Effort Values


Você viu o titulo e pensou: o que são Effort Values? Se sim, não se preocupe, realmente a maioria dos jogadores nem sabem o que é isso. É simplesmente o básico para treinar seu Pokémon.

O quê são Effort Values?

Effort Values (EVs) são, literalmente, Valores de Esforço. Para ganhá-los é bem simples: batalhe. Eles ajudarão a aumentar o valor de cada Pokémon, que é imposto pelos IVs, clique aqui e saiba mais. Bem, no básico, cada Pokémon, ao ser derrotado, dá de 1 a 3 pontos em um certo atributo (HP, Atk, Def, Sp.Atk, Sp.Def e Spd) para o Pokémon vencedor. Quando este recebe 4 pontos no mesmo atributo, ao subir de nível, ele vai ganhar um ponto no mesmo atributo. Confuso, não é?

Como ganhar EVs?

Vamos dar um exemplo: meu Snivy venceu 4 Digglet, então ganhou 4 EVs de Speed. Ao subir de nível, a Speed do Snivy aumentará em 1 ponto. Se vencer 8 Digglet, 2 pontos e assim por diante.

Até quantos EVs meu Pokémon pode ganhar?

Seu Pokémon só pode ter até, no máximo, 510 EVs, distribuídos em 255 para os atributos. Porém, se os pontos vem de 4 em 4, sobram 3 no final, que podem servir para outro Status. Por isso, na verdade cada Status tem 252 pontos.

Como acelerar a coleta de EVs?

Você ia gostar de ter que matar 252 Digglet só para conseguir um Speed perfeito? Pois é, acho que não... Por isso, você pode:

1-Usar os famosos Power Itens de DP. Cada vai lhe ajudar a treinar um Status diferente, dando 4 EVs extras.
2-Usar o Macho Brace. Sim, aquele inútil que reduz sua Speed, também DOBRA  os EVs coletados!
3-Usar Vitaminas, como Carbos, Zinco e essa galera toda. Cada um, dá ao seu Pokémon 10 EVs em um atributo. Podendo ser usado até 10 vezes por Pokémon, dá até 100 EVs!
4-Se infectar com o PokéRus. se não sabe o que é, cheque nesta outra matéria, clicando aqui. Bem, ele é um vírus que infecta todos os Pokémon da sua Party, se tiver um já infectado. Este milagre da ciência, dobra os EVs coletados pelo seu monstrinho. O interessante, é que, por não ser um item, pode trabalhar em conjunto. Ou seja: Eu tenho um Pokémon infectado e com uma Macho Brace, o valor coletado é duplicado duas vezes (x 2 x 2) !

Como saber que EVs eu estou treinando?

Como já foi dito antes, cada Pokémon dá uma certa quantidade de EVs em um certo atributo, mas como saber que cada Pokémon oferece? Você pode usar uma Pokédex, como a do site Serebii, que sempre tem o Effort Value dado por este Pokémon. Clique para vê-la.

Como apagar EVs?

Treinou o EV errado do seu Pokémon? Talvez essas frutas lhe ajudem:
 Pomeg Berry - Diminui HP
 Kelpsy Berry - Diminui Attack
 Qualot Berry - Diminui Defense
 Hondew Berry - Diminui Special Attack
 Grepa Berry - Diminui Special Defense
 Tamato Berry - Diminui Speed


Super Training

É, com certeza, a forma mais simples de treinar os EVs do seu Pokémon. Tem várias formas. Veja:

Super Training Regimens

Nesse, seu Pokémon deve jogar bolas em outros monstros infláveis gigantes.





Core Training

Nesse, seus Pokémon usarão os sacos de pancada para aumentar os Effort Values deles. Você ganhará mais sacos de pancada, conforme o andamento do treinamento. 



Super Training Base Stats

Nesse, você poderá priorizar oStats necessários para o seu Pokémon crescer forte sem a necessidade de itens e outros métodos, pois as mudanças serão mais visíveis e mais fáceis.




The Effort o Meter

Por último, os Effort Values. Em verde poderemos ver como estão eles estão em seus Pokémon. Em amarelo, poderemos ver o quanto cresceram usando o Super Training. Ainda poderemos ver o limite dos Pokémon utilizando esse recurso.



Espero que tenham gostado da minha primeira matéria!
Até mais e comentem!

8 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. não entendo nada disso ainda bem que tem super treinamento ^^' mais facil

    ResponderExcluir
  2. Muito bom cara, valeu ae, ajudou bastante! :D

    ResponderExcluir
  3. Adorei, vou sempre consultar aqui :)

    ResponderExcluir
  4. No inicio e dificil conseguir distribuir os EV, mais depois de um tempo fica facil e voce enxerga essa diferença quando voce ve os stat's dos seus pokemons e quando voce usar os golpes se tiver bom status o dano dado é enorme e se for super efetivo entao e maior ainda sao essas diferenças que podem determinar uma batalha.
    quem quiser uma dica ae eu dou algumas.
    A forma mais facil de ganhar EV's e através de do pokerus so tem um porem ele e mais raro de achar do que um pokemon shiny. uma forma mais facil de encontra-lo e fazendo trades online porque tem uma galera proliferando este virus por ae kkkkkkkkk.
    Outra forma de adquirir EV's (essa teoria nunca vi em site nenhum)percebi que se voce usar quantidade de golpes que precisam de um atributo especifico esse atributo ganha adicionais:

    EX:
    Samurrot, ele possui um Atack e Sp.Atack bastante equilibrado eu particulamente gosto de "bugar" o atack dele entao durante o seu treinamento so coloquei nele golpes de força o que fez ele ganhar mais atributos de atack e é claro menos atributos nos outros.
    Meu Samurrot no final ficou com 259 de Atack e 218 Sp.Atack qnd o deixei no nivel 85.
    Obs:
    Outra coisa importante é saber escolher corretamente a nature do seu pokemon.(se alguem quiser alguma ajuda sobre isso e so da ideia)

    ResponderExcluir
  5. Finalmente! Agora entendi! Só estudar!! :D

    ResponderExcluir
  6. A matéria foi atualizada com as informações do Super Training!

    ResponderExcluir
  7. isso é so pro XY ou pra outros jogos de PkMn?

    ResponderExcluir
  8. Se eu por exemplo derrotar 2pkm q dão ev de atk e mais 2 q dão ev sp atk, e mais pra frente mais 2 de atk eles vão se juntando e formando 4 e aumento no status ?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال