Ganhando muita XP



Cada ação no Pokémon GO nos dá alguma experiência. E se priorizarmos determinadas ações, preparando terreno para que elas sejam aproveitadas ao máximo?

Usando o Lucky Egg

O Lucky Egg é um item de uso em campo, que dobra XP obtido ao efetuar alguma ação no jogo. Lucky Eggs são obtidos ao subir para os níveis 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35 e 40. Esse item também pode ser comprado no Shop, custando 80 Pokécoins um Lucky Egg, 500 Pokécoins 8 deles e 1250 Pokécoins o conjunto com 25. Convertendo as Pokécoins para nossa moeda, um único ovo custa cerca de R$ 2,60; saindo a 1,60 R$ por ovo no conjunto de 25.

Nos últimos eventos que dobraram a experiência obtida pelo jogador, o efeito do evento pôde ser acumulado com o do Lucky Egg, fornecendo 4 vezes mais XP.

O efeito dos Lucky Eggs dura meia hora, contabilizada pela hora da rede, não é por tempo de jogo! Não adianta mudar o horário do celular, poderá até ter a animação do efeito do Lucky Egg em campo, mas a XP não irá dobrar. Portanto, ao usar um Lucky Egg, tenha certeza que nada irá lhe interromper durante esse período (e isso inclui notificações de outros aplicativos). Vale a pena também limpar o cache do Pokémon GO e fechar os outros aplicativos a fim de evitar lags.



Circuito de Pokéstop


Esse método foi testado à exaustão por Jimmy Derocher¹, jogador americano, e se foca em capturas contínuas.

Ganhos: cerca de 50.000 XP por Lucky Egg 
Requisitos:
  • Uma área segura que tenha dez Pokéstops relativamente próximos
  • Incense
  • Lures (caso os referidos Pokéstops não os tenham)
  • Espaço no Pokémon Storage 
  • Muitas Pokébolas 

A estratégia é simples: ficar andando pelo "circuito" de Pokéstops e capturar o maior número de Pokémon possível! Cada captura bem sucedida gera no mínimo 100 XP. Os Pokéstops com Lure garantem Pokémons a mais para se capturar, e além disso rendem um pouco de XP e Pokébolas. O uso de incenso também ajuda o jogador a pegar mais Pokémon.

Para otimizar o ganho de experiência, o jogador deve ficar andando constantemente, e não parar para capturar um só Pokémon (Incense gera um Pokémon a cada 200 m percorridos, e Pokémon podem ser capturados a uma distância de 50 m). Um Lure atrai Pokémon a cada 3 minutos, em média, para otimizar as capturas de Lure o jogador deve percorre o circuito de Pokémon em cerca de 5 minutos; assim, ao chegar no ponto inicial, já haverá um novo Pokémon a ser capturado.

Apesar de sua simplicidade, o método é um tanto custoso, ao exigir Lures e Incense, fora que nem todos os lugares possuem uma boa densidade de Pokéstop. Além disso, o jogador precisa ter uma boa pontaria, e priorizar capturas fáceis para não perder tempo.

Esse método pode ser usado sem Lucky Egg e sem todos os requisitos, para apoiar outros métodos de obtenção de experiência.



Evolução em massa



O método mais conhecido se foca nas evoluções. Embora sem autoria definida, a Poké Assistant deu grandes contribuições para otimizá-la, tendo inclusive uma calculadora para tal.

Ganhos: cerca de 70.000 XP por Lucky Egg
Requisitos:
  • 70 Pokémon prontos para evoluir

Também conhecido como "Pidgey Spam" pelo fato do Pokémon voador ser o mais usado nesse método. Cada evolução rende 1000 XP com Lucky Egg, sendo que evoluções "inéditas" (Pokémons que não constavam na Pokédex) geram 2000 XP.

Para conseguir o máximo de evoluções, recomenda-se ter a quantidade exata de candies para evoluir o Pokémon, sem contar com transferência. As transferências de Pokémon devem ser feita quando o efeito do Lucky Egg acabar, pois tomam segundos preciosos, que poderiam ser usados para evoluir mais Pokémon.

Por esses motivos, é melhor obter novos Pokémon via evolução quando for usar um Lucky Egg. Espécies que precisam de menos candy para evoluirem, como Pidgey, Weedle, Cartepie (12 candies), Rattata, Sentret, Ledyba e parte dos estágio 1 (25 candies) são as mais procuradas ao usar essa estratégia.

Para otimizar o tempo de evolução, recomenda-se que os Pokémons usados no método sejam renomeados (ex.: 0001, 0002, 0003...), assim, todos os Pokémons são agrupados ao usar a ordem alfabética, além do jogador ter maior controle sobre o número de Pokémon que dispõe para evoluir.

O ponto negativo desse método é o grande volume de Pokémon e candies necessários, o que toma muito mais tempo de preparo do jogador se comparado aos demais métodos.



Bubblestrat



A "estratégia da bolha" foi um método desenvolvido pela Gamepress, que se concentra no ganho de XP obtido em ginásios.

Ganhos: cerca de 50.000 XP por Lucky Egg, contanto com 4 defensores
Requisitos::
  • Ginásio aliado com vagas para os defensores
  • Quatro Pokémon defensores com nível e moveset adequado.
  • Pokémon atacantes com nível e moveset adequado.

A ideia da Bubblestrat é ganhar XP por prestigiar um ginásio aliado. Um Pokémon atacante que tenha metade ou menos da metade do CP do defensor ganhará 100 XP ao derrotá-lo. O foco da Bubblestrat é derrotar o defensor sem gastar recursos como Potions e Revives, ou seja, derrotar o oponente antes de ser atacado.

Essa proeza é possível ao se focar em Pokémon de nível baixo, como o Horsea da imagem. Normalmente eles possuem só 10 CP, mas conforme o IV e a espécie, esse número pode ser um pouco maior. Os defensores devem possuir ataques lentos, e os atacantes, ataques rápidos, que desfrutem de STAB e de efetividade contra o oponente.

Para fins de exemplo², um defensor da Bubblestrat seria um Kadabra de nível 1.5, com Confusion, golpe que demora 1,60 segundo para ser usado. Como atacante, usaríamos um Haunter de nível 1 com Shadow Claw, o qual só precisa de 0,70 segundo, noucateado o Kadabra antes do psíquico poder atacar. A Bubblestrat foi assim nomeada pelo golpe Bubble ter sido um dos mais demorados, e portanto priorizado no moveset dos defensores.

Apesar dos ganhos fáceis, esse método conta com muitos pontos negativos. Exige um ginásio aliados e Pokémons com moveset específico e de baixo nível, além de estar suscetível as alterações dos golpes. Qualquer mudança na velocidade, na energia gerada e até do dano causado pelo golpe causará impacto na Bubblestrat, podendo até inviabilizá-la.



Adicionando ainda mais XP!

Independentemente da escolha, há como adicionar uma boa porcentagem com ações que tomam pouco tempo: bônus diários e eclosão de ovos. A sétima captura e o sétimo Pokéstop diário consecutivo, junto a um Lucky Egg, rendem nada menos do que 5000 XP cada!

Quanto aos ovos, rachar um não interfere tanto, conta como um Pokémon a mais (um ovo de 5 km rende 1000 XP com Lucky Egg). Mas se o jogador usar mais incubadoras, eles fazem uma boa diferença. Nove ovos de 5 km mais um ovo de 10 km, chocados juntos, rendem 10.000 XP com Lucky Egg! Mesmo para quem não tem tantas incubadoras sobrando, é uma boa ideia chocar primeiro os ovos de 2 km e reservar um ovo de 10 km e ovos de 5 km para quando for usar seu "ovo da sorte".



Limite diário

Há indícios que haja um limite máximo de XP obtido por dia, já que Derocher, ao passar dos 600.000 XP, sofreu um softban, mesmo tendo transmitido seu gameplay ao vivo para provar que não estava usando bots ou similares.



* Fontes: Silph Road (1 e 2), Poké Assistant e Gamepress.
* Crédito das imagens: screenshots do jogo



0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!