Pokémon HeartGold e SoulSilver

Pokémon HeartGold e SoulSilver

Pokémon HeartGold e SoulSilver
(HGSS) são os remakes para Nintendo DS das inesquecíveis versões Gold e Silver de GameBoy Color. A história, assim como no original, se passa na região de Johto três anos depois dos acontecimentos das versões FireRed e LeafGreen. Nessas versões, assim como nas originais, após você derrotar o campeão, é possível você visitar a região de Kanto, onde se passam as aventuras dos primeiros jogos. Lá você pode capturar Pokémon Lendários daquela região, ganhar itens novos e até mesmo enfrentar os Ginásios e o "quase" invencível Red, protagonista dos primeiros jogos.

História do Game

A história se inicia em New Bark Town, a mesma cidade onde se localiza o laboratório do desajeitado Professor Elm, especialista em evoluções Pokémon. Em New Bark também mora Ethan ou Lyra (dependendo da escolha feita por você no início do jogo), que irá te ajudar em várias partes do jogo com itens e dicas. Sua aventura começa quando você ganha seu PokéGear e escolhe o seu companheiro Pokémon (Chikorita, Cyndaquil ou Totodile). Depois, você parte para fazer uma entrega à pedido do Professor Elm - e no meio da caminho conhece seu rival, um garoto bem misterioso que roubou um dos Pokémon do Prof. Elm e que treina seus Pokémon apenas na base da força, sem se importar com eles.

Pokémon HeartGold e SoulSilver Equipe Rocket

Durante a tradicional jornada na busca pelas 8 Insígnias de Ginásio, algumas missões surgirão ao longo do jogo. Os vilões aqui são a maléfica Equipe Rocket, que planeja algo grande na região de Johto após ter sido derrotada por Red nas versões FireRed e LeafGreen. Você enfrentará 4 novos executivos da Equipe Rocket, sendo eles: Proton, Petrel, Ariana e Archer. Com a ajuda de Lance e outros personagens, você conseguirá passar por todos os desafios e enfrentar a Elite 4.

Como nas versões originais, o jogo não acaba em Johto. Após se tornar o novo campeão da Liga Pokémon, você receberá um convite para visitar o continente de Kanto e se aventurar pelos 8 Ginásios da outra região. A história só termina quando você vencer o grande desafio do jogo: Red, o ex-campeão da Liga.

Pokémon HeartGold e SoulSilver Red

Lendários e Pokémon de Outros Continentes

Em HGSS também é possível capturar muitos Pokémon Lendários. Assim como nas versões originais, será possível capturar Lugia e Ho-Oh, além dos três cães lendários: Raikou, Entei e Suicune. Ao longo da exploração de Kanto, você poderá capturar os lendários da região: Articuno, Zapdos, Moltres e Mewtwo. Após o fim do jogo é possível capturar Pokémon lendários de outras regiões, como Groudon e Latios (SoulSilver), Kyogre e Latias (HeartGold) e Rayquaza caso você tenha Groudon e Kyogre na mesma versão, além de Dialga, Palkia e Giratina (se um Arceus for transferido das versões Diamond, Pearl e Platinum).

Pokémon HeartGold e SoulSilver Rayquaza

As novidades do remake não ficam apenas para os Lendários, pois com o uso do PokéGear e em locais novos estão presentes outros Pokémon de Hoenn e Sinnoh para serem capturados. São mais de 400 Pokémon no Pokédex do jogo, o que torna o desafio muito maior do que antes com os 251 originais.

Principais Mudanças

Entre HGSS e as versões originais ocorrem diversas mudanças inerentes à 4ª geração, como a divisão de ataques físicos e ataques especiais, independente do tipo do ataque, além dos IVs e EVs, e também as referentes aos gráficos por estarmos em uma plataforma que permite o maior uso de cores e duas telas. Os gráficos dessas versões estão muito bem feitos e coloridos, com lugares realmente bonitos.

Pokémon Seguindo Treinador HGSS

Uma outra característica dessas versões é o fato de que qualquer Pokémon poderá seguir o jogador fora da Pokébola, não importa o tamanho ou em que forma ele esteja (como no caso de Deoxys que possui 4 formas diferentes). Basta você pôr o Pokémon escolhido como o primeiro da equipe e pronto! Essa possibilidade de qualquer Pokémon te acompanhar fora da Pokébola é bem divertida, pois dependendo do local onde você estiver, seus Pokémon poderão interagir com o cenário.

O Pokéathlon Dome é um novo local introduzido no jogo onde você vai jogar um conjunto de 10 Minigames que abusam das possibilidades da tela touch e a canetinha. Os prêmios vão parecer secundários perto da diversão de alguns deles, mas são importantes - como pedras especiais para evoluir certos Pokémon. Outro desafio para o jogador estará na nova Battle Frontier, em que o jogador poderá testar o seu time e suas estratégias.

Pokémon HeartGold e SoulSilver Battle FrontierPokémon HeartGold e SoulSilver Pokéathlon

A grande novidade é o aparelho PokéWalker, um pedômetro que vem à parte do jogo e permite a você passar seus Pokémon para ele e aumentar a felicidade de seus parceiros, obter novos itens e até mesmo capturar Pokémon enquanto caminha com o aparelho. Após completar o jogo, terão novos mapas por onde caminhar em que aparecerão Pokémon de Hoenn e Sinnoh.

Algo mantido das versões originais são os Apricorns, frutas que podem ser usadas para fazer Pokébolas. No entanto, agora elas podem virar vitaminas para seu time competir melhor no Pokéathlon.

Ainda vale a pena jogar?

Pokémon HGSS continuam sendo os melhores remakes de toda a franquia na opinião deste colunista que escreve. Além do pós-game ser quase um novo jogo inteiro com as aventuras em Kanto e o desafio final de Red, ele possui diversas outras missões e interações com personagens de outros continentes como Steven Stone de Hoenn.

É difícil que o seu PokeWalker ainda tenha bateria! Mas se ele tiver, são 27 caminhos diferentes para você capturar Pokémon e coletar itens. O acessório que conta passos pode te acompanhar nas suas caminhadas, assim como acontece atualmente em Pokémon GO.

São mais de 400 Pokémon dentro do Pokédex deste jogo, e para completar essa missão, você vai precisar explorar cada pedaço antigo e
novo dos dois continentes. Além desse desafio, existem inúmeros eventos diários e semanais e a Battle Frontier com fortes batalhas para você testar seu time.

Caso você não tenha o jogo, comprá-lo deve ser difícil. Por ter um acessório e ser bastante desejado, é quase impossível encontrar um conjunto completo para comprar na internet. Inclusive, existem ofertas por mais de R$1.000,00! Mas é válido ressaltar que a alternativa de jogar pelo emulador ou com um R4 não diminui a experiência com o jogo.

Pokémon HeartGold e SoulSilver Proteção

Matéria atualizada por: João Meireles

2 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال