Habilidades dos Pokémon - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

08/07/2018

Habilidades dos Pokémon


Sendo uma característica inerente ao Pokémon nos jogos, as habilidades também marcam presença no TCG. Entretanto, só alguns Pokémons a possuem: numa mesma expansão é possível encontrar o mesmo Pokémon sem a habilidade, por exemplo.

 
As habilidades dos cards de Pokémon trazem algum benefício ao jogador ou prejudicam o adversário. Algumas habilidades só são acionadas quando o Pokémon se torna o Pokémon ativo, isto é, é mandado para a batalha; enquanto outras funcionam mesmo quando o Pokémon está no banco. Determinadas habilidades tem efeito contínuo e permanente, outras só são ativadas uma vez por turno e há algumas habilidades que só fazem efeito quando o Pokémon evolui, tornando-as de uso único. Esses detalhes são especificados na descrição da habilidade.


Por exemplo, a habilidade de Sallaze só ativa ao evoluir e prejudica o Pokémon adversário ao deixá-lo queimado e envenenado. A habilidade de Sharpedo só se manifesta quando ele é o Pokémon Ativo, e causa dano ao Pokémon do oponente quando esse o ataca. Já a habilidade de Vikavolt pode ser ativada uma vez por turno e agiliza a atribuição de Energias aos Pokémon do jogador.

Diferente dos jogos, do anime e do mangá; não há uma padronização das habilidades do TCG, elas não usam a mesma nomenclatura do restante da franquia. Um mesmo Pokémon pode ter diversas habilidades e dificilmente um Pokémon terá uma habilidade igual a do outro. Apesar de algumas habilidades terem efeitos parecidos ou até idênticos, é raro elas manterem o mesmo nome ao longo das expansões do TCG.


As habilidades de um Pokémon podem ser bloqueadas por outras habilidades, tal como ocorre nos jogos. Além disso, há cards de Treinador que anulam as habilidades dos Pokémon em campo.


Apesar de nem todo Pokémon ter habilidade e essas poderem ser bloqueadas, as habilidades permitem que o jogador se aproveite de um efeito sem ter que usar um card de Treinador ou um ataque de Pokémon, e isso pode fazer a diferença numa partida. Tanto é que o conceito de habilidade esteve presente desde os primórdios do TCG, muito antes da ideia ser introduzida nos jogos.
 

A série Original apresentou a mecânica de Pokémon Power, nomeada como Poké-Power a partir da série E-card. O Poké-Power corresponde a mecânica de habilidades, mas com algumas restrições: eles precisavam ser "anunciados" para poderem ter efeito (seu uso era opcional) e  eles não eram ativados quando o Pokémon sofria alguma condição de estado (como queimado ou envenenado). Em contrapartida, os Poké-Bodies estavam sempre ativos, independentemente das condições do Pokémon ou da vontade do jogador. A partir da série Black & White os dois conceitos foram unidos e denominados como Habilidades.
 
A série XY trouxe a mecânica dos traços ancestrais: similares aos Poké-Bodies, mas com um conjunto determinado de efeitos. Com um nomenclatura fixa e podendo figurar em mais de um Pokémon, os traços ancestrais se aproximam das habilidades presentes nos jogos. Cabe destacar que um traço ancestral não é considerado nem como habilidade nem como ataque, então qualquer efeito que previna habilidades e/ou ataques não afetará os traços ancestrais.


Um traço ancestral é indicado por uma barra de texto logo abaixo do nome do Pokémon, e a ilustração do Pokémon acaba se estendendo por todo o card. Temos um conjunto de dez traços ancestrais:

α Recovery: Ao recuperar os Pontos de Saúde desse Pokémon, o valor recuperado é dobrado.
  • Ludicolo, Eelektrik, Tentacool, Azumarill e Bidoof [Primal Clash] tem esse traço.

α Growth: Ao ligar uma energia a esse Pokémon (sem usar efeitos de ataques, habilidades ou Treinadores), é possível ligar mais uma energia.
  • Swampert, Whiscash, Gorebyss, Primal Kyogre-EX e Kingdra [Primal Clash] tem esse traço.

Ω Barrage: Esse Pokémon pode atacar duas vezes no mesmo turno. Se o ataque nocautear um Pokémon, o segundo ataque afetará o novo Pokémon ativo do oponente.
  • Torchic, Nidoqueen, Medicham, Excadrill e Bunnelby [Primal Clash] tem esse traço. 

Ω Barrier: Cards de Treinador (exceto Ferramenta Pokémon e Estádio) do oponente não tem efeito sobre esse Pokémon.
  • Sceptile, Magcargo, Electrike, Rhyperior, Primal Groudon-EX [Primal Clash] e Regirock [Promo] tem esse traço.

Δ Plus: Quando esse Pokémon nocautear um do oponente, o jogador pega um prêmio a mais.
  • Dustox, Articuno, Natu, Dragonite e Swellow [Roaring Skies] tem esse traço. 

Δ Evolution: Esse Pokémon pode ser jogado para evoluir um outro que foi colocado em campo no mesmo turno, ou no primeiro turno.
  • Banette, Togekiss, Altaria, M Rayquaza-EX, Unfezant [Roaring Skies], Fearow e Salamence [Promo] tem esse traço. 

Δ Wild: Esse Pokémon leva 20 pontos de dano a menos de ataques do tipo Grama, Fogo, Água ou Relâmpago (depois de serem aplicadas fraquezas e resistências).
  • M Rayquaza-EX [Roaring Skies] tem esse traço. 

θ Stop: Esse Pokémon não é afetado por habilidades do oponente.
  • Malamar, Celebi, Sableye [Promo], M Sceptile-EX, Volcarona, Baltoy, Golurk e Porygon-Z [Ancient Origins] tem esse traço.

θ Double: Esse Pokémon pode ter duas Ferramentas Pokémon equipadas.
  • Vespiquen, Entei, Gyarados, Metagross e M Tyranitar-EX [Ancient Origins] tem esse traço.

θ Max: Quando esse Pokémon é jogado para evoluir um outro que foi colocado em campo, todos os marcadores de dano preexistentes são removidos.
  • Primal Kyogre-EX, Primal Groudon-EX e M Rayquaza-EX [Ancient Origins] tem esse traço.

É importante lembrar que habilidades e traços ancestrais não são mutuamente exclusivos, há Pokémon que apresentam as duas características.


Então, caríssimos e caríssimas, fechamos aqui as habilidades do TCG. Se bem empregadas, elas podem economizar recursos, agilizar a disposição de Pokémon e Energia, fortalecer seus atacantes, e até mesmo infernizar a vida do oponente. Se são as habilidades dos Pokémon adversário é que lhe estão trazendo problemas, é possível contorná-las com outros cards. Lembre-se: saber é metade da batalha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!

Post Top Ad