O poder da evolução

A história da Pokémon Blast News (PBN) começa em Setembro de 2010, com o fundador Lucas que desejava construir o maior site de Pokémon do Brasil, uma vez que observava algumas deficiências nos sites ativos. Na época, os sites que dominavam o país em questão de notícias e conteúdo eram a PokéPlus, a Pokémon Mythology e a Pokémon Revolution. A PBN não tinha exatamente um objetivo consistente, uma vez que já existiam sites muito bem estruturados aos fãs de Pokémon.

O template inicial era muito simples e o conteúdo escasso. Com o desejo de formar uma equipe, Lucas começou a buscar interessados nos fóruns de maior atividade da época e se encontrou comigo (Danilo Andretta). Na época, eu desejava uma vaga de news editor na PokePlus, que começava a apresentar sinais de fraqueza e falta de membros. Não sendo escolhido, Lucas me chamou para fazer parte da equipe, e o convite foi aceito prontamente!

Pensem na situação: um blog com dois meses, um blog entre dezenas, sem equipe formalizada e conteúdo, um membro de 14 anos com internet discada e com acesso restrito aos fins de semana (EU!!), um fundador com 15 anos, poucos recursos... parecia que as condições de sucesso estavam bem longe de serem concretas. Tudo que nós precisávamos era força de vontade e algum tempo livre!

Não importava necessariamente o número de visitantes, o mais importante era a possibilidade de construir um site com conteúdo de qualidade e com notícias tão rápidas que os leitores não precisariam consultar outros sites para saber de tudo que acontece no Mundo Pokémon. ESSE ERA O NOSSO OBJETIVO. Não tinha descanso: era de madrugada, de manhã, a noite, domingo... Tempo perdido significava perda de leitores potenciais. Sem leitores fiéis, nós tínhamos que conquistá-los. Buscamos parcerias, divulgamos a PBN como podíamos (incluindo a minha assinatura no fórum da Mythology com o banner do site). Na época, ainda nos comunicávamos por MSN, o Facebook não era popular...

Conseguimos reunir uma equipe com editores de notícias, uploader, redatores e designer. Nosso destaque inicial era a tradução do mangá Pokémon Adventures, levado a cabo pelo designer Caio, que também editava nosso template. Apesar do site ter sido aberto em Setembro de 2010, começamos a contar as estatísticas do site a partir de Agosto de 2011. Em Setembro de 2011, quando completamos nosso primeiro ano, o site recebeu um fluxo de 12 mil visitantes ao longo do mês.

Quando começamos, a 5ª Geração tinha acabado chegar e havia muito conteúdo para desenvolver. Fizemos a cobertura completa dessa geração, incluindo o lançamento dos jogos Pokémon Black 2 & White 2. Poucas horas após o lançamento dos jogos no Japão, a PBN já disponibilizava o jogo para download aos jogadores mais ansiosos. Um emulador de Nintendo DS era suficiente para a diversão! Em 2013, o grande anúncio de Pokémon XY em Janeiro levantou novamente os ânimos de todos os fãs de Pokémon ao redor do mundo. Lembro-me de ter acompanhado o anúncio oficial e ter realizado a publicação no site antes mesmo do fim do trailer. Postamos sobre os novos jogos antes da Serebii, é algo que temos que considerar! Em Outubro do mesmo ano chegamos ao ápice! Com o lançamento dos jogos mundialmente e a estreia do novo anime, com esperança renovada em Ash após o "desastre" de Pokémon BW, a PBN atingiu 15 mil visitas por dia ao longo do mês.

Durante esse tempo, a PBN também ganhou destaque com o conteúdo de multimídia! Nosso acervo para downloads era vasto e todos os episódios estavam disponíveis para download, cuidadosamente mantidos e expandidos pelo uploader Rodrigo! Além disso, com a popularidade do Facebook crescendo, fizemos uma transição para essa nova rede social como forma de comunicação entre os membros e o objetivo era o crescimento da nossa marca. Lembro-me ainda que esta foi uma ideia do Diego, que tinha como objetivo ter 10 mil likes na page até o final de 2012. Lembro também que ele conseguiu! Hoje já são quase 150 mil curtidores acompanhando nosso trabalho todos os dias!

Meses depois, em Janeiro de 2014, problemas internos levaram à ruptura da equipe. O resultado foi a criação da PokéMothim, que está ativa até hoje, com a reunião de vários de nossos membros. Particularmente, achei fiquei muito triste com essa situação, pois vários membros que estavam deixando a equipe como Rodrigo, Diego, Michael e Wallyson eram próximos e de grande importância para o site. Eu tentei agir como podia, mas nem tudo estava ao meu alcance. Eles fazem muita falta e fizeram história na PBN! O site não seria o mesmo sem a dedicação de cada um deles.

Contudo, o site não podia parar e passamos por um momento de instabilidade para reestruturar a equipe. Pouco a pouco nos recuperamos. Nesse meio tempo também contamos com a ajuda do #ADMCaio, que possibilitou um aumento exponencial na interação com os leitores e o crescimento na page. Ele também atuou como editor de notícias e criou a parceria com a Ansul Region, fazendo publicações semanais da Fakedex da Ansul. Contratempos também não permitiram que ele permanecesse na equipe.

Depois disso, continuando nossa jornada, quem chegou na equipe foi o Hal, conhecido por muitos leitores. Ele também trouxe grande contribuição ao site com matérias e interação na página, incluindo a criação de duas fanfics de sucesso "O Doador de Sonhos" e "Ash vs Red", que tomou proporções maiores do que imaginávamos.

Avançando para o primeiro semestre deste ano, novas divergências de opiniões foram responsáveis por mais uma baixa na equipe. O nosso parceiro Luiggi da PokeMart seguiu seus próprios caminhos sem o vínculo com PBN, e o Lucas (fundador) decidiu que era o momento de seguir novos objetivos que não contrastavam com o site. Há poucos dias, Hal também decidiu seguir seus próprios projetos sem ter um vínculo com a PBN, mas ele segue de perto com Pokémon!

Neste espaço eu gostaria de agradecer todas as pessoas que já fizeram parte desta equipe e contribuíram como podiam para tornar a Pokémon Blast News o maior site brasileiro de Pokémon! Como sempre digo e repito, nada disso seria possível de alcançar sozinho! Cada um se esforçou, realizou diferentes atividades, deixou sua marca, fez a sua história! Alguns por um período maior de tempo, outros por poucos meses. Alguns continuam envolvidos na comunidade Pokémon e possuem um contato mais próximo. Outros foram se afastando ao longo do tempo, mas permanecem nas minhas memórias!

Eu agradeço também todos os leitores, parceiros, o Pablo Charles, Ruan, William Salomão, Leonardo Bernardo, e outras pessoas que contribuíram de alguma forma significativa com o site. Sem vocês, isso também não seria possível! Peço desculpas se esqueci de alguém...

Nós temos um sonho: construir o maior site de Pokémon do Brasil.
Esse sonho ainda não acabou!


DANILO ANDRETTA
Administrador Principal