Como serão os iniciais da 8ª geração?




Boa noite, treinadores! Como estão? Ao longo dos últimos dias, discutimos lá na página da PBN no Facebook sobre as possibilidades de Pokémon na 8ª geração. A nova geração parece estar cada vez mais próxima, com o desenvolvimento de um novo jogo “core” (central) da franquia para Nintendo Switch. 

Já que estamos sentindo esse cheiro de geração nova se aproximando, perguntei a vocês no Facebook sobre como deveriam ser os novos iniciais e muitas sugestões incríveis foram dadas. Com o apoio de vocês e do pessoal da Casa do Smeargle, grandes parceiros para a criação dessa matéria, vamos entender um pouco sobre como funcionam os iniciais em uma geração e poderemos especular possíveis inspirações para o novo jogo de Switch.

Você pode acessar o grupo da Casa do Smeargle clicando AQUI. Lá, você vai encontrar o trabalho de artistas maravilhosos e poderá compartilhar a sua arte também. Então, não se esqueçam de acessar o grupo!



INICIAL DE GRAMA

Ao longo das gerações, percebemos um padrão na criação de todos os iniciais. Muitas das vezes, o padrão não é tão óbvio, como é o caso dos Pokémon do tipo grama. Mas com o passar do tempo, foi possível notar que o elemento que liga todos os iniciais desse tipo é que se relacionam a um animal já extinto.

Quando falamos de animais já extintos, você pode pensar imediatamente em dinossauros e essa é uma possibilidade bastante explorada na franquia para a criação do inicial de grama. Pokémon como Chikorita e a linha evolutiva de Treecko estão muito próximos de criaturas como braquiossauro e utahraptor. 

Entretanto, essa não foi a única possibilidade explorada. Os iniciais de grama parecem seguir uma espécie de linha do tempo, fazendo com que, conforme as gerações avançam, os Pokémon se relacionam a animais cada vez mais recentes. Exemplos disso são Chespin e Rowlet, que se aproximam de criaturas mais novas, o gliptodonte e coruja-palafita, respectivamente. Por outro lado, Bulbasaur parece se inspirar em um animal muito mais antigo, o Kannemeyeria.

Obviamente, animais ancestrais não são a única inspiração para o tipo. Todos eles misturam elementos para criarem Pokémon mais fortes. Dizer que Treecko, Grovyle e Sceptile são apenas dinossauros é pouco, já que obviamente também incorporam elementos das lagartixas. Mas pensando nisso, é possível começar a especular quais animais podem inspirar o próximo inicial de grama.

Podemos começar a deduzir que o próximo animal que inspirará o inicial de grama seja algo próximo a rinocerontes, elefantes ou preguiças, tendo ancestrais como rinoceronte-lanudo, mamute e preguiça-gigante. O pessoal da Casa do Smeargle deu algumas sugestões muito boas para o primeiro inicial:

GABRIEL HENRIQUE PACHECO - RHINOOD, BRANCHORN E TREECEROS


Uma das ideias favoritas de vocês lá na página do Facebook foi o rinoceronte. O Gabriel Henrique Pacheco criou a linha evolutiva de Rhinood, Branchorn e Treeceros baseadas neste animal. Como é de se imaginar, a força destes Pokémon está completamente concentrada no chifre. Apesar de serem pacíficos e amigáveis com outros Pokémon, Treeceros causam grandes estragos.


DIOGO SANTOS - PHAMPHANT, PHANTLEAF E BLOOMOTH



Outra ideia muito bem recebida no Facebook é a de um elefante. O carisma desse animal poderia render um inicial bastante fofo, mas imponente por seu tamanho. O Diogo Santos aproveitou os banhos de lama dos elefantes e criou Phamphant, Phantleaf e Bloomoth, Pokémon que possuem pelos rígidos graças a esses banhos. Seu tamanho e força ajudam os moradores no transporte de cargas.

GABRIEL HENRIQUE PACHECO - SLOAF, SLOTREE E SLOVIKING





Um animal que passa os dias em árvores só poderia render um excelente inicial de grama, não é mesmo? As características curiosas de uma preguiça podem ser usadas de diversas formas na franquia, como seu sono constante e as garras poderosas. Pensando nisso, o Gabriel Henrique Pacheco criou os sonolentos e comilões Sloaf e Slotree, que evoluem no poderoso Sloviking. Sloviking é reconhecido por sua força da natureza, fabricando armas a partir de folhas, madeira e terra e germinando sementes nutritivas em seu corpo.

LEONARDO MESQUITA - FELEAF, MISTICLEAF E TRUNKHEAL




Quando o assunto é felino, Pokémon sempre rende alguns dos favoritos do público. E quem disse que animais assim não podem ser bons iniciais de grama? Dá pra se inspirar em um tigre-dente-de-sabre ou até mesmo em um leão-americano para isso. O Leonardo Mesquita criou Feleaf, Misticleaf e Trunkheal para representarem a lealdade e o misticismo dos felinos (todo mundo sabe que gatos são bruxos, né!?). Esta linha evolutiva é altamente inteligente e conhece bem o poder das plantas da floresta.

JAMELE JESUS - WOOPALOO, PARALOO E LOPHURAI



Apesar de já termos visto alguns iniciais baseados em dinossauros na franquia, são animais com diversas possibilidades ainda. O Jamele Jesus se inspira no parassauro para criar a linha evolutiva de Woopaloo, Paraloo e Lophurai. Fortes, estes Pokémon da floresta se comunicam em meio às árvores através de suas cristas. Seu assovio pode ser um símbolo de combate capaz de assustar qualquer adversário.

PEDRO LEONARDO - ARBAURO, OXALÊ E SAMBESTILÊ





O Pedro Leonardo mostra um pouco da cultura brasileira através de Arbauro, Oxalê e Sambestilê. Arbauro devora todas as frutas e é capaz de usá-las para florescer. O processo de amadurecimento do Pokémon faz com que se torne cada vez mais belo e animado. Sambestilê é festivo e exibe as belas cores das flores que desabrocham depois da evolução.

ROGER CHUILKI GOMES - LONGISEAF, LONGISEYE E SIGHQUAMA


O Roger Chuilki Gomes foi longe e trouxe do Quirguistão um animal ancestral bastante peculiar. Inspirado pelo longisquama, um réptil pouco conhecido, ele demonstrou a elegância da região de origem do animal. Além de ser um excelente Pokémon para batalha com suas folhas afiadas, Sighquama domina seus poderes mentais com facilidade. A sensibilidade mental de Longiseaf e Longiseye se torna cada vez maior conforme evoluem. Sighquama é capaz de prever até mesmo a morte de seu treinador.

GABRIEL HENRIQUE PACHECO - SWEECTLY, LEAFARD, LEAFERODACTYL





Por fim, um dos animais favoritos de muitos dos fãs de criaturas ancestrais: o pterodátilo. O Sweectly, criado pelo Gabriel Henrique Pacheco, é um Pokémon pequeno, mas muito poderoso. Seu desejo de voar é grande e ele pode ser visto saltando pequenas alturas. Quando evolui para Leafard e posteriormente para Leaferodactyl, ele passa a ser um dos terrores dos ares. Agora, com a capacidade de voar e a força de seus espinhos, este Pokémon ataca aqueles que se arriscam no céu.


INICIAL DE FOGO


O representante do tipo fogo no trio inicial tem uma das inspirações mais conhecidas do público: o zodíaco chinês. Ao longo de sete gerações, vimos os Pokémon representarem diferentes animais do zodíaco chinês ou animais próximos a eles.

Charmander traz elementos do dragão (apesar de não ser do tipo dragão até atingir a forma de Mega Charizard X); mesmo com as controvérsias, Cyndaquil é o rato, sendo referido como Pokémon Rato na Pokédex; Torchic é o galo; Chimchar e suas evoluções, o macaco; Tepig representa o porco ou javali; Fennekin é uma raposa, animal canídeo, ou seja, aparece aqui como o cachorro no zodíaco; por fim, Litten é o tigre.

Agora, restam apenas cinco animais possíveis para se inspirarem no zodíaco chinês: ovelha/carneiro, cobra, boi, cavalo e coelho. Cada um deles oferece inúmeras possibilidades. Há uma grande quantidade de lendas envolvendo cada um deles. Ainda, existe a chance de que animais “parentes” sejam utilizados, como a zebra para representar o cavalo ou o bode no lugar da ovelha. 

Pensando nestes cinco animais, os artistas da Casa do Smeargle sugeriram alguns Pokémon como iniciais:

GABRIEL HENRIQUE PACHECO - HEABUNNY, CARBUNNY E BUNNESTREL




O Heabunny do Gabriel Henrique Pacheco adapta o que pensamos de coelho: este Pokémon saltitante sempre vai atrás de cenouras e utiliza seus bigodes sensíveis para identificar cheiros. Quando evolui para Carbunny e, posteriormente, para Bunnestrel, o coelho adquire cada vez mais velocidade e capacidade de salto. Bunnestrel é conhecido por sua capacidade de produzir música enquanto demonstra seu poder de fogo.

JAMELE JESUS - HORVINE, FLURDREAM, FLAMORIAL


Você já contou carneirinhos para dormir alguma vez? Agora é a hora de contar Horvines. O Pokémon do Jamele Jesus é uma espécie de guia do sono. Quando seu treinador está com problemas para dormir, Horvine canta para acabar com a insônia. Assim como Horvine, suas evoluções, Flurdream e Flamorial, são sensitivos e percebem a morte. Flamorial ganha a capacidade de prever a morte e será capaz de acalmar ou matar alguém apenas com suas canções.

PEDRO LEONARDO - BULLCANON, LAVINE E FLULLRO




Bullcanon, Lavine e Flullro são os representantes do boi no zodíaco chinês. Os Pokémon do Pedro Leonardo demonstram sua personalidade explosiva através dos vulcões que carregam em suas costas. A alta temperatura de seu corpo durante as erupções é extremamente perigosa para qualquer um que se aproxime. O temperamento explosivo de Flullro pode ser um desafio para os treinadores, mas este poderoso Pokémon será um excelente parceiro para quem ele confia.

ARTHUR - VOLCANAG, PYHRORSE E EXCALIBURN


O Arthur criou uma versão super legal para o cavalo que resolve o mistério de como um inicial de fogo representando este animal poderia ser diferente de Ponyta e Rapidash. Volcanag, Pyhrorse e Excaliburn cavalgam pelos campos procurando por amigos. Apesar da aparência forte, este Pokémon é utilizado em shows, onde pode demonstrar seu rápido galope.

EDYVAN COELHO - HELLOTH


Muitos de vocês já mencionaram que gostariam de ver um bode do tipo fogo para representar o carneiro/ovelha do zodíaco chinês. E o Edyvan Coelho fez essa versão “Motoqueiro Fantasma”. Helloth é um bom representante dos mitos em torno dos bodes. Sua cabeça em chamas nunca queima seu corpo ou o corpo de seu treinador.

ROGER CHUILKI GOMES - EMBUNNY, FLAHARE E LOPPERAZE



O Roger Chuilki Gomes criou uma linha evolutiva para demonstrar que coelhos podem ter lendas e mitos fortes por trás de sua criação. O tímido Embunny se esconde em seu pelo grosso e pode manter uma elevada temperatura. Ao evoluir para Flahare, seu corpo se desenvolve, mas o Pokémon continua envergonhado. Quando atinge a forma final, Lopperaze, o coelho ganha a capacidade de se comunicar com outras dimensões pelas labaredas em seu corpo. Suas chamas são purificadoras e resgatam almas corrompidas.

GABRIEL HENRIQUE PACHECO - CALFLAMY, CALVESH E WARNOTAURO




Apesar de pequeno, o Calflamy do Gabriel Henrique Pacheco não se intimida contra os adversários. Este Pokémon agitado mostra bravura ao atacar os oponentes maiores com seus chifres aquecidos pela chama em sua cauda. Sua determinação cresce ao evoluir para Calvesh, um Pokémon que galopa como um míssil flamejante. Warnotauro, forma evolutiva final, são reconhecidos como grandes guerreiros ao longo de eras. Ele será um Pokémon fiel ao treinador e demonstra assim toda a sua bravura.

BRUNO LEITE - BURNNY, BURNYT E MADBUNNY


É difícil falar de coelhos e não se lembrar daquele apressado em Alice no País das Maravilhas. A linha evolutiva de Burnny, Burnyt e Madbunny criada pelo Bruno Leite está sempre atrasada e corre para chegar a tempo nos lugares. O item mais importante para este Pokémon corredor é sua cartola, essencial para sua evolução.


INICIAL DE ÁGUA


O Pokémon do tipo água é o mais controverso, havendo duas teorias distintas para a sua criação. De um lado, já observamos que o animal utilizado como base sempre possui vida terrestre e aquática: tartaruga, crocodilo, saltão, pinguim, lontra, sapo e foca / leão-marinho. Até hoje, nenhum deles se inspirou em um animal exclusivamente terrestre ou exclusivamente aquático.

Por outro lado, há uma teoria um pouco menos aceita pela comunidade, mas ainda bastante comentada em todos os lugares. Na terceira forma, o inicial de água teria um conceito de arma. Nesse caso, Blastoise possui os canhões, Feraligatr o soco inglês, Swampert tem um leque, Empoleon o tridente, Samurott uma katana, Greninja as shurikens e Primarina tem uma clava.

Mesmo com as controvérsias das teorias, é possível esperarmos criaturas de vida mista na próxima geração. Animais como ornitorrinco, hipopótamo, capivara, flamingo e castor são boas possibilidades para o inicial da 8ª geração. Quanto às armas, é difícil prever o que poderia ser utilizado. Há a possibilidade de qualquer arma ser incorporada a qualquer animal, uma vez que não existe um padrão em relação a isso.

Abaixo, estão as sugestões do pessoal da Casa do Smeargle para o inicial de água:

RAUL BRENER - PLAKEPUS, SWMNI E MACHORNITO



Quem nunca quis um ornitorrinco como inicial do tipo água? O curioso animal é um dos favoritos para se tornar o inicial da 8ª geração. E o Raul Brener criou uma versão poderosa dele. Plakepus, Swimni e Machornito são grandes nadadores. Estes Pokémon utilizam suas caudas para atacar e nadar, Swimni pode utiliza a sua como um propulsor para fazer mergulhos nas águas. O bico de Machornito é modificado conforme desejar para disparar um jato de água.

GABRIEL HENRIQUE PACHECO - FLOARROT, SPIRROT E RAPIRATAIN




O pequeno Floarrot, criado pelo Gabriel Henrique Pacheco, não consegue voar muito alto. Entretanto, a boia em torno de seu pescoço o ajuda a flutuar em meio ao mar. Sua evolução, Spirrot, é conhecida por roubar aqueles que se aproximam das praias. Este Pokémon não é confiável e tentará se aproveitar em batalha com sua alta inteligência. A liderança de Rapiratain, forma evoluída final de Floarrot, já foi utilizada em crimes no mar. Ele se equilibra em uma madeira esculpida por seu bico e foi um grande pirata até se socializar com treinadores.

JAMELE JESUS - DEWINGO, PHLAENINGO E FLOTINGO



Os flamingos criados pelo Jamele Jesus não desenvolveram suas asas para o voo, mas são excelentes nadadores. Dewingo possui um pescoço longo que mantém contraído enquanto nada. Com a evolução, o Pokémon ganha poderes psíquicos e Phlaeningo pode erguer treinadores apenas força mental. A forma final, Flotingo, pode voar apenas usando suas capacidades psíquicas. Sua preocupação com sua aparência é uma de suas principais características.

PEDRO LEONARDO - CRABLUE, CRUSTARINE E TESLOTINE





Crustáceos nem sempre vêm à mente quando se pensa em animais de vida terrestre e aquática. Mas eles podem render excelentes iniciais do tipo água, como é o caso do Crablue, Crustarine e Teslotine do Pedro Leonardo. Crablue utiliza suas fortes pinças para triturar alimentos. Por outro lado, Crustarine e Teslotine concentram muita água em suas costas. Dessa forma, podem manter a umidade corporal em períodos de seca e gerar eletricidade para atacar adversários durante uma batalha.

ROGER CHUILKI GOMES - NUTTER, NUTTRICK E LINNAVE


Nutter, Nuttrick e Linnave, Pokémon criados pelo Roger Chuilki Gomes, dão uma nova perspectiva para as lontras. Estas criaturas possuem um pelo adequado para se movimentarem rapidamente nas águas e que também seca facilmente em terra firme. Linnave é capaz de atacar os oponentes como uma onda. Com seus braços alongados, ele se projeta sobre o inimigo, o que faz com que pareça estar voando em meio às águas.

BRUNO LEITE - BEWAVER, BESURF E BRUISERF


Os castores poderosos do Bruno Leite, Bewaver, Besurf e Bruiserf, são excelentes guerreiros físicos. Inspirados em animais com força suficiente para transportar grandes quantidades de madeira, os Pokémon treinam firme para o combate. Os pelos de Bruiserf dão a ele um aspecto de boxeador e melhoram o desempenho de seus golpes lutadores.

NATAN LAPCZAK - CRABLE, CRABOLT E CRABUNDER





O Natan Lapczak criou o Crable, Crabolt e Crabunder como iniciais do tipo água. Crable utiliza uma concha em suas costas como uma espécie de conquista de batalha. Sempre que cresce, precisa conquistar uma concha maior para seu corpo. Crabolt dedica o seu tempo a cuidar de sua concha, cortando rochas para com suas pinças para reforçar sua proteção. Já Crabunder é tão poderoso que é capaz de partir árvores e rochedos sem grande esforço usando apenas a força de suas garras eletrificadas. 

GABRIEL HENRIQUE PACHECO - BELDUCK, BELITUG E POSEIDUCK




Patos são um dos meus animais favoritos e o temperamento bobo deles foi muito bem adaptado pelo Gabriel Henrique Pacheco ao seu Belduck. Este Pokémon está constantemente molhado e atira água em pessoas e Pokémon para se divertir. Belitug, sua evolução, é conhecido como um ajudante de marinheiros. O corpo pesado de Belitug o impede de voar, permitindo dar apenas saltos. A determinação de Poseiduck permite a ele nadar e atingir com grande força obstáculos nas águas. Ele é conhecido por proteger as áreas costeiras de tsunamis.

AGRADECIMENTOS


Além de agradecer ao pessoal da Casa do Smeargle pela parceria, preciso agradecer muito a todos os artistas que enviaram seus trabalhos para ilustrar a nossa matéria. Nem todos foram escolhidos para estar aqui, mas você pode conferir o trabalho deles lá no grupo. Abaixo, estão os links para conhecerem o trabalho de todos que apareceram aqui na matéria:

- Arthur: www.facebook.com/profile.php?id=100014821535228

- Bruno Leite: www.facebook.com/0verb0y

- Diogo Santos: www.facebook.com/DsNaorah

- Edyvan Coelho: www.instagram.com/edvanssart 
www.facebook.com/Edvanssart

- Gabriel Henrique Pacheco: www.instagram.com/gabrielcasadosmeargle

- Jamele Jesus: www.facebook.com/HaxoRegion/

- Leonardo Mesquita: www.facebook.com/rgdenanbuc

- Natan Lapczak: www.facebook.com/profile.php?id=100009021011603

- Pedro Leonardo: www.facebook.com/RenyarbOrdep/

- Raul Brener: www.instagram.com/raulmeg4mente
meg4mente.deviantart.com/gallery
www.facebook.com/meg4mente/

- Roger Chuilki Gomes: www.facebook.com/SewowuRegion

E vocês, o que acham da 8ª geração de Pokémon? Quais animais vocês gostariam de ver inspirando os iniciais da próxima região? Não se esqueça de comentar e visitar a Casa do Smeargle!

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. O site novo ta bonito mas ta devorando os dados móveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que seja porque esta publicação possui uma quantidade maior de imagens

      Excluir
  2. Não, já tinha notado antes. Há vídeos em segundo plano nos anúncios? Pode ser isso.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال