Pokémon Adventures - Gold, o Criador

Gold Pokémon Adventures

  • Nome: Gold
  • Data de nascimento: 21 de julho
  • Tipo sanguíneo: B
  • Cor do cabelo: Preto
  • Cidade natal: New Bark
  • Região: Johto

Nascido e criado em New Bark, uma pequena cidade na região de Johto, Gold viveu boa parte da sua infância cercado por Pokémon bebês, tanto que seus vizinhos apelidaram sua casa como "Poké House". Apresentando um comportamento energético e, até certo ponto, imprudente, ele apresenta soluções criativas para as adversidades e não hesita ao ajudar aqueles que estão ao seu redor.

Gold Pokémon Adventures
Gold e seu taco de bilhar: uma arma secreta para todas as ocasiões

Munido de um skate e um taco de bilhar, Gold supera inúmeros desafios ao longo das páginas do mangá de forma inusitada, arriscando-se mas sempre para um bem maior.

Arco Gold, Silver e Crystal

Gold é o principal protagonista na primeira parte da história. Tudo começa quando um garoto chamado Joey perde uma mochila cheio de Pokémon que era uma encomenda do Professor Elm para o Professor Carvalho. De frente a tudo isso ele oferece ajuda (sabendo também que o Professor Carvalho fará um programa de rádio com a DJ Mary, sua ídola).

No caminho ao laboratório do Professor Elm, Gold se depara com Silver, um sujeito misterioso que acabou de furtar um Totodile. Vendo tudo aquilo e supondo que Silver também foi o culpado pelo desaparecimento da mochila, uma batalha se inicia. Gold escolhe um Cyndaquil, que estava furioso ao ver seu amigo sendo roubado, começando um confronto contra Silver. No meio da batalha descobre-se que a Equipe Rocket foi a responsável por levar a encomenda do Professor Carvalho e, logo em seguida, aproveitando uma distração, Silver foge levando não só o inicial de água, mas também uma Pokédex.

Gold Pokémon AdventuresUm primeiro contato conturbado entre Gold e Silver

Após esse incidente, Gold vai ao encontro do Professor Carvalho e explica tudo o que aconteceu. Intrigado pelo assunto, ele questiona as funcionalidades de uma Pokédex e faz questão de ter uma para ir atrás de Silver. Vendo o comportamento explosivo do garoto, o pesquisador recua e nega. Mas nosso protagonista consegue convencê-lo mostrando sua determinação ao querer ajudar Cyndaquil a recuperar seu amigo roubado. Vendo a seriedade em suas palavras, Professor Carvalho entrega sua criação e a jornada pela região de Johto começa.

Acompanhamos Gold em diversos lugares icônicos de Johto. Passamos pelas torres da cidade de Violet, pelas Ruínas Alpha, além da floresta de Ilex. Johto carrega uma nostalgia, assim como Kanto, mas possui história e cultura bem mais desenvolvidas, levando ao leitor a um verdadeiro tour através da região.

Um dos pontos marcantes do arco é a aparição dos ovos. Gold, no meio da sua jornada, é responsável por cuidar de um ovo dado pelo Professor Carvalho, fazendo paralelo com a nova mecânica de breeding introduzida na segunda geração e acrescentando uma trama secundária ao arco.

Gold Pokémon Adventures
Com sua habilidade Gold consegue incubar e fortalecer novos Pokémon

Na segunda metade da história Gold começa a dividir o protagonismo com seu rival Silver, pois, ambos descobrem que os verdadeiros vilões são a Equipe Rocket e o Homem Mascarado. Unindo forças, os dois garotos começam a se respeitar, criando então um laço de companheirismo. Crystal também é apresentada no terço final da história, os três portadores da Pokédex combatem o Homem Mascarado em uma batalha final. No meio da luta vimos Gold preocupado em proteger os ovos Pokémon, fazendo que eclodam (mostrando sua verdadeira habilidade como criador/incubador).

Por fim, assim como nos jogos, Gold vai em direção ao Monte Silver se encontrar com Red, em uma das cenas mais marcantes de toda história da franquia.

Gold Encontra Red Pokémon AdventuresUm encontro icônico no Monte Silver

Arco Emerald

Durante esse arco Gold, juntamente com Crystal, viaja pela Batalha da Fronteira buscando salvar Red, Blue, Green, Yellow e Silver que estão petrificados.

A dupla se une a Emerald, Ruby e Sapphire para deter os planos do vilão Guile Hideout. No fim, eles conseguem atingir seus objetivos após lutas duríssimas, salvando assim seus companheiros.

Arco HeartGold e SoulSilver

Na volta a Johto, o foco principal da história está em torno do Pokémon mítico Arceus, cujo objetivo é a destruição da humanidade devido a sua falta de confiança em relação aos humanos. Esse é um dos arcos mais curtos de Pokémon Adventures, logo, Gold participa da maioria das páginas, sendo o ponto central entre todos os personagens.

Podemos rever líderes de ginásio da região, como Whitney e Morty, bem como o retorno da equipe Rocket. Membros da elite dos 4 também reaparecem, como Bruno e Lance, sendo que o mestre dos dragões possui informações cruciais sobre o Pokémon Alpha.

A resolução do arco gira justamente em cima de Gold. Após batalhas contra a equipe Rocket e também contra Arceus, ele e seus companheiros de Pokédex, Silver e Crystal, percebem no fim que não possuem poder suficiente para salvar o mundo. Entretanto, com sua personalidade impulsiva, o garoto de New Bark não desiste e mostra a Arceus uma grande conexão com sua equipe, principalmente com seu Togepi, levando o Pokémon mítico a acreditar novamente nas pessoas.

Gold Pokémon AdventuresUma forte confiança entre Gold e seu Togepi os leva a um outro nível

Arco OmegaRuby e AlphaSapphire

Gold tem poucas páginas por aqui. Ele é citado em um flashback de Ultima e reaparece na tentativa de destruir um meteorito.

Pokémon

  • Aipom ➡️ Ambipom (Aibo)
  • Poliwag ➡️ Poliwhirl ➡️ Politoed (Polibo)
  • Cyndaquil ➡️ Quilava ➡️ Typhlosion (Exbo)
  • Sunkern ➡️ Sunflora (Sunbo)
  • Sudowoodo (Sudobo)
  • Togepi ➡️ Togetic ➡️ Togekiss (Togebo)
  • Pichu (Pibu)
  • Mantine (Tibo)
  • Remoraid (20x)

Curiosidades

  • Gold tem 1,68 m de altura e 52,0 kg.
  • Seu Pichu foi chocado do ovo de Pika (Pikachu de Red) e Chuchu (Pikachu de Yellow).
  • Devido a sua habilidade especial, Gold transferiu parte da sua personalidade para Togepi ao longo do tempo de incubação, incluindo seu gosto por jogos e sua competitividade.

Matéria revisada e atualizada por: Vini.

4 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Depois que o Gold vai em busca do Arceus o que acontece?Acaba ou tem uma continuação direta?

    ResponderExcluir
  2. Estou com a mesma dúvida :c

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante mas depois que Gold vai atrás do Arceus oq acontece?

    ResponderExcluir
  4. ele, captura o arceus e ele vira o maior mestre pokemon e claro depois do blue

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال