O Universo Pokémon


O universo Pokémon é o lugar onde todos os Pokémon e humanos vivem. Esse universo, além do mundo Pokémon, abriga também outras dimensões e mundos alternativos. Vamos saber um pouco mais sobre estes lugares:

Criação

É dito em muitos mitos de Sinnoh que o universo Pokémon foi criado por Arceus. As lendas dizem que Arceus nasceu de um Ovo no meio de puro caos, e depois formou o universo com seus mil braços. Arceus criou Dialga e Palkia e lhes deu as habilidades de controlar o tempo e o espaço respectivamente. Junto com estes dois, Arceus também criou Giratina e lhe concedeu a habilidade de manipular a anti-matéria. Ambos Palkia e Dialga vivem em sua respectivas dimensão; Giratina por sua vez, vive no mundo reverso.

Com a criação do Universo, muitos astros, estrelas, planetas e outros corpos celestes foram se formando. O mundo Pokémon foi criado juntamente com estes planetas, e nas fases iniciais de criação do planeta, ou até mesmo antes, Arceus criou Azelf, Uxie e Mesprit para dar força de vontade, conhecimento e emoções aos seres vivos.

Planetas no universo Pokémon

Há no mínimo dois planetas no mundo Pokémon conhecidos. Um deles é o mundo Pokémon, juntamente com a lua, na qual, de acordo com lendas, é de onde os Clefairy vêm. Existe outro mundo sem nome de onde Deoxys vem. Há pelo menos uma estrela conhecida, já que elas aparecem em todos os episódios. Outros planetas e estrelas, se existirem, são desconhecidos. Durante as cenas noturnas no anime é possível ver que alguns Pokémon representam as constelações, como Teddiursa e Ursaring que representam a Ursa menor e maior.

Mundo Pokémon

O Mundo Pokémon é o principal planeta conhecido, onde os Pokémon e humanos vivem. Este planeta parece e age como o mundo real em termos de geografia. Ambos têm relevo, oceanos e água que suportam a vida, sugerindo que o mundo Pokémon está aproximadamente na mesma distância do nosso ao Sol e também o mesmo tamanho. Os seres humanos e a natureza também estão muito ligados lá, um exemplo disso é que todas as cidades e vilas estão ao redor da natureza. O mundo Pokémon é dividido em regiões como Kanto, Johto, Hoenn, Sinnoh, Unova, Kalos, Alola e Galar, e elas apresentam uma grande diversidade de formas de relevo. Fora estas regiões, existem também arquipélagos de ilhas que não pertencem à nenhuma região. Embora existam grandes semelhanças entre as regiões, existem também grandes diferenças, tais como as lendas e crenças envolvendo os Pokémon e os Pokémon que mudam de região para região.

O meio natural do mundo Pokémon também é muito semelhante ao presente na Terra. As áreas com alta densidade de árvores formam florestas, áreas que não recebem precipitações se tornam desertos, enquanto outras áreas costeiras formam praias que atraem muitas pessoas e Pokémon. Regiões como Hoenn e Sinnoh apresentam uma grande diversidade de ambientes, como florestas e desertos lado a lado. O mundo Pokémon é muito verde e exuberante com base em fatores como estruturas vegetais, plantas, árvores, arbustos e gramíneas. A grama está presente em todo lugar e em tamanhos desproporcionais, servindo como habitat para Pokémon selvagens.

Mundo sem Nome

Este lugar é a casa de Deoxys. Ele se refugiou aqui para tentar escapar da força exercida por um meteoro. A força geomagnética é muito forte e causava muita dor à Deoxys. Devido a isso, ele levou Max e Meowth a seu mundo para tentar dizer a eles o motivo de sua dor. Para libertar Max, Ash, May, Brock e Solana tiveram que deixá-lo em sua forma normal e usar o capturador de estilo. Após a destruição do Meteoro, Solana usou o Sino de Cura de um Miltank para curá-lo. O mundo de Deoxys não foi mais visto desde então.


Planos de existência alternativos e outras dimensões

O universo também está conectado a outras dimensões, como o mundo reverso e a dimensão alternativa. Estes lugares são acessíveis para Pokémon excepcionais, tais como Dialga e Palkia. Além destes, existe também o mundo dos espíritos.

Dimensão alternativa


Enquanto pesquisava ruínas com descrições Unown, Spencer Hale foi transportado para esta dimensão. Sua filha, Molly Hale, herdou uma caixa com um quebra-cabeças encontrado na mesma ruína. Ao desvendado, ele permite à pessoa manter contato com os Unown, e Molly teve seus desejos realizados por estes Pokémon. A força do mundo que ela criou era tanta que acabou criando um portal para esta dimensão no hall de entrada de sua casa. Durante este período, os Unown desenvolveram um poderoso controle sobre Greenfield, mas o contato entre esta dimensão e o mundo Pokémon acabou após Molly desejar que tudo voltasse ao normal. No episódio Quem é esse Unown?, um portal para esta dimensão foi aberto sobre o Mt. Silver, um Unown acabou ''caindo'' desta dimensão, ele se tornou grande amigo do Larvitar de Ash, mas assim que se curou voltou a sua casa. Este lugar também se tornou o palco da luta entre Dialga e Pakia, antes destes dois irem para cidade Alamos.

Mundo dos Espíritos


O mundo dos espíritos é um plano de existência mostrado no anime duas vezes, uma no episódio Ghoul Daze!, onde uma menina fantasma tentou levar Conway, Ash e Dawn para este mundo, mas foi impedida por um Dusknoir; e outra no episódio Scare at the Litwick Mansion!, neste episódio alguns Pokémon fantasmas que habitavam a mansão Litwick tentaram levar Ash e seus amigos para esta dimensão enquanto drenavam sua energia. Este lugar nunca apareceu nos jogos, só foi citado nos textos de Dusknoir no Pokédex e no nome japonês da Reaper Cloth (Spirit World Cloth), dando a ideia de que este item é originário de lá. É também conhecido por emitir ondas elétricas e de radiofrequência.

Mundo Reverso

Este lugar apareceu nos jogos com o nome de Distortion World (Mundo Distorcido). Ele é acessado quando o jogador chega no cume do Monte Coronet, o Spear Pillar (Pilar da Lança), para impedir que a equipe Galática tome posse de Dialga e Palkia. Quando o trio dos lagos se torna incapaz de controlar os dois, Giratina ataca Cyrus impedindo-lhe de destruir o mundo. Ele então leva o vilão para este lugar e com a ajuda dos Guardiões dos Lagos e Cynthia, você anda pela dimensão. O Mundo Distorcido é dito ser um universo ou mundo paralelo ao mundo Pokémon. Existem duas entradas para ele, uma no topo do Mt.Coronet, no Pilar da Lança, e outra na Turnback Cave. Este lugar tem um chão escuro e repartido em diferentes ângulos, não obedece as leis da física, sendo possível andar ou surfar nas paredes em qualquer direção. O único Pokémon que habita este lugar é Giratina.


No anime ele é referido como Mundo Reverso. Um mundo totalmente oposto ao mundo Pokémon. Nele vivem somente Giratina, Newton e seu Shieldon. Giratina é o guardião do lugar protegendo ele de qualquer possível ameaça. A gravidade neste lugar é muito relativa, em alguns lugares está mais fraca em outros mais forte. O mundo Pokémon depende estritamente deste lugar. Se algum dano acontecer aqui, o mesmo acontecerá lá. Quando coisas ruins acontecem no Mundo Pokémon, elas vão para o mundo reverso em forma de nuvens de poluição. O único capaz de consertar algum dano causado lá dento é o próprio Giratina, e ele também é capaz de viajar entre os mundos.

Mundos Temporal e Espacial


Estas duas dimensões são mencionadas no filme Arceus e a Joia da Vida. O mundo temporal é o lar de Dialga e o mundo espacial o lar de Palkia. Elas começaram a convergir durante os eventos do filme A Ascenção de Darkai. Em Diamond, Cyrus invoca Dialga de sua respectiva dimensão, em Pearl, o mesmo acontece com Palkia. Em Platinum, quando o jogador vai batalhar com Palkia ou com Dialga após entrar no Hall da Fama, eles vêm de uma fenda interdimensional criada originalmente por Cyrus.

 

Mundo Pré-Histórico

Antigamente, o mundo Pokémon era muito mais quente que atualmente, além disso a maioria das árvores e frutas que brotavam na época eram, em geral, tropicais. Pouco é conhecido sobre os Pokémon de antigamente, principalmente sobre seu habitat, mas pela sua fisiologia é possível descobrir estes locais.

Omanyte e Omastar viviam nos oceanos, Omastar viviam geralmente estáticos no chão submerso, enquanto Omanyte podia nadar ao mexer seus tentáculos. Eles dividiam o mesmo Habitat com Kabuto e Kabutops, podendo viver também em cavernas, sendo eles encontrados em Sinnoh e Kanto. Como já dito, Aerodactyl vivia em montanhas e dominava os céus voando em altas velocidades.

Lileep vivia no fundo do mar, fixo às rochas oceânicas. Cradily vivia no oceano e fazia seus ninhos em meio aos bancos de areia, era comum vê-los na praia após a maré recuar, e para não serem levados pelas fortes correntezas eles fixavam seu corpo no solo subaquático como âncoras. Os Habitats de Anorith e Armaldo são desconhecidos, mas os seus fósseis são encontrados somente em Johto, Hoenn e Sinnoh.

Shieldon e Cranidos viviam em florestas densas e selvas presentes na antiga Sinnoh. Tirtougas viviam em oceanos e saiam para a costa para se alimentar; eles podem mergulhar até 1000 metros. Apesar disto, Carracosta, Tirtouga, Archen e Archeops viviam na antiga Unova, uma região tropical rica em palmeiras e em gramíneas, o clima de lá é mais quente que a Unova atual, devido a existência de vários vulcões. Existem duas maneiras conhecidas para chegar a este período, a primeira são portais que são abertos nas paredes da Twist Mountain, e a segunda é usando a energia vital de Carracosta ou Tirtouga.

Outros Pokémon que viviam na pré-história era Tyrunt, Tyrantrum, Amaura e Aurorus. Tyrunt e sua evolução Tyrantrum gostavam de viver em lugares quentes e com rios de lava, isso por quê seu temperamento é igualmente quente. Já Amaura e Aurorus viviam nas parte gélidas da pré história, isso por quê eles são Pokémon mais calmos e se adaptam melhor a climas gelados.

Dimensão de Arceus, Uxie, Mesprit e Azelf

Arceus tem sua própria dimensão onde ele permanecia descansando para depois ter sua vingança contra a terra. Nesta dimensão é onde está localizado o Hall da Origem, lugar no qual ele começou a criar o universo.

 

Segundo a Equipe Galática, Uxie, Mesprit e Azelf vivem em outras dimensões. Também foi dito que os portais de entrada delas, somente acessível pelo Trio se assemelha muito à um lago, por isso é dito que os três residem em lagos. De suas respectivas dimensões eles observam as pessoas e aparecem somente para as mais especiais.

Interdream Zone

A Interdream Zone está localizada entre os sonhos e a realidade e é investigada pela Professora Burnet no jogo spin-off Pokémon Dream Radar. A Interdream Zone é mencionada novamente em Pokémon Sun e Moon por Cientistas no Laboratório de Pesquisa Dimensional em Heahea City, que é liderado pela Professora Burnet.

Ultra Space

Ultra Space é uma dimensão alternativa que abriga as Ultra Criaturas (Ultra Beasts). Pokémon Sun e Moon, e posteriormente Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon, introduziram o conceito. Portais instáveis ​​chamados Ultra Wormholes conectam o mundo Pokémon e os vários mundos que estão conectados ao Ultra Space.

10 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Acho válido add à matéria o mundo paralelo dos Pokémon Pré-Históricos, que é visto no especial BW do Pokémon Tirtouga e Carracosta, que é aberto um portal na montanha.

    ResponderExcluir
  2. uou! ótima matéria! mal espero e próxima parte *-*)/ concordo com o dan, também tem o mudo pré histórico lá daquela caverninha... parabéns ein ;D

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns, foi bem detalhado e completo. Minha falta de tempo não me deixou acompanhar Sinnoh tão bem, e não vi quase nada de Unova ainda, por isso desconhecia o Mundo dos Espíritos.

    ResponderExcluir
  4. Virou membro de maior destaque aqui no site MegaBlast, parabéns!!!
    Muito boa suas matérias.
    Bom saber que pertencemos a mesma equipe, continue assim!

    ResponderExcluir
  5. Não sei porque mas eu gosto mais das "teorias do mundo Pokémon" do que o do nosso mundo real

    ResponderExcluir
  6. Cade a Dimenção onde os Tirtougas, Carracostas, Archen e Archeops em??

    ResponderExcluir
  7. muito bom peskisaram a fundo mesmo so faltou um universo o paraiso togepi mencionado nos ep. 320 e321 mas isso acontece fora isso ta excelente gostei muito

    ResponderExcluir
  8. Incrível organização e precisão aos detalhes. Honestamente, o conheci há pouco, mas já estou adorando esse site!

    ResponderExcluir
  9. mUITO BOM, VCS ESTÃO DE PARABÉNS

    ResponderExcluir
  10. ótima matéria acho que quem criou o ovo do puro caus foi zigard porque para mim ele se parece mais divino

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال