Ken Sugimori admite ter tido bloqueio criativo em Pokémon XY

Para aqueles que não sabem, Ken Sugimori é o atual Diretor de Arte da franquia Pokémon. Desde Kanto, ele é o principal responsável por criar e aprovar os designs dos monstrinhos de bolso. Recentemente, numa entrevista para a revista japonesa Famitsu, Sugimori declarou ter sofrido um processo de Bloqueio Criativo na criação de Xerneas e Yveltal.

"Eu estava encarregado de projetar ambos [Xerneas e Yveltal] e eu tive um total bloqueio no meio do processo" - Ken Sugimori


O termo "Bloqueio Criativo" é uma palavra relacionada à profissionais da arte. Embora não tenha nenhum estudo científico em relação à isso, artistas, poetas e escritores acreditam que fatores externos podem prejudicar o processo criativo, deixando-os sem a capacidade de criar ou desenhar algo por um certo período de tempo.

Sugimori completa dizendo que de todas as outras gerações, esses lendários foram os mais difíceis de se encontrar os conceitos e criá-los; e que até pediu a ajuda para um membro da sua equipe (Ohmura) para que iniciasse os esboços e ele finalizasse posteriormente. Ele afirma:

"Essa foi a primeira vez que tive ajuda de alguém para tirar o meu bloqueio artístico, então, em respeito à isso, esses são definitivamente os dois Pokémon que mais se destacam em minha mente para esse projeto" - Ken Sugimori

Por último, Ken ainda termina dizendo que o carro-chefe dos Pokémon tipo Fairy, Sylveon, foi criado por outro membro de sua equipe de arte da Game Freak, chamada Atsuko Nishida.


"De modo geral, os Pokémon bonitos como esses, você pode deixar com a Nishida que nunca dará errado. Assim como você vê no jogo, é muito bonito e é exatamente do jeito que ela apresentou para mim. Eu dei "Ok" imediatamente. Eu acho que Nishida definitivamente tem alguma coisa com Eevee e este é um design que passou por diversas vezes em sua mente, eu tenho certeza!" - Ken Sugimori

Fonte: Famitsu e Nintendo Magazine

Diego

Arte-educador, professor, pós-graduando em História da Arte.

19 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. super legal viva á todos os pokemons #xy

    ResponderExcluir
  2. e q bloqueio... achei o jogo pobre para o tempo que esperamos por ele

    ResponderExcluir
  3. Realmente essa geração dexo a desejar, apenas 3 lendários e a dez da região de kalos da pra completar em 2 dias no máximo DPS q VC fecha o jogo "/

    ResponderExcluir
  4. 2nd time 0_0

    nem vi diferença os dois desenham maravilhosamente ^~

    ResponderExcluir
  5. Será q haverá uma 2ª etapa de novos pokemons p/ Kalos? Eu tenho esperanças de que no próximo jogo da região de Kalos tenha novos pokémons.

    Talvez em XY tiveram poucos novos pokemons, já q o Sugimori estava com esse Bloqueio Criativo, mas pode acontecer de, até no próximo jogo, ele criar novos pokemons e lancá-los nele. Eu acho possível e estou esperançoso. TOMARA!

    Todos os pokemons bonitos foram feitos pela Nishida? Mto bonita a Sylveon!

    ResponderExcluir
  6. Pensando em Black 2 e White 2, que trouxeram um aumento significativo no mapa de Unova, receio que algo parecido aconteça agora na 6ª geração também.

    Em Pokémon XY acontecem várias menções há uma região ligada a Kalos e que não é nenhuma já visitada nas gerações anteriores. Ainda segundo um NPC, conheceremos essa região no seu devido tempo.

    Resumindo: pode ser que a 6ª geração tenha duas regiões, e que esta segunda possa trazer novos Pokémon para completar os poucos revelados.

    ResponderExcluir
  7. Não vi nenhuma diferença, se Ken fez Yveltal e Xerneas com bloqueio e eles ficaram maravilhosos assim quero ver o quão magnífico são os pokémons que ele faz com total inspiração.

    ResponderExcluir
  8. por favor eu lhe imploro faça um rom de pokemon x e y para Nintendo DS. pra q agente q nao tem dinheiro possa jogar no PC assim como jogamos Black White. ja q esse 3DS nao tem emulador pra baixar.

    ResponderExcluir
  9. caio vc acha que PBN e oq? kkkkk se ngm conseguiu imagina eles, sem critica o site vcs sao otimos mais criar um emulador de 3ds e meio..

    ResponderExcluir
  10. Cadê o Pokémon Get☆TV de hoje?

    ResponderExcluir
  11. Pra q ele aprovou o silveon assim de kra gente? PRA Q?

    ResponderExcluir
  12. vai ter uma expansão por download do eshop, quase certeza

    ResponderExcluir
  13. Ow, sobre essa ideia do Caio S2, a única coisa que poderia ser feito, é se alguém consegui-se criar uma hackrom para Nintendo DS contendo praticamente todos Pokémons das versões X e Y, ai sim essa hackrom ficaria legal. Flw.

    ResponderExcluir
  14. Imagine a Fennekin como símbolo do Mozila Firefox. Daria certinho, kkkkkk. Ou a sua linha evolutiva.

    ResponderExcluir
  15. Por quê eles não contratam desenhistas que criam seus próprios fakemons? Acho que renderia bastante pokemons, ao menos por umas 3 gerações...

    Seria bem mais fácil. Já vi fakedex inteiras no deviantart, eles deviam fazer uma espécie de concurso, sei lá.

    ResponderExcluir
  16. eu vi um jogo de x e y mas nao é da região de kalos, é de pallet pra GBA. eu quero de Kalos.

    ResponderExcluir
  17. David o Ken tem uma equipe de vários designs, eles devem criar vários pokémons, mas apenas alguns são aprovados pelo Ken.

    ResponderExcluir
  18. Esse bloqueia explica perfeitamente o minusculo numero de novos pokemons, mas olhando por outro lado se ele "bloqueado" (mesmo q com ajuda) criou os lendarios mais incriveis da franquia, se for pra ser assim espero q ele fique "bloqueado" de novo na proxima geração .-. ~ Zero

    ResponderExcluir
  19. De kanto eu fui para Jotho,Honnen'Sinnow,Unova E Kalos O Proximo Sera.......

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال