Haters gonna hate

10/08/2013 – 00:30

Estamos agora cada vez mais próximos do lançamento dos jogos Pokémon X e Y. Novas informações a respeito disso são constantemente divulgadas, bem como novos Pokémon são revelados. E sempre que isso acontece, sites de fãs e fóruns se enchem de comentários de pessoas que, mais do que apoiar ou criticar as criaturas recém-descobertas, se preocupam em abominar as opiniões alheias. Agora é minha vez. Nas linhas abaixo, vou falar sobre os comentários mais comuns, tanto de haters, quanto daqueles que se intitulam os "fãs de verdade".


Os autodenominados "fãs" dizem:

"Como você já vai criticar se nem ao menos conhece direito?"

Esse argumento é, até certo ponto, bastante válido. O mais comum é vermos pessoas criticando Pokémon novos e, algumas horas depois, voltarem atrás dizendo que "já se acostumaram" ou que "o Pokémon nem é tão ruim assim". Certo, está aí envolvido o fato de que as pessoas muitas vezes levam um 'choque' ao conhecerem novas criaturas, então já saem criticando por aí infundadamente. Outras vezes o que ocorre é que, à primeira vista o monstrinho não agrada, mas, ao serem divulgadas mais informações sobre ele, passa-se a aceitá-lo. Contudo, por outro lado, como é que se pode gostar tanto de um Pokémon recém-criado "se nem ao menos o conhece direito"? Ou seja, primeiras impressões são, sim, absolutamente naturais. Mas não custa pensar um pouco mais antes de sair falando extremamente contra ou a favor do novo por aí.


"Se não gostou é simples: não capture/não jogue"

Talvez esse seja o argumento mais comum de todos. E um dos mais furados, também. Afinal, a questão, quando não se gosta de um Pokémon, não é capturá-lo ou não, jogar o videogame ou não. Isso porque quem conhece a franquia já espera um nível de qualidade para as criaturas e, quando ele não é alcançado, surge a decepção. Como muitos têm um grande apreço em relação a Pokémon, tal decepção pode gerar certas revoltas. Numa comparação bastante chula, é como se um artista de que gostamos fizesse algo que reprovássemos. E é claro que deixar de curtir essa pessoa não fará com que ela não tenha errado.


"Ok, você não gostou. Nem por isso precisa ficar estragando a felicidade daqueles que gostaram"

Devo dizer que a felicidade dos que dizem isso tem curtíssima duração, hein! Pois, se você gostou do Pokémon, continue gostando, oras. A sua opinião não depende da de quem não achou a criatura muito "original". Assim como a sua felicidade não consegue atingir a infelicidade alheia (em relação aos Pokémon), a infelicidade dos outros não deveria mudar a sua felicidade.


"Ah, não se pode criticar, criar novos Pokémon dá muito trabalho!"

Concordo, criar novos jogos e criaturas deve dar, realmente, muito, muito trabalho. Mas também dá muito, muito trabalho juntar 150 reais para comprar um jogo (e mesmo que não se vá comprar o jogo, a crítica é sempre válida, desde que fundamentada). Além disso, na avaliação de qualquer coisa se deve considerar igualmente o tempo e habilidade despendidos naquilo e a qualidade final. Porque de que adianta passar meses e meses desenvolvendo Pokémon como Purrloin, que nada mais é do que uma segunda versão de Glameow?

"Só critica quem não é fã de verdade"

Esse, para mim, é o pior dos comentários, o mais infundado. Se para ser fã de alguma coisa eu preciso abrir mão do meu senso crítico, sinceramente, prefiro não ser fã. Acredito que simplesmente gostar seja, então, mais apropriado. Até mesmo porque o quanto gosto de algo é uma coisa que está em mim, e não precisa da avaliação de ninguém. E digo isso também porque, particularmente, já fui um daqueles que me recriminava quando achava um Pokémon esquisito demais para ser Pokémon, achando que havia um problema comigo. Não, não há.  O problema está justamente no fanatismo cego que, ademais de impedir o fã de criticar, faz com que este não possa ouvir avaliações negativas de ninguém sem se irritar.



            Os haters dizem:

"Os Pokémon estão cada vez mais sem criatividade"

Sinto muito, mas isso é um pouco, digamos, equivocado. Realmente, uma Pokébola com rosto, lançada na primeira geração, é bastante criativa... Não me entendam mal: adoro Voltorb. Isso apenas porque ele foi criado na primeira geração, enquanto eu ainda era uma criança bem pequena e não tinha lá muita criticidade, não. Hoje, então, Voltorb é mais como uma lembrança da infância do que um símbolo de criatividade, fora o fato de eu já ter, há muito, me habituado com ele. E, se na primeira geração foram criados Voltorbs, Grimers e afins, pode-se concluir que a falta de qualidade de ALGUNS Pokémon existe desde a origem da franquia. Então nada mais normal do que ainda haver certo lixos sendo criados agora, literalmente (E nada mais normal do que criticar isso: Gamefreak, aprender com os erros não faz mal para ninguém, ok?)


"Só a primeira geração foi boa"

Apesar de ser bem parecido com o argumento anterior, esse é um pouco diferente. Pois, é claro, devemos ressaltar as criaturas excelentes da primeira geração (em termos de criatividade), como Tauros, Gyarados e Lapras. Mas também podemos ver hoje que em Scrafty, Hydreigon e Eelektross também há muitíssima qualidade. O saudosismo não é muito bom, sabe? Claro, ninguém tem obrigação de gostar dos novos Pokémon, mas a superexaltação do que é antigo pode ser algo ruim na vida (falo de outras coisas, que não só Pokémon), impedindo-nos de ver o que hoje há de bom.


"Odiei esse novo Digimon... Quero dizer, Pokémon"

Hagurumon: o nosso Klink
Sim, Pokémon tem similaridades com Digimon. Ambos, assim como muitos outros animes/games, proporcionam o encontro com criaturas fantásticas baseadas em animais e objetos, e o seu treino. Ou seja, é claro que um se inspira no outro, constantemente. Mas também Pokémon não precisava pegar algumas ideias ruins de Digimon, né...



"Gostava mais de Pokémon baseados em animais. Hoje eles são inspirados em objetos e até comida!"

Na verdade, objetos estiveram presentes em Pokémon desde a primeira geração, como Voltorb. E o que faz uma criatura ser 'legal' ou não ultrapassa sua fonte de inspiração. O que me faz gostar de um Pokémon ou não é a minha percepção do quanto aquela fonte de inspiração foi 'trabalhada'. Durant, por exemplo, é baseada em um animal (formiga...), mas eu não gosto muito dele. Isso porque ele não parece um Pokémon, é uma mera formiga de armadura. Exemplos como esse, em que um Pokémon é puramente sua inspiração, sem ser muito 'trabalhado', adaptado, 'pokémonizado', são os que desagradam muita gente (olha o Vanilluxe aí!). Por outro lado, quando olho para Chandelure, baseado em um objeto (candelabro), eu o aprovo, pois percebo que este foi bastante modificado e que ao mesmo tempo deixa clara a inspiração de onde surgiu.


O bom, então, é ter senso crítico equilibrado, para que não se critique nem de menos, nem de mais. Ou pelo menos, se algum desses extremos for atingido, que se tenha argumentação válida para tanto. Mas o fundamental é saber respeitar as opiniões de quem gosta ou não gosta, sem "detonar" aqueles que não compartilham dos nossos pontos de vista.
------------------------------------------------------------------------
Referências de imagens: youtube.com/user/PokemonChannel23, google, tumblr. Para referências de cada imagem, clique sobre ela.

A coluna acabou, mas a discussão está só começando! Vamos debater sobre o tema pelos comentários? ^^

Nota: Algumas horas após a publicação dessa coluna, muitos comentários já apareceram, vários me xingando, inclusive (pelo que os moderadores de comentários me contaram). Quero ressaltar que não estou criticando quem gosta/não gosta de determinados Pokémon, apenas critico opiniões extremistas e infundadas e mostro algumas opiniões de que eu, até certo ponto, também compartilho. Quero igualmente ressaltar que gosto muito de Pokémon, muito mesmo, mas nem por isso gosto de todas as criaturas. Quem concorda/discorda dessa coluna, por favor, comente. Contudo, tentem não usar palavrões, pois eles são censurados e seu comentário e opinião, no fim, não chegam até mim ^^

Nota 2: Esqueci de dizer, ao me referir aos "haters", que, na verdade, muitas vezes eles são apenas fãs que não gostaram de uma ou outra novidade de Pokémon. A denominação "hater" vem justamente dos fãs exagerados que (infelizmente) não admitem que a franquia seja criticada. Por outro lado, há, sim, haters "reais", que criticam todas as novidades sem terem argumentos/motivos (geralmente por serem saudosistas).


Coluna escrita por:


62 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. ESSE AI JA DURMIU MUITO COM SEU KOROROMON DE PELUCIA

    ResponderExcluir
  2. cara vc ta sendo o maior critico, aki, nos estamos nos expressando mas vc só ta dando bronca aff

    ResponderExcluir
  3. gente eu amo digimon e amo pokemon mas cada um na sua né

    ResponderExcluir
  4. olha no começo essa gente odeia tudo mas daqui a pouco vão tar no forum falando "ei onde posso pega o skiddo?" e quem não babou nessas mega formas que atire o primeiro geodude

    ResponderExcluir
  5. fala mesmo PBN

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkk faltou o pikachu de agumon ai na foto

    ResponderExcluir
  7. hahaha vc adora apanhar né nekko? vc puxou sua mãe nisso ^^

    ResponderExcluir
  8. Visitante disse:
    Na minha opinião, o melhor Digimon que eu achei que foi bom foi Xros Wars e o Xros Wars 2ªTeporada. O Digimon 1 e 02 achei meio que tosco, e o 3, 4 e 5 foram mais ou menos bom. Flw então.

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente, odeio ouvir:
    - Nossa que lixo esse novo pokemon! eu nunca comessaria com esse lixo!

    ou

    - Odiei a nova forma do mewtwo, que lixo orrendo...

    EU amo pokemon e escreveria tbm uma matéria como a sua, pokemon tem que passar por mudanças, eu sou fan de pokemon e nunca vou criticar nada e amo os pokemons!;
    claro que com certas exeções ¬.¬ (trubbish Garbodor e Mallamar) que ainda assim ficaram bastante criativos ;)

    ResponderExcluir
  10. Eu detesto que fala mal de Pokémon, conheço muito que se diz ser fã, que ja disse "eu odeio tal Pokémon", e "que Pokémon feio". Eu amo Pokémon, sempre amei e sempre vou amar, não importa qual e nem quantos tiver, pra mim Pokémon e um mundo, o meu mundo, e se é fã, não pode odiá o que se gosta, só porque existe um que não e de muito agrado. Eu sou fã a mais de 6 anos e sempre gostei de Pokémon, mesmo antes de me torna fã... E sempre vou gostar, mesmo que os Pokémon pareçam comidas ou objetos... Pra mim são todos iguais...

    ResponderExcluir
  11. Adorei a matéria e concordo com vc Nikko, deve-se ter suas próprias opiniões (moderadas obviamente), mas também respeitar as dos outros.
    :-)

    ResponderExcluir
  12. Sobre: "Gostava mais de Pokémon baseados em animais. Hoje eles são inspirados em objetos e até comida!"

    Depois disso você citou o Voltorb como objeto, e que existe desde a 1ª geração, o que não é o caso dos 'comida' que nem sequer você citou.

    ResponderExcluir
  13. Para os que dizem palavrões ou que não respeitão as opiniões alheias e para o carinha k ta usando o meu apelido, eu so tenho a dizer:AMADUREÇÃO, oras que tipos de homens,mulheres,pais e mães v6 seram para os seus filho,se agora na juventude não aceitam as opiniões dos outros?se não ha união ha guerra,se não ha democracia ha brigas,poxa ate na biblia paulo era contra as ideias de paulo(ambos profetas de DEUS) mas mesmo com ideias desiguais eles entraram em paz.É tempo de mudança,O PASADO SE FOI,O PRESENTA ESTA AQUI,O FUTURO VIRA.

    ResponderExcluir
  14. Nekko vc tem muita coragem de fazer uma postagem assim justo quando as mega forms foram anunciadas e tem "fãs" surtando aos montes por aí xD
    Compartilho de uma opinião muito parecida com a sua: eu sou muito fã de pokemon, gosto pra caramba da franquia, mas sou obrigada a gostar de tudo. Quando vi as megaformas pela primeira vez eu entrei em choque, foi algo que eu não curti mesmo. Mas com o passar do tempo fui me acostumando a ideia. Hoje mesmo, achei a megaform da Kangaskhan a mais bem elaborada, a melhor na minha opinião.
    Mas não loga se ti xingarem, as pessoas são assim mesmo, na hora (hoje) falam que não gostam, xingam, "tá virando digimon", etc., mas em outubro essas mesma pessoas vão estar jogando Digi... digo, Pokemon X/Y.

    ResponderExcluir
  15. É impressão minha ou parece que os pokémons da 5ª tem mais críticas negativas que positivas. É que eu sou super fã dessa geração, conheço Pokémon há 16 anos e a safra de Pokémon que mais gostei foi da 2ª geração, depois veio a 3ª, a 4ª geração e pensei que pokemon não ia conseguir voltar a fazer pokémons criativos da 2ª geração, aí veio a quinta. Gosto de quase todos os pokémons da 5ª geração e em relação ao jogo foi o melhor já feito até agora.
    E essa 6ª geração me agradou no começo com os iniciais, sylveon, xernas, mas os pokemons que estão sendo publicados não estou curtindo. Essa evolução mega eu acho que pode acabar com pokemon (sem exagero). Agora é esperar e ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  16. Eu concordo com vc em td, só pq eu não gostei de alguma coisa de Pokémon, sejam os pokémons, regiões, novos objetos, enfim, só pq não achei legal, não significa q eu não seja uma fã. Na minha opinião quando eu crítico algo, seja positivamente ou negativamente, quer dizer que eu tenho personalidade.
    Uma coisa q me deixou irritado foi quando anunciaram a "nova forma do mewtwo" (Como foi chamada na época. Eu apenas dei a minha opinião no meu twitter dizendo q eu não gostei muito pois achava o Mewtwo perfeito do jeito q era, não precisava de mais.
    Mal tweetei e veio um "fã de pokémon"(Auto-proclamação e blá) e disse que se eu fosse fã de verdade eu teria q elogiar e puxar-saco dessa "nova forma", ele me xingou muito e me chamou de poser. Não estava preocupado, já me acostumei com esse tipo de fã devoto.
    Mas no final eu acabei com a minha própria personalidade(E até hoje eu não gosto muito, mas após saber da Mega Evolution, uma coisa q nenhum fã imaginaria q teria), e ele acabou como um verdadeiro zumbi q gosta de pokémon. Converso com ele até hoje e realmente ele é uma pessoa inteligente q tem argumentos, mas a sua matéria determinou a única coisa q ele errou, q foi me xingar pq dei a minha opinião. Na boa eu não ligo pra opinião de ninguém, se alguém xingar ou achar Pokémon incrível, o problema é dela, não meu.
    Pena q ninguém pensa como Eu.
    Desculpe o comentário longo, mais essa matéria foi uma das melhores q já li sobre esse assunto. Toda vez q um "fã" vir falar algo assim, eu digo pra ele ler essa matéria ;) Parabéns
    PBN É A MELHO
    R

    ResponderExcluir
  17. Apesar de eu ser um dos fãs desde Red/Blue, eu nunca fui de criticar os novos pokemon, inclusive logo de cara curti o Chespin, Xernas e Yveltal, julgando só pela aparência, obviamente.

    Os que eu não gostei, sou indiferente, não virei um super fã do novo roedor eletrico fada, mas nem por isso odiei, pra mim é indiferente, nem os tão odiados pokemon sorvete e saco de lixo, nem eles eu odeio, inclusive usei o sorvetinho no White.

    As mega evoluções foram a primeira coisa que eu realmente não gostei, porque já tinha evolução alternativa, formas diferentes pra um pokemon, e agora mais essa, isso acaba virando bagunça, ia ser horrível ter tantas evo alternativas e formas que fosse preciso uma "árvore genealógica" pra cada pokemon pra identificar todas.

    Pois bem, passado o susto inicial, prefiro esperar, talvez as mega evoluções sejam legais, só não acostumei com esse nome "mega" não dá pra negar que isso mesmo que um pouco, mas ainda assim lembra digimon, pelo menos na minha opinião.

    ResponderExcluir
  18. eu nao odeio a mega-evoluçao do mewtwo eu aprendi a gostar de todos os pokemon e nao achei feio só achei estranho mas depois de um tempo eu acostumo nao sei pq as pessoas odiaran o mewtwo aff ¬¬

    ResponderExcluir
  19. que estranho será que eu fui o unico que quando viu as mega-evoluçoes falou nossa que foda vei *-*...eu achei muito foda u.u

    ResponderExcluir
  20. blablablablabla a matéria foi excelente, dmais.

    Gosto de ler e ouvir criticas a respeito de pokémon mas acredito que ainda é "muito cedo" para criticarmos a nova geração

    ResponderExcluir
  21. Guilherme Azevedo10/08/2013, 19:42

    Na minha opinião tudo isso em relação a sexta geração os jogos o anime e tudo mais vai ser um grande turbo para a The Pokémon Company pois isso vai trazer uma nova geração de fans, eu já imagino as lojas lotadas de crianças querendo bonecos do Pokémon o Mcdonalds faturando milhões como os lanches felizes do Pokémon e etc. Ainda mais que agora a Nintendo se ligou na nossa petição vai ser uma n febre do anos 2000 todo mundo querendo ver Pokémon comprar Pokémon já imagino até a Eliana fazendo um novo vídeo clipe sobre Pokémon X e Y vai ser a maior revolução de Pokémon até hoje e com tanta evolução e capaz de ter até distribuição de Pokémon para o jogo aqui no Brasil e etc. Pokémon X e Y marca uma nova revolução uma nova febre.

    ResponderExcluir
  22. O q eu fico pensando aqui, e o seguinte: ok 1 geração realmente tem muitoa pokemon sem criatividade porem com os anos agente se acostuma com eles e depois nem liga mais. Com a 6 geração agr cada um tem sua opiniao, eu particularmente nao aceitei ainda a ideia dessas megas formas mais fazer o que né, fico na esperança de que na proxima geração eles esqueçam essas megas formas ou pelo menos lançe uma para cada pokemon pra renovar tudo logo, o que e estranho e que daqui a pouco com tantos pokemons e formas diferentes eles nao vao vender um cartucho do jogo e sim vender um HD de 50 gigas com o jogo kkkkkkkkkk'

    ResponderExcluir
  23. Tá todos tem sua opinião, eu tenho a minha.
    Eu sempre gostei do anime e dos jogos, certo há decepções no anime ( muitas vezes), nem por isso deixo de assistir, curto vê-los aparecendo nos episódios, e ver as batalhas, e sei que uma hora ou outra vai aparecer alguém que eu espero ver. No jogo não tenho do que reclamar, sempre evoluindo em alguns aspectos, e sempre trazendo algo novo para o jogos. Os pokemons gosto de todos, tem os que eu acho estranho, feio, fraco, inutil, mas são pokemons, não os odeios ou não gosto deles, pra mim são normais, pra mim não tem essa, - há ele é um objeto, -há ele parece um digimon, pôh só animal não dá né, não é problema algum fazer pokes objetos ou comidas, eles que criam, não é porque vc não gosta, que eles não deveriam existir, o mundo poke, quem cria é são caras que criam os primeiros que vcs gostaram, eu acho que fã sim Nekko, pode dizer que quem não é fã, e nem acompanha não devia criticar, eu aposto que se eu não acompanha-se criticaria, mas eu que acompanho, não condordo com alguem que nem conhece todo o conjunto, e quer criticar, eu acho errado vc julgar o que vc não conhece direito, tá pode ter copiado, ou não, cara estamos em 2013, olha o tanto de coisas já inventadas, usadas, as vezes vc usa uma ideia, na qual o outro já usou, normal, as vezes vc usa pq já há tanta coisa, que vc não consegue criar, ou as outras não se encaixam, e a que se encaixa é aquela, então é isso, eles criam, eu tenho minha opinião, mas eu dúvido que vc Nekko que disse que poderiam aprender com os erros, duvido se vc ainda não comete algum erro ainda que já erra pra ter aprendido, todos somos assim, as vezes criticar é bom, como vc disse, e discutir com aqueles que criticam é bom tbm ( quando a critica feita não lhe agrada ), então deixa eles, eu tenho uma critica, não vejo o porque vcs fazerem aquela materia dos filmes, falando tudo que acontece, mostrando imagens importantes do filme, se eu quero saber o que acontece eu vejo o filme, não leia uma materia falando tudo que acontece, tá blz, mas as pessoas que não viram ainda, meu amigo não viu, e não gostou e não gosta disso, se é um Spoiler vc não vai deixar exposto assim, tem que haver um link e direcionar a pessoa que qer vê-la, porque aí meu amigo quer ver as noticias antigas, e tem que passar por todos aquele Spoiler pra ver. Assim Nekko, vc fez tudo isso com que proposito?? Pedir para não haver critica, como se vc diz que criticar é certo, vc não quer que critiquem as novidades e as coisas antigas, como se vc tbm as criticou, então não entendo e não vejo o porque vc fez essa matéria.
    Eu acho que isso de criticar tudo, as coisas, as pessoas, isso não é ser uma pessoa inteligente, intelectual, cultural. Todos deveriamos respeitar todas as coisas, as culturas, as religiões, classes sociais, estilos, etc. Há pessoas que gostam daquilo, apreciam aquilo, e seguem aquilo, tudo que nós criamos tem sua razão, talvez vc não gosta, mas a quem "goste", ou seja, eu respeito, pois talvez não seja algo que eu gosto, mas é o do outro, e todos devemos respeitar o proximo em geral e em todos os conceitos e escolha, é o que falta muito hj em dia.

    By: MuRiLo !!

    ResponderExcluir
  24. Estou meio desatualizado e só soube dessas Mega evoluções hoje pela manhã.
    Olha, na minha opinião não sei porque o povo surtou daquele jeito, isso já existe na franquia a anos, a diferença que agora resolveram chamar de "Megaevolução".
    Essas Megaevoluções são apenas formas alternativas assim como Castform, Deoxys, Rotom, Giratina, Shaymin, Darmanitan, o trio Kami e Keldeo, a única diferença é que agora precisamos de um item que ative a forma alternativa, o que deixou muita gente enlouquecida só foi mesmo o termo "Megaevolução"

    ResponderExcluir
  25. Eu adoro Pokémon,gostei muito de tudo que fizeram até a geraçao passada. Achava bem criativo, legal (e,confesso,um tanto quanto estranho) os pokemons objeto e/ou comida; mas sempre tinha eles no meu time e gostava bastante.Quando a sexta geraçao foi revelada,achei uma otima ideia o tipo Fairy e os pokemons revelados ate entao;mas esse negocio de Mega evoluçao....nao sei se vou me acostumar tão cedo...acho que nao foi uma boa ideia,tanto que achei que era fake (e torci por isso o tempo todo)

    ResponderExcluir
  26. Ótimo post.
    Na minha opinião comparações de Pokémon com Digimon são muito infundadas, é obvio que um pokémon e um Digimon vão se parecer de forem inspirados no mesmo objeto/animal, mas cada um terá algo que os torna únicos e inconfundíveis.

    ResponderExcluir
  27. Eu estranhei as Mega evoluções assim que as vi, mas foi por não intender o que elas eram, mas depois que tudo foi explicado me acalmei e vi que não era algo tão fora do normal, só foi mais um inovação da franquia, o que fez muita gente empacar foi o nome Mega.
    Pokémon é questão de gosto, eu acho Vanillite e Garbodor pokémons incríveis, já outros não gostam deles. Na minha opinião a qualidade dos pokémons se mantém, enquanto alguns vão gostar de um pokémon outros não vão.
    Sobre fazer críticas, acho que cada um tem o direito de se expressar, mas de modo correto, odeio ouvir "Credo, esse pokémon é um lixo", se vc não gostou ok, diga o que não te agradou não é necessário xingar o pokemon, porque assim você ofende quem gostou dele, e quem gostou não chame o outro de hater só porque o gosto dele é diferente do seu.

    ResponderExcluir
  28. por isso falei, virou digimon????
    nao que eu nao tenha gostado, po, a imagem do blaziken, que ja era sensacional, ficou muuuuito melhor...
    soh estranho pq, eu como uma pessoa que gosta de digimon tambem, sabe que pra "digievolução por DNA" eh impossivel, assim como a megaevolução tambem achavamos impossivel...


    errado eh criticar sem saber como eh na pratica....

    ou vai dizer que alguem aqui nao gostou da nova forma do mewtwo???

    se os mesmo que dizem ter gostado do mewtwo novo, dizerem que nao gostaram das outras megaevoluções, no minimo estao sendo contraditorios com suas proprias opinioes...

    ResponderExcluir
  29. Nekko parabens pela materia, todas sa coisas devem passar por mudanca, nosso corpo muda, tudo muda Pokemon esta passando por mudanca essas mudanca estao senso muito boas adorei todas as geracoes de Pokemon gostei mais da das ultimas do que das primerias, e esse jogo de Pokemon tenho certeza que esse jogo ira ser um dos melhores, concordo com o Nekko muito boa a materia

    ResponderExcluir
  30. agente devia poder se expressar a vontade, se alguem ou gostou nao daquilo ou disso é problema nosso, nao vem falar m... pra nois não cara, só pq tem um blog nao vem se achando não, seu trabalho é trazer as materias e o nosso de criticalos pro bem ou pro mal, se nao aguentam criticas fechem esse site

    ResponderExcluir
  31. Mewthree feel like Michael Jackson

    ResponderExcluir
  32. Repito:esse palhaço do ''pegasus7'' não sou,eu esse cara é so um infeliz(provavelmente o mesmo que ursupou o meu apelido ''anonimo7''),a diferença é que a cor das letras do nome dele é preta e a minha é azul,sobre a tua opinião o ''pegasus7 fajuto'' se não gostou vai reclamar com a tua mamãe e muda de site,e outra eu não sei qual é a tua roubando o nome dos outros e menospresando o trabalho da PBN com palavras de baixo calão pois se tu não sabe eles trabalham duro,provavelmente mais do que eu e voçê,mas eu não quero te desejar mal so quero que voçê reveja os seus atos e reflita sobre eles,que a PAZ esteje com tigo e que DEUS te ajude.

    ResponderExcluir
  33. Eu penso o seguinte, pokémon realmente tem algumas coisas de Digimon isso já é um fato consumado. Um bom exemplo é a evolução final de Oshawott. Realmente existe um saudosismo e existem pokémons sem criatividade como: Chandelure, electrode, vanilluxe e outros pokémons. A Nintendo está acostumada a criar pokémons objetos e alimentos para agradar um tipo de público, cria pokémons segurando objetos: colheres e concreto para agradar outro, animais para agradar outro e finalmente pokémons que não se parecem com animais e nem objetos; esses costumam ser os preferidos pelo público por deixar um ponto de interrogação sobre de onde veio a inspiração. Enfim, é o que disse e mais um pouco, todas as gerações são praticamente a mesma coisa com o famoso: ''Aperfeiçoamento tecnológico''

    ResponderExcluir
  34. Eu não acho que pokemon esteja copiando digimon, só acho que eles não tem lá muita criatividade. Inclusive, se for parar para pensar, foi digimon que começou copiando pokemon

    ResponderExcluir
  35. O que conta muito na concepção de um pokemon,na minha opinião, são as origens por traz de detalhes tanto de sua aparência, quanto de seu tipo etc. Por exemplo Lucario, ele teve sua origem do antigo Egito,ele é inspirado naquelas estatuas de deuses e faraós, inclusive seu tipo fighting, vem do boxe, que nasceu no Egito

    ResponderExcluir
  36. E é por isso q só gosto das duas primeiras gerações. Sinceramente continuar gostando de uma máquina da Nintendo de fazer dinheiro, q desde a primeira geração a originalidade ñ passa os 20 ponto percentuais, é coisa d qm ñ tem coragem de desapegar(olx kkk) de de algo totalmente previsível(com uma qualidade cada vez + inferior).Ñ exige altos padrões para si mesmo.

    ResponderExcluir
  37. Digamos que eu também ultrapasso limites ao defender as novidades, como disendo que os que criticam é pq não são verdadeiros fãs, mas eu digo isso para ofender mesmo a pessoa que eu sei que deve ser fã, pq ela faz comentarios que me ofende tmb, do tipo "Afe, que lixo" ou "Que merda é essa, pra que isso?".. entrão eu me revolto mesmo u.u

    A maior verdade é que, os que criticam sempre engolem depois de conhecer melhor a novidade.

    ResponderExcluir
  38. Eu penso um pouco como o Bubble. Também me sinto mal quando alguém ofende algo que gosto, principalmente quando esse alguém não conhece o que está pré-julgando.

    Na verdade o que não suporto são pré-julgamentos, até mesmo porquê eu já pré-julguei muito antes de conhecer algo e depois mudei completamente minha opinião.

    Hoje eu tenho a mente mais aberta e bom senso para procurar conhecer e entender antes de julgar algo.

    ResponderExcluir
  39. O site foi feito pra que nós publico que acessamos o site possamos fazer criticas sejam elas negativas ou positivas, se é pra comentar o que os redatores querem fechem o forum e escrevam vcs os comentarios assim vai ser mais facil pois todo mundo vai ter que ler o que vcs querem realmente ler!

    ResponderExcluir
  40. Acho q PBN é o melhor site pra comentar o problema é que como tem muita gente que comenta no anonimo não dá pra saber quem é e eles ofendem mesmo muitas vezes sem dó,sou totalmente contra mega forma pois é uma copia descarada de Digimon e se minha opinião incomoda vou parar de ver as noticias aqui pois ao invés de vc redator chamar o publico pra acessar o site e comentar saudavelmente vc simplesmente detona com quem é contra essas novidades ridiculas,acho que vc errou pois muitas pessoas não gostaram dessa novidade e que vão ficar com pé atrás em relação ao site.

    ResponderExcluir
  41. E simples gente quem é contra a esse lixo para de comentar aqui porque o povo se incomodou de ouvir nossas criticas em relação a nova temporada de Digimon XY.

    ResponderExcluir
  42. Galera, os comentários são pra isso mesmo. Todos tem direito a dar sua opinião seja ela qual for.

    Eu tenho a minha opinião que comentei acima, mas é a minha opinião, não tem nada a ver com a PBN. Ninguém é obrigado a aceitar, mas respeito é bom e eu gosto.^^

    A opinião que eu não gosto, eu apenas não a discuto. Discutir a opinião dos outros, não vai fazer a mesma mudar.

    ResponderExcluir
  43. os anonimos das 23:59 00:05 e 00:06 são os mesmos até a escrita é igual. se vc não gostou das novidades a culpa não é da pbn.

    ResponderExcluir
  44. Anonimo das 00.27 sim eu mesmo dividi meu comentário em tres partes pra nao ficar um texto muito grande,eu não jogo a culpa no site por eu não gostar das novidades muito pelo contrario o site é ótimo, eu só não gostei das criticas feitas pelo redator que disse que deveriamos respeitar mais,tudo bem mais eu nunca xinguei ninguem aqui ou ofendi alguem q seja porque eu não sou assim,mais acho que esse site por ser um dos melhores não pode escolher o publico e dizer para os contrarios deixarem de dar sua opinião porque são hates eu só discordei disso mais o respeito e a educação sempre em primeiro lugar!

    ResponderExcluir
  45. Falam agora quero só ver Outubro depois de um dia do lançamento postando no Fórum "Como eu faço para evoluir/transformar PIPIPI pokemon para sua mega forma" kk

    ResponderExcluir
  46. Em vários momentos eu concordei, e em outros eu discordei.

    Até na primeira geração existem pokémons parecidos com outros, vide Jolteon e Pikachu, os dois são bem semelhantes, não negue. Sem contar que o Croconaw veio do mesmo modelo que o Cubone. Meowth veio da Sunflora (sim, ambos são MUITO parecidos, isso é comparado até no anime).

    Mas, eu me pergunto, a semelhança deles realmente GERA a desapreciação? Eu acho que isso vai de gosto à gosto, não é porque um pokémon parecido de aparência que é também parecido de status (você deveria ter abordado isso, o que não fez).

    Você citou o Purrloin ser parecido com a Glameow... Claro que são! Que gatos não são parecidos com outros gatos? Se no mundo real existe animais parecidos, porque não podem existir pokémons parecidos?

    Para as pessoas é bem fácil falar "são parecidos", "podiam se esforçar"... Se bem me lembro o estilo de desenho de uma pessoa é limitado. O cara que desenhou pokémon é o mesmo desde SEMPRE, o Ken Sugimori. Claro que entraram mais designers nesse rumo (na primeira geração teve interferência de outros designers também, como a designer do Pikachu, que é a mesma do Minccino) e ele teve que adaptar o pokémon do estilo desses designers para o dele próprio e, com mais de 600 criaturas, CLARO que teriam parecidas e vai continuar tendo, é tão difícil para um fã aceitar isso?

    Bom, enfim, essa é minha opinião. Eu não vejo problema nenhum em um pokémon parecer com outro porque eu sei que o desenhista tem um esforço para deixa-los os mais únicos possíveis, e acho também que o argumento mais usado ultimamente para descrever algum pokémon que não gostou é "achei ele muito parecido com outro", o que é ridículo, afinal, isso não é motivo para desgostar de alguma coisa.

    ResponderExcluir
  47. Não desista de fazer matérias desse tipo só por causa dos xingamentos, a matéria ta ótima :p

    ResponderExcluir
  48. A questão ñ é o pokemon ser parecido com outro ou ñ, a questão é o pkm ñ ser trabalhado, bem desenvolvido e com uma história instigante e interessante. Nas duas primeiras gerações isso foi bem estudado e EXPOSTO, dai em diante chutou-se o pau da barraca. O objetivo foi o lucro q essa franquia gera, lançando game apos game, episódios puro fillers, só enchendo a linguiça. Ganhando encima de fãs sem senso crítico. O velho erro de ñ finalizar com chave de ouro, exemplos disso são: DBGT, digimon, e o próprio Rogerio Ceni. Exemplos d qm foi fiel a série e as suas tendências foram: Ranma 1/2, avatar the last air bender e Pelé.

    ResponderExcluir
  49. Pessoal, valeu pelos comentários!

    Quem está dizendo que eu não quero que ninguém critique Pokémon e as novidades, por favor, releia a coluna. O que eu critiquei foram principalmente o fanatismo exagerado e o saudosismo. Não gosto de fanatismo porque ele impede que as pessoas critiquem as coisas (Pokémon, no caso) e deixa as pessoas irritadas quando escutam avaliações negativas à franquia. E não gosto de saudosismo porque acredito que seja errado falar mal de uma coisa só porque ela não é 'antiga'. Outra coisa que critiquei bastante foi a falta de respeito com as opiniões alheias. Por exemplo, não vejo problema naquele que chama um Pokémon de "lixo", mas sim naquele que xinga quem criticou ou deixou de criticar um Pokémon. Percebi também nos comentários muita referência às Mega Evoluções. Em momento nenhum falei sobre elas, e nem pensei nelas para escrever a coluna (o que não impede vocês de falarem sobre elas nos comentários, de forma alguma). Estou esperando mais informações sobre essas Mega Evoluções para poder fazer uma análise melhor delas.

    Anônimo 00:52 --> Também não gosto de ver Pokémon e Digimon muito parecidos, mas quando eles se baseiam na mesma inspiração é meio inevitável, não acha?

    Anônimo das 19:04 --> Sobre Pokémon baseados em comida: gostar deles ou não, para mim, não depende da fonte de inspiração, como disse na matéria. Depende de como essa fonte foi trabalhada, 'pokemonizada', deixando de ser meramente uma comida. É isso que me faz não gostar de Vannillite e gostar de Swirlix, por exemplo.

    Fernanda --> Mas eu não disse que me sinto obrigado a gostar de todos os Pokémon! Aliás, tem uma porção que eu não gosto, e os critico com argumentos

    Rafael --> Sou como você, gostei muito da quinta geração (com algumas exceções) ^^

    Anônimo das 19: 17 --> Valeu!

    Anônimo das 19:51 --> Em relação à parte de cometer erros, é claro que eu também cometo xD A questão é que a Gamefreak é uma empresa com centenas de funcionários, então poderia perceber que há Pokémon que poderiam ter designs melhorados (na minha concepção) antes do lançamento dos jogos.

    Gustavo Henrique --> A coluna não aborda os stats dos Pokémon (lado técnico), se concentra mais na análise de opiniões quanto ao design dos Pokémon.

    Rodney Tertugliano --> Concordo com você quando diz que a pressa em lançar jogos para ganhar direito prejudique a qualidade da franquia, e por isso também gosto quando séries se mantêm fieis às suas tendências. Mas achei a quinta geração uma das mais bem elaboradas, principalmente porque a Team Plasma não era necessariamente vilã, pois tinha o ideal de libertar os Pokémon das Pokébolas. Isso é ótimo porque acaba com o dualismo (luta do vem contra o mal), que na verdade não passa de ilusão ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há perdão, só pra constar não sou apegado ao antigo(saudosista), reconheço pontuais qualidades nas posteriores gerações(porem não tão bom a ponto de jogar ou assistir).Atualmente apenas um show é um desenho incrível e original(até quando...).

      Também é preciso reconhecer q a opinião e sentimentos dos outros tem grande efeito sobre a nossa(um argumento sólido e bem fundado pode fazer rever nossos conceitos-vivemos em um mundo de espelhos), muitas pessoas geralmente não sabem nem do que gostam nem porquê gostam, por isso as vezes um raciocínio forte como o seu apresentado no post pode ensina-los a SABER GOSTAR.

      Ken Sugimori deveria aprender com os produtores de Zelda(Aonuma)e seu criador(Myamoto) que apesar de manter o mesmo modelo "salve a princesa" se mantem fiel a série com eventuais novidades, sem querer agradar a todos, mas buscando um público alvo e ouvindo a opinião de seus fiéis fãs que conhecem tanto quanto os mesmos. Muitas vezes adiando datas de lançamento, e não expondo nada incerto, até mesmo na E3. A franquia provavelmente está entre a terceira da Nintendo, mas não se vê divisões de opiniões tão fortes e fãs tão chateados como de Pokemon.

      Enfim, tem muito mais a se falar. Mas acho que já enchi muito o saco de vocês kkkkkk.
      Pesso perdão se ofendi alguém.
      E bom restante do final de semana a todos.

      Excluir
    2. Imagina, nem encheu o saco xD É muito bom discutir com pessoas como você, com opiniões bem definidas e fundamentadas. E concordo plenamente com o que você disse, que as opiniões dos outros muitas vezes nos fazem repensar e mudar nossos conceitos.

      Excluir
    3. Obrigado Nekko >.<
      Continue trazendo-nos excelentes post.

      Excluir
  50. Minha geração de Pokémons favorita: 2ª (Johto).
    Minhas temporadas favoritas: As que se passam em Sinnoh.
    Meus iniciais favoritos: Charmander, Totodile e Turtwig.

    Pra mim, todas as gerações "prestam", eu só não gosto de certos Pokémon como Trubish, que tem até tem um design que mostra justamente o que quer: um monte de lixo; mas eu não consigo gostar dele!
    E eu acho que os criador não perderam imaginação, afinal, Pokémon X & Y está aí pra mostrar isso, além de Xerneas e o Mega Mewtwo. São Pokémon que tiveram bastante "criatividade" na hora de sua criação, além de certos Pokémon de outras gerações, como Zekrom e Tyranitar.
    Eu faço parte dos 10% de fãs que aprovaram as Mega Evoluções. Sério, eu até zoo comparando com Digimon, mas é só por zoeira, mesmo. Adorei o novo tipo de evolução, e o Mega Ampharos ficou diwo. =3
    Enfim, quem diz que "Pokémon tá lixo atualmente!" é porque sequer deve ter jogado Pokémon Red, com seus "lindos" Pidgeys com olhos satânicos. Sério, minha mãe não deixava eu jogar Pokémon porque dizia que os Pidgeys eram encapetados e tals.

    ResponderExcluir
  51. Muito boa a matéria Nekko, já havia lido um pouco pelo rascunho e adorei o jeito que você abordou o assunto. Abraços

    ResponderExcluir
  52. gostei mt dessa materia, é exatamente o que acontece, as vezes eu msm tenho opinioes equivocadas sobre novos pokemons mas tento ficar com uma opiniao mais neutra pra nao me arrepender depois.. com certeza continua tendo pokemons otimos em todas as geraçoes, mas como vc disse, talvez a game freak devesse pensar melhor antes de criar qualquer pokemon pra trabalhar melhor ele e nao colocar qualquer porcaria, acho que o problema nao é ter pokemons baseados em objetos e comida, mas é ter demais, pq ultimamente eles colocaram muitos pokemons baseados em objetos, e isso da um aspecto menos realista, e o que eu gosto mt em pokemon é quando tem muitos pokemons baseados em animais, pq parece mais natural e realista, mas nao tem problema criar alguns pokemons objetos, por exemplo litwick e as evoluçoes, eu acho eles perfeitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Eu também gosto muito de Litwick e evoluções, tanto que Chandelure é meu Pokémon preferido da Geração V.

      Excluir
  53. Belo discurso afinal existem pokemons bons ou maus n so pela aparencia. tem muita gente ai que n gostou do honedge mas eu amei

    ResponderExcluir
  54. Eu sou hater! heheheheheeheh zueris

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال