Combinando Tipos (Fighting)

Olá pessoal! Hoje venho trazer uma matéria com as combinações mais favoráveis com o tipo Fighting.
Depois de uma semana conturbada e cheia de provas da faculdade, venho outra vez mostrar as combinações entre os tipos (peço desculpas pelos atrasos). Dessa vez, veremos as combinações mais resistentes e poderosas com o tipo Fighting. Introduzindo já os novos Pokémon na matéria, bem como o tipo Fairy.  Espero que gostem!

FIGHTING-TYPE

Pokémon com o tipo Fighting: 45
Pokémon com apenas o tipo Fighting: 20
6.26% de todos os Pokémon possuem o tipo Fighting
Stat com maior média: Attack



NOTA: A ordem dos tipos em cada combinação, nesse caso, deve ser desconsiderada. O tipo Fighting está como tipo primário apenas para demonstração e descrição de cada uma dessas junções e também por se tratar do tipo em análise.

FIGHTING/BUG
Essa combinação existe, porém apenas em um Pokémon... Sabe qual é? Assim, apenas precisamos observar as resistências e desvantagens desse Pokémon pra ter uma noção do quão boa ou ruim essa combinação é.

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Flying
×2 - Fire, Psychic e Fairy
×0 - Nenhum
×½ - Grass, Fighting, Ground, Bug e Dark
×¼ - Nenhum

• DANOS CAUSADOS
×2 - Grass, Dark, Psychic, Normal, Rock, Steel e Ice
×0 - Ghost
×½ - Poison,  Flying, Bug, Psychic, Fighting, Fire, Ghost, Steel e Fairy

NOTA: A lista de danos recebidos é calculada através da união dos dois tipos e como estes suportam os demais. Já a lista de danos causados tem por base uma análise individual, assim, pode-se perceber que Steel pode receber dano ×2 como também ×½. Isso depende do ataque utilizado pelo Pokémon no adversário. Se o ataque for tipo Fighting, causará dano multiplicado por 2 contra um oponente Steel, porém se for um ataque tipo Bug, causará apenas metade do dano por Steel resistir ao tipo Bug. Todas as próximas listas com os danos causados no oponente são baseadas na utilização de ataques dos dois tipos analisados, unindo as vantagens de ambos, bem como a deficiência ao utilizar determinado golpe contra um tipo qualquer. Outro ponto a ser esclarecido é que nos danos causados não há ×4 nem ×¼, isso por um tipo não causar diretamente um dano ×4 em qualquer outro, nem mesmo ser tão ineficiente para diminuir até ¼ do original. Um dano ×4 pode ocorrer quando Fighting ou Bug (nesse caso) atinge um oponente com dois tipos, onde ambos possuem fraqueza contra Fighting ou Bug.

Com a introdução do tipo Fairy, os Pokémon Fighting ganharam um novo medo em batalha. O tipo Bug ajuda de certa forma. Nessa combinação temos cinco resistências, número ligeiramente maior que em outras combinações com o tipo Fighting. O maior problema de um Pokémon com esses tipos juntos, é o tipo Flying, que pode derrubar fácil. No ofensivo, essa combinação poderia atingir de forma super-efetiva sete tipos diferentes, entretanto causa apenas metade do dano original em nove (contando todas as resistências aos tipos combinados).

 Pokémon com essa combinação
Heracross


FIGHTING/DARK
Até a 5ª geração, apenas dois Pokémon possuíam essa combinação, sendo os dois da mesma família evolutiva. Agora, contamos com mais um Pokémon com esses tipos juntos. Seguem os danos recebidos e causados.

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Fairy
×2 - Fighting e Flying
×0 - Psychic
×½ - Ghost e Rock
×¼ - Dark

• DANOS CAUSADOS
×2 - Ghost, Psychic, Normal, Rock, Steel, Ice e Dark
×0 - Ghost
×½ - Poison, Flying, Bug, Psychic, Dark, Fighting e Fairy

Esses dois tipos juntos possuem apenas três fraquezas, então falando em desvantagens, essa é uma ótima combinação. Conta com uma proteção natural do tipo Dark, desbancando o tipo Psychic. Apenas não se destaca quando é necessário levar em consideração as resistências: possui apenas três. De certo ângulo, é um Pokémon neutro, que mais recebe danos ×1 (exemplo disso é o tipo Normal, que é o mais "neutro" possível). Já nos danos causados, essa combinação vem de forma benéfica, ajudando o tipo Fighting. O tipo Ghost tem imunidade aos tipos Fighting e Normal, assim a combinação com Dark acaba com esse problema, causando dano ×2 em Ghost. Atinge super-efetivamente sete tipos diferentes.

Pokémon com essa combinação
Scraggy
Scrafty
Pangoro


FIGHTING/DRAGON
As combinações com o tipo Dragon são sempre almejadas. Essa ainda é inexistente...

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Fairy
×2 - Ice, Psychic, Flying e Dragon
×0 - Nenhum
×½ - Fire, Water, Grass, Electric, Bug, Rock e Dark
×¼ - Nenhum

• DANOS CAUSADOS
×2 - Dragon, Normal, Rock, Steel, Ice e Dark
×0 - Ghost e Fairy
×½ - Steel, Poison, Flying, Bug e Psychic

Essa combinação é boa quando olhamos suas resistências, porém tanto o tipo Fighting quanto o tipo Dragon são pouco eficazes contra o tipo Fairy. Dessa forma, essa combinação não contribuiu, isso por a junção desses tipos não resultar em uma "extinção" de uma ou mais fraquezas (um não ajuda o outro), bem ao contrário disso, a junção dos dois resulta em outra combinação temente aos Pokémon do tipo Fairy. Independente disso, temos um possível Pokémon com forças extraordinárias em Attack se levarmos em consideração o poder ofensivo de ambos os tipos. Nessa combinação, a lista de vantagens é expandida para um total de seis tipos, sendo eficiente ao mesmo tempo que suscetível à possíveis OHKO.

Pokémon com essa combinação
Nenhum


FIGHTING/ELECTRIC
Uma das primeiras coisas que imagino é um Pokémon com essa combinação usando ThunderPunch + Iron Fist junto com um base stat em Attack de mais ou menos 130, isso tudo combinado também com a Speed elevada natural dos Pokémon do tipo Electric (Gyarados seriam extintos). Ainda inexistente. Segue a lista de danos:

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Nenhum
×2 - Ground, Psychic e Fairy
×0 - Nenhum
×½ - Electric, Bug, Rock, Dark e Steel
×¼ - Nenhum

• DANOS CAUSADOS
×2 - Flying, Water, Normal, Rock, Ice, Steel e Dark
×0 - Ghost e Ground
×½ - Poison, Flying, Bug, Psychic, Dragon, Electric, Grass e Fairy

Nosso Pokémon com os punhos cheios de eletricidade seria altamente eficaz contra alguns tipos muito vistos (Water e Flying). Teria apenas três desvantagens significativas... Entretanto, chegamos aos danos causados e dá pra perceber que a junção com o tipo Electric não seria exatamente a melhor forma de compensar o fato de que os Pokémon do tipo Ghost são imunes à Fighting. Mesmo isso sendo um detalhe de peso importante em determinadas situações, o tipo Electric pode ajudar e muito contra os Flying (que têm vantagem sobre Fighting). Um pró aqui, um contra ali... No fim, a combinação se torna boa.

Pokémon com essa combinação
Nenhum


FIGHTING/FAIRY
Introduzindo o tipo Fairy em análise e logo combinando com um tipo "contrário". Na 6ª geração não foi criado nenhum Pokémon com esses dois tipos.

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Nenhum
×2 - Poison, Steel, Flying, Psychic e Fairy
×0 - Dragon
×½ - Fighting e Rock
×¼ - Bug e Dark

• DANOS CAUSADOS
×2 - Fighting, Dragon, Dark, Rock, Steel, Normal e Ice
×0 - Ghost
×½ - Fire, Poison, Steel, Flying, Bug, Psychic e Fairy

Um ponto negativo sem dúvida seriam as suas cinco fraquezas. Em algumas situações seria difícil encontrar uma saída rápida pra virar o jogo. O que pode ser levado em consideração é que se trata agora de um Pokémon com uma imunidade e quatro resistências, sendo duas delas ×¼. Nessa junção de tipos, o tipo Fairy seria ajudado por Fighting ao enfrentar um Pokémon Steel, causando danos super-efetivos em pelo menos uma fraqueza natural de Fairy. No ofensivo continua não causando os danos necessários em Ghost e esse tipo continua sendo um problema. Levando em conta o estético de cada um desses tipos, ficaria meio difícil um Pokémon com os tipos Fighting e Fairy passar a existir. Mas...

Pokémon com essa combinação
Nenhum


FIGHTING/FIRE
Combinação encontrada nos iniciais a partir da 3ª geração. Blaziken, Infernape e Emboar, os três possuem essa combinação. Abaixo estão os danos.

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Nenhum
×2 - Water, Ground, Flying e Psychic
×0 - Nenhum
×½ - Fire, Grass, Ice, Dark e Steel
×¼ - Bug

• DANOS CAUSADOS
×2 - Normal, Rock, Steel, Ice, Dark, Bug e Grass
×0 - Ghost
×½ - Dragon, Fire, Rock, Water, Poison, Flying, Bug, Psychic e Fairy

A combinação entre Fire e Fighting já não é surpresa há tempos. Uma vantagem de combinar Fire com Fighting é que o tipo Fairy passa a causar danos ×1. Outro ponto positivo na combinação desses tipos é que Fire perde a fraqueza contra Rock (consequência de o tipo Rock causar apenas ×½ em Fighting). No ofensivo, os tipos Steel e Ice perdem para os dois tipos, causando uma interligação que é não-recomendada se o objetivo for atingir o maior número possível de vantagens. Assim dizendo, dois dos quatro tipos que perdem para Fire, também perdem para Fighting, o que não ajuda muito. Já em tipos resistentes à essa combinação (onde deveriam existir aquelas interligações entre tipos para reduzir ao máximo o número de tipos que resistem), foi acumulativo, ou seja, não houve um progresso muito bom. Mesmo assim, um Pokémon que é Fighting/Fire pode ser fatal contra Pokémon do tipo Steel e Ice, por exemplo. A deficiência natural do tipo Fighting contra Ghost não recebeu suporte do tipo Fire (para que este seja super-efetivo contra Pokémon desse tipo). Assim, essa combinação é boa até certo ponto.

Pokémon com essa combinação
Combusken
Blaziken
Monferno
Infernape
Pignite
Emboar


FIGHTING/FLYING
Um único Pokémon possui essa combinação e o mesmo veio junto com a 6ª geração.

• DANOS RECEBIDOS 
×4 - Nenhum
×2 - Electric, Ice, Flying, Psychic e Fairy
×0 - Ground
×½ - Dark, Grass e Fighting
×¼ - Bug

• DANOS CAUSADOS
×2 - Rock, Ice, Steel, Dark, Normal, Bug, Fighting e Grass
×0 - Ghost
×½ - Poison, Flying, Fairy, Psychic, Bug, Electric, Rock e Steel

Com uma lista de vantagens sobre oito tipos, essa combinação se destaca, e não apenas por isso. O tipo Fighting proporciona um suporte contra Rock, uma das fraquezas de Flying, trazendo um equilíbrio entre esses tipos, sem dizer que ainda pode-se causar danos dobrados com ataques do tipo Fighting em Rock. Nas demais desvantagens, não houve muita mudança e as fraquezas foram acumuladas também. Um detalhe que pode ajudar bem como agradar, é o fato de existir uma imunidade contra ataques do tipo Ground, fazendo com que o adversário descarte qualquer ameaça desse tipo. Já no ofensivo, não ocorreu a aglutinação de vantagens, ou seja, os dois tipos possuem vantagens distintas e que se acumularam para atingir oito tipos diferentes. Na parte ofensiva onde essa combinação pode não ser muito bem sucedida (danos causados ×½), pode-se alternar entre ataques dos dois tipos combinados para afetar super-efetivamente Steel, Rock e Bug, mesmo que esses resistam ao outro tipo. Ao fim, temos uma combinação que se destaca, mesmo não combinadas em um bem perfeitamente mútuo.

Pokémon com essa combinação
Hawlucha


FIGHTING/GHOST
Gostaria de saber: o que vocês acham de um Pokémon ser do tipo Fighting/Ghost?

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Nenhum
×2 - Flying, Psychic, Fairy e Ghost
×0 - Normal e Fighting
×½ - Poison e Rock
×¼ - Bug

• DANOS CAUSADOS
×2 - Normal, Rock, Ice, Steel, Dark, Ghost e Psychic
×0 - Normal e Ghost
×½ - Poison, Flying, Bug, Psychic, Dark e Fairy

Pouco tenho à dizer sobre essa combinação. Duas imunidades, quatro fraquezas. É quase que neutra a combinação entre Fighting e Ghost se considerarmos o compensatório entre resistências, fraquezas e imunidades. É improvável a junção desses dois tipos pelas suas incompatibilidades desde a primeira geração. Porém, nunca duvide da Game Freak.

Pokémon com essa combinação
Nenhum


FIGHTING/GRASS
Apenas três Pokémon possuem essa combinação. Teve sua primeira aparição na terceira geração e sua última agora na sexta.

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Flying
×2 - Fire, Fairy, Ice, Psychic e Poison
×0 - Nenhum
×½ - Water, Electric, Grass, Ground, Rock e Dark
×¼ - Nenhum

• DANOS CAUSADOS
×2 - Ground, Rock, Water, Normal, Steel, Ice e Dark
×0 - Ghost
×½ - Poison, Flying, Bug, Psychic, Dragon, Fairy, Fire, Grass e Steel

Como o objetivo é atingir a combinação perfeita ou a mais próxima disso, devemos levar em consideração as vantagens do tipo que é adicionado. Assim dizendo, o tipo Grass não contribui para desbancar algumas fraquezas do tipo Fighting, sem dizer que leva dano ×4 do tipo Flying. Ajuda um pouco nas resistências, adicionando Water, Electric e Grass. Com o tipo Grass incluso, aumentaram apenas dois tipos que têm fraquezas aos tipos Fighting e Grass. No ofensivo isso se compensa quando lembramos do defensivo, por possuir cinco fraquezas, sendo uma delas Flying que causa danos multiplicados por 4. Assim, o tipo Grass contribui pouco com o tipo Fighting, sendo uma das combinações menos favoráveis com esse tipo.

Pokémon com essa combinação
Breloom
Virizion
Chesnaught


FIGHTING/GROUND
Ainda inexistente, essa seria uma boa combinação para treinadores que preferem causar danos físicos. Isso se confirma quando percebemos as médias dos base stats em Attack dos Pokémon tipo Fighting e tipo Ground.

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Nenhum
×2 - Fairy, Water, Ice, Grass, Flying e Psychic
×0 - Electric
×½ - Poison, Bug e Dark
×¼ - Rock

• DANOS CAUSADOS
×2 - Electric, Fire, Poison, Rock, Steel, Normal, Ice e Dark
×0 - Ghost e Flying
×½ - Poison, Fairy, Flying, Bug, Psychic e Grass

Sendo uma combinação favorável para o stat Attack, um Pokémon Fighting/Ground apenas não seria bem visto pelas suas fraquezas e a inafetividade contra Ghost e Flying. De resto, a combinação é bem sucedida. Tem imunidade à Electric, resiste à quatro tipos, e resiste até ×¼ dos ataques tipo Rock. Consegue atingir até oito tipos com ataques super-efetivos e não é muito efetivo contra seis. O problema mais notável para essa combinação seria o tipo Flying, que além de ser imune aos ataques do tipo Ground, também resiste à Fighting, o que seria uma encrenca caso outros ataques de outros tipos não estivessem no moveset desse Pokémon. Uma vantagem é que a união com o tipo Ground seria de grande ajuda contra o tipo Poison, o qual é resistente contra Fighting. Assim, essa combinação obedece a regra básica para uma boa formação de um Pokémon que compense com seu tipo a fraqueza de outro.

Pokémon com essa combinação
Nenhum


FIGHTING/ICE
Também é uma combinação inexistente. Os stats mais encontrados nesses dois tipos são diferentes, o que poderia ser uma incompatibilidade de peso durante batalhas. Seguem os danos:

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Nenhum
×2 - Fire, Fighting, Flying, Fairy, Psychic e Steel
×0 - Nenhum
×½ - Ice, Bug e Dark
×¼ - Nenhum

• DANOS CAUSADOS
×2 - Normal, Rock, Ice, Steel, Dark, Dragon, Flying, Grass e Ground
×0 - Ghost
×½ - Poison, Flying, Bug, Psychic, Fire, Fairy, Ice, Steel e Water

Analisando suas desvantagens temos um Pokémon demasiado vulnerável, com seis fraquezas. O tipo Ice contribui com quatro vantagens, sendo uma delas Flying que causa danos consideráveis em Fighting. Um dos maiores problemas para um Pokémon com essa combinação seriam ataques com contato físico do tipo Fire, isso por Defense não ser um ponto forte dos Pokémon Fighting ao mesmo tempo que Ice tem seu foco em Sp. Defense. Alternando entre ataques dos dois tipos, pode-se atingir super-efetivamente nove tipos diferentes, o que é uma média bem alta para o ofensivo, tendo destaque como um atacante. Porém, todos os aspectos do Pokémon têm de serem levados em consideração.

Pokémon com essa combinação
Nenhum


FIGHTING/NORMAL
Combinação existente de maneira alternativa em Meloetta (quando assume sua Pirouette Forme). Seguem os danos recebidos e causados.

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Nenhum
×2 - Fairy, Fighting, Flying e Psychic
×0 - Ghost
×½ - Dark, Bug e Rock
×¼ - Nenhum

• DANOS CAUSADOS
×2 - Normal, Rock, Steel, Ice e Dark
×0 - Ghost
×½ - Poison, Flying, Bug, Psychic, Fairy, Rock e Steel

Tendo imunidade contra o tipo Ghost ao mesmo tempo que não o afeta, essa combinação seria um impasse contra esses Pokémon caso existisse de forma não-alternativa. Isso por oponentes do tipo Ghost aprenderem diferentes tipos de ataques (principalmente alguns ataques psíquicos), o que afetaria o resultado de uma batalha drasticamente, virando a imunidade desse Pokémon Fighting/Normal contra ele. No ofensivo, ataques do tipo Normal não são uma opção. Primeiro, o tipo Normal não é super-efetivo contra nenhum outro tipo, fato que não ajuda (também não atrapalha) o tipo Fighting. Segundo, causa danos pela metade em Rock e Steel, o que é trabalho do próprio tipo Fighting, tornando essa combinação desnecessária em algumas situações. Terceiro, o tipo Normal não iria contribuir com Fighting para causar danos em Ghost, o que restringe esse Pokémon à ataques de outros tipos para encarar um oponente Ghost, perdendo uma oportunidade (que pode ser valiosa) de utilizar de STAB. Assim, a combinação entre Fighting e Normal requer ataques, ou pelo menos um, de outro(s) tipo(s) para que não entremos em um eterno combate de inafetividades, ou pior, não causar dano algum além de receber danos ×2 caso o oponente seja Ghost e utilize ataques do tipo Psychic.

Pokémon com essa combinação
Meloetta (Pirouette Forme)


FIGHTING/POISON
Essa combinação existe em uma família evolutiva da quarta geração, e até o momento apenas nessa. A combinação entre esses dois tipos agora será útil contra os Pokémon tipo Fairy recém-introduzido. Seguem os danos.

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Psychic
×2 - Ground e Flying
×0 - Nenhum
×½ - Grass, Fighting, Poison, Rock e Dark
×¼ - Bug

• DANOS CAUSADOS
×2 - Grass, Fairy, Rock, Normal, Steel, Dark e Ice
×0 - Ghost e Steel
×½ - Ghost, Ground, Poison, Fairy, Rock, Flying, Bug e Psychic

Vendo essa combinação temos um Pokémon com resistências equivalentes ao dobro de suas fraquezas. Assim, o Pokémon pode agir sem muito receio (apenas não quando seu oponente for Psychic) durante a batalha. O tipo Poison ajuda com vantagem sobre o tipo Grass e Fairy. O que pode ser levado em consideração é o fato de Fairy não causar mais danos ×2 por Poison ser resistente bem como ser super-efetivo contra esse tipo. Os base stats de ambos os tipos possuem as maiores médias em Attack, o que contribui para uma aliança que pode ser vantajosa. Exemplo disso é o nosso Toxicroak. Adivinhe qual é o maior base dele?

Pokémon com essa combinação
Croagunk
Toxicroak


FIGHTING/PSYCHIC
Também é uma combinação já existente. Apareceu pela primeira vez na 3ª geração dos games. Abaixo estão os danos.

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Nenhum
×2 - Flying, Fairy e Ghost
×0 - Nenhum
×½ - Fighting e Rock
×¼ - Nenhum

• DANOS CAUSADOS
×2 - Fighting, Poison, Normal, Rock, Steel, Dark e Ice
×0 - Dark e Ghost
×½ - Fairy, Psychic, Steel, Poison, Flying e Bug

Com apenas três fraquezas e duas resistências, é quase uma combinação neutra em questão de envolvimento com os outros tipos, ou melhor dizendo, pode causar danos regulares em quase todos os tipos além de ter vantagem sobre sete. O problema com o tipo Ghost continua sendo um problema. Uma boa arma para derrubar esse tipo é o tipo Psychic. Mesmo que levando danos dobrados, o tipo Psychic pode ter boa performance enquanto batalha contra Ghost, o que resolve esse problema parcialmente. Enquanto ao tipo Dark ter imunidade à Psychic é fácil: basta usar um movimento tipo Fighting e pronto.

Pokémon com essa combinação
Meditite
Medicham
Gallade


FIGHTING/ROCK
Apenas um Pokémon com esses tipos juntos. Teve aparição na 5ª geração e até o momento, apenas. Seguem os danos:

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Nenhum
×2 - Water, Grass, Fighting, Fairy, Ground, Psychic e Steel
×0 - Nenhum
×½ - Normal, Poison, Rock, Bug, Fire e Dark
×¼ - Nenhum

• DANOS CAUSADOS
×2 - Normal, Rock, Steel, Ice, Dark, Bug, Fire e Flying
×0 - Ghost
×½ - Poison, Flying, Bug, Psychic, Fairy, Fighting, Ground e Steel

Possuindo uma quantidade absurda de fraquezas, esse Pokémon não deve ser usado como um defensivo, mesmo tendo seis resistências. Tanto Fighting quanto Rock causam ×2 em Ice, fazendo esse tipo não ser uma ameaça. Atinge até oito tipos diferentes de modo super-efetivo, bem como não é muito efetivo contra oito também. É claro que essas são estatísticas sobre os tipos em questão, desconsiderando o fato de que um Pokémon pode aprender ataques de tipos diferentes. Ambos os tipos são voltados para o ofensivo, principalmente Rock que no defensivo tem um péssimo desempenho mesmo possuindo Defense alta. Considerando os stats desses dois tipos, Water, Grass, Fairy e Psychic seriam os maiores problemas por serem tipos que usam mais ataques especiais do que físicos.

Pokémon com essa combinação
Terrakion


FIGHTING/STEEL
Essa combinação já existe, porém apenas em dois Pokémon. Apareceu pela primeira vez na quarta geração. Seguem os danos:

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Nenhum
×2 - Fire, Fighting e Ground
×0 - Poison
×½ - Normal, Grass, Ice, Dragon, Dark e Steel
×¼ - Bug e Rock

• DANOS CAUSADOS
×2 - Ice, Rock, Fairy, Normal, Steel e Dark
×0 - Ghost
×½ - Electric, Fire, Steel, Water, Poison, Flying, Bug, Psychic e Fairy

Sem dúvida é uma das melhores combinações no defensivo com o tipo Fighting. O defensivo desse Pokémon é composto por oito resistências, uma imunidade e apenas três fraquezas. Um ponto forte e muito benéfico é que o tipo Steel contribui para Fighting excluindo Flying, Psychic e Fairy da lista de fraquezas. Dessa forma, Steel assume sua posição e na junção dos dois, ficam apenas as fraquezas do próprio tipo Steel. O ofensivo por sua vez não é tão bom quanto. Esses dois tipos combinados atingem super-efetivamente apenas seis tipos, ocorrendo a famosa junção desnecessária onde determinadas vantagens são vistas em ambos os tipos, deixando de ser acumulativa justo onde se é mais necessário. Ghost continua sendo um tipo cansativo para Fighting e também existe a ineficiência contra nove tipos no total. No fim, essa combinação pode ser muito boa se usada de maneira que se enquadre ao oponente.

Pokémon com essa combinação
Lucario
Cobalion


FIGHTING/WATER
Combinação que apareceu logo na primeira geração. Existe em apenas dois Pokémon, um deles lendário. Seguem os danos:

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Nenhum
×2 - Flying, Grass, Electric, Fairy e Psychic
×0 - Nenhum
×½ - Rock, Bug, Steel, Water, Fire, Ice e Dark
×¼ - Nenhum

• DANOS CAUSADOS
×2 - Fire, Ground, Rock, Normal, Steel, Ice e Dark
×0 - Ghost
×½ - Dragon, Grass, Water, Poison, Bug, Flying, Psychic e Fairy

Um Pokémon com esses dois tipos teria um bom desempenho principalmente contra Rock, por este ser fraco contra Fighting e Water. O objetivo principal nessa análise é encontrar vantagens na união dos tipos. Essa combinação não se sai muito bem pelo defensivo ser insuficiente para agir livremente. O tipo Water não contribui diretamente com o tipo Fighting, não reduziu fraquezas (apenas aumentou) e a briga com o tipo Ghost não acaba por aqui. Assim, não é tão eficaz mas não chega a ser uma combinação ruim.

Pokémon com essa combinação
Poliwrath
Keldeo


FIGHTING
Por fim, temos o tipo Fighting sozinho. No total, existem 20 Pokémon que possuem apenas o tipo Fighting. Alguns Pokémon ao evoluir, perdem essa singularidade no tipo e recebem um outro. Um exemplo é Riolu que ao evoluir passa a ser Fighting/Steel. Seguem os danos do tipo Fighting:

• DANOS RECEBIDOS
×4 - Nenhum
×2 - Psychic, Flying e Fairy
×0 - Nenhum
×½ - Bug, Dark e Rock
×¼ - Nenhum

• DANOS CAUSADOS
×2 - Normal, Rock, Steel, Ice e Dark
×0 - Ghost
×½ - Poison, Flying, Bug, Fairy e Psychic

O tipo Fighting sozinho possui três fraquezas e três resistências, ou seja, é equilibrado no defensivo em quantidade. O mesmo acontece no ofensivo, onde pode ser super-efetivo contra cinco e não muito efetivo contra cinco também. O que acaba desequilibrando esses Pokémon, é o tal do tipo Ghost que é um impasse desde o começo da matéria. Enquanto isso não muda, é bom que os lutadores aprendam ataques diversificados para não ficarem atrás de nenhum outro tipo.

Pokémon com apenas o tipo Fighting
Mankey
Primeape
Machop
Machoke
Machamp
Hitmonlee
Hitmonchan
Tyrogue
Hitmontop
Makuhita
Hariyama
Riolu
Timburr
Gurdurr
Conkeldurr
Throh
Sawk
Mienfoo
Mienshao
Pancham


RESULTADOS
Depois de todas as comparações feitas, temos uma lista com as combinações que são mais vantajosas com o tipo Fighting. Lembrando que foram levadas em consideração todos os pontos positivos e negativos tanto no ofensivo quanto no defensivo. Também é necessário entender que essa análise é baseada unicamente na efetividade entre os tipos, desconsiderando habilidades, itens e qualquer outra forma que cause alterações nas vantagens, fraquezas, imunidades e etc. Abaixo estão as melhores e as piores combinações com o tipo Fighting.

 OFENSIVO 

MELHOR COMBINAÇÃO
FIGHTING/ICE
A combinação com Ice trás nove vantagens diferentes e pode ser de alta ajuda contra os Pokémon tipo Ghost, mesmo que não seja super-efetivo. Um ponto ruim no ofensivo é que essa combinação abre um espaço muito grande para inafetividade em outros nove tipos, causando metade dos danos. De qualquer forma, Fighting/Ice é a melhor combinação no ofensivo por ser a única com nove vantagens, maior número possível para um Pokémon dual-type que possua o tipo Fighting.

- Outras combinações p/ ofensivo
FIGHTING/ROCK FIGHTING/FLYING
Essas duas combinações são boas e semelhantes para o ofensivo. Ambas contam com oito vantagens, oito tipos que resistem à elas e continuam não sendo muito eficazes contra Ghost. Assim, qualquer uma das duas podem ser escolhidas (caso existam). Como a combinação entre Fighting e Ice ainda é inexistente, assim como Fighting e Rock, a melhor combinação existente com o tipo Fighting acaba sendo Fighting/Flying. Hawlucha é o Pokémon que tem mais alcance no ofensivo até o momento.


PIORES COMBINAÇÕES
FIGHTING/NORMAL
O tipo Normal é o que menos contribui no ofensivo, não só quando combinado com o tipo Fighting. Isso nós já sabemos que ocorre pelo fato de Normal não ser super-efetivo contra nenhum outro tipo.

FIGHTING/STEEL
Outra combinação que não é tão vantajosa no ofensivo é a junção do tipo Fighting com Steel. Tem apenas seis vantagens, apenas uma a mais que o próprio tipo Fighting sozinho. Além desse motivo, essa combinação não é muito bem sucedida contra nove tipos, causando danos pela metade.

FIGHTING/DRAGON
Como todos já sabem, o tipo Dragon é parcialmente ruim no ofensivo pelo fato de apenas ser super-efetivo contra ele mesmo. Claro que é natural que um Pokémon tipo Dragon conte com outras vantagens como stats altos, resistências e capacidade pra aprender diferentes ataques. Mas, nesse caso, no ofensivo, não é muito recomendado por não contribuir de uma maneira que seja benéfica. Dentre as piores, Fighting/Dragon é a mais razoável por ter seis vantagens e não ser muito efetivo contra apenas cinco tipos. A imunidade do tipo Fairy contra Dragon é considerada um agravante forte, isso por Dragon e Fighting não serem úteis contra esse tipo, então, não é uma boa combinação.


 DEFENSIVO 

MELHOR COMBINAÇÃO
FIGHTING/STEEL
Um Pokémon com esses dois tipos é sem dúvida uma escolha para o defensivo (se este puder ser adequado aos padrões voltados para defesa). Possui apenas três fraquezas, o mesmo número de fraquezas do próprio tipo Fighting sozinho. Isso é um ponto positivo nessa análise por procurarmos a combinação que menos prejudique e que adicione mais resistências. Dito e feito, o tipo Steel contribui com uma imunidade, seis resistências ×½ e mais duas resistências ×¼. Portanto a combinação com Steel é a mais favorável para o defensivo por esses motivos. Mesmo tendo pouco desempenho no ofensivo como visto anteriormente, isso se compensa com o defensivo desses dois tipos juntos.

- Outras combinações p/ defensivo
FIGHTING/PSYCHIC e FIGHTING/ELECTRIC
Assim como a combinação entre Fighting e Steel, as duas possuem apenas três fraquezas. O diferencial é o número de resistências. A união com Psychic possui apenas duas resistências e a união com Electric possui cinco resistências. Assim, depois de Steel, Electric se torna a melhor combinação possível para o defensivo quando combinado com o tipo Fighting. Como ainda é inexistente, o jeito é escolher entre Fighting/Steel e Fighting/Psychic.


PIORES COMBINAÇÕES
FIGHTING/ROCK
Nesse quesito são levadas em consideração as fraquezas dos dois tipos juntos, se são acumulativas e se atrapalham de uma forma que prejudique o desempenho do Pokémon. A combinação que leva o título de pior combinação com Fighting é Fighting/Rock por possui nada mais que sete fraquezas, número muito alto para o defensivo. Isso limita as ações desse Pokémon de tal forma que ele mal consegue fazer sua parte na maioria dos casos. Essa combinação possui também seis resistências, o que é uma desculpa fraca na atual conjuntura mesmo sendo uma quantidade alta. Apenas pelo número de fraquezas, Fighting/Rock se classifica como pior combinação com Fighting para o defensivo.

FIGHTING/ICE
Também é classificada como ruim por possuir seis fraquezas e ser resistente contra apenas três tipos. Acaba sendo tão ruim quanto Fighting/Rock para o defensivo por ser bem menos resistente. Entretanto, considerando apenas o número de fraquezas independente das resistências, Fighting/Ice também não é uma boa opção.

FIGHTING/DRAGON
Além de em alguns casos não afetar o tipo Fairy (caso use ataques do tipo Dragon), o tipo Fighting também não se sairia bem em uma situação assim. Fighting/Dragon possui uma fraqueza ×4 e mais cinco fraquezas ×2. Mesmo sendo resistente contra sete tipos, fraquezas ×4 são sempre um bom motivo para escolher outro Pokémon. Claro que alguns outros recebem esses danos terríveis e mesmo assim são bons combatentes, mas isso é uma questão de habilidade. Portanto, Fighting/Dragon apenas se classifica como uma das três piores combinações por ser submisso ao lutar contra Fairy.


Pessoal, por enquanto é isso. Peço desculpas novamente pela ausência aqui no site. Espero que tenham gostado da matéria e que lhes sirva de ajuda também. Trarei outras matérias sobre outros tipos, dependendo da escolha de vocês. O tipo Fighting foi escolhido através de uma sugestão na matéria anterior, então, espero comentários, críticas, sugestões e a reportação de erros caso encontrem algum.
Obrigado a todos.
Abraços!

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9 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Aguardo ansiosamente pelas próximas análises *-*
    Amei!!!

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  2. vc colocou alguns pokemons que tem o 2 tipo--- fighting e nao o primeiro (Combusken.,blaziken...), mesmo nao influenciando muito na analise, porem nao é correto dizer que o tipo FIghting é o 1 tipo deles. Vlw, a matéria em si ta otima.

    SCEPTILE252

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  3. Não...
    A ordem dos tipos ali não é importante. Apenas coloquei Fighting por primeiro porque é o tipo em análise.
    Vou adicionar uma nota sobre isso. Obrigado ^^

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  4. Você poderia fazer uma análise do tipo Water!!!

    Water owna geral... só acho!!

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  5. Tudo bem, vou dar início em minhas pesquisas pra criar uma matéria sobre o tipo Water. Obrigado pela sugestão :)

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  6. Muito boa a matéria!!

    Obaaa, matéria do tipo Water!! :3

    É o meu tipo favorito!!

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  7. Você poderia fazer uma análise do tipo Fire!!!

    Fire owna geral... só acho!!

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  8. Eu gostaria de ver uma matéria com combinações com os tipos NORMAIS. Eles são quase q neutros. Acho q é por isso q gosto deles, principalmente Snorlax. Vlw!

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  9. Eu queria saber de vai ter mais dessas matérias de combinações, pq como eu disse no comentário anterior gostaria muito de ver as combinações com o tipo NORMAL... Abração, o trabalho de vcs é fantástico.

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