Tipos de cards - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

18/02/2016

Tipos de cards



O Pokémon TCG é um dos TCGs mais populares no Brasil e no exterior. Mais de 23,6 bilhões de cards de Pokémon TCG já foram produzidos mundo afora! Diante de tantos cards e tantas possibilidades, pode ser difícil saber por onde começar, e até mesmo como organizar sua coleção. Podemos usar diversos critérios para classificar os cards do TCG, como tipo, expansão, localização e raridade.


Tipo


O TCG possui três grandes grupos de cards: Pokémon, Energia e Treinador. De forma sucinta, os cards de Pokémon dão seguimento ao jogo, os de Energia possibilitam que os Pokémon ataquem e recuem e os de Treinadores influenciam os aspectos da partida. Iremos abordar rapidamente as características de cada um, para mais detalhes a respeito, você pode consultar as respectivas seções aqui no site (ou usar os links aqui do texto ; )



As Energias se dividem em duas categorias: Energias Básicas, que podem ter mais de quatro cópias por deck, e Energias Especiais, limitadas a quatro cópias por deck. As Energias Básicas provêm uma única Energia de determinado tipo e somente isso. Já as Energias Especiais podem prover mais de uma Energia; Energias de diferentes tipos; ou ainda ter um efeito adicional, de forma a beneficiar o Pokémon.

Os Treinadores se dividem em quatro categorias: Item; Ferramenta Pokémon; Apoiador e Estádio. Os Itens representam objetos úteis, sendo que diversos cards de Item podem ser jogados no mesmo turno. As Ferramentas Pokémon são um tipo de item que é ligado ao Pokémon. Apesar de diversas Ferramentas poderem ser jogadas no mesmo turno, um Pokémon só pode ter uma Ferramenta Pokémon ligada a ele.

Os Apoiadores representam os NPCs dos jogos, representam treinadores que podem auxiliar o jogador ou atrapalhar o adversário. Já os Estádios representam arenas especiais que geram determinados efeitos em campo, podendo ajudar ou atrapalhar ambos jogadores. Tanto os Apoiadores quanto os Estádios tem sua jogada limitada a um por turno.


Por último, mas não menos importante, temos os cards de Pokémon, que são o cerne do jogo. Para cada Pokémon adversário derrotado, o jogador pega um Prêmio, e vence a partida o jogador que pegar todos os Prêmios. Uma partida também pode ser vencida se o adversário não tiver Pokémon em campo ou estiver sem cards no deck. Os Pokémon possuem diversas categorias, e também podem ser agrupados por tipo.

As principais categorias de Pokémon são Básico, Estágio 1, Estágio 2 e GX. Os principais tipos no TCG são Grama, Fogo, Água, Relâmpago, Psíquico, Lutador, Escuridão, Metal, Fada, Dragão e Incolor; e esses podem corresponder a mais de um tipo presente nos jogos. Dentro de cada expansão, os cards de Pokémon são organizados e numerados conforme seu tipo.



Expansões


As expansões do Pokémon TCG são um dos principais critérios de classificação dos cards, cada card tem sua expansão indicada por um símbolo na parte inferior do anverso. Até a expansão "Evolutions", o símbolo da expansão ficava no canto inferior direito, a partir da expansão "Sol & Lua", o símbolo passou a ficar no canto inferior esquerdo.

Um conjunto de expansões forma uma série, e essas seguem os jogos como principal fonte de inspiração. Cada série introduz novos tipos de cards e aspectos do jogo, e também pequenas alterações no design dos cards.

Para uma listagem das expansões referentes a cada série, basta dar uma olhada na matéria "Expansões do TCG".




Localização


Os cards do Pokémon TCG possuem um tamanho padrão de 6,30 cm por 8,80 cm, sendo caracterizados no Ocidente pelo verso em azul com uma ilustração de Pokébola. Já o card japonês tem seu verso mais colorido, trazendo também miniaturas das Energias presentes e uma borda amarelada. Já no anverso, não há grandes mudanças, além do idioma e da mudança da cor da borda.



Raridade


Um critério bastante usado para definir o valor de um card é a raridade, indicada na parte inferior do anverso, junto com o símbolo da expansão. Desde a primeira edição do TCG, a indicação de raridade padrão segue um padrão constante.


Cabe lembrar que esse símbolo é apenas um indicativo referente à chance de encontrar tal card no booster. A raridade e o valor do card propriamente dito podem variar conforme a expansão do card, sua utilidade no deck e sua demanda entre os jogadores.

4 comentários:

  1. Parabéns pela 1ª matéria Nanabs, ficou ótima! Continue assim =)

    ResponderExcluir
  2. legal faz mais coisas do tcg do pokemon pf

    ResponderExcluir
  3. Obrigada gente! Pode deixar que vem muito mais por aí ; )

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!

Post Top Ad