brandon então disse que faria de seus Golens os pilares que protegeriam Regigigas em seu descanso no templo de Snowpoint.

Regirock, Registeel e Regice - Regigigas vira apenas amigo de Brandon

Tobias (Adversário de Ash na semi-final da Liga de Sinnoh)


Tobias é o campeão da liga Sinnoh. Ele inicialmente passou por Barry após a sua batalha e despertou um certo arrepio no treinador. Então durante a batalha, revelou seu trunfo, o Pokémon pesadelo, Darkrai. Ele ganhou de todos os treinadores com seu Darkrai, inclusive os líderes de ginásio. Ele é pouco conhecido em relação a sua equipe, no banco de dados da liga Pokémon só constava seu Darkrai. Seu rosto era encoberto sobre uma sombra, aparentando ser um homem sombrio. Mas na verdade, ele se mostrou um homem comum, sem muito espírito de batalha. Tudo indicava que Tobias ganharia a liga somente com seu Darkrai. Mas nem sempre as expectativas se tornam concretas - na batalha contra Ash Darkrai foi derrotado por Sceptile e surge o segundo Pokémon de Tobias, Latios! Latios conseguiu derrotar dois Pokémon de Ash, mas acabou empatando com Pikachu que ficou exausto após a batalha.

Darkrai e Latios
Enfermeira Joy (Inspetora de Ginásios)



Uma Inspetora Joy, estava fazendo visitas nos ginásios e para em Pewter, lá ela se depara com Forrest e diz querer ver o verdadeiro líder do ginásio. Após ganhar de Brock ela ameaça fechar ginásio, mas em uma batalha entre Forrest e seu Rhyperior contra sua Latias ela vê a força e o empenho do treinador e deixa o ginásio aberto.

File:Nurse Joy Latias.png

_____________________________________________________________________

Além destes que vimos, existem Pokémon lendários não identificados, vistos no livro de Pokémon lendários no filme O Feitiço dos Unown:

6 comentários:

  1. Ótima matéria, muito fiel...

    ResponderExcluir
  2. sera esse lendario não indendificado tem algo avé com os tipos fada e grama parece uma fada

    ResponderExcluir
  3. kkk juro q n sabia que o darkrai era lendario

    ResponderExcluir
  4. sera esse lendario n indentificado o minsigno kkk sqn

    ResponderExcluir
  5. existem uns30 tipos de unown e eles todos so sabem um ataque que injusto

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!