Eventos no Pokémon GO



Não faltarão motivos para comemorar! E para capturar, andar, colaborar...

No Pokémon GO, um evento é um pequeno espaço de tempo (normalmente uma semana) em que algo especial ocorre. Pode ser benefícios relacionados ao treinador, como obter o dobro de experiência ou de candies, ou então ser algo relacionamento aos Pokémon que surgem em campo e também em ovos.

Para saber mais do evento à época em que foi anunciado, basta clicar nos títulos para ser direcionado para a notícia postada aqui na PBN.






O primeiro evento oficial no Pokémon GO ocorreu de 26 de outubro até 1º de setembro de 2016. Teve como destaque o aumento de candy e de Pokémon "sinistros", em virtude do Halloween. As mudanças nesse período foram:
  • Capturar, chocar ou transferir um Pokémon gerava o dobro de candy.
  • Distância exigida para o buddy encontrar um candy foi reduzida para um quarto da original.
  • Gastly, Haunter, Gengar, Drowzee, Hypno, Cubone, Marowak, Zubat, Golbat e Meowth se tornaram mais frequentes em campo, suprimindo parte da oferta local de Pokémon "selvagem".
  • Alteração da tela de abertura do jogo.





Tematizada em torno do feriado americano, esse evento dobrou experiência e stardust obtidos entre 23 de novembro até 30 de novembro de 2016. O ganho de XP pôde ser quadruplicado se o jogador usasse um Lucky Egg nesse período. Curiosamente, próximo a essa data foram introduzidos no jogo o sistema" Nearby" e também o elusivo Pokémon Ditto.
  • Ganho duplicado de experiência e stardust.





A expectativa em torno das festas de fim de ano para o jogo foi um pouco frustrada, pois ao invés de experiência ou candy em dobro, o início do evento se focou em itens e em Pokémon exclusivos para a data. O fim do evento foi marcado pelo aumento da duração de Lures, bem como uma frequência maior de aparição dos Pokémon iniciais.
  • Pikachu de gorro natalino aparecendo como Pokémon selvagem no período de 12 de dezembro de 2016 até 3 de janeiro de 2017 (ao evoluí-lo o gorro permanece no Raichu).
  • Incubadora de uso único obtida no primeiro Pokéstop do dia, no período de 25 de dezembro de 2016 até 3 de janeiro de 2017.
  • Aumento da frequência de Pichu, Cleffa, Igglytuff, Togepi, Smoochum, Elekid e Magby nos ovos obtidos entre 25 de dezembro de 2016 até 3 de janeiro de 2017.
  • Pacotes especiais no Shop, disponibilizados entre 25 de dezembro até 30 de dezembro de 2016.
    • Special Box por 250 coins, contendo 10 Great Balls e 2 Egg Incubators (17% de desconto sobre o preço normal do item do Shop)
    • Great Box por 550 coins, contendo 20 Great Balls, 2 Incenses e 4 Egg Incubators (21% de desconto sobre o preço normal dos itens do Shop)
    • Ultra Box por 1500 coins, contendo 25 Incenses, 6 Egg Incubators e 20 Ultra Balls (30% de desconto sobre o preço normal dos itens do Shop)
  • Aumento da frequência de Pichu, Togepi, Magby, Elekid, Igglytuff e Cleffa nos ovos obtidos entre 25 de dezembro de 2016 até 3 de janeiro de 2017.
  • Pacotes especiais no Shop, disponibilizados entre 30 de dezembro de 2016 até 3 de janeiro de 2017.
    • Bronze Box por 460 coins, contendo 100 Poke Balls e 8 Lure Modules (33% de desconto sobre o preço normal do item do Shop)
    • Silver Box por 980 coins, contendo 8 Incenses, 8 Lucky Eggs e 8 Lure Modules (41% de desconto sobre o preço normal dos itens do Shop)
    • Gold Box por 2480 coins, contendo 50 Great Balls, 25 Incenses, 25 Lucky Eggs e 16 Lure Modules (36% de desconto sobre o preço normal dos itens do Shop)
  • Aumento da frequência de aparição de Bulbasaur, Ivysaur, Venusaur, Charmander, Charmeleon, Charizard, Squirtle, Wartortle e Blastoise entre 30 de dezembro de 2016 até 8 de janeiro de 2017.
  • Duração dos Lure Modules alterada para 60 minutos entre 30 de dezembro de 2016 até 8 de janeiro de 2017.
  • Alteração da tela de abertura do jogo.




O dia 14 de fevereiro equivale ao dia dos Namorados para boa parte do globo, então o período de 8 até 15 de fevereiro foi centrado em Pokémon rosa, Lures e candies.
  • Capturar, chocar ou transferir um Pokémon gerava o dobro de candy.
  • Distância exigida para o buddy encontrar um candy foi reduzida para metade da original.
  • Aumento da frequência de Cleffa, Igglybuff e Smoochum nos ovos obtidos nesse período.
  • Aumento da frequência de aparição de Clefairy, Clefable, Jigglypuff, Wigglytuff, Slowpoke, Slowbro, Exeggcute, Lickitung, Chansey, Mr. Mime (para Europa) e Porygon.
  • Duração dos Lure Modules alterada para 6 horas.







O único diferencial na semana entre 26 de fevereiro até 6 de março foi a presença de um Pokémon exclusivo para a data tão icônica para a franquia (27 de fevereiro).
  • Pikachu de chapéu festivo aparecendo como Pokémon selvagem entre 26 de fevereiro até 6 de março de 2017 (ao evoluí-lo o gorro permanece no Raichu).





O intervalo entre 22 (Dia mundial da Água) até 29 de março foi marcado pela presença de Pokémon aquáticos, e também da primeira aparição de Pokémon Shiny no jogo.
  • Aumento da frequência de aparição de Squirtle, Wartortle, Blastoise, Magikarp, Gyarados, Lapras, Totodile, e Feraligator, conforme exposto pela Niantic. Jogadores relataram o aumento da frequência de outros Pokémon aquáticos de acordo com o bioma da área.
  • Disponibilização de novo item de vestuário (chapéu Magikarp).
  • Baixa probabilidade de obter de Margikarp Shiny (o aspecto shiny também é mantido ao evoluir).
  • Surgimento de Dittos se disfarçando de Margikarp Shiny.





Aproveitado a temática da Páscoa, o evento ocorrido entre 13 e 20 de Abril de 2017 foi intitulado como "Eggstravaganza". Esse evento foi centrado em ovos "surpresa", pois os ovos de 2 km obtidos durante o evento poderiam eclodir em Pokémons que não são dessa quilometragem, como Lapras, Larvitar e Aerodactyl, por exemplo. O evento também deu ênfase aos Lucky Eggs e a experiência, mas, curiosamente, não dobrou candies, apenas aumentou um pouco a quantidade recebida nos ovos rachados.
  • Aumento da frequência de ovos de 2 km obtidos em Pokéstops e também da variedade de Pokémon obtida nesses ovos de 2 km.
  • Ganho duplicado de experiência.
  • Pequeno aumento dos candies recebidos em ovos rachados que foram obtidos durante o evento.
  • Desconto de 50% nos Lucky Eggs vendidos no Shop (válido tanto para unidade quanto para os conjuntos).



Especulações para os próximos eventos



Tendo em vista grandes feriados ao redor do mundo, o próximo evento poderia estar centrado no Dia das Mães, aproveitando o evento para introduzir a mecânica de breeding ou a de troca, já que o evento anterior foi centrados nos ovos. Uma data distante porém propícia para algum evento é 5 de julho, data do lançamento do aplicativo.

Alguns jogadores anglófonos estavam na expectativa de um evento no dia de São Patrício, direcionado para o aumento da frequência de Pokémon verdes, mas isso não ocorreu, o que reforça a tese de que a Niantic não irá abordar datas de cunho religioso ou regional. Os eventos que se passaram na semana do Natal e da Páscoa não tiveram nenhuma alusão à data comemorativa em si, somente uma temática relacionada.

Um evento deveras esperado pelos jogadores é a introdução dos Pokémon lendários. Infere-se que haverá necessidade de trabalho em equipe e até mesmo lendários restritos a um time (as aves lendárias), como visto no trailer conceitual do jogo e também em eventos do Ingress, um outro jogo da mesma empresa.



Eventos regionais


Alguns eventos locais foram promovidos no Japão, como o aumento da aparição de Lapras nos arredores de Fukushima no período de 11 até 23 de novembro de 2016 (provavelmente para aumentar o turismo na região marcada pelo tsunami de 2011). De maneira similar, Snorlaxs se tornaram mais frequentes nas províncias de  Kumamoto e Oita entre os dias 4 até 13 de março de 2017, talvez para melhorar o movimento na região após o terremoto ocorrido em abril de 2016.




Eventos não-oficiais

Eventos não-oficiais são organizados pelos próprios jogadores, marcados usualmente em fóruns e redes sociais para reunir pessoas em determinado local, sejam elas do mesmo time ou não. Nesses eventos fica mais fácil a conquista e prestígio de Ginásios e também o proveito de Lures deixados por outros jogadores nos Pokéstops. Além disso, é uma ótima oportunidade para fazer novas amizades, basta ficar atento à questão da segurança.

Um dos eventos não-oficiais que mais se assemelhou ao esperado dos oficiais foi o ataque à Silph Road, uma das maiores comunidades online sobre Pokémon GO. Nesse evento de 1º de abril, o site foi invadido pela Equipe Rocket e os usuários tiveram que usar os dados do Nest Atlas mais alguns conhecimentos geográficos para descobrir o paradeiro de administradores e colaboradores do site, bem como para revidar o ataque dos Rockets.



* Crédito das imagens: Peter Rae (encontro de jogadores em Sydney), screenshots do jogo e do site da Niantic.




0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!