Atacando - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

25/04/2016

Atacando


Há vários caminhos para a vitória, mas a melhor defesa é o ataque! Seja derrubando os oponentes um a um, seja de pouco a pouco. Saiba como atacar no TCG!

Das três condições de vitória no TCG, duas estão ligadas aos danos causados por Pokémon (compra de todos os Prêmios por nocautear os Pokémon do adversário e nocautear todos os Pokémon do adversário). Nessa matéria remos abordar os fatores que influenciam os ataques, bem como os passos necessários para determinar o dano do ataque.



Quem efetua o ataque?

Quem ataca é o Pokémon Ativo, e o Pokémon Ativo do oponente é considerado como Pokémon Defensor, o qual irá sofrer os danos do ataque, conforme o caso.

Cabe lembrar que após o ataque, o turno do jogador se encerra. Também é importante saber que o primeiro jogador, no primeiro turno, não ataca, para equilibrar a vantagem que este possui em ser o primeiro a organizar o banco, ligar Energia, usar Itens e etc.


O que conta como ataque?

Todo ataque possui um custo e um nome, e pode ter também ter um dano base e um texto descrevendo seu efeito. Os ataques de um Pokémon estão logo abaixo da ilustração do card (e da Habilidade caso o Pokémon a tenha). Habilidades, Traços Ancestrais, Poké-Powers e Poké-bodies não são ataques, portanto não são atingidos por efeitos que afetam os ataques, e podem ser usados antes dele, caso seu efeito permita. Por exemplo, o "Agility" do Ledyba afeta "Singe", "Body Slam" e "Water Drip" (não causam danos nem efeitos), mas não barra o "Gale Shuriken".



O que é necessário?

Em quase todos os casos, é preciso Energia para atacar, exatamente as Energias descritas no custo do ataque. Lembrando que corresponde a qualquer tipo de energia, e que há poucos casos que não há custo de Energia para atacar (como o "Defense Curl" do Geodude de Alola). No exemplo abaixo, caso tais Pokémon saíssem do banco para serem os Pokémon ativos; Geodude poderia usar "Defense Curl", Inkay poderia usar "Hypnosis", mas Gible não poderia atacar por não ter o tipo correto de Energia.


Se seu Pokémon Ativo tem as Energias necessárias para atacar, escolha um de seus ataques e o anuncie para seu oponente, aplicando os efeitos e danos causados pelo ataque.


Tipos de ataque

Um ataque pode causar dano calculado por determinados fatores, dano marcado, ou simplesmente não causar dano, e sim algum efeito. Os danos sofridos por um Pokémon são sinalizados pelos marcadores de dano, e caso o Pokémon tenha um total de marcadores igual ou superior a seus pontos de saúde, ele é nocauteado.

 Marcadores de dano inclusos num deck pré-montado e dados temáticos de uma Elite Box. Ambos podem ser usados para sinalizar dano.


Sem dano



São ataques que, embora não causem dano ao Pokémon Defensor, tem algum tipo de efeito. Por exemplo, podem pegar cards, causar alguma condição especial, curar danos, evitá-los no próximo turno ou mesmo tornar o próximo ataque mais poderoso! No entanto, também podem ter algum revés, como descartar cards, causar alguma condição especial ou dano ao Pokémon.


Como exemplo, temos "Bind Wound" de Chansey, "Signs of Evolution" de Dratini, e "Lullaby" de Clefable.


Nocaute instantâneo

Determinados ataques, quando cumpridas todas as condições descritas, nocauteiam o Pokémon do oponente, independente de Fraqueza, Resistência, ou quaisquer danos ou efeitos preexistentes.


Como exemplo, temos "Ticking Knock Out" de Aegislash, "Wild Crash" de Rampardos, e "Doom News" de Absol.


Dano marcado

São ataques que causam dano fixo: é colocada a quantidade determinada de marcadores de dano, sem se preocupar com Fraqueza, Resistência ou quaisquer outros efeitos em um Pokémon. Ataques que causam dano a Pokémon do banco também não levam em conta Fraqueza e Resistência dos mesmos.


Como exemplo, temos "Haunt" de Mimikyu (1 marcador de dano no Pokémon Defensor), "Spike Armor" de Sandslash de Alola (6 marcadores de dano se o Pokémon Defensor o atacar no turno seguinte), e "Fling" de Passimian (3 marcadores de dano para um Pokémon no banco oponente).


Dano calculado

São ataques que possuem um dano base, e que cujo dano final será calculado levando em conta Fraqueza e Resistência (se for o caso), efeitos de Treinadores, Habilidade e/ou ataques anteriores.

Os ataques que tem dano base podem ter também multiplicativos, adicionais ou até decréscimos do dano que causam. Tais fatores podem estar relacionados a resultados de lançamento de moedas, marcadores de dano no Pokémon Ativo ou defensor, tipo e quantidade de energias no Pokémon Ativo ou defensor, número e tipo dos cards na mão ou em campo, ou mesmo a categoria do Pokémon Defensor!


Como exemplo, temos "Darkest Lariat" de Incineroar (multiplica o dano conforme o resultado do cara ou coroa) , "Dwindling Wave" de Wailord (dá menos 40 de dano para cada marcador de dano no próprio Wailord), e "Royal Blades" de Garchomp (dá mais 100 de dano se o jogador usou o Apoiador Cynthia).

Ataques com dano base também podem ter efeitos adicionais, além do dano causado. Tais ataques também podem trazer outros custos além do de Energia, como o descarte de cards ou dano ao Pokémon ativo.


Ataque GX

Os ataques GX são exclusivos de Pokémon GX, e são similares aos Z-Moves do jogos. São golpes com efeitos e/ou danos extremamente poderosos, mas que só podem ser usados uma única vez por partida, independentemente do Pokémon. Isso é, se você tem dois Pokémon GX em campo, após usar o ataque GX de um, não poderá usar o do outro.


Como exemplo, temos "Ice Beam GX" de Lapras-GX, "Plea GX" de Sylveon-GX, e "Hollow Hunt GX" de Decidueye-GX.


Dano, fraquezas e resistências.

O dano causado por um ataque no TCG, tal como nos jogos, sofre os efeitos das fraquezas e resistências do Pokémon Defensor. Um Pokémon que tenha fraqueza a determinado tipo levará o dobro de dano ser for atacado por tal tipo. Já um Pokémon que possua resistência a um tipo levará 20 pontos de dano a menos.

Como exemplo em batalha, temos um trecho da seguinte partida:


Meu Bulbasaur usa "Tackle" e causa 10 de dano a Charmander! O oponente não ataca por não ter Energia suficiente, e no meu turno seguinte, uso o Apoiador Lysandre para trazer o Squirtle dele. Bulbasaur usa "Tackle" e causa 10 de dano vezes dois devido a Fraqueza de Squirtle ao tipo Grama. Squirtle sofre 20 de dano!



O oponente decide atacar de qualquer jeito. Squirtle usa "Tackle" e causa 10 de dano menos 20 devido a Resistência de Bulbasaur ao tipo Água. Bulbasaur não sofre dano! No meu turno, ataco novamente.



No turno do oponente, Charmander evolui. Squirtle evolui e tem a ele ligada uma Dupla Energia Incolor. Wartortle usa "Double Spin". O resultado do lançamento das moedas foi uma cara e uma coroa, Wartortle causa 30 de dano, menos 20 devido a Resistência do defensor, e causa 10 de dano a Bulbasaur. No meu turno, ataco novamente.


O oponente recua Wartortle, manda Charmeleon para o campo e liga uma Dupla Energia Incolor a ele. Charmeleon usa "Raging Claws" que causa 50 de dano mais 10 de dano adicional por cada marcador de dano, totalizando 60. Como Bulbasaur tem a Fraqueza ao tipo Fogo, o dano é multiplicado por dois. O ataque causa 120 de dano e nocauteia meu Bulbasaur!



Energia, Treinadores, Habilidades e ataques anteriores

O efeito de certos cards, como treinadores e Energias, também influenciam nos danos causados. Ataques e habilidades, tanto dos seus Pokémon quanto dos Pokémon oponentes, podem mudar o resultado final, tanto para mais, quanto para menos, ou simplesmente anulá-lo!


Meu ataque pode falhar?

Sim, se seu Pokémon estiver confuso ou sob efeito de um ataque ou habilidade do oponente que o impeça de atacar, seu ataque pode não ser bem sucedido. Se o Pokémon estiver confuso, há 50% de chance de ele atacar a si mesmo ao invés do adversário, e ataques como "Detect" e "Sticky Smokescreen" podem fazer com que o golpe não faça nada.


Se se um Pokémon Ativo for para o Banco, todos os efeitos dos ataques desaparecerão, assim como condições especiais. Evoluir o Pokémon cura confusão e condições afins, mas não remove o efeito de ataques anteriores. Por fim, o Pokémon Defensor pode usar um ataque que o proteja de todos os movimentos do adversário!


Preciso de mais força!

A Strong Energy dá mais força aos Pokémon do tipo lutador, e itens como Choice Band, Fighting Fury Belt, Pluspower e Muscle Band dão um pequeno adicional ao dano base. Professor Kukui, Giovanni e Iris podem dar um apoio decisivo, e estádios como Devoured Field, Fighting Stadium e Reverse Valley ajudam Pokémon de determinados tipos a causar mais dano.


Já algumas habilidades e ataques podem garantir dano adicional a ataques, mesmo que o Pokémon não vá atacar no turno seguinte.


Como exemplo, temos o ataque "Work Up" de Lillipup, e as habilidades "Sunny Day" de Lurantis e "Steelworker" de Dhelmise.


Preciso de maiores defesas!

A Shield Energy reduz os danos causados aos Pokémon do tipo metálico, e itens como Metal Frying Pan, Hard Charm, Weakness Policy, Assaut Vest, Eviolite e Silver Mirror reduzem um pouco os danos sofridos. Estádios como Aether Paradise Conservation Area e Reverse Valley reduzem o dano causado a Pokémon de determinados tipos, e a Parallel City reduz os danos causados por Pokémon do tipo Grama, Fogo e Água. Você também pode se prevenir de ataques oponentes trocando os Pokémon dele ou descartando suas energias!


Já algumas habilidades e ataques podem diminuir ou mesmo anular o dano de ataques do oponente, mesmo que o Pokémon não vá atacar no turno seguinte.


Como exemplo, temos as habilidades "Disgusting Pollen" de Vileplume e "Intimidating Fang" de Luxray,e o ataque "Guard Press" de Heatran.


Usando o exemplo anterior, se eu tivesse outros cards na mão na partida anterior, qual seria o resultado?

O oponente decide atacar de qualquer jeito. Squirtle usa "Tackle" e causa 10 de dano menos 20 devido a Resistência de Bulbasaur ao tipo Água. Bulbasaur não sofre dano! Mas meu oponente ainda tem um Charmander no banco. Então, no meu turno, jogo o Estádio Parallel City, limitando meu banco e enfraquecendo os ataques dos Pokémon do oponente. Aí eu ataco novamente!


No turno do oponente, Charmander evolui. Squirtle evolui e tem a ele ligada uma Dupla Energia Incolor. Wartortle usa "Double Spin". O resultado do lançamento das moedas foi uma cara e uma coroa, Wartortle causa 30 de dano, menos 20 devido a Resistência do meu defensor, menos 20 devido ao Estágio, e não causa dano a Bulbasaur. No meu turno, equipo Weakness Policy no Bulbasaur e uso Giovanni para dar apoio, só depois eu ataco! Bulbasaur causa 10 de dano, mais 20 com Giovanni, vezes dois devido a Fraqueza do defensor, totalizando 60 de dano. Somando com os danos anteriores, Wartortle é nocauteado!


O oponente manda Charmeleon para o campo e liga uma Dupla Energia Incolor a ele. Charmeleon usa "Raging Claws" que causa 50 de dano mais 10 de dano adicional por cada marcador de dano. Com a redução do Estádio, o dano causado a Bulbasaur é reduzido em 20. Sem contar com a Fraqueza do defensor (graças a Weakness Policy), o ataque causa 40 de dano. Bulbasaur agora só tem 20 pontos de saúde, mas ainda está de pé! Como peguei um Ivysaur nos Prêmios, pretendo contra-atacar no turno seguinte.



Passos para determinar danos e efeitos do ataque

Na maioria dos casos bastará aplicar o dano e os efeitos do ataque, sem grandes alterações. Mas para casos em que há várias variáveis, é necessário resolvê-las numa determinada ordem. Resumindo, quando for usar um ataque do seu Pokémon:

• Verifique se seu Pokémon Ativo possui as Energias necessárias para usar o ataque de sua escolha.

• Decida qual ataque usar, e anuncie que está usando esse ataque.

• Se seu Pokémon Ativo estiver Confuso, verifique agora se o ataque falhou.

• Tome as decisões exigidas pelo ataque. Por exemplo, se um ataque disser "Escolha um dos Pokémon no Banco do seu oponente", é hora de fazer essa escolha.

• Tome as decisões exigidas pelo ataque para usá-lo. Por exemplo, você deverá jogar uma moeda se um ataque disser “Jogue uma moeda. Se sair coroa, este ataque não fará nada”.

• Aplique quaisquer efeitos que possam alterar ou cancelar o ataque. Por exemplo, se um ataque usado contra seu Pokémon na última rodada disser "Se o Pokémon Defensor tentar atacar durante a próxima vez de jogar do seu oponente, seu oponente jogará uma moeda. Se sair coroa, o ataque não fará nada".

• Aplique todos os efeitos que devem acontecer antes dos danos. Se houver um ×, – ou + impresso próximo a ele, o texto do ataque dirá a você o dano causado. Pare se o dano base for 0 (ou se o ataque não causar nenhum tipo de dano). Caso contrário, continue.

• Determine os efeitos dos danos sobre seu Pokémon Ativo com base nos cards de Treinador ou em quaisquer outros efeitos relevantes. Por exemplo, se seu Pokémon usou um ataque na última rodada que dizia “Na sua próxima vez de jogar, cada um dos ataques deste Pokémon causará de 40 de danos adicionais (antes da aplicação de Fraqueza e Resistência)”, leve isso em consideração.

• Aumente os danos pela quantidade próxima à Fraqueza do Pokémon Ativo do seu oponente, caso ele possua uma Fraqueza para o tipo do seu Pokémon ativo.

• Reduza os danos pela quantidade próxima à Resistência do Pokémon Ativo do seu oponente, caso ele possua uma Resistência para o tipo do seu Pokémon ativo.

• Descubra os efeitos dos danos causados por cards de Treinador ou Energia, ou qualquer outro efeito sobre o Pokémon Ativo do seu oponente. Por exemplo, se o Pokémon Ativo do seu oponente possuir uma Habilidade que diga "Na próxima vez de jogar do seu oponente, qualquer dano causado a este Pokémon por ataques será reduzido em 20 (após a aplicação de Fraqueza e Resistência)", leve isso em consideração.

• Para cada 10 de danos causados pelo ataque final, coloque um marcador de dano no Pokémon afetado. Se o marcador for 0, não coloque nenhum contador de danos!

• Se a quantidade de marcadores for igual ou superior aos pontos de saúde do Pokémon afetado, ele é nocauteado. O Pokémon nocauteado e todos os cards ligados a ele vão para a pilha de descarte, e o jogador que derrotou o Pokémon compra a quantidade de Prêmios conforme a categoria do Pokémon derrotado. Se você nocauteou todos os Pokémon do oponente, ou conseguiu comprar todos os Prêmios, você venceu o jogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!

Post Top Ad