Tier Lists, Regras e Banlist

Tier Lists

Dentro do universo competitivo de Pokémon, existem Pokémon fortes e competitivos, e Pokémon não muito bem preparados (fracos) para evitar conflitos de poderes. Existem as denominadas Tier List, ou no português “Lista de camadas ou níveis”, que classificam os Pokémon conforme seus status e nível. Dentro do novo Metagame das versões de BW e B2W2, existem 7 listas de níveis ou camadas, contando com Little Cup Tier, tendo como base o melhor órgão informativo e nomenclatório de Metagames, o Smogon.com

Estas camadas são:

Uber
Camada ou Nível onde são encontrados Pokémon que tem status e nível fortes demais para pertencer a outra camada, e é a única camada a não ter Pokémon proibidos. O metagame ou competição que usa essa camada, pode ser chamado de “free-for-all”, pois é uma camada sem restrições, em que qualquer Pokémon pode participar.
Ex: Arceus, Dialga, Palkia, Giratina, Mewtwo, Lugia, Ho-oh, Blaziken (Speed boost)...

Overused (OU)
Camada ou Nível onde estão Pokémon muitos usados em competições e no metagame, que possuem um movepool e status muito competitivos.

BorderLine(BL)
Esta camada ou nível é constituída por Pokémon não usados o suficiente para entrar na Camada OU, e fortes demais para entrar na Camada UU. Estes Pokémon, por razões individuais de cada jogador, não o  escolheu por apresentar um Deficit em sua equipe ou por ter sido substituído por um Pokémon mais forte.
Ex: Staraptor, Wobbuffet, Gothitelle, Kyurem...

Underused(UU)
Nível onde são encontrados Pokémon que apresentam status e níveis que normalmente são desprezíveis ou mal vistos na competição. Esta deficiência é baseada numa combinação de estatísticas, de digitação, movepool e capacidade que limita o uso efetivo desses Pokémon particulares no metagame padrão. Na competição que utiliza a tier UU, Pokémon acima deste nivel são proibidos, ou seja, Pokémon de níveis abaixo desta camada ainda estão autorizados a participar.
Ex: Froslass, Empoleon, Ambipom, Cobalion...

Rarelyused(RU)
Nível constituído por Pokémon que, em razão ao grande número de Pokémon existentes, não são utilizados no metagame UU. E o grupo de Pokémon viáveis que podem ser adicionados a uma equipe UU ou NU, que forma harmonia. Este nível só existe a partir da 5° geração dos games.
Ex: Galvantula, Electivire, Munchlax, Roselia...

Neverused(NU)
Pokémons deste nível não são usados por apresentam deficiências que impedem de ter eficácia necessária em uma equipe.
Ex: O Regigigas, Pokémon forte, não é muito usado em batalhas competitivas, pois apresenta movepool muito ruim e habilidade que não ajuda.

Little Cup Tier
Nivel de Pokémon em fase de evolução (pre-evolução), que não podem pertencer a níveis mais fortes. É um nível autômono, sendo assim não está abaixo do nível NU.
Ex: Piplup, Archen, Zorua, Elekid..

Pode se considerar que as Tier lists são a hierarquias Pokémon, começando com Níveis ou camadas mais fortes (Uber) até as mais fracas (Little Cup e NU), e a partir destas definições são montadas as restrições de metagame ou competições, como na Uber todos os pokémon podem ser usados, mas na OU, só Pokémon presentes nesta ou em camada inferiores (BL, UU, RU, NU, Little Cup).

Regras

Com a evolução dos jogos, foi necessária a implementação de regras para que se consiga manter a harmonia entre as competições e níveis hierárquicos Pokémon (Tier Lists), e para isso foram criadas as Banlists e as regras no competitivo. As regras estão separadas em cláusulas como qualquer organização de leis normal e foram criadas pelo site da Smogon e é usado em quase todas as competições de metagame.

As cláusulas abaixo se aplicam a todos os níveis, exceto BW Challenge Cup, que não tem cláusulas.

Cláusula espécies - Um jogador não pode ter dois Pokémon com o mesmo número Pokedex Nacional em uma equipe. Por exemplo, usar uma equipe com dois Koffing iria quebrar essa cláusula. Usando formas diferentes na mesma equipe, como Rotom-W e Rotom-C, também quebra a cláusula uma vez que partilham o mesmo número da Pokedex. Esta regra foi implementada para camadas BW após um voto de Revisão da Política em 30 de outubro de 2010.

Cláusula dormir - Você perde se, ao final de seu turno, dois dos Pokémon do seu oponente foram postos para dormir por um movimento que você usou, mas não foram forçados, e nem terem tido seu sono removidos desde então. A cláusula significa, basicamente, que, se você já colocou um Pokémon do lado do seu oponente para dormir e ele ainda está dormindo, você não pode colocar um outro para dormir.

Um movimento que foi "forçado" é um movimento que você teve que usar, porque todos os outros movimentos (que não pode infligir sono) estão desativados (por item Choice, Encore, ou alguma combinação de Taunt, Disable, tormento, e falta de PP) e você não pode mudar (devido a movimentos de captura, habilidades de armadilhas, Ingrain, ou com todos os outros Pokémon ser desmaiaram).

Um movimento que você usou inclui movimentos chamados por Metronome, Sleep Talk, Assist, Me First, ou Copycat. Não inclui Magic Coat ou Bounce Magic. Do resto, utilizado por qualquer jogador, nunca é contado por esta cláusula. A definição dessa regra foi debatido em uma discussão de Revisão da Política. Esta regra foi implementada para camadas BW em 30 de outubro de 2010.

Cláusula Evasão - Um Pokémon não pode ter o move Double Team ou Minimize em seu moveset.
Geralmente, essa regra será aplicada automaticamente em jogo simulador Wi-Fi. Um jogador quebra essa cláusula quando um Pokémon é revelado ter sido trazido para a batalha com um movimento proibido. Esta regra foi implementada para camadas BW após um voto da Revisão da Política em 30 de outubro de 2010.

Cláusula OHKO - Um Pokémon pode não ter os moves Fissure, Guillotine, Horn Drill ou Sheer Cold em seu moveset. Geralmente, essa regra será aplicada automaticamente em um jogo simulador Wi-Fi. Um jogador quebra a cláusula quando um Pokémon é revelado ter sido trazido para a batalha com um movimento proibido. Esta regra foi implementada para camadas BW após um voto da Revisão da Política em 30 de outubro de 2010.

Moody Cláusula - Uma equipe não pode ter um Pokémon com a habilidade Moody . Esta regra foi implementada para camadas BW por aclamação em 7 de junho de 2011.
  
Banlists

Uber

Tudo o que não é coberto por uma cláusula metagame inteiro é permitido na camada Uber.

OU

Pokémon proibidos - Uma equipe não pode ter qualquer um dos Pokémon encontrados nos seguintes níveis: Ubers.
Drizzle + Swift Swim - Com ambas: um Pokémon com Drizzle e um Pokémon com Swift Swim no mesmo time é proibido.

UU

Pokémon proibidos - Uma equipe não pode ter qualquer um dos Pokémon encontrados nos seguintes níveis: BL, OU e Ubers.
Banido Habilidades - Uma equipe não pode ter um Pokémon com qualquer uma das seguintes habilidades: Drought, Sand Stream e Snow Warning .
Drizzle + Swift Swim - Com ambas: um Pokémon com Drizzle e um Pokémon com Swift Swim no mesmo time é proibido.

RU

Pokémon proibidos - Uma equipe não pode ter qualquer um dos Pokémon encontrados nos seguintes níveis: BL2, UU, BL, OU e Ubers.
Banido Habilidades - Uma equipe não pode ter um Pokémon com qualquer uma das seguintes habilidades: Drought, Sand Stream e Snow Warning.
Shell Smash + Baton Pass - Usando um Pokémon que possui tanto Shell Smash quanto Baton Pass em seu moveset é proibido.
Drizzle + Swift Swim - Com ambas: um Pokémon com Drizzle e um Pokémon com Swift Swim no mesmo time é proibido.

NU

Pokémon proibidos - Uma equipe não pode ter qualquer um dos Pokémon encontrados nos seguintes níveis: RU, BL2, UU, BL, OU e Ubers.
Banido Habilidades - Uma equipe não pode ter um Pokémon com qualquer uma das seguintes habilidades: Drought, Sand Stream e Snow Warning.
Shell Smash + Baton Pass - Usando um Pokémon que possui tanto Shell Smash quanto Baton Pass em seu moveset é proibido.
Drizzle + Swift Swim - Com ambas: um Pokémon com Drizzle e um Pokémon com Swift Swim no mesmo time é proibido.

Fonte de Dados: Smogon.com

6 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. muito informativa a matéria! :D

    ResponderExcluir
  2. Cara do Fórum da PM18/10/2012, 19:25

    Os termos estão incorretos...

    Não é por utilização que se monta um time, e sim por força, e assim que são constituídas as tiers.

    BL está certo, só que o termo é fraco demais para OU, e não "pouco usado".

    Sem mimimi de que o "treinador" usa o pokémon que quiser, no competitivo é diferente.

    Sobre BL2, é totalmente diferente de BL. BL2 é forte demais para entrar em RU e fraco demais para entrar em UU, mesmo assim, só pode ser utilizado de UU pra cima.

    Blaziken com todas as abilitys é Uber, não só com Speed Boost.

    Não entendi o " (...) No jogo de UU, Pokemon acima do nível UU são proibidos, ou seja, Nu (RU e no BW) Pokemon ainda estão autorizados a participar (...) ".

    Errando nomes de pokémon, explicando metagame de DPP e de BW... sendo que todos os simuladores estão utilizando o metagame de BW2 (ADV é o único que é utilizado dos anteriores).

    Como vocês querem tours se vocês mesmos não conseguem explicar direito?

    Além de que, dizer "comentem ou sua conta do facebook será fechada" é bem legal. Forçar comentários, bom postador.

    Pô, contratem um cara melhor.

    ResponderExcluir
  3. Com toda a educação, todos estamos sujeitos a errar, não somos perfeitos. Se você verificou erros, comente fazendo críticas construtivas para correção e para melhorar a matéria, e não criticar negativamente o trabalho de uma pessoa que perdeu seu tempo para trazer esse conteúdo aqui. Nunca julgue o trabalho de uma pessoa dessa forma.

    Sobre o que ele disse sobre comentar a matéria foi apenas uma brincadeira. Ninguém é obrigado a comentar, mas todo postador gosta de saber o que os leitores acharam do que foi postado, desde que seja COM EDUCAÇÂO.

    ResponderExcluir
  4. Cara do Fórum da PM, Me desculpe mais com certeza tu que estais errado.

    Um time pokémon competitivo, sim ele é formato por sua utilização, porque não adiantaria fazer um time só de Physical Sweepers com move extraordinário sendo uma estratégia de baixo nivel como F.E.A.R pode derrota-los facilmente. e as tier não são constituídas somente por força,(somente os Ubers são uma exceção) mas sim pelo status e movepool, e quanto foi usado.

    O treinador dependendo do metagame, sim ele pode usar o pokémon que quiser, seja ele competitivo ou não, dependerá somente das restrições do torneio.

    As duas tier, Bl e BL2 são constituídas por pokémons pouco usados para pertencer a OU, e fortes para entrar em outras tier de baixo nivel.

    quando citei Blaziken(speed Boost) estava me referindo por ser o mais competitivo da especie, embora esteje certo que quaisquer blaziken dentro do metagame é uber, mas somente de BW e B2W2, outros metagames de versões anteriores ainda aceitam este pokémon;

    desculpe-me se você é tão perfeito que já sabe tudo sobre o que há no mundo e tudo mais, mas , eu como humano sou imperfeito e cometo erros ás vezes, como qualquer outro humano que exista. escrevo para aqueles que ainda são leigos, e cresceram junto comigo e ao site, se sabes de tudo, então não vejo o porque de está visitando PBN, e outros blogs e sites =)


    ResponderExcluir
  5. POXA NAO INTENDI NADA DISSO...

    MINHA CABEÇA TA ATE DOENDO... PRQ ESSA FRESCURA TODA DE CAMADA E NIVEL... PRA MIM E TUDO A MESMA COISA...... O JOGO FICO MUITO COMPLICADO DE INTENDER AGORA COM ESSA COISA DE TIER LIST...

    EU VIAJEI GERAL NISSO TUDO. KKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال