Pokémon Diamond e Pearl - Entre o Espaço e o Tempo

Pokémon Diamond e Pearl

Pokémon Diamond e Pokémon Pearl, lançados no Japão em 28 de setembro de 2006 para o portátil Nintendo DS, são os jogos inaugurais da 4ª Geração. Situados em Sinnoh, uma nova e vasta região que esconde segredos sobre as origens do universo - e os Pokémon responsáveis por criá-lo -, Pokémon Diamond e Pearl marcam importantes adições aos jogos, como a utilização de redes Wi-Fi para realizar trocas e batalhas.

Com novos 107 Pokémon, Diamond e Pearl também trazem de volta antigas mecânicas, como a alternância entre dia e noite, advinda dos jogos da 2ª Geração, além de realizar atualizações - o stats dos movimentos não são mais baseados no Tipo, mas sim como Physical ou Special individualmente, levando em consideração se o ataque toca ou não o inimigo.

Assim como em outros jogos da franquia, o jogador viaja pelo mapa, derrotando treinadores e Líderes de Ginásio para, eventualmente, desafiar a Elite 4, vencer a Campeã Cynthia e se tornar o melhor treinador da região. No processo, entretanto, é necessário impedir a Team Galatic de utilizar os poderes de Dialga e Palkia para recriar o universo. 

Mascotes e o Mito da Criação

Pokémon Arceus

Dialga e Palkia são os mascotes de Pokémon Diamond e Pokémon Pearl. Em Sinnoh, vários mitos descrevem as origens do universo e do planeta. É dito que, no caos anterior à existência, surge um único ovo. Desse ovo nasce Arceus, o criador e o primeiro Pokémon a existir.

Arceus, então, cria três seres, cada um responsável por reger uma propriedade do universo - Dialga ficando responsável pelo tempo e Palkia pelo espaço. Ainda nos estágios iniciais da formação do mundo, Arceus também cria três novas criaturas responsáveis pela vontade, o conhecimento e a emoção, sendo Azelf, Uxie e Mesprit respectivamente.

Cada um desses três Pokémon direcionam-se até o fundo dos atuais lagos Valor, Acuity e Verity. É nesse momento que Arceus cria a região de Sinnoh, com o Mt. Coronet dividindo-a em duas partes. 

Como último ato, Arceus cria as Adamant, Lustrous e Griseous Orbs e, assim, entra em um sono eterno dentro do Hall of Origin

Pokémon Iniciais

Turtwig, Chimchar e Piplup são os Pokémon inicias da região de Sinnoh. Diamond e Pearl marca a primeira vez na franquia em que todos os iniciais, em suas últimas evoluções, possuem um tipo secundário, sendo, respectivamente, Planta/Terrestre, Fogo/Lutador e Água/Aço

Pokémon Diamond Pearl Iniciais


Pokémon Super Contest

Herdados da 3ª Geração, os Contests estão de volta em Diamond e Pearl. Contudo, existem algumas mudanças e adições. Ocorrendo em Hearthome City, o jogador pode competir em quatro rankings - Normal, Great, Ultra e Master, disputando em cinco categorias: Cool, Beauty, Cute, Smart e Tough.

As competições são divididas em três seções: Visual, Dance e Acting Competitions. Cada uma delas analisa diferentes aspectos, como acessórios e características do Pokémon, coordenação visual e motora, além das propriedades dos ataques dos Pokémon. 

Sinnoh Underground

Sinnoh Underground

O Underground é uma área em Diamond e Pearl encontrada abaixo da região de Sinnoh. Para acessa-la é preciso possuir o item Explorer Kit, obtido em Eterna City.

A principal atividade realizada no Underground é a Excavation. Por meio dela é possível encontrar itens como pedras evolutivas, o Armor ou Skull Fossil, Shards, Plates de Arceus e, após obter a National Dex, os Dome, Helix, Claw e Root Fossils, bem com a Old Amber.

Também é possível construir no Underground uma Secret Base, semelhante àquelas existentes em Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald. O jogador pode decorá-las e participar, junto com outros jogadores, de um mini-game de captura de bandeiras.

Outras Mecânicas e Recursos

  • Captura de Pokémon não encontrados de maneira selvagem em Sinnoh via Pokéradar, Swarming Pokémon e Mansion Pokémon;
  • Adição de novos métodos de evolução;
  • Novas pedras-evolutivas: Shiny Stone, Dusk Stone e Dawn Stone.
  • Mudanças de forma: Burmy e Rotom;
  • Battle Tower;
  • Recategorização das características de Physical e Special Attacks;
  • Atualizações no Breeding:
    • Pokémon nascem nível 1;
    • Novos Baby Pokémon: Budew, Chingling, Bonsly, Mime Jr. Happiny, Munchlax e Mantyke.
  • Expansão de diferenças de gênero para outras espécies de Pokémon.

Matéria atualizada por: Rafael Alziro

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال