Captura Pokémon

A captura de Pokémon não é a única maneira de se obter um Pokémon (é possível obter também por exemplo através de ovos), no entanto é a mais precisa e utilizada. Dependendo da taxa de captura (ou catch rate como costuma ser chamado) essa tarefa pode ser muito árdua, como com Pokémon de nível alto, raros e, principalmente, lendários.
O que é preciso fazer para capturar um Pokémon?
É necessário ter ao menos uma Pokébola, um item que serve para guardar o Pokémon em uma captura. Existem vários tipos de Pokébola, e cada uma delas tem uma característica principal que pode lhe ajudar, como a Timer Ball, que aumenta a chance de captura quanto mais demorada for a sua batalha contra o Pokémon.


Normalmente, primeiro enfraquece-se o monstrinho selvagem até perto dele desmaiar (quando sua barra de vida fica vermelha), o que aumenta a taxa de captura, assim como as condições de status, como por exemplo a paralisia e o adormecimento.

Nos jogos, é muito popular o uso de ataques e habilidades que enfraqueçam ao máximo o Pokémon, como é o caso do False Swipe, ataque que pode deixar o Pokémon selvagem com apenas 1 HP, e a habilidade Sturdy, que previne o Pokémon selvagem de morrer em apenas um ataque, sobrando também apenas 1HP.

Outro recurso que ainda pode ajudar na captura são os Pass Powers (da quinta geração) e os O-Powers (da atual geração).

Os Pass Powers são um dos recursos do Entralink e exclusivos da quinta geração (Pokémon Black & White, Black 2 & White 2). O Entralink é um espaço vazio no meio da região de Unova onde se costumava conectar-se com o Dream World e com vários outros lugares. A partir desse espaço, podia-se usar diversos tipos de Pass Powers, e entre eles está o de poder de captura (Power Capture níveis 1, 2 e 3). Quanto maior o nível, maiores são as chances de captura.

 

Entralink e O-Power, respectivamente

Já os O-Powers são poderes considerados melhorados em comparação com os Pass Powers, e exclusivos da sexta geração (Pokémon X & Y, Omega Ruby & Alpha Sapphire), e entre eles também está o O-Power de poder de captura. Nessa mecânica, é possível também doar (custa menos energia que usar em si mesmo), o que faz um recurso interessante, pois se você combinar com outros jogadores, poderá ajudá-los e ser ajudado gastando menos. Utilizando esses recursos em comum, suas chances de capturar o Pokémon são bem maiores, por isso é uma boa fazer o possível antes de jogar a pokébola.

A Catch Rate vai até 255, que é o índice de Nosepass, relativamente fácil de se capturar. Por outro lado, temos o Mewtwo, um lendário, cujo índice é de apenas 3. Colocando-o para dormir e deixando sua vida baixa, seu índice é de ainda 63, o que significa que vai ser muito difícil capturá-lo, tendo sempre que apelar para pokébolas mais eficientes, como a Ultra Ball, e ainda depois de muitas tentativas (lançamentos de pokébolas).

Há ainda o fato dos shakes ("mexidas" em português). Trata-se de quantas vezes a Pokébola mexeu no chão após arremessá-la. Há uma equação dentro do sistema que conta essas mexidas, e quanto mais mexidas a bola fizer, mais chances terão de se capturar o Pokémon. Quando a criatura é capturada, a pokébola lançada costuma ficar, no momento, escura.

É importante falar também sobre as batalhas duplas contra Pokémon selvagens (introduzidas na 4ª Geração) e em hordas (introduzidas na 6ª geração e que contam com 5 Pokémon selvagem no campo). Tais sistemas de batalha não permitem que você capture mais de um Pokémon, sendo necessário você derrotar 1 deles na batalha dupla e 4 nas hordas para poder capturar o monstrinho desejado.

No anime
No anime, como muitas coisas são diferentes dos jogos, para capturar um Pokémon também é diferente. Lá o treinador entra em uma batalha contra um Pokémon e na maioria das vezes deve ganhar por completo, até ele desmaiar, e depois lançar a Pokébola. Se isso chegar a acontecer no jogo, você perde o Pokémon. Outra maneira de conseguir um Pokémon no anime é fazendo amizade com ele e se isso acontecer talvez o treinador nem precise de uma batalha.

2 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال