Revisitando os Pokémon da demo de Johto



Olá, treinadores. Tudo bom? Vocês devem ter percebido que algo além de Let's Go Pikachu & Let's Go Eevee movimentou o universo Pokémon nos últimos dias. Em 1997, aconteceu um evento clássico da Nintendo conhecido como Nintendo Space World (hoje, é chamado de Nintendo World). Através dele, a empresa japonesa mostrou ao público o que seria o novo jogo de Pokémon.

Após o sucesso absoluto das versões Red, Green e Blue, a Game Freak estava preparada para dar aos fãs a segunda geração da franquia. Gold & Silver, que só foram lançados oficialmente em 1999 no Japão (2000 na América), tiveram uma demo mostrada para o público pela primeira vez na Nintendo Space World de 1997.

Considerando que ela foi mostrada ao público em 1997, ou seja, em um momento em que as informações não circulavam pela internet rapidamente como hoje, pouco se conhecia oficialmente sobre essa demo. Apenas pequenos detalhes divulgados oficialmente pela Nintendo durante a Space World ou materiais mostrados em revistas eram conhecidos até poucos dias atrás.

Uma edição da MicroGroup Game de 1997 que mostrava um pouco de Gold & Silver
Happa (grama), Honoguma (fogo) e Kurusu (água): protótipos dos iniciais mostrados ao público em 1997
Mais de 20 anos se passaram e a demo de Gold & Silver caiu no esquecimento dos fãs de Pokémon, afinal seria quase impossível vermos alguma notícia oficial dela. Até que em maio deste ano, um grupo de hackers colocou as mãos no conteúdo desta demo e puderam minerar o que estava escondido nos códigos dela.

Com o processo de data mining do conteúdo da demo, finalmente pudemos ver o que ficou perdido ao longo de duas décadas e que foi descartado da versão final dos jogos.

Talvez o mais impactante e mais interessante para o público tenha sido a dex beta da região de Johto, que era absolutamente diferente da que conhecemos hoje. Ainda que possua 100 Pokémon, muitos deles foram descartados ou completamente modificados.

Sprites betas dos Pokémon de Johto (clique na imagem para ampliar)
Com o apoio do pessoal da nossa parceira, a Casa do Smeargle, é possível reimaginarmos como seriam diversos destes Pokémon. Eu pedi aos artistas do grupo para enviarem desenhos de como eles imaginam os Pokémon da versão beta de Johto e o resultado não poderia ser melhor: eles mandaram artes de como seriam estes Pokémon ou reinterpretaram os conceitos deles, transformando em espécies renovadas.

Antes de falarmos sobre as artes, não se esqueçam de visitar a Casa do Smeargle no Facebook clicando AQUI. Se você é fã de Pokémon e quer mostrar suas artes para outras pessoas, o grupo é o lugar perfeito. Lá, você vai conhecer o trabalho de pessoas super talentosas. Então, não deixem de visitar o grupo!

Agora sim, vamos dar uma olhada nos desenhos enviados pelos artistas!

Caio Rayquaza - Meowsy


Nos últimos dias, eu conversei com vocês lá na página da PBN no Facebook para saber quais eram seus Pokémon preferidos na demo e o Meowsy (Ko-nya) é de longe um dos favoritos dos fãs. A pré-evolução do Meowth foi redesenhada pelo Caio Rayquaza, que mostrou toda a fofura do Pokémon gatinho. Meowsy é conhecido por tirar longas sonecas (até parece comigo) e por ser muito manhoso com seu treinador. O Pokémon, que passa boa parte do dia dormindo, não deixa suas moedinhas ficarem sujas e irá limpá-las sempre. Fofo demais, né!?

Caio Rayquaza - Grimey


O Caio Rayquaza também foi o responsável por reimaginar como seria o Grimey (Betobebi), a pré-evolução do Grimer. Apesar da aparência fofa e do comportamento tímido, não dá para se enganar com este Pokémon: seu cuspe tóxico é capaz de envenenar quase que instantaneamente. Assim como suas evoluções, Grimer e Muk, Grimey prefere viver em lugares muitos sujos e isolados, como bueiros e lixões.

Lucas Costa - Puddi


Não é novidade para ninguém que Growlithe e Arcanine fazem parte dos Pokémon favoritos do público e aparecem constantemente nas listas de preferidos de diversos treinadores. Imagina então como seria se Puddi (Pudi), um mini Growlithe, fosse real. O cachorrinho de fogo foi desenhado pelo Lucas Costa e possui um temperamento muito leal e corajoso, o que faz com que as vezes confie demais em pessoas maldosas que podem se aproveitar dele.

Antônio Gama - Candwend


Assim como comentei antes com vocês, alguns artistas da Casa do Smeargle partiram das versões betas dos Pokémon e deram uma outra cara para eles. E foi exatamente isso que o Antônio Gama fez: utilizando como referência o Ballerine (Bariri-na), a pré-evolução do Mr. Mime, ele criou algo completamente novo. A personalidade alegre deste Pokémon faz com que se dê muito bem com crianças e poderá animar suas festas. Quando se alimentam de doces, ficam mais felizes e coloridos.

João Pedro de Oliveira - Animon


Um dos Pokémon mais curiosos da demo de Gold & Silver é Animon, a forma evoluída de Ditto. Apesar de evoluir utilizando Metal Coat, ele é apenas do tipo normal. Pensando nisso, o João Pedro de Oliveira deu ao Animon um corpo formado por uma liga metálica, que deixa as transformações mais fortes e resistentes. Em sua boca, há uma concentração de metais que criam o aspecto de dentes. Animon conta ainda com uma nova habilidade, High Immunity, que o protege de queimaduras, paralisia e envenenamento.

João Pedro de Oliveira - Turbann

O primeiro Pokémon a me chamar muito a atenção na dex beta de Johto foi Turbann, que possui um design semelhante à concha na cauda de Slowbro. Apesar disso, ele não está ligado evolutivamente às linhas de Slowpoke e Shellder. Nesta versão desenhada pelo João Pedro de Oliveira, Turbann pode se defender ou atacar utilizando os espinhos em seu corpo. Curiosamente, ele pode ser encontrado próximo a cemitérios algumas vezes, hábito este pouco compreendido pelos cientistas Pokémon.

Lucas Costa - Bayleef


Como vocês puderam perceber, Chikorita foi o único inicial preservado na versão final de Gold & Silver. Apesar disso, parte de sua linha evolutiva foi drasticamente modificada. Na beta, ela evolui para Blossomole, um Pokémon que teve seu design alterado para Bayleef posteriormente. O Lucas Costa não deixou a primeira versão de Bayleef de lado e deu a ela um design renovado. Quando uma Chikorita evolui segurando o item Aroma Flower, ela se transforma em Bayleef Aroma Form. O forte aroma que este Pokémon exala é muito popular entre os treinadores, que evitam deixá-la evoluir para continuar sentindo o perfume.

Caio Rayquaza - Hoohoo


Hoohoo, a primeira versão de Noctowl, possuía inúmeras características em comum com Hoothoot, como o corpo arredondado e o equilíbrio em uma perna só. O Hoohoo desenhado pelo Caio Rayquaza é um grande caçador noturno e se movimenta com facilidade na escuridão. Graças a um órgão interno, este Pokémon consegue perceber a movimentação da Terra e funciona como um relógio, piando todos os dias na mesma hora.

Gustavo Silva Costa - HooHoo


O HooHoo criado pelo Gustavo Silva Costa se assemelha bastante ao Hoothoot e por isso pode ser facilmente confundido com a coruja da região de Johto. Seus olhos vermelhos se destacam em meio à escuridão. Treinadores podem confundir um HooHoo durante a noite. Infelizmente, este Pokémon se encontra em extinção.

Adriano Nascimento - Wisdug


O Adriano Nascimento escolheu reaproveitar o conceito beta de Hitmontop para produzir um novo Pokémon, o Wisdug. As patas giratórias de Hitmontop deram lugar aos tentáculos poderosos de Wisdug, que permanecem do lado de fora da terra para que esse Pokémon agarre seus adversários. Ele é capaz de perfurar o solo girando, isso permite que ele seja encontrado em grandes profundidades. Além de dominar a terra, Wisdug também pode arremessar rochas com seus poderes psíquicos.

Felipe Cereda - Kantonian Scizor


O Felipe Cereda utilizou o design original de Scizor para produzir uma variante regional do Pokémon inseto. Kantonian Scizor é um Pokémon raro e levou bastante tempo até ser descoberto. Devido ao isolamento dos grupos de Scythers nas florestas da região de Kanto, seu processo de evolução se deu de uma forma diferente, impedindo que o Pokémon recebesse o tipo metálico.

Lucas Queiroz - Swamcky


O Lucas Queiroz adaptou Gelanla, a evolução de Tangela na demo de Gold & Silver, transformando-a em um Pokémon pantanoso, Swamcky. O tipo noturno de Swamcky é refletido em seus hábitos furtivos. Este Pokémon que vive ao redor de lagos costuma pregar peças nos adversários desavisados. Em alguns casos, ele poderá enganar os inimigos para roubar a sua comida.

Roberto Marques - Octopustank


Geralmente, a linha evolutiva de Remoraid e Octillery causa confusão no público, que pode não entender a ligação entre uma rêmora e um polvo. Mas na demo de Johto, o design do peixinho era mais parecido com uma arma, enquanto o do polvo era similar a um tanque. O Roberto Marques usou a ideia do tanque para criar Octopustank, um Pokémon aquático e metálico. Este Pokémon defensivo possui uma pele de aço capaz de reduzir os danos dos inimigos. Ele se utiliza de muita estratégia para não ser pego de surpresa, fixando-se ao chão e observando constantemente os arredores.

Thiago Wilson Sousa - Destrix


Inspirado pelo Taels, forma beta de Aipom, o Thiago Wilson Sousa desenhou o Destrix, um Pokémon que rivaliza com o macaquinho da segunda geração. Sempre que se encontram, eles disputam partidas de pedra, papel e tesoura. Destrix se utiliza de sua aparência fofa e das palhaçadas para distrair pessoas enquanto rouba seus pertences com sua cauda comprida.

Joao Victor Schanuel - Ancoark


Ancoark, Pokémon desenhado pelo Joao Victor Schanuel, foi diretamente inspirado pelo Anchorage, tubarão presente na beta de Gold & Silver. A âncora na ponta do corpo de Ancoark faz com este Pokémon seja sempre puxado para o fundo do mar.

Lucas Costa - Wolfman


Outro Pokémon que é um favorito do público é Wolfman, um lobisomem de gelo que inspirou o desenho do Lucas Costa. Nesta versão, Wolfman é um Pokémon que se disfarça de lobo para afugentar inimigos. De natureza cautelosa e tranquila, ele vive nas cavernas geladas da região de Johto, onde prefere permanecer isolado.

Agradecimentos

Além de agradecer à Casa do Smeargle pela parceria na matéria (não se esqueçam de acessar o grupo), preciso agradecer muito a cada um dos artistas que enviou um desenho para ilustrar a matéria. Os links das redes sociais onde vocês podem encontrar cada um deles estão logo abaixo:

- Adriano Nascimento: www.facebook.com/AdrianoeIvena

- Antônio Gama: phantart.deviantart.com

- Caio Rayquaza: caio-h.tumblr.com

- Felipe Cereda: www.facebook.com/FelipeCeredaArt

- Gustavo Silva Costa: www.facebook.com/GuboneArt

- João Pedro de Oliveira: www.facebook.com/joaopedro.deoliveira.7796

- Joao Victor Schanuel: www.facebook.com/joaovictor.schanuel

- Lucas Costa: www.instagram.com/lucascostaart

- Lucas Queiroz: www.facebook.com/Lucas25550

- Roberto Marques: www.instagram.com/fantasticafabricadedesenhos

- Thiago Wilson Sousa: www.facebook.com/thiago.wilson.37

Qual Pokémon da demo de Gold & Silver vocês mais gostaram e adorariam poder treinar se um dia se tornasse real? Não deixe de comentar e até logo <3

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال