Condições Climáticas


As condições climáticas são uma mecânica dos jogos introduzida na 2ª geração, expandida na 3ª geração e ampliada mais ainda na 4ª geração. Em cada geração, as condições climáticas podem se alterar em geral em três aspectos: o local onde o jogador está, os Pokémons envolvidos na batalha e as estações do ano. Apenas uma condição climática pode estar ativa por vez, e só permanece a última que foi ativada.

Características

Desde a 2ª geração alguns ataques como Thunder e Solarbeam são melhorados em poder ou precisão dependendo da condição predominante. Outros movimentos podem alterar as condições ou acabar com elas como Sunny Day e Defog. Desde a terceira geração, algumas habilidades tem seus efeitos focados nas condições climáticas. Estas habilidades são as dos Pokémon do Trio do tempo, Groudon, Kyogre e Rayquaza. As habilidades de Groudon e Kyogre, Drought e Drizzle alteram o tempo, enquanto a de Rayquaza, Air Lock, negativisa qualquer efeito climático.


Utilização do clima
Um dos Pokémon introduzidos na terceira geração, Castform, tem a habilidade de tirar proveito de qualquer uma das condições climáticas possíveis. Quando não há nenhuma condição climática Castform é do tipo Normal, e qualquer outro efeito climático excluindo céu sombrio e tempestades de areia muda o tipo e a forma de Castform, devido a sua habilidade Forecast. Além disso, Castform aprende o ataque Weather Ball subindo de level, ele muda seu tipo e aumenta duas vezes o poder quando qualquer condição climática está ativada. Ao contrário de Forecast, a Weather Ball se torna tipo pedra em tempestades de areia e tipo ???? em céus sombrios.


Na 2ª Geração

Na segunda geração, foram introduzidos três movimentos que podem mudar o tempo nas batalhas e alterar levemente o campo. Estes ataques são: Sunny Day, Rain Dance e Sandstorm. Com Sunny Day uma intensa luz solar recai sobre o campo durante 5 cinco rodadas, com este ataque é possível usar Solarbeam sem esperar um turno. Rain Dance causa um intensa chuva que dura por 5 turnos, enquanto este efeito estiver ativo, Thunder terá uma precisão de 100%. Sandstorm causa uma tempestade de areia no campo. Estes movimentos podem alterar o curso da batalha, com Sunny Day os ataques de fogo são mais fortes e os de água mais fracos, com Rain Dance acontece o contrário e com Sandstorm todos os Pokémon que não sejam dos tipos pedra, solo e metal sofrem dano uma vez por rodada.

Embora as condições climáticas tenham sido introduzidas nesta geração, elas só puderam ser vistas nos locais ao ar livre na terceira geração.



Na 3ª Geração

Na terceira geração tivemos a introdução de uma nova condição climática: Granizo ou Hail. O Hail é ativado por um movimento com seu mesmo nome, Hail, e assim como os outros efeitos climáticos ativados por ataques, tem a duração de 5 rodadas. Hail tira um pouco de dano de cada Pokémon que não é do tipo gelo uma vez durante a rodada.

Os mascotes das versões também tem habilidades relacionadas ao tempo. O mascote de Ruby, Groudon, tem a habilidade Drought, seu efeito deixa o tempo muito ensolarado até o fim da partida ou até ser sobreposto por algum outro efeito. Da mesma forma, Kyogre, mascote de Sapphire, possui a habilidade Drizzle, que causa uma intensa chuva até o fim da batalha. O mascote de Emerald, Rayquaza, tem a habilidade Air Lock, ela nega qualquer efeito climático. Psyduck e sua evolução possuem a habilidade Cloud Nine, que tem os mesmos efeitos de Air Lock.

Durante uma parte específica do jogo, os efeitos causados pelos dois Pokémon podem ser vistos fora das batalhas em toda a região de Hoenn. Lá também existem áreas em que os efeitos climáticos estão presentes naturalmente: a rota 119 onde há muitas chuvas e a rota 111 que é repleta de tempestades de areia. Estes efeitos climáticos fora das batalhas estão em todos os jogos da série principal desde então. O Instituto Climático de Hoenn criou Castform, um Pokémon capaz de mudar com o tempo, para ajudar nas previsões.

Tyranitar tem a habilidade Sand Stream que causa uma intensa tempestade de areia que perdura até o fim da batalha se não for substituída por outro efeito. Outros Pokémon tem habilidades que os beneficiam sobre os efeitos climáticos, como no caso de Lotad que tem a habilidade Rain Dish.


Na 4ª Geração

Nos jogos da 4ª geração Pokémon Diamond, Pearl, Platinum, HeartGold e SoulSilver existem várias rotas onde temepstades de areia, de neve e chuvas acontecem constantemente. Uma nova condição de tempo foi introduzida, a neblina ou Fog. Diferente das outras condições, Fog não pode ser causado por nenhum movimento, ao invés disso, ela aparece em determinadas áreas e pode ser removida com o ataque Defog.

Heat RockIcy RockUma nova habilidade foi introduzida na 4ª geração, ela serve como uma contraparte das outras habilidades da terceira geração. Snow Warning causa uma tempestade de neve. Ela tem a mesma duração em batalha que habilidades como Drizzle, Drought e Sand Stream. Também foram introduzidos 4 itens que aumentam a duração dos efeitos, eles são: Icy Rock, Heat Rock, Damp Rock e Smooth Rock.
Acid Rain, uma condição climática glitch, está presente nos jogos Platinum, HeartGold e SoulSilver, os mesmos jogos tem todas as condições climáticas até então resistentes.
Outros recursos e movimentos agem de maneira semelhante como Gravity, que deixa todos Pokémon no chão tornando-lhes suscetível a ataques tipo solo ou Jump Kick que diminui a velocidade ambos por cinco turnos, mas como não tem haver com clima não vamos entrar em detalhes.

Na 5ª Geração

Na quinta geração foram introduzidas as estações, que podem alterar as ocorrências climáticas em algumas rotas e cidades. Por exemplo, em Driftveil tem granizo e neve no inverno, enquanto no outono e primavera a chuva é comum. Os Pokémon Thundurus e Tornadus causam tempestades de trovão e vento por onde passam , em batalha estas tempestades se tornam chuvas. Embora a neblina esteja presente em algumas rotas, ela não se manifesta nas batalhas, e Defog não pode mais eliminá-la.

Foram introduzidas também novas habilidades em relação ao clima. Sand Rush e Sand Force beneficiam um Pokémon durante tempestades de areia, enquanto um Pokémon com Overcoat não sofre dano em tempestade de neve ou areia. Com a adição das Hidden Habilities, novos Pokémon tem acesso a habilidades relacionadas ao clima. Por exemplo, Drought e Drizzle, antigamente exclusivas de Groudon e Kyogre, estão disponíveis para novos Pokémon. Vulpix e Ninetales tem acesso à Drought e Politoed à Drizzle.


Tipos de Clima


Existem seis tipos de clima que afetam o campo de batalha, existem seis diferentes que afetam as áreas ao ar livre como rotas.

Luz Solar Intensa

Sunshine

Efeitos:

* Aumenta o poder de ataques tipo fogo em 50%
* Diminui o poder de ataques do tipo água em 50%
* Solarbeam ataca no primeiro turno
* Diminui a precisão de Thunder e Hurricane em 50%
* Faz com que os movimentos Moonlight, Synthesis e Morning Sun recuperem ⅔ do Hp total do Pokémon (na segunda geração restaura tudo)
* Na 5ª geração faz com que Growth aumente Attack e Special Attack por 2 turnos cada
* Ativa as habilidades Chlorophyll, Dry Skin, Flower Gift, Forecast, Leaf Guard e Solar Power.
* Remove a chances de Harvest falhar ao se restaurar com uma Berry
* Muda Weather Ball para tipo Fire e dobra seu poder, Castform muda para sua Sunny Forme e Cherrim para Sunshine form.
* Reduz as chances dos Pokémon se congelarem.
* Pode ser prolongada de 5 à 8 turnos com a Heat Rock

Efeito em Campo: Quando o sol brilha, a tela escurece e clareia alternadamente. A tela também pode ficar com um tom de laranja que corre enquanto manchas escuras circulam transversalmente.
Ataque de ativação: Sunny Day
Habilidade de ativação: Drought

Locais onde o efeito é encontrado naturalmente:
Noroeste das rotas marinhas de Hoenn. Em Ruby e Sapphire após de Groudon ser acordado e antes de sua batalha. Em Emerald nas rotas 114, 115, 166 118 quando a Terra Cave está presente nestas rotas.



Chuvas Intensas

Rain Dance

Efeitos:

* Ataques d'água aumentam seu poder em 50%
* Ataques de fogo diminuem seu poder em 50%
* Solarbeam causa só metade de seu dano normal
* Thunder e Hurricane ficam com 100% de precisão
* Em Pokémon Diamond e Pearl, Thunder tem 30% de chances de atacar atráves de Protect e Detect
* Moonlight, Synthesis e Morning Sun recuperam apenas 25% do HP
* Ativa as habilidades: Dry Skin, Forecast, Hydration, Rain Dish e Swift Swim.
* Weather Ball vira do tipo água e dobra seu ataque e Castform muda para sua forma Rainy
* Previne que os Pokémon explodam em Pokémon Mystery Dungeon

Efeitos em Campo: Existem três principais efeitos em campo quando está chovendo:
* Chuvas normais: A chuva cai normalmente. Encontrado em todos os lugares onde há chuva
* Chuvas Fortes: A chuva cai fortemente em um ângulo inclinado, pode vir a ocorrer ocasionalmente na rota 212

* Trovoadas: A chuva cai da mesma maneira que nas chuvas fortes. Relâmpagos irão cair e poderão ser ouvidas trovoadas. Encontrada na rota 119 no ciclo de quatro dias de chuvas e tempestades. Ocorre na rota 212 em datas pré-determinadas, como o aniversário de lançamento do jogo no país, o dia de St. Patrick, no dia 29 de Fevereiro de 2008 e no Natal.

Céu Nublado: Não é tecnicamente uma condição de chuva, mas ambos estão relacionados. Ás vezes algumas nuvens se juntam deixando o ambiente mais escuro que o habitual, este efeito pode raramente vir a acontecer na rota 212 e em geral aparece na rota 213.

Ataque de ativação: Rain Dance

Habilidade de ativação: Drizzle

Locais onde é encontrada: Rota 119 (alguns dias); Rota 120 (sempre); Rota 123 (alguns dias); noroeste de Hoenn rotas aquáticas (após Kyogre ser acordado e antes de batalhar com ele em Sapphire e Emerald); Rotas 105, 125, 127 e 129 (quando a Marine Cave está nestas rotas em Emerald) Rota 212 (sempre); Rota 213 (às vezes); Rota 214 (parte sul); Rota 215 (sempre); Rota 33 (sempre); Lago da Fúria (todo dia exceto Quarta-Feira).

Tempestade de Areia


Efeitos:

* Causa dano a todos os Pokémon que não sejam dos tipos pedra, solo e metal
* Não causa dano a Pokémon com as habilidades: Sand Veil, Sand Rush, Sand Force, Overcoat e Magic Guard
* Aumenta em 50% a defesa especial de todos os Pokémon tipo pedra
* Faz com que Solarbeam só tire metade de seu dano normal
* Faz com que Moonlight, Synthesis e Morning Sun recuperem apenas 25% do Hp
* Muda Weather Ball para tipo pedra e duplica seu poder, Castform mantém sua forma normal
* Pode ser prolongada para 8 turnos com Smooth Rock

Efeitos em Campo: O vento faz a areia voar dificultando a visão.

Ataque de Ativação: Sandstorm

Habilidade de Ativação: Sand Stream

Locais onde é encontrada: Rota 111, Rota 228 e Rota 4 de Unova


Tempestade de Neve


Efeitos:

* Causa danos a todos os Pokémon que não são do tipo gelo
* Não causa dano aos Pokémon com as seguintes habilidades: Ice Body, Snow Cloak, Magic Guard, Overcoat.
* Deixa Blizzard com 100% de precisão e com 25% de chances de acertar através de Protect e Detect em Diamond e Pearl.
* Faz com que Solarbeam tire apenas metade de su dano habitual
* Faz com que Moonlight, Synthesis e Morning Sun recuperem apenas 25% do Hp
* Ativa as habilidades Forecast, Ice Body e Snow Cloak.
* Muda Weather Ball para tipo gelo e duplica seu poder, Castform muda de forma para a Hail Forme
* É prolongada para 8 turnos com a Icy Rock.

Efeitos em Campo: Existem quatro efeitos em campo causados por Hail:

* Nevando Levemente: A neve cai levemente da parte de cima da tela em um ângulo vertical. Acontece geralmente na cidade Snowpoint, e algumas vezes na margem do Lago da perspicácia e na rota 216. Em Unova pode ser vista durante o período de inverno. A condição neste estado não afeta as batalhas.
* Nevando Forte: A neve cai mais forte e rapidamente de um ângulo diagonal do canto da tela (dando a impressão de que está sendo levada pelo vento). Às vezes aparece misturado com granizo. Esta condição é vista geralmente na rota 216 na margem do lago da perspicácia e algumas vezes na cidade Icirrus e na rota 8 durante o inverno. Em batalha esta condição vira tempestades de neve.
* Nevasca: Neve voa ao redor da tela e dificulta a visão. Encontrado na rota 217 e algumas vezes na rota 216. Em batalha esta condição vira tempestades de neve.

Diamond Dust: O Pó de diamante é uma condição especial que só acontece em certos dias no topo do Mt. Silver, na cidade Icirrus e na cidade Snowpoint. Ele é formado por pequenos cristais de gelo que brilham no ar. Ao contrário das outras condições ele não tem efeito nem em batalha nem ao ar livre.

Ataque de Ativação: Hail

Habilidade de ativação: Snow Warning

Lugares onde é encontrada naturalmente: Rotas 216 e 217 e nos cumes dos montes Silver e Coronet.

Céu Sombrio


Efeitos:


* Todos os Pokémon que não sejam Shadow Pokémon sofrem dano
* A Weather Ball fica tipo ???? e Castform não muda de forma

Ataque de Ativação:
Shadow Sky

Habilidade de Ativação:
Nenhuma

Onde encontrado naturalmente: Não é encontrado naturalmente


Neblina


Efeitos:
* Diminui a Precisão de todos os Pokémon em batalha
* Dobra o poder da Weather Ball, Castfirm continua na sua forma normal
* Faz com que Mel não possa ser usado para atrair Pokémon
* Faz com que Moonlight, Synthesis e Morning Sun recuperem apenas 25% do Hp

Efeitos em Campo: Uma grossa névoa cobre todo o ambiente. Treinadores e obstáculos se tornam difíceis de se ver. Pode ser retirado com Defog.

Ataque de Clareamento: Defog

Habilidade de ativação: Nenhuma

Locais onde é encontrada naturalmente: Rota 210 ( Parte norte); Nos andares de cima da Lost Tower em Platinum; no sopé do Mt. Coronet; na Victory Road (no caminho da rota 224); Turnback Cave e no Courtyard Colosseum

Alguns outros lugares na terceira e na quinta geração como o Mt. Pyre e a Rota 15 de Unova também tem neblina, mas ela não causa nenhum efeito na batalha.


Em Mystery Dungeon

Vários efeitos climáticos aparecem em cavernas na série Mystery Dungeon. Os efeitos se alteram de andar para andar da caverna, e também podem ser alterar ao usar Wonder Orbs.

Ensolarado:
* Aumenta o poder de ataques tipo fogo em 50%
* Diminui o poder de ataques do tipo água em 50%

Neblina:
* Os ataques do tipo elétrico são cortados na metade

Neve:
Movimentos do tipo gelo tem sua velocidade aumentada

Chuva:
* Ataques d'água aumentam seu poder em 50%
* Ataques de fogo diminuem seu poder em 50%
* Previne que os Pokémon se explodam

Granizo:
* Tira 5 pontos de dano de todos os Pokémon que não são de gelo a cada dez turnos

Tempestades de areia:
* Tira 5 pontos de dano de todos os Pokémon que não são de pedra, solo ou aço a cada dez turnos

Nublado:
* Reduz o dano de todos os ataques que não sejam normais em 25%

Espero que tenham Gostado!!!
Não deixem de Comentar!!

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. nossa muito legal a matéria eim!! interessantíssima!! parabéns ;DD

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela Matéria! Muito boa, muito bem explicada, não esqueceu de nada! Estão de parabéns! :-)

    ResponderExcluir
  3. Ual. Ficou ótima esta matéria, pera, não só essa... Mas todas as outras tbm, hehe. A PBN fica cade vez melhor, inacreditável. :)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال