Pokémon Ranger e o Lendário Templo do Mar


  • Nome Japonês: Pocket Monsters Advanced Generation the Movie: Pokémon Ranger and the Prince of the Sea: Manaphy
  • Nome Americano: Pokémon Ranger and the Temple of the Sea
  • Nome Brasileiro: Pokémon Ranger e o Lendário Templo do Mar
  • Data de lançamento:
    • Japão: 15 de julho de 2006
    • Estados Unidos: 23 de março de 2007
    • Brasil: 16 de janeiro de 2009

História

Assim como nos filmes anteriores, a história se inicia com uma breve introdução sobre o mundo Pokémon. Este em especial retrata um pouco sobre os Pokémon Rangers (Guardas Pokémon), que são personagens que não necessariamente são treinadores, mas conseguem usar as habilidades dos Pokémon para outras finalidades. Os Guardas Pokémon conseguem controlar os Pokémon e seu poder para proteger outras criaturas e aspectos da natureza que estejam passando por algum perigo aparente.

Após essa introdução, é mostrado um item peculiar vagando pelo meio do oceano esbarrando em Pokémon aquáticos como Remoraid, Corsola, Luvdisc, Mantyke e Mantine, entre outros. Após essa sequência, um submarino com uma aparência tenebrosa surge e pega aquele item, que se trata de um ovo. O submarino é comandado pelo Capitão Phantom e seu Chatot e são seguidos pelos tripulantes, que atendem à todos os pedidos do Capitão.

Após capturar o ovo que vagava pelo oceano, o Capitão tenta pegá-lo, mas é impedido por um dos capangas que se nega a entregá-lo, pois ele entende que o Capitão deseja aquele ovo para planos maliciosos. Irritado com a ação daquele capanga, o Capitão Phantom pede que os outros no local impeçam ele e peguem de volta o ovo, o que acarreta em uma árdua perseguição, seguida pela fuga do capanga com o ovo. Esse capanga se chama Jack Walker, um habilidoso Guarda Pokémon.



Jack consegue avisar a sua Central que o trabalho foi concluído e que está voltando. Quando ele finalmente consegue sair do submarino, o Capitão Phantom aparece e chama seu Pinsir e seu Parasect. Nesse momento, Jack utiliza seu capturador de Ranger para capturar um Mantine e conseguir escapar das investidas dos Pokémon do Capitão. Antes de fugir, Mantine ainda consegue usar o Raio Confusão nos adversários.

Na próxima cena, Ash, Brock, May e Max aparecem perdidos em um lugar quente deixando-os com sede. Após avistar algumas bolhas de água em uma parte do caminho, todos rapidamente vão para a origem daquelas bolhas. Chegando lá, eles se deparam com uma garota e vários Pokémon aquáticos. Essa garota se trata de Lizabeth, uma jovem Coordenadora Pokémon que treina ao lado de seus Pokémon usando bolhas de água e ataques do tipo Psíquico de Meditite e um Medicham.

Max se aproxima e pergunta se pode tomar um pouco de água e rapidamente todos os outros chegam e se apresentam. Brock logo revela conhecer Lizabeth, pois ela estará no Show Pokémon Marina Subaquático com sua família, seu avô Shep, seu pai Kyle e sua mãe Meredith. Após as apresentações, Lizabeth os convida para seu trailer para que lá consigam se refrescar. Dentro do trailer, Max se diverte com o Buizel da família e May avista uma incubadora com uma espécie de ovo dentro, mas que é ocultada pelo pai de Lizabeth.

Em certo momento, o avô de Lizabeth oferece fazer uma demonstração a todos do que eles geralmente fazem no Show Pokémon Marina Subaquático. May observa Buizel carregar a mesma incubadora com ovo que avistou mais cedo e, por um momento, ela se vê segurando o ovo depois que acidentalmente Buizel quase deixa cair. May, mesmo impressionada com a luz emanada pelo ovo, rapidamente o entrega de volta para um palhaço que trabalha junto com a família para que fique em segurança.

Nesse momento, a Equipe Rocket aparece e observa tudo de um telhado. Naquela noite, Buizel volta a mexer na incubadora fazendo com que o ovo emane luz suficiente para chegar até o rosto de May. Então, ela começa a ter um sonho: ele se passa em um lugar parecido com um oceano cor de rosa com vários Pokémon, inclusive um que parece gostar de May. Eles brincam um pouco, mas ele logo vai embora. Assim, May acorda.



Após acordar, May vai ao encontro de todos para o almoço e lá ela conta sobre o estranho sonho que teve. Enquanto contava sobre seu sonho, Shep logo reconhece cada detalhe do que May contava. Nesse instante, ele pede para que Meredith e Lizabeth contem a história do Povo da Água. Lizabeth conta que teve o mesmo sonho que May quando era menor, que o Povo da Água são seus descendentes e que existem poucos deles nos dias atuais.

Nesse momento, dentro do trailer, a Equipe Rocket vai atrás da incubadora com o ovo dentro após James identificar em um de seus livros como um item valioso. Após todos colocarem as mãos na incubadora, uma luz vermelha muito forte começa a transpassar por todo local fazendo com que os corpos dos três sejam trocados: James fica no corpo de Jessie, Meowth no corpo de James e Jessie no corpo de Meowth.

Ao chegarem no trailer, todos flagram a Equipe Rocket, que por estarem em corpos diferentes, não conseguem falar o seu famigerado lema e fogem no mesmo instante. Nesse momento, o palhaço, que antes havia aparecido quando Buizel quase derrubou o ovo, aparece e se revela ser um Guarda Pokémon. Esse Guarda nada mais é que Jack Walker. Ele captura um Fearrow e pede para que ele empreste seu poder para trazer de volta o ovo que a Equipe Rocket roubou. Com a ajuda de Pikachu, eles conseguem recuperar o ovo. Jack revela para eles que ele está em uma missão para proteger o ovo que está na incubadora e o Grupo Marina está ajudando nisso. Ele conta também que o ovo é de um Pokémon chamado Manaphy, que possui o poder de viajar pelos oceanos e que, após chocar, precisa ser levado para o Templo que May viu em seu sonho.



Vários helicópteros começam a se aproximar deles e dois Beedrill aparecem atacando-os com Míssel de Espinho. Todos fogem e o Capitão Phantom pula do helicóptero e vai atrás de Ash e Jack, que estão com o ovo. Após uma série de investidas, o ovo acaba caindo nas mãos de May - que tenta fugir, mas é impedida por Phantom.

Phantom tenta capturar o ovo, mas acaba abrindo a incubadora e lançando-o pra cima, fazendo com que todos fiquem desesperados. May, com seu instinto, corre para pegar ovo antes que ele caia. Após pegar o ovo, ela e os outros ficam ofuscados pela forte luz emanada por este, pois naquele momento ele estava chocando. Manaphy nasce do ovo e avista rapidamente o rosto de May, que o acalma após ele começar a chorar.



Com Manaphy no colo de May, o trailer passa para pegá-la e levá-la para um local seguro. Dentro do trailer, Manaphy se acalma e demonstra gostar muito do colo de May, já que ela foi a primeira pessoa que ele viu. Além disso, ela havia acalmado Manaphy. Isso ficou evidente quando Meredith tentou pegá-lo e ele começou a chorar de novo e só se acalmou quando May o pegou. Apesar desse momento alegre por Manaphy estar com eles, Ash percebe que os helicópteros do Phantom ainda os persegue, inclusive lançando ganchos para tentar prender o trailer. Felizmente, as tentativas dão errado, já que o avô de Lizabeth consegue dar evasivas.

Após darem uma breve evasiva no helicóptero do Capitão Phantom, o trailer chega em uma espécie de construção em ruínas em que todos descem algumas escadas até chegar em uma porta oculta que só pode ser aberta com uma pulseira que Shep carrega em seu braço. Phantom, que conseguiu alcançá-los, por algum motivo também possui a pulseira que abre a porta oculta. Os corredores do local possuem passagens que precisam de Pokémon do tipo Água para serem atravessadas.



Chegando ao local de destino, Kyle consegue ativar uma alavanca que é capaz de acender luzes que revelam uma espécie de templo com imagens ligadas ao Povo da Água. A família de Lizabeth então explica para todos sobre Samaya, o Templo do Mar. Eles explicam que o Templo possui uma relíquia valiosa chamada de Coroa do Mar e que pode ser encontrada nesse Templo. Contudo, ele está perdido em algum lugar do oceano e apenas Manaphy pode encontrá-lo. Tendo em vista todo o esforço do Phantom para capturar o ovo, fica explicado que ele quer usar Manaphy para conseguir chegar ao Templo e atingir seu objetivo.

Após atravessar os corredores das ruínas, todos chegam até o mar. Naquele momento, Jack agradece a todos e diz que a partir daquele ponto o trabalho precisava continuar - e ele, como um Guarda Pokémon, conseguiria com mais facilidade, apesar de todos estarem envolvidos. Em determinado momento, Shep avista seu barco chamado "Lago Azul" e explica o quão importante ele foi para suas experiências.

May entrega Manaphy para Jack e eles partem no barco, mas antes que o barco desapareça na imensidão do mar, Manaphy começa a chorar, fazendo com que May e todos os outros corram implorando para irem juntos até o Templo. Nesse momento, Manaphy lança um raio - o mesmo raio que fez com que a Equipe Rocket trocasse de corpo - que faz com que Ash e Jack troquem de corpo. Shep explica que esse movimento se chama Troca de Coração e serve para que Manaphy fuja do perigo.



Todos se encontram no barco de Shep e partem em direção ao Templo. Em um certo momento, May descobre que é preciso colocar Manaphy na água para que ele nade e os guie até o Templo. Enquanto isso, muitas aventuras aparentemente estáveis acontecem: mergulhos nas águas do oceano e brincadeiras que criavam um forte vínculo entre todos os personagens.

Durante uma conversa com Ash, Jack pede para ele que separe May de Manaphy para que o Pokémon consiga cumprir sua missão de ser o líder do Templo do Mar. May acaba ouvindo a conversa e sai magoada e desesperada. Então, Lizabeth aparece e a acalma. Em certo ponto, May finalmente entende o que Jack quis dizer. Ao perceber que Manaphy, que estava pousado em uma rocha, cantava atraindo os Pokémon do oceano, May viu o quanto Manaphy era importante e entendeu o porquê dele ser chamado de "Príncipe do Mar". Por isso, ela ganha de Lizabeth uma pulseira azul: o símbolo do Povo do Mar (a mesma pulseira que o avô de Lizabeth usou para abrir a porta oculta nas ruínas).

Ao amanhecer, todos chegam em uma ilha para uma pausa e Manaphy começa a procurar May, que está no barco. May acidentalmente deixa a bandana voar e ela acaba caindo em um Sharpedo, o que faz Manaphy sair atrás do item para devolver à May. A bandana mais uma vez escapa e acaba caindo, dessa vez, em cima de um Relicanth. Apesar de demorar um pouco, o que faz com que todos fiquem em alerta, Manaphy volta com a bandana que ele recuperou de um Cloyster e que ainda os salvou de uma forte correnteza.



Após saírem para procurar Manaphy enquanto ele estava a procura da bandana de May, a mãe de Lizabeth percebe que o eclipse lunar já começou e nota que Phantom está seguindo o submarino deles. Em certo momento, o submarino some e Lizabeth perde o contato com sua mãe, mas logo recupera e Shep avisa que o eclipse está formado - o que significa que eles poderão encontrar o Templo do Mar.

Todos saem e May finalmente reencontra Manaphy. Então, eles podem finalmente entrar no Templo. Dentro dele, Manaphy começa a cantar e no mesmo instante escuta uma voz que responde a sua canção. Lizabeth deduz se tratar do Povo do Mar e o amuleto que ela e May possuem começa a brilhar ao mesmo tempo em que um caminho começa a se abrir. Phantom e a Equipe Rocket também chegam ao Templo.

Seguindo Manaphy, todos chegam até a placa da Coroa do Mar, mas não conseguem entender o que está escrito, pois as palavras são ancestrais e eles não conseguem decifrar. Nesse instante, Phantom entra dizendo que possui a pulseira símbolo do Povo do Mar e consegue ler as escritas. Elas dizem que aquele que usar a Coroa do Mar se tornará Rei do Mar e, por isso, ele acaba fazendo com que a placa e a rocha abram uma passagem com um longo corredor. Em outra cena, Jack é mostrado tentando entrar no Templo, mas ele não consegue pois perdeu o tempo do eclipse.



Após os corredores ficarem expostos, Phantom rapidamente corre através dele, fazendo com que os outros também vão. Ao chegarem onde a coroa está, eles avistam uma grande bolha de água cobrindo uma coroa com vários cristais. Manaphy, ao avistar aquilo, começa a se animar e corre para dentro da bolha, mas é surpreendido quando Phantom retira um dos cristais da Coroa - fazendo com que a bolha estoure e todo o Templo comece a alagar.

Como o Templo está alagando, ele acaba se tornando visível outra vez no meio do oceano, fazendo com que Jack consiga entrar. Phantom continua retirando os cristais da Coroa e, enquanto isso, Lizabeth pede que todos voltem para o submarino. Eles encontram Jack, que corre em direção ao Capitão para tentar impedir o vilão de arruinar todo o Templo. Ao chegar lá, Jack ainda consegue pegar alguns cristais, mas é impedido por Phantom, que acaba levando os dois a serem carregados pela água juntamente com um dos cristais da Coroa.

Manaphy consegue escapar do colo de May e vai em direção ao local em que a Coroa estava com o intuito de salvar seu lar, o que faz com que Ash e May vão atrás dele. Ash e May pegam os cristais e tentam posicioná-los no local em que estavam a fim de salvar o Templo, mas eles percebem que falta um cristal, que é exatamente o que foi levado junto com Phantom. Sem esse cristal, eles não poderão conter o alagamento - que continua cada vez maior. Jack consegue escapar da correnteza e se salva no submarino de Phantom, e Ash consegue localizar o cristal que foi levado junto com Phantom.

Com o cristal em mãos, Ash decide por si só colocar no lugar, mas o alagamento o impede de diferentes formas. Em certo momento, o cristal fica caindo; em outro, fica preso. E obviamente, com muito esforço, ele tenta resolver o problema. Com muita dificuldade, Ash consegue puxar o cristal, mas devido a falta de ar no local ele acaba desmaiando. Ao perceber toda a situação, Manaphy usa seu poder capaz de transmitir os pensamentos de May para Ash, o que faz com que o garoto acorde, respire e coloque o cristal em seu devido lugar.



Após Ash colocar o último cristal no local, a coroa começa a brilhar de uma forma muito intensa, fazendo com que muitos Pokémon sejam atraídos, incluindo Kyogre - que mostra toda sua glória. May, que estava dentro do submarino com Manaphy, abre o compartimento e tenta entender o que aconteceu com Ash. Nesse instante, Phantom aparece, pega Manaphy e foge em seguida. Ash ressurge do mar coberto por uma luz amarelada e segue em direção a Phantom para recuperar Manaphy. Todos ficam surpresos e Shep explica que Ash, por recuperar a coroa, se tornou Rei do Mar. Phantom então afunda e é arremessado para o alto por Kyogre, o que faz com que Ash consiga pegar Manaphy.

Não querendo desistir, Phantom ressurge das águas com seu submarino e ordena que seus capangas usem um Supersônico nos Wailord que estão tentando impedir sua ação. Nesse momento, Manaphy usa seu poder, recuperando os Pokémon e fazendo com que eles continuem atacando o submarino de Phantom - até que, por fim, Kyogre lança um poderoso Hiper Raio destruindo tudo. Phantom tenta reagir, mas é tomado pelos escombros dos destroços de seu submarino.



Após essa sequência que deixou todos bem, Ash retorna ao submarino da família da Lizabeth e mostra a todos o seu novo poder. O Templo, que voltou a sua forma, começa a fundar, o que faz com que Manaphy tenha que ir também. Sabendo que teria que se despedir de Manaphy, May observa vindo até sua direção. Então o Pokémon a abraça, sorri e diz, como May o ensinou: "Te amo, mamãe. Te amo, May. Feliz...". Manaphy então retorna para seu Templo, deixando May triste. Ela, por sua vez, diz a todos que ficará bem. O filme então termina com todos olhando para o horizonte enquanto navegam pelo imenso mar.



Curiosidades

  • Professor Sebastian e os Rockets Attila e Hun, de Pokémon Chronicles, aparecem na apresentação do mundo Pokémon no início do filme, na cena em que Rayquaza está sendo capturado;
  • Kunihiko Yuyama viajou para a Itália para visitar as ruínas de Roma, a cidade de Nápoles e a ilha de Capri para pegar ideias para o filme;
  • A dublagem Coreana foi lançada no dia 20 de julho de 2006, apenas 5 dias depois do lançamento no Japão;
  • Este foi o último trabalho da franquia Pokémon em que foi utilizada a animação cel (na qual cada frame é desenhada e pintada em folhas de plástico sobreposta por um fundo pintado a mão antes de serem fotografadas. A série de TV mudou para o digital em 2002, mas os filmes só mudaram depois deste;
  • Na dublagem, quando se referem a Diamantes e Pérolas pela primeira vez no filme, Meowth diz: “Hey, isso é um bom nome para um jogo”. Quando são mencionados pela segunda vez, ele diz: “Vamos passar por essa temporada primeiro”. Isso fazia referência ao próximo jogo da franquia, e à próxima temporada do anime Pokémon;
  • Jack captura um Fearow com seu Styler, o que pode ser uma referência ao Líder Ranger Spenser e seu Fearow;
  • As cores que Jack usa durante seu flashback lembram as de Ethan;
  • Próximo ao clímax do filme, Ash vira seu boné para trás pela primeira vez em algumas temporadas;
  • Cenas utilizadas no trailer apresentado no final da versão japonesa de Pokémon Ranger – Deoxys Crisis! não foram usadas na versão final do filme. Como a cena em que Ash é lavado enquanto procura Pikachu, a cena em que os braceletes de May e Lizabeth brilham, uma cena que mostra uma arquitetura alternativa ao Templo do Mar e um pulo de Kyogre à superfície durante a noite;
  • Esta é a primeira versão dublada que não usou o Logo Pokémon em vez de um título contendo a palavra “Pokémon”. A fonte e a cor do título são similares ao título japonês;
  • Brendan faz uma aparição no começo do filme controlando um Swampert, o que pode ser uma referência ao rival usar um Pokémon com vantagem sobre o personagem principal (Combusken da May);
  • Este foi o primeiro filme em que o Pokémon protagonista não foi do tipo Psíquico;
  • Diferentemente dos posters e capas de DVD, Ash não controla nenhum barco durante o filme.

Erros

  • Quando Manaphy, ainda como ovo, usa o Troca de Coração para trocar as mentes dos membros da Equipe Rocket, na versão japonesa, Meowth diz estar falando com a voz de James, não de Jessie; James diz estar falando com a voz de Jessie e não com a de Meowth; Jessie diz estar falando com a de Meowth, e não com a de James.

Matéria revisada e atualizada por: Leandro Lemos

6 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Muito legal parabéns, mas eu achei que tem imagens em excesso.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa matéria, continuem assim!!!

    ResponderExcluir
  3. pokemon 9 o fime mais longo da serie

    ResponderExcluir
  4. só não gostei do fato da May estar nesse filme..¬¬ deveria ser a Misty

    ResponderExcluir
  5. só tem um problema nesse filme....

    O MANAPHY EH INSUPORTAAAAAVEEEEEEL!!!

    ninguem merece ele miando o filme inteiro....

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال