Equipe Aqua


"Sabia que Pokémon, pessoas, e toda a vida nesse mundo depende do mar para se sustentar? Isso mesmo. O mar é um tesouro insubstituível para cada criatura viva nesse planeta. Mas devido a nossas extravagâncias egoístas, a humanidade polui o grande oceano, destruindo essa fonte, a fonte de toda a vida…" (Archie, líder da Equipe Aqua, em Pokémon Alpha Sapphire)


Objetivos

A Equipe Aqua [Team Aqua] tem por objetivo usar o Pokémon lendário Kyogre para expandir a superfície dos mares. Como Hoenn tem boa parte de seu território coberto por água, infere-se que boa parte de sua economia dependa do oceano, para o mal ou para o bem. Com uma expansão marítima, seria possível um crescimento mais sustentável, principalmente do ponto de vista Pokémon, como coloca Archie, o líder da equipe.


Tema

    Piratas a bordo, seguindo com a força da água! O símbolo da equipe consiste num "A" estilizado, arrendondado, de forma a se assemelhar a uma caveira com ossos cruzados, branca só com o contorno em preto. O azul, branco e preto (seja em padrões simples ou listrados) marcam as vestimentas da equipe, com bandanas, tops, bermuda e short, com o símbolo da equipe estampado nas bandanas e até no próprio peito! Adornos náuticos e trajes de mergulho também são comuns na equipe.

 Tema da Equipe Aqua no anime

Coincidentemente, os nomes das principais figuras da equipe também refletem esse tema.
  • Archie: deriva dos prefixos "aqua" e "arch".
  • Shelly: deriva da palavra "shell", "concha" na língua inglesa.
  • Matt: deriva da palavra "mast", "mastro" (de navio) na língua inglesa.
  • Amber: pode-se forçar uma derivação do prefixo "aqua", além de significar "âmbar" na língua inglesa.

Área de atuação



   A Equipe Aqua opera em Hoenn somente, possuindo uma base próxima a Lilycove City (em Emerald, Sapphire e seu remake). Outras instalações da equipe são desconhecidas.



Hierarquia

A equipe tem uma base de poder formada por seu líder, administradores de confiança e recrutas.

Archie


Archie é a autoridade máxima da Equipe Aqua, o líder da equipe. É um sujeito passional que nem sempre se mostra educado em seus diálogos com o jogador. Seu plano é roubar Kyogre e usá-lo para seu interesse, que notavelmente é expandir os mares do mundo inteiro. Seu plano é frustrado quando o Pokémon foge, provocando chuvas fortes e constantes, pondo em risco toda a região. Reconhecendo sua atitude inconsequente, ele auxilia o jogador (em Alpha Sapphire) e logo depois some de vista (em Emerald, Sapphire e seu remake).

No anime, apesar de perdido Kyogre e ser "possuído" por Groundon, ele também reconhece seus erros no final da saga. Já no mangá (saga Ruby & Sapphire) ele segue com seus planos até o fim, sendo possuído pelo Orbe Azul [Blue Orb] e eventualmente derrotado por sua própria arrogância.

Seu principal Pokémon é um Sharpedo capaz de megaevoluir. O restante de sua equipe se compõe por Mightyena, Crobat e (no remake,) Muk. No mangá, Archie também conta com Wailren e Tentacruel além de seu Sharpedo.


Shelly


Shelly é uma das administradoras da Equipe Aqua, sempre cumprindo as ordens de Archie para que seu plano se concretize. O jogador luta contra Shelly pela primeira vez em Meteor Falls, depois no Mt. Chimney e no Weather Institute. Em Pokémon Alpha Sapphire, é revelado que ela costumava trabalhar para a Devon Corporation. Shelly sofreu várias alterações de design entre o original e o remake, e é  a única administradora a aparecer no anime.

Sua equipe é composta por (Carvanha -->) Sharpedo, Mightyena e (no remake,) Grimer. No mangá ela tem (Lombre -->) Ludicolo e dois Vibravas, e no anime ela aparece com Carvanha, Crawdaunt e Wailren.


Matt


Matt é uma administrador da Equipe Aqua junto com Shelly, sempre cumprindo as ordens de Arche. É visto pela primeira vez em Southern Island tentando capturar Latias, mas é impedida pelo jogador, depois no Mt. Pyre, no esconderijo da equipe, em Petalburg e no Mossdeep Space Center. Ele usa diversas gírias e segue um padrão bem informal em suas falas nos jogos. Matt sofreu várias alterações de design entre o original e o remake, a ponto de nem parecer a mesma pessoa, fato que é mencionado no mangá.

Seu time consiste em Sharpedo e (no original,) Carvanha, Poochyena, Mightyena e Golbat. No mangá ele conta, além de seu Sharpedo, com um Vibrava e um Azumarill.


Amber


Exclusivo do mangá, é um dos recrutas que foi promovido a administrador.  Apesar de um tanto azarado em suas escolhas, ele é capaz de usar a água dos ataques de seu Gorebyss para disparar tiros d'água com força e precisão, lhe dando a alcunha de "A Gota do Terror".

Seu time é composto por Gorebyss, Pelliper, (Nincada -->) Ninjask, Shedinja, Carvanha e três Volbeats.


Recrutas


Os recrutas são a base de trabalho da equipe, sempre tentando invadir lugares estratégicos ou roubar objetos de valor. Pokémon usados normalmente por recrutas são Poochyenas, Carvanhas, Zubats, Grimers e,  mais raramente, suas evoluções.


Principais aparições

Nos jogos

Os primeiros ataques a pessoas ou lugares começam logo no início do jogo, na maioria das vezes alertando ao jogador o perigo que existe em ficar no caminho da equipe. Pequenos incidentes são registrados nos arredores de Rustboro e no museu de Slateport, e atitudes mais incisivas surgem quando os planos em Meteor Falls, Mt. Chimney e Weather Institute são frustrados. Após roubarem um dos orbes escondidos no Mt. Pyre, os Aquas se organizam em seu esconderijo secreto, roubam o submarino do estaleiro e se dirigem a Seafloor Cavern para despertar Kyogre. Porém, a equipe logo perde o controle sobre o lendário, que ainda é capturado/derrotado pelo jogador; e assim, obriga a equipe a desistir de seus planos.










No anime


A Equipe Aqua aparece mais adiante na saga Hoenn em "A Caminho de Devon" e "O Roubo dos Sete Mares!" (Episódios 293 e 294), tentando roubar objetos importantes na sede da Devon Corporation e fugindo da polícia num barco roubado. Os Aquas também marcam presença em "Um Trabalho de Equipe!" (Episódio 303), procurando por Kyogre. A equipe tenta roubar dados a respeito da lenda no Weather Institute, em "A Máquina Que Controla o Tempo!" (Episódio 359), mas sem sucesso.










O grande confronto com a Equipe Magma e o despertar das lendas de Hoenn ocorre nos episódios "Ganhando Groudon!" e "A Luta Das Lendas!" (Episódios 373 e 374). Tal como nos jogos, as duas equipes vilãs desistem de seus intentos ao presenciar a destruição causada pelos lendários.


No mangá

No mangá, a Equipe Aqua é muito mais incisiva do que nas outras mídias, seguindo uma hierarquia rígida que premia apenas os que tem sucesso em suas missões. Ela aparenta atuar há mais tempo na região, ou então, ter um alcance maior do que a sua rival. Nos capítulos 188 e 189, os recrutas bolam um plano para sequestrar o presidente da Devon Corporation, e apesar dos imprevistos, conseguem roubar o que queriam.
Ultrajados com a interferência de Sapphire em Petalburg, nos capítulos 122 a 124 os Aquas usam Flannery de isca para atrair a garota, de forma a não terem interferência alguma na extinção do vulcão do Mt. Chimney, contando inclusive com a ajuda do (ludibriado) professor Cozmo!  Já nos capítulos 228 a 230, as duas equipes se enfrentam em Mossdeep, mas após o embate chegam a uma trégua tática, já que os Magmas tem o submarino e os Aquas a peça que falta. No capítulo 234 Kyogre é despertado, causando um grande desastre que só seria interrompido após a intervenção de Rayquaza e de outros lendários, no final da saga Ruby & Sapphire.


No TCG

A Equipe Aqua é tema de duas expansões: EX Team Magma VS Team Aqua, da série EX; e Double Crisis, da série XY. Além de Treinadores e Energias relacionados à equipe, seus Pokémon pertencem a uma categoria distinta, com os Pokémon estágio 1 e 2 só podendo evoluir de estágios anteriores que também sejam da Equipe Aqua.


* Créditos das imagens: sallymon.deviantart.com (banner), ky-nim.deviantart.com (Matt), screenshots do jogo, anime, mangá e TCG
* Matéria originalmente escrita por LUIS LOBO em 17.12.14 e atualizada por NANABS.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال