A História de Pokémon com o Cartoon Network Brasil

Treinadores e Treinadoras Pokémon. Vamos relembrar um pouco da trajetória de Pokémon no Cartoon Network?!

Introdução

Ah! Pokémon no Cartoon Network. Por muito tempo um sinônimo de qualidade! Eu disse por muito tempo, pois tal já fora carro chefe do canal, hoje não é mais. Com seus desenhos originais fazendo a frente na parte dos Cartoons, Pokémon fazia a frente na parte dos animes. Quem tem o canal em casa há um bom tempo lembra-se de como a atração era bem tratada na grade da emissora.

O tema da antiga Cartoon Network.


O Início 

Muita gente deve se enganar achando que o anime dos monstrinhos de bolso debutou aqui em terras tupiniquins na TV fechada. Na realidade, o anime chegou primeiramente ao "Eliana & Alegria" na Record, no dia 10 de maio de 1999. Alguns meses depois do sucesso na aberta, finalmente o anime chegava ao canal que era sinônimo de coisa boa no inicio dos anos 2000. Cartoon Network! Ahhh... Que saudade. Diferentemente da transmissão do canal de Edir Macedo, o Cartoon deu horário fixos a Pokémon. O anime ganhou vinhetas exclusivas no canal e um espaço, ao lado de Dragon Ball, no bloco Talismã, que precedeu o nosso amado Toonami. A Record exibia o anime somente com a abertura e a vinheta do "Quem é esse Pokémon?" no intervalo. O Cartoon trouxe o pacote completo, abertura, "Quem é esse Pokémon?", encerramento, PokéRap e uma vinheta exclusiva durante o segundo intervalo de transmissão. A atração que trazia Ash como protagonista era exibida dentro do Talismã de segunda a sexta às 17h da tarde, com uma reprise às 22h da noite. 

Entenda os Blocos de Transmissão

Antes de prosseguir falando sobre a exibição do anime no Cartoon, primeiro eu vou falar sobre a sua divisão. Sabemos que a saga da Liga Índigo tem seus 83 episódios e que todos eles são considerados a temporada de número um do anime. Mas, para a 4Kids e suas edições, não era bem assim. A empresa editou para distribuição essa organização de temporadas do anime. Todas passaram a ter um número fixo de 52 episódios. Sendo assim, a 4Kids dividiu Pokémon por aqui em temporadas e não por sagas como conhecemos bem. Os 52 primeiros episódios que contavam até a metade da jornada de Ash em Kanto se esgotaram rapidinho no ano de 1999, tanto na Record e tanto no Cartoon. 

Complicado não é, Ash?!


A Segunda Temporada e os Novos Episódios | Incluindo a Liga Laranja

Nos meados do primeiro semestre do ano de 2000, chegava ao canal a segunda temporada do anime. Mais um bloco de 52 episódios que continha 26 que concluíam a jornada de Ash em Kanto e 24 que começavam a jornada do Ketchum pelas Ilhas Laranja. Apesar de mais uma vez o Cartoon Network estrear a temporada depois do debute na TV aberta, o canal voltou a trazer uma exclusividade. Além de transmitir o encerramento de forma completa, trazia também o Karaokémon, que simplesmente era cortado da exibição da Record. A exibição continuou sendo diária e mais uma vez se esgotou rapidinho. Os horários e dias de exibição permaneceram os mesmos. 

Terceira Temporada Estréia | Fim das Ilhas Laranja e Início de Johto

Em 1º de Janeiro de 2001 o nosso querido canal da TV Fechada trazia uma novidade. A terceira temporada do anime com mais 52 episódios inéditos. E pela primeira vez dando um balão na Record e estreando primeiro. Os 11 primeiros episódios da temporada concluíam a saga das Ilhas Laranja. E posteriormente o restante debutava Johto para os telespectadores brasileiros. Mas, nem tudo são flores. Pokémon continuou nos mesmos dias e horários de exibição, entretanto a dublagem era um empecilho. Apesar da pressão que a emissora colocava sobre a Parisi (que dublava o anime na época), a mesma não havia concluído o trabalho de dublagem da temporada ainda. Isso fez o Cartoon adotar uma medida de exibição diferente. Dividiu os 52 episódios em blocos de 13 episódios com reprises entre eles. Assim, deu tempo para a Parisi concluir o seu serviço... Porém, fez a transmissão se alongar até o segundo semestre, o que não agradou muita gente. Mas, mesmo assim, garantiu originalidade ao canal, que conseguiu manter conteúdo inédito quase o ano todo. 

A cara do Ash me representa no processo de espera.

A Quarta Temporada e a Autonomia

Ano novo, vida nova. Esse deveria ser nosso lema em 2002. Mas, até que começamos bem. Em 1º de Janeiro de 2002, uma terça-feira, estreava no Cartoon Network a quarta temporada. Com mais 52 episódios fresquinhos e inéditos que davam prosseguimento a jornada de Ash em Johto. Na rivalidade com a Record, mais um balão do Cartoon e mais uma estréia na frente. Enquanto na TV aberta Pokémon passava por turbulências, na TV Fechada era só alegria. A exibição em 2002 prosseguiu da mesma forma que em 2001. Mesmos dias e horários e o mesmo esquema de blocos de 13 episódios, para não alcançar o trabalho do estúdio de dublagem. Porém, no ano seguinte o público já estava acostumado com esse método de transmissão do canal e a audiência permaneceu boa. 

Master Quest e Nova Casa

Em 1º de Janeiro de 2003 estreava no Cartoon Network a quinta temporada, intitulada Master Quest. Enquanto na TV aberta, ninguém sabia o destino de Pokémon, os fãs da TV fechada esperavam por muitas novidades. Com o fim do Talismã, Pokémon passou a ser exibido dentro do Toonami.  E esse passou a ser o novo lar do anime. A transmissão continuou em mesmo horário e dias de exibição. E o esquema dos blocos de 13 episódios permaneceu novamente. Porém, com dois anos já adotando esse método, ninguém esperava outra coisa do Cartoon. Mais uma vez a transmissão se alongou até o segundo semestre do ano.

Pois é Conway. Surpreso?!

Os mesmos métodos para a Nova Geração

Ahhhh! 2004. Eis que o ano que finalmente eu comecei a acompanhar a franquia Pokémon como um todo. Até então eu assistia ao anime, mas fui me interessar pelos jogos graças a saga da nossa querida Pokégirl May! Em 05 de Janeiro de 2004, nos mesmos dias e horários estreava a sexta temporada de Pokémon no Cartoon Network. Os 13 primeiros episódios concluíram as aventuras de Ash em Johto e os demais iniciaram a saga Avançada. Os esquema dos blocos de 13 episódios perdurou e a May apareceu deslumbrando na vida dos telespectadores. Apesar de Hoenn ter sido muito prejudicada pela exibição na TV aberta, não podemos reclamar de sua exibição na TV paga. Em 22 de Janeiro de 2005 viria a tona a sétima temporada, Desafio Avançado. Novamente nos mesmos dias, horários e esquemas de exibição de 13 episódios por vez. 

A galera da saga Advanced.

As Primeiras Mudanças para Melhor

O ano de 2006 chegava e além de trazer a copa do mundo na Alemanha, também traria a oitava temporada dos monstrinhos de bolso. Pokémon: Batalha Avançada. Que tinha aquela abertura marcante... Ohhhhhhh sou invencível! Finalmente nosso canal favorito começou a se programar melhor e começou a melhor época de exibição do anime na emissora. Tudo começou com a mudança da data de estréia. As novas aventuras de Ash estavam chegando sempre em Janeiro. Porém, para não ter problemas com reprises por causa do processo de dublagem no estúdio, o Cartoon reservou a estréia da oitava temporada para o segundo semestre. Foi no dia 8 de agosto de 2006 que estreou o primeiro episódio dessa aventura... "Clamperl da Sabedoria!". E a exibição prosseguiu no mesmo esquema de horário que vinha desde sempre e também nos mesmos dias da semana. Graças ao método, o Cartoon conseguiu exibir os 52 episódios sem interrupções e reprises e assim concluiu as aventuras de Ash nessa temporada no dia 18 de Outubro de 2006, com "Pasta la Vista!". Vale lembrar que o Cartoon Network era o paraíso para quem gostava de animes na época. Teve muitas novidades neste campo, vocês se lembram? Estrearam novidades com Love Hina, Zatch Bell, Sakura Wars e até One Piece. E claro, nosso querido Naruto. 


A oitava abertura no Cartoon Network.



A nona temporada do anime chegou em 2007. Um pouco mais cedo que no ano anterior. E dessa vez para não ter problemas com o estúdio de dublagem e nem com as reprises, o Cartoon Network passou a exibir os novos episódios das aventuras de Ash Ketchum semanalmente. Mais precisamente aos Sábados, no horário de 14h30 da tarde. A reprise do novo episódio ocorria na tarde de domingo, às 16h30. O primeiro episódio da temporada, "O Fator do Falso Medo!" foi ao ar no dia 3 de Março de 2007. A exibição da temporada se decorreu até o ano seguinte, terminando em 2 de Fevereiro de 2008. Essa fase de exibição semanal, pelo menos particularmente para mim, foi a melhor fase de Pokémon no Cartoon Network, já que não éramos atormentados pelas reprises. Outro detalhe é que durante a semana foi exibida a temporada "Pokémon Crônicas". Além disso, o anime era exibido de segunda a sexta com reprises das temporadas anteriores às 15h, 22h, e 03h da manhã.

O Grande Festival de Kanto: Exibido na Temporada 9.

Vem DP, Vem Dawn!

Eis que no ano de 2008 chegava ao Brasil a temporada de número dez da série. Que foi intitulada aqui de Pokémon Diamante e Pérola. Não demorou muito, a nova season do anime debutou nas telinhas do Cartoon uma semana após o término de Batalha da Fronteira. Mais precisamente no dia 9 de Fevereiro de 2008. Foi a primeira vez que o canal consegui dar continuidade entre temporadas sem reprisar. Mais uma prova de que o sistema de exibição semanal sempre fora a melhor opção. As aventuras de Dawn e sua trupe continuaram aos Sábados às 14h30. Maaaaas... Nem tudo é bonito. O Cartoon Network exibiu semanalmente até os meados do ano. Do nada, simplesmente do nada, a emissora começou a exibir os novos episódios diariamente, terminando a transmissão no dia 8 de Setembro de 2008. A minha desconfiança é que isso possa ter acontecido para evitar um balão da RedeTV, que havia adquirido a temporada e fazia um enorme sucesso com Pokémon que era exibido na TV Kids. 

A linda da Dawn. Protagonista da Saga DP ao lado de Ash.

A Melhor Temporada e Horário Nobre

Tá legal, aqui entra uma opinião pessoal minha. DP é sim minha saga favorita, e logo a minha temporada favorita do anime está entre as da saga. Eu estou falando da décima primeira temporada. Pokémon DP: Batalha Dimensional. De qualquer forma, Pokémon ganhou um novo espaço no ano de 2009 no Cartoon Network. Não demorou muito para o canal estrear a continuidade das aventuras de Ketchum, Dawn e Brock por Sinnoh. O primeiro episódio da temporada chegou na primeira segunda-feira do ano. No dia 5 de Janeiro de 2009. O horário? Na minha opinião, o melhor já dado para Pokémon na grade da emissora. A exibição voltou a ser semanal com Pokémon sendo exibido às Segundas, no horário de 19h da noite. As reprises aconteciam nas madrugadas de quarta para quinta. Dessa vez o Cartoon seguiu o manual e exibiu os 52 episódios, nas 52 semanas do ano. Quem não se lembra daquela abertura... Sereeeemooos Heróoooooois! Saudades! 

Batalhas Galácticas 


Em 2010 o canal novamente migrou Pokémon de dia. Chegava ao canal a décima segunda temporada do anime. Pokémon DP: Batalhas Galácticas. A exibição continuou semanal e organizada também. Os novos episódios chegaram a partir do dia 10 de Janeiro de 2010, um domingo. Os inéditos eram exibidos aos domingos, às 19h, no bloco "Domingo só estreias" que trazia outras estreias como a nova temporada de Bakugan, por exemplo, que ia ao ar logo após Pokémon. Os inéditos de domingo eram reprisados no bloco Animaction que ia ao ar quarta-feira e transmitia animes. Pokémon era exibido às 18h. O bloco ainda contava com Bakugan e Naruto, que foram fixos e ainda teve uns temporários como As Meninas Superpoderosas Z, Héroi 108, Kamen Rider, entre outros. Foi nesse mesmo ano que nós tivemos um especial chamado Sobrecarga Pokémon, onde o anime foi exibido por 48h seguidas. 

De 2011 até os dias atuais

Em 2011 o Cartoon Network migrou Pokémon para os sábados, ao horário de 12h. A estréia foi da temporada treze, que concluía as aventuras de Ash em Sinnoh. No ano subsequente o anime permaneceu no mesmo horário e dia com a estreia de "Pokémon: Preto e Branco". Porém, meses depois as estreias foram migradas para sexta a tarde e Pokémon ainda ganhou uma exibição às sextas no horário de 7h da manhã, similar a sua matriz americana. Em 2013, ainda nas Sextas a tarde chegou a temporada "Pokémon Preto e Branco: Destinos Rivais". Em 2014 Pokémon voltou a ganhar um espaço de segunda a sexta na grade do canal com a exibição da temporada "Aventuras em Unova". Em 2015, no dia 2 de Março, estreava para gente a temporada "XY", de segunda a quinta, às 16h da tarde. Que é o horário que temos atualmente. Nesse mesmo horário foram exibidas as temporadas seguintes, até a atual que é Sun & Moon.

Ash Ketchum na excelente temporada XY.



É isso ai senhores e senhoras. Uma linda história de amor e as vezes de raiva entre nós fãs e o Cartoon Network. Gostaram da matéria? Opinem ai! Vamos conversar. E mais... Vocês gostariam de uma matéria falando da trajetória do anime na TV Aberta?! E uma falando especialmente do canal? Digam ai também. A pergunta que deixo a vocês é a seguinte: Qual foi sua relação sobre Pokémon e Cartoon Network?! Você assistiu a alguma dessas fases? Um grande abraço a todos vocês! \o


5 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Mesmo nao tendo assistido pelo Cartoon, gostei muito da matéria, e apoio com certeza que faça uma da tv aberta,abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Vou fazer uma coisa legal para TV aberta também. Se quiser procurar, aqui no site eu já fiz uma sobre Pokémon na TV Kids. \o

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال